ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “OSVALDO ARANHA”
Rua: Lindóia, nº 103 – Glória - CEP: 89216-300 - Fone (047) 3453-1940
E-mail – eebosvaldoaranha@sed.sc.gov.br
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “OSVALDO ARANHA”
Rua: Lindóia, nº 103 – Glória - CEP: 89216-300 - Fone (047) 3453-1940
E-mail – eebosvaldoaranha@sed.sc.gov.br
RELATÓRIO QUE ENGLOBAM AS ATIVIDADES DESTA U.E.:
CARÁTER CONTA E NEPRE
Esses projetos serão desenvolvidos durante o ano letivo de 2007, calcados nos seis pilares do “Caráter Conta”, com o objetivo de conscientizar, educar, instruir e formar alunos – cidadãos responsáveis.
PROJETOS SUSPENSÃO ASSISTIDA
Visa trabalhar com alunos com problemas disciplinares e/ou ato infracional.
O objetivo do projeto é resgatar esse aluno através do estudo e da conscientização dos pilares “O Caráter Conta”, levá-lo a perceber que seu comportamento inadequado prejudica não só a ele mesmo, mas também aos colegas, professores, funcionários da escola e os pais ou responsáveis.
Ao entrar em contato com os seis pilares, esse aluno é orientado a trabalhá-los através de trabalhos escolares: cartazes, palestras para a classe, redação: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania, são esses os tópicos que darão suportes teóricos, éticos, morais e educacionais para que o aluno repense suas atitudes em relação aos outros, reveja seus conceitos e modifique seu comportamento proporcionando harmonia entre seus colegas, professores e pais.
BANDA
Para participar da banda, seus 35 componentes têm de seguir normas para garantir a sua permanência: não faltar aos ensaios duas vezes por semana, ter média em todas as disciplinas, fazer apresentações.
Esse projeto, de acordo com o “Caráter Conta” sensibiliza através da música, estimula a responsabilidade, o coleguismo, a solidariedade entre os participantes.
Sinceridade por tornar-se amigo confiável;
Respeito pelos companheiros, compreendendo seus erros e estimulando seus acertos;
Responsabilidade por si e pelo grupo, já que um depende do bom desempenho dos outros;
Senso de Justiça ao agir com as regras pré-estabelecidas pelo projeto;
Zelo pelos instrumentos e bem-estar do grupo;
Cidadania ao participar de uma atividade que leva o nome da escola além dos muros.
MURAIS
São utilizados murais e cartazes contendo informações gerais: prevenção contra doenças, cursos de capacitação, atividades culturais fora e dentro do âmbito escolar, folder de campanhas de saúde pública.
Os murais são atualizados periodicamente e ficam á vista de todos.
HANDEBOL E BASQUETE
O esporte traz companheirismo, vontade de vencer de forma justa e leal, saúde, diversão, compromisso, responsabilidade, obediência às regras do esporte e às normas que norteiam o projeto, e visa também estimular, descobrir e desenvolver novos talentos.
Os seis pilares do “Caráter Conta”, estão sendo aplicados e desenvolvidos a partir das atividades esportivas aliadas à Sinceridade, onde cada um tem que ter confiança em si e em seus companheiros; Respeito pela individualidade e diferenças; Responsabilidade com seus companheiros de equipe; Senso de Justiça ao ouvir os outros sem tomar partido; Zelo pela equipe; Cidadania ao fazer a sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Seis acadêmicos do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino desenvolvem um projeto sobre prevenção e educação sexual.
Há também o acompanhamento para diagnosticar possíveis problemas de ordem psicológica e emocional, após a consulta, os alunos são encaminhados para o tratamento individual feito pelos acadêmicos.
Esse trabalho conta com o apoio da faculdade, dos acadêmicos da escola, dos alunos e dos pais. Para que haja êxito por parte do psicólogo e do paciente é necessário que se tenha como base a Sinceridade ao tratar com o problema; o Respeito por parte do psicólogo e do paciente; a Responsabilidade de querer e seguir o tratamento.
DATA: 27 DE MAIO - TEMA: REDAÇÃO AUTO RETRATO
TURMA: 6ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARLENE
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Cada aluno deveria escrever um auto-retrato, um deles, tinha problema de relacionamento com a turma, resolveu ler seu texto e expor a sala, sua historia de abandono e sofrimento. A sala perplexa chorou com ele. Todos os colegas após a leitura foram procurá-lo pedir desculpas e oferecer sua amizade e solidariedade.
Houve sinceridade por parte do autor do texto e da turma, os colegas aprenderam a importância do respeito e a consideração pelos sentimentos alheios, tiveram senso de justiça ao conhecer seus erros em relação ao colega, passaram a zelar pelo colega e reforçaram seu papel de cidadãos.
28 DE MAIO A 1° DE JUNHO - TRABALHO: REDAÇÃO
TEMA: REDIMIR-SE DO MAU COMPORTAMENTO DURANTE UM CULTO ECUMÊNICO
PROFESSORA: DANIELA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Durante um culto ecumênico as turmas se comportaram mal e causaram constrangimento aos palestrantes e professores. A professora Daniela chamou a atenção de todos e deu uma tarefa a redação de um texto sobre respeito, no qual os alunos refletiram sobre suas atitudes, apontaram seus erros e mostraram-se dispostos a respeitar as pessoas.
30 DE MAIO - TEMA: DIA DO DESAFIO DRIBLANDO A INATIVIDADE
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
A escola mobilizou-se para que todos participassem ativamente das atividades físicas do Dia do Desafio. Ensino fundamental e médio, professores e funcionários, monitorados pelas professoras de educação física Roseli e Daniela, ao som de musicas suaves e estimulantes, tiveram momentos de relaxamento e descontração.
O projeto se fez presente porque a união de todos acentuou o respeito um pelos outros, a responsabilidade em persistir nas atividades e o zelo por si e pelo outros.
30 DE MAIO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
TÉCNICA: REFAZER UM CRIATIVO DAS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS PABLO PICASSO, VAN GOGH, ALFREDO VOLPI E FRANZ MARC.
TURMAS: 1ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
O objetivo da exposição era de fazer os alunos conhecer, reinterpretarem as obras, levar seus trabalhos ao publico e divulgar os artistas estudados. A arte e a cultura fazem parte da cidadania para que todos tenham acesso ao conhecimento e possam refletir sobre o fazer artísticos.
DATA: 31 DE MAIO
ATIVIDADE: ELEIÇÃO NA ESCOLA PARA O CONSELHO DELIBERATIVO
Os candidatos são professores, funcionários, pais ou responsáveis e alunos que representarão os interesses pedagógicos e comunitários de todos que fazem parte do corpo docente, discente e funcionários da escola, bem como representantes da comunidade.
O objetivo é incentivar a participação de todos num processo seletivo democrático. O Caráter Conta se faz presente no respeito à cidadania, todos exercendo seu direito e dever de votar. Foi feita uma preparação de conscientização sobre a importância do voto e a diferença que faz o eleitor.
31 DE MAIO - ATIVIDADE: ENTREGA DE BOLETINS, CONVERSA COM A ORIENTADORA PEDAGÓGICA E ELEIÇÃO PARA O CONSELHO DELIBERATIVO.
Os pais dos alunos com notas abaixo da média ou com problemas de aprendizagem e indisciplina, tiveram atendimento individual com a orientação pedagógica para buscar soluções.
A escola promoveu a eleição para o Conselho Deliberativo e os pais puderam votar.
A cidadania que implica entre outros deveres e direitos como votar e ser votado, e a responsabilidade dos pais em relação aos estudos dos filhos fazem parte do Caráter Conta.
31 DE MAIO - TRABALHO: REDAÇÃO, ACRÓSTICO E CARTAZES.
TEMA: TABAGISMO.
TURMAS: 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARLENE
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Os alunos organizaram-se em grupos e elaboraram várias formas de trabalhos para falar sobre o combate ao tabagismo – doenças causadas pelo fumo e os riscos dos fumantes passivos.
Foram confeccionados cartazes, redigido textos e acrósticos com o objetivo de alertar e prevenir contra o tabagismo, conscientizando os alunos para que estes repassem seus conhecimentos para a família amigos e comunidade.
Os pilares do Caráter Conta fazem-se presente no respeito, na responsabilidade e na cidadania no que tange a saúde e o bom estar de todos.
1° DE JUNHO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: LIVRE
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
TÉCNICA: TEATRO DE FANTOCHES
TURMA: 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Os alunos da 4ª série formaram grupos, confeccionaram os fantoches, escolheram o tema e orientados pela professora Maria Cristina de Artes, apresentaram seus trabalhos para a classe.
O incentivo a criação, as manifestações artísticas, o respeito pelo trabalho dos colegas e a responsabilidade de trabalhar e criar em equipe fazem parte dos pilares do Caráter Conta.
1 DE JUNHO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: MOSTRA DE ESCULTURAS DA ARTISTA FRANCESA CAMILE
TÉCNICA: REFAZER CRIATIVO EM ARGILA
TURMAS: 2ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
Inspirados na vida e na obra de Camile Claudel os alunos interpretaram e refizeram esculturas em argila baseados no trabalho da artista. Cada um propôs a sua visão pessoal para realizar sua obra artística.
A exposição divulgou a artista e sua obra. A participação e o respeito das demais turmas em relação aos trabalhos sedimentou os pilares do Caráter Conta.
04 DE JUNHO - TRABALHO: TEATRO
TEMA: CORRUPÇÃO–COMPARAÇÃO ENTRE O MUNDO ANTIGO E O ATUAL
TURMAS 5ª A 8ª SÉRIE
LOCAL: AUDITÓRIO
PROFESSORA: ROSETE
DISCIPLINA: HISTÓRIA
Os alunos do 1° ano 3 do Ensino Médio apresentaram a peça, Jean Carlos, Alexandre, Luana, Elisângela, Daiane e Carolina para os alunos do Ensino Fundamental.
A professora elaborou um roteiro de perguntas para que os espectadores testassem seu grau de entendimento – palestra e discussão em grupo. O tema da peça remete a questão da cidadania e a conscientização do que ocorre no país.
11/06/07 - TEMA: O QUE VOCÊ ACHA DA CORRUPÇÃO?
PROFESSORA: ISABEL
TURMA: 2º1 E.M.
DISCIPLINA: ARTES
A equipe apresentou um trabalho em vídeo produzido pelas alunas Jéssica Cristina, Bruna Maria e Bruna Tonelli. O Vídeo consistia em uma enquête com pessoas na rua, professores e alunos do colégio em que era perguntado: O que você acha da corrupção? Os entrevistados davam sua opinião e citavam formas de corrupção: desde as mais evidentes até as mais sutis.
A turma assistiu as entrevistas e deu sua opinião sobre as respostas dos entrevistados.
O Caráter Conta fez-se presente ao fazer com que as pessoas se conscientizassem da sua responsabilidade como cidadão.
EXPOSIÇÃO DE CARTAZES – TEMA: MEU OLHAR SOBRE O MEIO AMBIENTE
SÉRIE 8ª - E.F.
TÉCNICA: TEATRO DE FANTOCHES
TURMA: 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Os alunos da 4ª série formaram grupos, confeccionaram os fantoches, escolheram o tema e orientados pela professora Maria Cristina de Artes, apresentaram seus trabalhos para a classe.
O incentivo a criação, as manifestações artísticas, o respeito pelo trabalho dos colegas e a responsabilidade de trabalhar e criar em equipe fazem parte dos pilares do Caráter Conta.
1 DE JUNHO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: MOSTRA DE ESCULTURAS DA ARTISTA FRANCESA CAMILE
TÉCNICA: REFAZER CRIATIVO EM ARGILA
TURMAS: 2ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
Inspirados na vida e na obra de Camile Claudel os alunos interpretaram e refizeram esculturas em argila baseados no trabalho da artista. Cada um propôs a sua visão pessoal para realizar sua obra artística.
