E.E.B. Nereu Ramos
Relatório do repasse referente ao programa “O Caráter Conta”
Relatório do repasse referente ao programa “O Caráter Conta”
Procurando envolver a equipe de trabalho da E.E.B. Nereu Ramos no programa “O Caráter Conta”, desenvolvemos no dia 12 de abril deste ano, nos períodos matutino, vespertino e noturno, um encontro com os professores, equipe pedagógica e administrativa para o repasse do respectivo programa.
Diante desta proposta, visamos facilitar e potencializar a integração das forças existentes no grupo, possibilitando uma atitude reflexiva, através de um processo de discussão e motivação.
Em princípio, os pilares foram trabalhados separadamente, partindo de uma breve explanação baseada no material fornecido pelo curso de capacitação, dando continuidade através dos sentimentos e vivências relatados por alguns participantes do grupo a respeito de cada pilar em questão. Neste momento, percebemos a importância do grupo em compartilhar, além das suas próprias vivências, também as de seus alunos, o valor atribuído por eles a cada pilar de acordo com o que presenciam de comportamento no contexto escolar. Até que ponto eles influenciam em suas vidas, na comunidade, tomando como referência a realidade em que estão inseridos.
Como forma de enriquecer o processo foram aplicadas técnicas de trabalho diferenciadas, sendo elas as dinâmicas em grupo, recursos audiovisuais, sondagem, sugestões de atividades pelos professores e a própria reflexão e relato dos componentes.
Nas dinâmicas de grupo, geralmente percebemos uma certa resistência inicial dos participantes em sair de uma “zona de conforto” para uma postura de “ativação”, motivação. Isto se deve ao fato, de estarmos estimulando tanto uma dinâmica interna (indivíduo – grupo) como externa (grupo – grupos). Sendo assim, sentimos esta resistência inicial, porém no decorrer do processo, o envolvimento aconteceu, levando a equipe a perceber a importância das ações, progresso e alcance das metas estabelecidas.
Levantamos a importância e a necessidade de desenvolver, refletir e revigorar estes pilares universais em nossa comunidade escolar. Os alunos estão sedentos de valores, limites e novos conhecimentos, pois a prática do dia-a-dia reflete uma perigosa descrença no que o ser humano deveria ter como premissa para a formação de seu caráter.
Esta mobilização precisa acontecer com todos os agentes da escola, e atentarmos ao fato de não colocar apenas “o aluno” como fonte sedenta, pois nós, antes de conquistarmos graduação e dedicar a vida à educação, somos seres humanos e conseqüentemente também suscetíveis ao erro e à descrença.
A partir do momento que nos colocarmos em condição de igualdade na busca desse resgate é que conseguiremos atingir com maior propriedade nosso objetivo. Apontar e educar para a busca de uma qualidade de vida (como benefício a si próprio e da sociedade), através da prática, da conscientização para uma melhoria na harmonia (crescimento) em família, grupo de amigos, comunidade e outros segmentos.
Com base nas reflexões alcançadas pelo grupo é que podemos ter a certeza de que o primeiro e mais importante passo foram dados. No entanto, as ações e a proposta de mudança podem ser oferecidas, mas a consciência não, ela é interna e depende de cada um. Só assim, podemos esperar uma atitude mais solidária, humana e verdadeira.
Alencar Caleffi
Fernanda Streit Koch
Ighor Zakaluk
MOMENTOS DO REPASSE E ATIVIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário