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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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quinta-feira, junho 22, 2006

SINCERIDADE: EEB RUDOLFO MEYER

E.E.B. PROF. RUDOLFO MEYER

ATIVIDADES DO PROGRAMA
“O CARÁTER CONTA”

COORDENADORA DO PROGRAMA:
PROFª MARIALBA PEREIRA RAPOUSO


PILAR: SINCERIDADE (COR AZUL)
DATA: 27/04 A 31/ 05/06.

SÉRIES: 2ª01 E 2ª 02
PROFESSORA: JOSIANE DE ABREU ALBUQUERQUE
Diálogo com os alunos sobre os pilares.
Trabalho em equipes, com recorte de figuras representando o significado dos seis pilares.
Envolvimento das turmas com os jogos da copa do mundo:
· O que esta competição representa para os países?
· Quais os valores observados?

SÉRIES: 3ª 01
PROFESSOR: MANOEL SEBASTIÃO DE OLIVEIRA MARTINS
Repasse de texto sobre a sinceridade, no caderno.
Leitura sobre o assunto.
Questionário respondido pelos alunos.
Confecção de mural.

SÉRIE: 3ª 02
PROFESSORA: NIRMA ELIAS MACHADO
Registro de assunto no caderno referente ao tema sinceridade;
Debate e reflexão dos mesmos envolvendo os jogos da copa;
Como referência a toalha da mesa de cor azul;
Construção de cartazes com frases sobre Integridade, Honestidade, Lealdade e Cumprimento da palavra.

SÉRIES: 4ª 01 E 02
PROFESSOR: JOÃO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA
No início do ano letivo foi trabalhado o pilar da responsabilidade por meio de exercícios, pesquisa em dicionário, desenhos, acrósticos, frases de efeito.
Associação da responsabilidade e de respeito: de que forma isto pode acontecer?
Sinceridade: Quadrinhos utilizando palavras como: amizade, honestidade, integridade, maturidade, valor, amor, bem-querer.
Apresentação de “Situações escorregadias”
Ilustrações sobre as mesmas.

SÉRIES: 5ª 01
REGÊNCIA: SUSANA KASTEN (Inglês)
1.Responsabilidade – cartazes através de desenhos, os alunos representaram as frases feitas.

SÉRIES: 5ª 02
REGÊNCIA: REGIANE BRAS TELLES DOS SANTOS (matemática)

1. Debate sobre Sinceridade, após texto retirado do Jornal A Notícia.

SÉRIES: 6ª 02
REGÊNCIA: JULIANA ELLING SCHADEN
Trabalho desenvolvimento com base no texto As Três Peneiras.
Confecção de cartaz sobre o tema .

SÉRIE: 7ª 02
PROFESSROA: ROSÂNGELA GOULART FERNANDES (Língua Portuguesa)
1.Leitura e exploração dos textos:
_ Não Mentirás (Moacyr Scliar)
_ A Verdade e a Mentira (Diléia Frate)
_ A Incapacidade de ser verdadeiro (Carlos Drummond de Andrade)
Discussão sobre o tema sinceridade.
Análise das nossas ações no cotidiano familiar e escolar.
Produções textuais.
Cartazes.

SÉRIES: 8ª 02
PROFESSOR: JOSÉ LUIZ DA COSTA (Ensino Religioso)
1. Comentário pessoal referente à responsabilidade.

RELATÓRIO: EEB PAULO MEDEIROS

“ O Programa Caráter Conta”

O Caráter Conta é um conjunto de atividades que vem em auxilio aos educadores para que possam trabalhar com as crianças e jovens visando desenvolver seus valores éticos e fortalecer seu caráter.
O programa O Caráter Conta além de ser trabalhado em várias disciplina pode ser estendido para toda a escola, aos pais e comunidade em geral.
O programa O Caráter Conta trabalha os valores através de seis pilares:

1. RESPEITO: Pessoas boas demonstram respeito pelos outro ao reconhecerem e valorizarem o direito de cada pessoa ser um indivíduo, tomar decisões, ter alguma privacidade e sentir orgulho de ser quem é.
2. SINCERIDADE : Pessoas boas são aquelas em quem você pode confiar. Elas são sinceras e honestas, e corajosas o bastante para fazerem coisas boas. Cumprem seus compromissos e promessas.
3. RESPONSABILIDADE: Ter responsabilidade é uma das coisas que mostram que uma pessoa tem bom caráter.
4. ZELO: Trate os outros como gostaria de ser tratado. Pessoas boas zelam pelas outras pessoas.
5. SENSO DE JUSTIÇA : Tratar todas as pessoas como iguais.
6. CIDADANIA : Pessoas de caráter são bons cidadãos. Elas pensam nas outra pessoas e se comprometem com o bem estar da vizinhança.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA
E.E.B.Dr. PAULO MEDEIROS
SOBRE O PROGRAMA O CARÁTER CONTA.