A exposição divulgou a artista e sua obra. A participação e o respeito das demais turmas em relação aos trabalhos sedimentou os pilares do Caráter Conta.
04 DE JUNHO - TRABALHO: TEATRO
TEMA: CORRUPÇÃO–COMPARAÇÃO ENTRE O MUNDO ANTIGO E O ATUAL
TURMAS 5ª A 8ª SÉRIE
LOCAL: AUDITÓRIO
PROFESSORA: ROSETE
DISCIPLINA: HISTÓRIA
Os alunos do 1° ano 3 do Ensino Médio apresentaram a peça, Jean Carlos, Alexandre, Luana, Elisângela, Daiane e Carolina para os alunos do Ensino Fundamental.
A professora elaborou um roteiro de perguntas para que os espectadores testassem seu grau de entendimento – palestra e discussão em grupo. O tema da peça remete a questão da cidadania e a conscientização do que ocorre no país.
11/06/07 - TEMA: O QUE VOCÊ ACHA DA CORRUPÇÃO?
PROFESSORA: ISABEL
TURMA: 2º1 E.M.
DISCIPLINA: ARTES
A equipe apresentou um trabalho em vídeo produzido pelas alunas Jéssica Cristina, Bruna Maria e Bruna Tonelli. O Vídeo consistia em uma enquête com pessoas na rua, professores e alunos do colégio em que era perguntado: O que você acha da corrupção? Os entrevistados davam sua opinião e citavam formas de corrupção: desde as mais evidentes até as mais sutis.
A turma assistiu as entrevistas e deu sua opinião sobre as respostas dos entrevistados.
O Caráter Conta fez-se presente ao fazer com que as pessoas se conscientizassem da sua responsabilidade como cidadão.
EXPOSIÇÃO DE CARTAZES – TEMA: MEU OLHAR SOBRE O MEIO AMBIENTE
SÉRIE 8ª - E.F.
PROFESSORA: MARIA ANGELA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Orientados pela professora, os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, elaboraram cartazes em que expunham sua visão sobre o que está ocorrendo no meio ambiente. Cada um expressou “seu olhar”: desmatamento, queimadas, florestas preservadas – havia denúncia, indignação e a necessidade de manter o meio ambiente longe da ação destrutiva do homem.
Os cartazes foram confeccionados por equipes que desenharam a forma de como o planeta está sendo (mal) tratado.
Esse trabalho trouxe aos alunos expositores e aos observadores dos cartazes conscientização e reflexão sobre o tema proposto.
DATA: 2° BIMESTRE
PROJETO: RECICLAGEM – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: DANIELA
Os alunos usaram matéria prima reciclável para confeccionar materiais destinados a pratica de atletismo.
Este projeto mostrou aos alunos a importância da preservação do meio ambiente, a criatividade de cada um e o empenho em criar objetos do uso cotidiano no esporte através de materiais que iriam para o lixo – a cidadania se faz presente e traz consciência e responsabilidade a todos.
19/06/07 -PROJETO “SOLIDARIEDADE EM ALTA”
OBJETIVO: Arrecadação de roupas e sapatos feita pelos alunos do Pré a 4ª série do Ensino Fundamental.
As professoras do Pré a 4ª série do Ensino Fundamental fizeram um trabalho de conscientização para despertar a solidariedade dos alunos.
Durante um mês, trabalharam alguns pilares do Projeto “O caráter conta”: Respeito em relação ao outro, solidarizando-se com a necessidade das pessoas menos favorecidas, ajudando-as a ter um pouco mais de conforto; Cidadania: fazendo cada um a sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade e percebendo que o pouco que se faz por alguém é muito para quem está precisando de ajuda. O projeto consistia em arrecadar roupas e calçados para doar “as famílias carentes que têm filhos estudando na escola”
A cerimônia da entrega foi no dia 19 de junho e todas as turmas, juntamente com seus professores, participaram do evento realizado nas dependências da escola.
Foram arrecadados no total: 119 peças de roupas, 22 brinquedos e 14 pares de sapatos.
26/06/2007 - TEMA: “CORRUPÇÃO” – FATOS/CARICATURAS
DISCIPLINAS: Sociologia, Geografia, História
OBJETIVO: Trazer fatos atuais sobre o país para ser discutido com os alunos.
TURMAS: 3ºs anos do Ensino Médio
Os professores apoiados no projeto de interdisciplinaridade reuniram equipes dos 3ºs anos do Ensino Médio para discutir e opinar sobre temas atuais do país. O tema escolhido foi a corrupção que assola todos os setores dos governos federal, estadual e municipal.
Foram confeccionados cartazes com reportagens, fotografias, e caricaturas dos principais envolvidos nos escândalos.
Esses trabalhos foram expostos em forma de cartazes e serviram para a discussão e a reflexão dos demais alunos sobre os pilares em que se baseia o projeto “O Caráter Conta”: O respeito pelo cidadão e pelo dinheiro público, a sinceridade, a honestidade e a ética que são necessárias para que haja uma política que visa o bem estar do cidadão e do país, e a cidadania que faz com que o povo manifeste-se contra os políticos desonestos, seja através de manifestações públicas e/ou do voto.
02/07/2007 - PROJETO: OS PILARES DO “CARÁTER CONTA”
PROFESSORA: ROSELI
Orientados pela professora, os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, elaboraram cartazes em que expunham sua visão sobre o que está ocorrendo no meio ambiente. Cada um expressou “seu olhar”: desmatamento, queimadas, florestas preservadas – havia denúncia, indignação e a necessidade de manter o meio ambiente longe da ação destrutiva do homem.
Os cartazes foram confeccionados por equipes que desenharam a forma de como o planeta está sendo (mal) tratado.
Esse trabalho trouxe aos alunos expositores e aos observadores dos cartazes conscientização e reflexão sobre o tema proposto.
DATA: 2° BIMESTRE
PROJETO: RECICLAGEM – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: DANIELA
Os alunos usaram matéria prima reciclável para confeccionar materiais destinados a pratica de atletismo.
Este projeto mostrou aos alunos a importância da preservação do meio ambiente, a criatividade de cada um e o empenho em criar objetos do uso cotidiano no esporte através de materiais que iriam para o lixo – a cidadania se faz presente e traz consciência e responsabilidade a todos.
19/06/07 -PROJETO “SOLIDARIEDADE EM ALTA”
OBJETIVO: Arrecadação de roupas e sapatos feita pelos alunos do Pré a 4ª série do Ensino Fundamental.
As professoras do Pré a 4ª série do Ensino Fundamental fizeram um trabalho de conscientização para despertar a solidariedade dos alunos.
Durante um mês, trabalharam alguns pilares do Projeto “O caráter conta”: Respeito em relação ao outro, solidarizando-se com a necessidade das pessoas menos favorecidas, ajudando-as a ter um pouco mais de conforto; Cidadania: fazendo cada um a sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade e percebendo que o pouco que se faz por alguém é muito para quem está precisando de ajuda. O projeto consistia em arrecadar roupas e calçados para doar “as famílias carentes que têm filhos estudando na escola”
A cerimônia da entrega foi no dia 19 de junho e todas as turmas, juntamente com seus professores, participaram do evento realizado nas dependências da escola.
Foram arrecadados no total: 119 peças de roupas, 22 brinquedos e 14 pares de sapatos.
26/06/2007 - TEMA: “CORRUPÇÃO” – FATOS/CARICATURAS
DISCIPLINAS: Sociologia, Geografia, História
OBJETIVO: Trazer fatos atuais sobre o país para ser discutido com os alunos.
TURMAS: 3ºs anos do Ensino Médio
Os professores apoiados no projeto de interdisciplinaridade reuniram equipes dos 3ºs anos do Ensino Médio para discutir e opinar sobre temas atuais do país. O tema escolhido foi a corrupção que assola todos os setores dos governos federal, estadual e municipal.
Foram confeccionados cartazes com reportagens, fotografias, e caricaturas dos principais envolvidos nos escândalos.
Esses trabalhos foram expostos em forma de cartazes e serviram para a discussão e a reflexão dos demais alunos sobre os pilares em que se baseia o projeto “O Caráter Conta”: O respeito pelo cidadão e pelo dinheiro público, a sinceridade, a honestidade e a ética que são necessárias para que haja uma política que visa o bem estar do cidadão e do país, e a cidadania que faz com que o povo manifeste-se contra os políticos desonestos, seja através de manifestações públicas e/ou do voto.
02/07/2007 - PROJETO: OS PILARES DO “CARÁTER CONTA”
PROFESSORA: ROSELI
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
As turmas do Ensino Médio trabalharam os seis pilares do Caráter Conta:
1º ano 1 e 2º ano 3 – Sinceridade
1º ano 2 – Zelo
1ºs anos 3 e 5 – Respeito
2º ano 1 – Senso de Justiça
2º ano 2 e 3º ano 2 – Cidadania
3º ano 1 – Responsabilidade
Cada turma trabalhou seu tema de forma artística e diversificada: teatro, cartazes, rap (música), jograis e paródias.
As apresentações foram no auditório e todas as turmas puderam acompanhar os trabalhos. A professora Roseli aproveitava cada intervalo para reforçar o tema trabalhado.
07/07/2007 - EVENTO: FESTA JULINA
OBJETIVO: INTEGRAR A ESCOLA À COMUNIDADE
A Festa Julina realizada na escola integrou os alunos, professores e funcionários á escola porque a colaboração de todos foi imprescindível para o evento.
Houve gincana entre todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio, que consistia em trazer itens de alimentação, higiene, limpeza e a coleta de brindes para serem utilizados no bingo. As turmas empenharam-se não só na gincana, mas também na confecção e colocação de bandeirinhas e enfeites. Integrantes da Associação de Pais e Professores e do Conselho Deliberativo colaboraram com a festa.
Bingo, jogos, brincadeiras, danças e as comidas típicas da festa de São João, foram oferecidas a todos os participantes.
A comunidade escolar do bairro colaborou vindo e prestigiando a festa.
Os pilares do “Caráter Conta” estavam evidenciados no Respeito, no Zelo, na Responsabilidade e na Cidadania, já que o objetivo da festa era o de arrecadar fundos para as melhorias da escola.
Os alunos, professores, funcionários, pais transformaram a festa em momentos de confraternização.
09/07/2007 - TEMA: JOGOS PAN-AMERICANOS
ATIVIDADE: CARTAZES
TURMAS: 3ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: ROSELI
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Os alunos confeccionaram cartazes contendo informações sobre os jogos Pan-Americanos: modalidades esportivas; países que foram sede dos jogos anteriores; países participantes; história, geografia e bandeira; participação e desempenho dos atletas brasileiros, mascotes de outros jogos e curiosidades.
A observação e leitura dos cartazes darão aos alunos uma idéia geral sobre os jogos e sobre os demais países. É a integração entre o esporte, o conhecimento, o incentivo para a prática de uma das modalidades apresentadas e o atleta como exemplo de persistência, estilo de vida regrada, a conscientização de uma competição saudável e o companheirismo entre os atletas, sejam ou não do mesmo país.
Os pilares do “Caráter Conta” surgem naturalmente ao demonstrar a necessidade da Sinceridade, do Respeito, do Senso de Justiça, reconhecendo a vitória do adversário; Zelo com os que perderam, Responsabilidade com o país e o povo que representam.
DATA: AGOSTO - TEMA: OP ART
TURMAS: 1°s ANOS ENSINO MÉDIO MATUTINO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: DANIELA
Os alunos fizeram uma releitura da Op Art e expuseram seus trabalhos. O objetivo é divulgar as mais variadas formas das artes plásticas e fazer com que as demais turmas conheçam novas expressões artísticas, seus pintores e a importância do movimento Op Art: seu desenvolvimento, influência e divulgação. O Caráter Conta através do respeito e do zelo na compreensão do trabalho do artista e dos colegas expositores.