No dia 22 de março de 2006 a Assessora de Direção , a Assistente Pedagógica e a professora de Ensino Religioso repassaram aos demais integrantes da escola informações referentes ao Projeto O Caráter Conta e suas atividades a serem desenvolvidas na escola.
Uma semana anterior ao dia 22/03 foi elaborado cartõeszinhos nas seis cores contendo uma mensagem de acordo com os pilares, onde foi entregue aleatoriamente aos professores e funcionários. No dia do repasse foi explicado o motivo dos cartões, comentados sobre cada pilar, o que é o Projeto O Caráter Conta e como a escola iria trabalhar a questão.
Cada professor da primeira aula da segunda-feira de todas as turmas, recebeu uma maçãzinha com uma frase referente a cada pilar onde durante dez minutos de sua aula trabalhara-se com os alunos sobre a frase recebida, o professor estava livre para acrescentar textos, músicas, histórias infantis e outros métodos que viessem de encontro com o propósito de agregar valores.
Após o trabalho em sala de aula o professor e os alunos levam sua maçãzinha até o pátio para ser colada em uma árvore cujo o tronco é formado pelos seis pilares do Caráter.

O ANJO DA CONFIANÇA

“Quando confiamos no nosso potencial interior, jamais desperdiçamos energia. Sentimos confiança quando somos motivados pela verdade mais profunda em nós e não por aquilo que é a expectativa dos outros a nosso respeito. Quanto mais permitimos que a luz da Alma flua pelo nosso ser, tanto mais sólidas serão as bases de confiança que nos apoiarão nas ações do dia-a-dia.
A luz do Espírito é a minha sólida base de confiança.”

Texto trabalhado pela professora JULIANA BAUMHARDT,
com 1º ano 1 do ensino médio.


Divulgadores do Projeto:
Luciane de L. Cunha
Inês Maria Correa
Angelita G. Buziquia

RELATÓRIO: EEB MAESTRO FRANCISCO MANOEL DA SILVA

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EEB MAESTRO FRANCISCO MANOEL DA SILVA
RUA XV DE NOVEMBRO, 8508 – VILA NOVA – FONE 3439-5093

RELATÓRIO: O CARÁTER CONTA

O Programa “O Caráter Conta” vem sendo desenvolvido simultaneamente aos projetos em execução na Escola Maestro. O programa, em si, está sob a responsabilidade dos professores de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia que adotam as orientações da apostila e do CD já recebidos. Este programa é bastante acessível a todas as disciplinas e já traz reflexos do trabalho realizado pelos demais professores.
Nas 2ªs séries do período matutino a professora de Matemática trabalhou o pilar responsabilidade e solicitou aos alunos uma ampla pesquisa de campo para levantar o custo de se criar um filho até o seu primeiro ano de vida. Cada equipe entrevistou uma família de uma determinada condição social e listou todos os investimentos feitos com saúde, alimentação, vestuário, mobiliário, enfim, tudo o que a família providenciou para a chegada do bebê e sua subsistência até completar o primeiro ano de vida.
O resultado desta pesquisa foi apresentado por escrito com todos os itens de uma boa pesquisa e enriquecido com um cartaz para apresentação oral diante da turma no qual cada equipe encerrava a sua fala com uma frase sobre responsabilidade.

Apresentação do trabalho sobre responsabilidade em sala de aula.


Diferentes equipes apresentando suas conclusões

e considerações sobre a pesquisa realizada.

A responsabilidade foi o tema gerador da pesquisa. Além de enfocar o custo de vida em Matemática a professora incentivou à reflexão sobre a gravidez na adolescência.

Roteiro solicitado pela professora de Matemática:

Marjori Morastoni Mota


Você é responsável pelas suas decisões. Reflita e faça a escolha certa!
Trabalho: Custos da Paternidade / Maternidade
Objetivo: Pesquisar os custos de se criar uma criança até um ano de idade

Orientações:
Equipe com até quatro alunos
Entrega: 24/04/06

O trabalho deve conter:
1-Capa com o cabeçalho completo e uma mensagem/frase sobre responsabilidade, elaborada pelo grupo;
2-Introdução
3-Desenvolvimento
a) Especificar o contexto social dessa família que terá o bebê;
b) Realizar o levantamento de todos os itens necessários ao bebê durante o seu primeiro ano de vida, incluindo mobiliário, vestimenta, alimentação, médico, etc;
c) Fazer listas agrupando esses itens;
d) Realizar a tomada de preços, especificando preço unitário, quantidade necessária, custo semanal/mensal, valor total para os 12 meses, custo total.
4-Conclusão
a) Quanto teria de ganhar uma pessoa para cobrir esses gastos?
b) Os custos de um filho são mais altos ou mais baixos do que vocês esperavam?
c) Após esta atividade, algo se modificou para vocês?
d) A que conclusões chegaram?
5-Apresentação
Cartaz contendo a realidade da família, o custo total e a conclusão do grupo.