DATA: AGOSTO - TEMA: RELEITURA DA OBRA DE JUAREZ MACHADO
TURMA: 1°s ANOS ENSINO MÉDIO MATUTINO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: DANIELA
A professora trabalhou a obra de Juarez Machado e os alunos após observarem e estudarem os quadros pintados pelo artista, utilizaram uma exposição onde releram as obras. A divulgação fez com que as turmas conhecessem a obra do artista Joinvilense e sua importância no cenário artístico nacional e internacional. A valorização de um artista local traz o respeito e o zelo por quem faz parte da nossa comunidade e divulga a Cidade, o Estado e o País.
DATA: AGOSTO / SETEMBRO
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
TRABALHO: ESTAGIÁRIOS DA FACULDADE DE PSICOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO.
Os estagiários fazem palestras detectam os alunos com problemas emocionais e comportamentais, aplicam seus conhecimentos no campo da Psicologia para ajudar, tratar e reestruturar aqueles que apresentam algum distúrbio. Esse trabalho vem trazendo benefícios para os alunos/pacientes, para a família e escola, já que assistido de forma correta, a melhora nas atitudes daqueles que apresentam problemas de ordem emocional e ou comportamental é significativa. A compreensão dos problemas alheios faz com que haja respeito e zelo pelo outro.
DATA: AGOSTO / SETEMBRO
TEMA: CORRA QUE A POLÍCIA VEM AI – COMPORTAMENTO, CARÁTER, QUESTÕES DE SEGURANÇA, DIREITOS E DEVERES.
PALESTRANTE: SOLDADO ROLF WOLFGANG HENDL – POL. MILITAR
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
A Diretora Márcia Romana do Nascimento fez a abertura e apresentação da palestra e do palestrante. A Diretora falou sobre a indisciplina e suas conseqüências: dificuldades na aprendizagem e notas baixas, propôs alternativas para solucioná-las: assiduidade, pontualidade, interesse, estudo e respeito.
O soldado Rolf é Policial Comunitário e falou sobre sua atuação nas escolas e comunidades, seu objetivo é conscientizar crianças, adolescentes, pais e professores dos seus direitos e deveres legais. Para explicar, ele usou didaticamente uma fórmula: Os Quatros Efes.
- Família – reflete na escola
- Família – busca da responsabilidade
- Família – apreciação do que é positivo.
- Família – forma o caráter e a personalidade
Ele falou dos sonhos de cada um e da forma correta de realizá-los. Honestidade, sinceridade, senso de justiça, zelo, respeito e responsabilidade: o caminho para realização dos sonhos e da felicidade.
Força – força de vontade nos estudos, na vida, no trabalho, nas amizades.
Fé – auto valorizar-se,
- Acreditar em si, cuidar com o que diz e com que faz.
- Respeitar a família, os professores os colegas e as instituições.
- Ter princípios, ética e palavra.
- Olhar no espelho e se ver
Felicidade - Ter prazer em tudo o que faz e vive
- Saber escolher suas amizades e namoros
- Cada um tem a sua missão
O soldado citou exemplos de famílias desestruturadas e jovens que se envolvem com as drogas e o crime: o caso Suzane Von Richthofen e crianças abandonadas que se prostituem e se drogam, falou do direito de ir e vir – desde que não esteja causando danos à sociedade, da falta de respeito às pessoas, as instituições, ao patrimônio público e privado, do relacionamento na escola: linguagem inadequada, má-educação, indisciplina, brincadeiras estúpidas, violência, falta de sinceridade, o fato de: não pedir desculpas, licença, por favor, e não agradecer - citou duas personalidades: Jesus Cristo e Gandhi e orientou sobre Estatuto da Criança e do Adolescente - suas normas, direitos e principalmente deveres e formas de punição via judicial.
06 DE SETEMBRO - VISITA: MUSEU NACIONAL DE IMIGRAÇÃO.
DISCIPLINAS: ESTUDOS REGIONAIS E SOCIOLOGIA
PROFESSORES: DANIELA DE AZAMBUJA E MARCELINO
TURMAS: 3° 1 E 2 DO E.M. MATUTINO.
O objetivo da visita era levar os alunos a refletir, conhecer e discutir a historiografia de Joinville: a imigração, principalmente a alemã sua influencia social econômica, política, religiosa e seus desdobramentos na colônia, os motivos e suas relações e ou influências com os imigrantes e vice-versa. A visita ao museu mostrou o modo de vida dos imigrantes através dos objetos documentos, meios de transporte, comunicação, vestuários e mobiliários quando a postaram na cidade na metade do século XIX.
Os pilares do projeto “O Caráter Conta se faz presente no respeito pela nossa história e nossos antepassados no elo em preservar o patrimônio histórico e social, o que contribui para a formação da Cidadania”.
DATA: SETEMBRO
TEMA: PRESERVAÇÃO DA ÁGUA – CUIDADOS – DOENÇAS
LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA
TURMA: 1° 3 ENS. MÉDIO MAT.
PROFESSORA: MARIA CLARET
DISCIPLINA: QUÍMICA
Os alunos montaram uma peça teatral abordando o tema da preservação da água e para isso usaram inúmeros recursos: criaram um jornal televisivo em que apresentavam o tema ao publico. Falaram sobre a preservação as doenças, os cuidados e a importância da água no ciclo de todos os seres vivos: ensinaram a limpar a caixa da água, mostraram no mapa onde há mais água no planeta, usaram maquetes para que os alunos pudessem visualizar o uso correto e sua vantagens também o uso desenfreado e seus danos. Após a peça houve uma discussão em grupo com os participantes e o público. A responsabilidade e o zelo por si e pelos outros é parte do projeto “O Caráter Conta”.
DATA: 06 DE SETEMBRO
TURNOS: MAT. E VESP.
TEMA: SEMANA DA PÁTRIA
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES DA ESCOLA
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
OBJETIVO: COMEMORAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA
O objetivo era uma reunião com todos os alunos e professores para comemorar a data da Independência. Foram realizadas apresentações de poesias, músicas, cantos e textos sobre o tema. A banda da escola comandada pelo professor Dílson tocou músicas relacionadas ao Dia da Independência, todos participaram do canto do Hino Nacional e do Hino da Independência.
Os pilares do projeto “O Caráter Conta” estavam evidenciados no Respeito à Pátria, aos valores, aos deveres e ao direito de todos os cidadãos o zelo pelo país, seu povo e sua história, esses dois pilares somam-se a um terceiro: a cidadania.
DATA: 06 DE SETEMBRO
VISITA: ACAMPAMENTO DO MST SITIO DO SR. ANGLO NA ESTRADA BONITA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO QUIRIRI.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA.
PROFESSORES: MARIA ÂNGELA, MARCELINO E MARLENE.
TURMA: 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A visita teve como objetivo conscientizar os alunos da importância da preservação da água. A estação do Quiriri trata a água que abastece parte da cidade, os cuidados com o reservatório e o trabalho diário dos técnicos – o sitio do Sr. Anglo na Estrada Bonita onde há o tratamento doméstico de água e esgoto – e ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST – onde os alunos conheceram o projeto de reforma agrária e suas vantagens para as famílias que cultivam a terra em forma de cooperativa, essa iniciativa deu aos alunos uma idéia positiva do Movimento, demonstrando que o trabalho em conjunto melhora consideravelmente a vida da família dos sem terra.
O pilar do Caráter Conta faz-se presente no respeito, na responsabilidade, no zelo, no senso de justiça e na cidadania os alunos através de bons exemplos vê a vida e os outros de forma mais justa e respeitosa.
SETEMBRO - TEMA: PESQUISA SOBRE O USO E ABUSO DA INTERNET
TURMAS: ENSINO MÉDIO MATUTINO
AUTOR: CARLOS – ESTUDANTE DO 4° ANO DE MEDICINA NA UNIVILLE
Através de um formulário de perguntas de múltipla escolha os alunos registraram suas opiniões sobre o uso da internet. O estudo visa detectar os graus de dependência apresentados pelos adolescentes das escolas públicas e privadas: sites consultados, tempo gasto, orkut, messenger, pesquisa e outros serviços oferecidos pelos mais variados sites nacionais e internacionais, o livre acesso e a orientação de pais e responsáveis. O pesquisador explicou a preocupação de profissionais de diversas áreas e de pais e professores em relação ao uso indiscriminado da internet. A pesquisa localiza a sinceridade das respostas, a responsabilidade de fazer com que a pesquisa seja exata.
AGOSTO - TEMA: IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE OS FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES – PESQUISA DA UNIVILLE SOBRE NUTRIÇÃO.
AUTORES: PROFESSOR MARCO E PROFESSORA MESTRA SILMARA.
TURMAS: ENSINO MÉDIO
O objetivo dessa pesquisa é avaliar o efeito protetor da atividade física sobre fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em adolescentes. As informações irão contribuir significamente no desenvolvimento de projetos de políticas publicas de saúde voltada à redução prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse tipo de trabalho evidencia-se a sinceridade e a responsabilidade nas respostas, além de trazer aos adolescentes o conhecimento necessário para zelar pelo próprio corpo.
SETEMBRO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: TEATRO DE FANTOCHES
TÉCNICA: FANTOCHE DE DEDO
TURMAS: 1ªS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
O objetivo era despertar o interesse e a criatividade dos alunos para um tipo de brinquedo antigo e tradicional que servia de divertimento aos nossos antepassados. A exposição fez com que as demais turmas tivessem uma idéia de brincar das crianças dos séculos anteriores ao nosso. Esse conhecimento trás respeito às tradições e as gerações anteriores.
DATA: 14 E 15 DE SETEMBRO - TEMA: SAÚDE
PROJETO: MARATONA DA SAÚDE
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
DISCIPLINAS: TODAS
Abertura da Maratona da Saúde com apresentações artísticas dos alunos e de convidados especiais.
Entre as atrações: dança do clube da terceira idade, grupo de tai – chi- chuan, cantores, danças folclóricas.
O objetivo era integrar a escola e a comunidade na conscientização de uma vida mais saudável, passeio em família, conhecer os projetos desenvolvidos pela escola e a participação de alunos e professores nesses projetos.
Na entrada havia exposições de quadros pintados pelos alunos:
Pesquisa artística
Tema: Alinhamento
Técnica: Pintura em tela
Turmas: 2°s anos do Ensino Médio
Professora: Isabel
Leitura das obras do artista arcimboldo
Tema: Alimentos
Turmas: 2°s anos do Ensino Médio
Técnica: papel sulfite e lápis de cor
Professora: Isabel
Disciplina: Artes
Painel contra o Tabagismo
Fotografias ampliadas da carteira de cigarros onde há pessoas com doenças crônicas causadas pelo tabagismo.
Dicas de saúde: exercícios físicos, boa alimentação e preservação do meio ambiente.
Programação 15 de Setembro
Visita aos stands montados pelas turmas do ensino fundamental e ensino médio cada turma foi responsável pela pesquisa, organização, criação e montagem de um stand com a temática sobre a saúde e o meio ambiente.
Ensino Fundamental
5ª série – ATLETISMO E CICLISMO – marcha atlética, nado, corrida, arremesso, caminhada.
- confecção de objetos para esportes com material reciclável – cartazes - palestras dos alunos.
6ª série –ESPORTES RADICAIS: Surf, Rali, Bringjump, Rafting, Skate, Artes Marciais, Escalada, Montain Bike, Motocros, Paraquedismo.
- Vídeo – Cartazes - Objetos para a prática dos esportes citados - Palestra dos alunos.
7ª série – BOLÃO: cartazes – objetos - palestra dos alunos.