Na disciplina de Português a professora Stella Maris deu asas à imaginação e obteve resultados surpreendentes: cartazes muito bem elaborados, poesias compostas em sala, breves dramatizações sobre os pilares. Trabalho este que culminará com outros das demais disciplinas.
O professor de Filosofia Paulo de Oliveira planejou suas aulas com este roteiro:

Responder estas perguntas em pequenos grupos
1-Você seria capaz de dar veneno para um ente que você não gosta?
2-Seria capaz de tirar da sua vida alguém que não consegue controlar o temperamento?
3-Quantas pessoas você conhece que estariam na possibilidade de serem eliminadas do seu caminho?

Agora ouça o texto O Veneno e depois reflita com seus colegas e responda as demais perguntas.

“Há muito tempo atrás uma menina chamada Maria se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias passou a não se entender com a sogra. As personalidades delas eram muito diferentes e Maria foi se irritando com as críticas que freqüentemente sofria.
Meses se passaram e Maria e sua sogra cada vez discutiam e brigavam mais.
De acordo com antiga tradição chinesa a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Maria já não suportando mais, decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo de seu pai que a ouviu e, depois, com um pacote de ervas lhe disse: “Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenar a sua sogra. Você não poderá usa-las de uma só vez para se libertar dela, porque isso causaria desconfianças. A cada dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável.”
Maria respondeu: “Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que o Senhor me pedir.”
Maria ficou muito contente, agradeceu ao Sr. Huang e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra.
Semanas se passaram e a cada dois dias Maria servia a comida “especialmente tratada” à sua sogra. Ela sempre lembrava do que o Sr. Huang tinha recomendado sobre evitar suspeitas e assim controlou o seu temperamento, obedecendo a sogra e a tratando como se fosse sua própria mãe.
Depois de seis meses a casa inteira estava com outro astral. Maria tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia mais amável e mais fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha.
Um dia Maria foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e disse: “Querido Sr. Huang, por favor, ajude-me a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei!”
O Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça: “Maria, não precisa se preocupar! As ervas que eu dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela. Na China existe uma regra dourada que diz: A pessoa que ama os outros também será amada!”
Na maioria das vezes recebemos das outras pessoas o que damos a elas, por isso lembre-se sempre: O plantio é opcional, a colheita é obrigatória!

4-Você seria capaz de mudar de atitude se reconhecesse que você é parte do erro?
5- Será que somos tão perfeitos ao ponto de acharmos que sempre estamos certos?
6-O que você aprendeu com esta aula?

SINCERIDADE: EEB ANNES GUALBERTO - SFS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ENGENHEIRO ANNES GUALBERTO
SÃO FRANCISCO DO SUL
1º pilar- Sinceridade
Para dar início com tema da "Sinceridade" com os alunos ,as colunas do pátio foram pintadas com as cores correspondentes dos pilares e em cada sala de aula foi fixado um cartaz com os 6 pilares. (Anexo 1 e 2)
Os professores regentes ficaram responsáveis pelo repasse em sua turma , para isso, foi utilizado o texto “A flor da Honestidade” (Anexo 3) , lido e discutido em sala com os alunos, para que, a partir desse texto, fosse criada uma frase sobre a "sinceridade" para ser escrita no pombo (símbolo da sinceridade) e colada no pilar (Anexo 1).
Outras atividades para serem desenvolvidas com os alunos foram deixas à critério dos professores, dos quais muitos utilizaram sugestões da apostila, entregue no dia do curso de capacitação. (Anexos 4, 5 e 6)
No dia 05/06, os alunos reuniram-se no pátio para que as frases fossem fixadas no pilar.
Como forma de auxiliar esse programa na escola, os "Arautos do Evangelho" foram convidados para aplicar o "Projeto Futuro e Vida", levando atividades culturais para os estudantes como teatro, apresentações musical e defesa pessoal. (Anexos 7,8,9,e 10)

RELATÓRIO: EEM NAGIB ZATTAR

E.E.M. Deputado Nagib Zattar
Joinville; 13/06/06

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA
“O CARATER CONTA”


Até o presente momento o Programa o Caráter Conta em nossa escola, foi realizado em três turmas de 2° anos, 1,2e 3 do período vespertino, pelos Assistentes Técnicos, Catia e Elizabete, onde o público foi de aproximadamente 50 alunos. As atividades foram desenvolvidas no dia 24/05/06, em uma aula somente para cada turma, primeiramente para divulgar o programa, explicar seus objetivos e sua finalidade.
Nas turmas dos 2º anos os alunos foram divididos em dupla e cada um recebeu um pilar onde os mesmos deveriam fazer um texto, cartaz ou dramatização enfocando a importância daquele pilar em sua vida, na escola e na comunidade. A idéia era trabalhar todos os pilares para verificar a opinião dos alunos, em relação a estes assuntos, pois ate o momento eles não tinham trabalhado sobre o projeto.
Os alunos se mostraram muito interessados e participativos, as apresentações foram de uma importância grandiosa , pois os alunos contaram suas experiências, o que podem mudar e melhorar em sua escola, em casa, na comunidade.
O trabalho está sendo realizado em outras turmas com alguns professores, mas até o momento não foram concluídos.
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