8ª série – JOGOS DE MESA: xadrez, tênis de mesa, damas, dominó, petolim, pif, sinuca, vinte e um.
- Apresentação de cada jogo e suas regras – Cartazes - Palestra dos alunos.
Ensino Médio
1° ano 1 – AQUECIMENTO GLOBAL: - causas e efeitos – maquetes/simulações – cartazes - palestra dos alunos – vídeos – mapas.
1° ano 2 – OLUIÇÃO DO AR: - causas e efeitos – maquetes/simulações – cartazes - palestra dos alunos – vídeo – mapas.
1° ano 3 – ÁGUA: - maquete explicativa sobre captação e tratamento de água - qualidade da água em Joinville – doenças – cartazes - palestra dos alunos.
1° ano 4 – DESMATAMENTO: - causas e efeitos – cartazes - palestra dos alunos.
1° ano 5 –LIXO: - reciclagem – composto – reaproveitamento – agrotóxicos – cartazes - maquetes explicativas - palestra dos alunos.
2° ano 1- MEDICINA ALTERNATIVA: - yoga, aurícula e acupuntura – cartazes - atuação e posição das agulhas no corpo - agulhas usadas na pratica da acupuntura - palestra dos alunos - ilustrações do corpo humano e seus pontos vitais.
2° ano 2 – MASSOTERAPIA: - massagem linfática - montagem de um consultório, modelo com profissionais aplicando massagem e dando explicações ao público. Cartazes, objetos para auto massagem, palestra dos alunos e especialistas, reflexologia.
2° ano 3 – POLUIÇÃO SONORA: - causas e efeitos – musicoterapia/benefícios – cartazes – demonstrações - palestra dos alunos.
2° ano 4 – PLANTAS MEDICINAIS: - fitoterapia - uso de plantas - ervas medicinais – vasos e fotografias - chás para degustação – cartazes - palestra dos alunos.
3° anos – ALIMENTAÇÃO: - avaliação física do publico - aparelhos para medir a pressão arterial e batimentos cardíacos – esteira – cartazes - palestra dos alunos.
Nesse projeto aplica os seis pilares do caráter conta, a participação da comunidade, a pesquisa e o empenho de alunos e professores, a concorrência saudável e omistosa entre as turmas o respeito mutuo, a conscientização a responsabilidade pelo trabalho apresentado, o zelo e a cidadania nos cuidados da saúde de si e dos outros.
SETEMBRO - ASSUNTO: PALESTRA
TEMA: CÉLULAS TRONCO – TEMAS ATUAIS EM GENÉTICA: UMA QUESTÃO COMPLEXA.
PROF° MESTRE: VALÉRIA, PROF°: DANIELA
TURMAS: ENSINO MÉDIO, MATUTINO E NOTURNO.
A palestra entre um questionário sobre o assunto para que os alunos respondam antes da palestra, o objetivo é pesquisar sobre que informações eles tem sobre o tema – como, onde ouviram falar em células tronco e como se obtém; utilidades da terapia, benefícios e malefícios.
Usando um retro – projetor com imagens ampliadas e coloridas de células animal e vegetal, a professora explicou a estrutura, funcionamento, reprodução, características normais e alteradas, partes da célula, cromossomo, gene , moléculas, de DNA e sua função.
A palestra visa, alem de trazer conhecimento e informações corretas, a desmistificação do assunto às questões cientificas e as discussões éticas religiosa a aplicação e motivos no âmbito cientifico e da dificuldade de aprovação do projeto que regulamenta o uso de células tronco para pesquisas por motivos religiosos principalmente na aplicação das células ambrionarias, já que no Brasil a utilização de células sangüíneas é usada nos transplantes de medula óssea.
Ao final foram colocadas as questões pros e contra a pesquisa emprego e terapias co células tronco.
Essa palestra acentua a idéia de que só se tem respeito, responsabilidade e zelo por aquilo que se conhece é necessária informação para poder discutir e posicionar–se sobre qualquer assunto.
Joinville, 22 de outubro de 2007.
Márcia Romana do Nascimento - Diretora
As turmas do Ensino Médio trabalharam os seis pilares do Caráter Conta:
1º ano 1 e 2º ano 3 – Sinceridade
1º ano 2 – Zelo
1ºs anos 3 e 5 – Respeito
2º ano 1 – Senso de Justiça
2º ano 2 e 3º ano 2 – Cidadania
3º ano 1 – Responsabilidade
Cada turma trabalhou seu tema de forma artística e diversificada: teatro, cartazes, rap (música), jograis e paródias.
As apresentações foram no auditório e todas as turmas puderam acompanhar os trabalhos. A professora Roseli aproveitava cada intervalo para reforçar o tema trabalhado.
07/07/2007 - EVENTO: FESTA JULINA
OBJETIVO: INTEGRAR A ESCOLA À COMUNIDADE
A Festa Julina realizada na escola integrou os alunos, professores e funcionários á escola porque a colaboração de todos foi imprescindível para o evento.
Houve gincana entre todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio, que consistia em trazer itens de alimentação, higiene, limpeza e a coleta de brindes para serem utilizados no bingo. As turmas empenharam-se não só na gincana, mas também na confecção e colocação de bandeirinhas e enfeites. Integrantes da Associação de Pais e Professores e do Conselho Deliberativo colaboraram com a festa.
Bingo, jogos, brincadeiras, danças e as comidas típicas da festa de São João, foram oferecidas a todos os participantes.
A comunidade escolar do bairro colaborou vindo e prestigiando a festa.
Os pilares do “Caráter Conta” estavam evidenciados no Respeito, no Zelo, na Responsabilidade e na Cidadania, já que o objetivo da festa era o de arrecadar fundos para as melhorias da escola.
Os alunos, professores, funcionários, pais transformaram a festa em momentos de confraternização.
09/07/2007 - TEMA: JOGOS PAN-AMERICANOS
ATIVIDADE: CARTAZES
TURMAS: 3ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: ROSELI
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Os alunos confeccionaram cartazes contendo informações sobre os jogos Pan-Americanos: modalidades esportivas; países que foram sede dos jogos anteriores; países participantes; história, geografia e bandeira; participação e desempenho dos atletas brasileiros, mascotes de outros jogos e curiosidades.
A observação e leitura dos cartazes darão aos alunos uma idéia geral sobre os jogos e sobre os demais países. É a integração entre o esporte, o conhecimento, o incentivo para a prática de uma das modalidades apresentadas e o atleta como exemplo de persistência, estilo de vida regrada, a conscientização de uma competição saudável e o companheirismo entre os atletas, sejam ou não do mesmo país.
Os pilares do “Caráter Conta” surgem naturalmente ao demonstrar a necessidade da Sinceridade, do Respeito, do Senso de Justiça, reconhecendo a vitória do adversário; Zelo com os que perderam, Responsabilidade com o país e o povo que representam.
DATA: AGOSTO - TEMA: OP ART
TURMAS: 1°s ANOS ENSINO MÉDIO MATUTINO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: DANIELA
Os alunos fizeram uma releitura da Op Art e expuseram seus trabalhos. O objetivo é divulgar as mais variadas formas das artes plásticas e fazer com que as demais turmas conheçam novas expressões artísticas, seus pintores e a importância do movimento Op Art: seu desenvolvimento, influência e divulgação. O Caráter Conta através do respeito e do zelo na compreensão do trabalho do artista e dos colegas expositores.
DATA: AGOSTO - TEMA: RELEITURA DA OBRA DE JUAREZ MACHADO
TURMA: 1°s ANOS ENSINO MÉDIO MATUTINO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: DANIELA
A professora trabalhou a obra de Juarez Machado e os alunos após observarem e estudarem os quadros pintados pelo artista, utilizaram uma exposição onde releram as obras. A divulgação fez com que as turmas conhecessem a obra do artista Joinvilense e sua importância no cenário artístico nacional e internacional. A valorização de um artista local traz o respeito e o zelo por quem faz parte da nossa comunidade e divulga a Cidade, o Estado e o País.
DATA: AGOSTO / SETEMBRO
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
TRABALHO: ESTAGIÁRIOS DA FACULDADE DE PSICOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO.
Os estagiários fazem palestras detectam os alunos com problemas emocionais e comportamentais, aplicam seus conhecimentos no campo da Psicologia para ajudar, tratar e reestruturar aqueles que apresentam algum distúrbio. Esse trabalho vem trazendo benefícios para os alunos/pacientes, para a família e escola, já que assistido de forma correta, a melhora nas atitudes daqueles que apresentam problemas de ordem emocional e ou comportamental é significativa. A compreensão dos problemas alheios faz com que haja respeito e zelo pelo outro.
DATA: AGOSTO / SETEMBRO
TEMA: CORRA QUE A POLÍCIA VEM AI – COMPORTAMENTO, CARÁTER, QUESTÕES DE SEGURANÇA, DIREITOS E DEVERES.
PALESTRANTE: SOLDADO ROLF WOLFGANG HENDL – POL. MILITAR
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
A Diretora Márcia Romana do Nascimento fez a abertura e apresentação da palestra e do palestrante. A Diretora falou sobre a indisciplina e suas conseqüências: dificuldades na aprendizagem e notas baixas, propôs alternativas para solucioná-las: assiduidade, pontualidade, interesse, estudo e respeito.
O soldado Rolf é Policial Comunitário e falou sobre sua atuação nas escolas e comunidades, seu objetivo é conscientizar crianças, adolescentes, pais e professores dos seus direitos e deveres legais. Para explicar, ele usou didaticamente uma fórmula: Os Quatros Efes.
- Família – reflete na escola
- Família – busca da responsabilidade
- Família – apreciação do que é positivo.
- Família – forma o caráter e a personalidade
Ele falou dos sonhos de cada um e da forma correta de realizá-los. Honestidade, sinceridade, senso de justiça, zelo, respeito e responsabilidade: o caminho para realização dos sonhos e da felicidade.
Força – força de vontade nos estudos, na vida, no trabalho, nas amizades.
Fé – auto valorizar-se,
- Acreditar em si, cuidar com o que diz e com que faz.
- Respeitar a família, os professores os colegas e as instituições.
- Ter princípios, ética e palavra.
- Olhar no espelho e se ver
Felicidade - Ter prazer em tudo o que faz e vive
- Saber escolher suas amizades e namoros
- Cada um tem a sua missão
O soldado citou exemplos de famílias desestruturadas e jovens que se envolvem com as drogas e o crime: o caso Suzane Von Richthofen e crianças abandonadas que se prostituem e se drogam, falou do direito de ir e vir – desde que não esteja causando danos à sociedade, da falta de respeito às pessoas, as instituições, ao patrimônio público e privado, do relacionamento na escola: linguagem inadequada, má-educação, indisciplina, brincadeiras estúpidas, violência, falta de sinceridade, o fato de: não pedir desculpas, licença, por favor, e não agradecer - citou duas personalidades: Jesus Cristo e Gandhi e orientou sobre Estatuto da Criança e do Adolescente - suas normas, direitos e principalmente deveres e formas de punição via judicial.
06 DE SETEMBRO - VISITA: MUSEU NACIONAL DE IMIGRAÇÃO.
DISCIPLINAS: ESTUDOS REGIONAIS E SOCIOLOGIA
PROFESSORES: DANIELA DE AZAMBUJA E MARCELINO
TURMAS: 3° 1 E 2 DO E.M. MATUTINO.
O objetivo da visita era levar os alunos a refletir, conhecer e discutir a historiografia de Joinville: a imigração, principalmente a alemã sua influencia social econômica, política, religiosa e seus desdobramentos na colônia, os motivos e suas relações e ou influências com os imigrantes e vice-versa. A visita ao museu mostrou o modo de vida dos imigrantes através dos objetos documentos, meios de transporte, comunicação, vestuários e mobiliários quando a postaram na cidade na metade do século XIX.
Os pilares do projeto “O Caráter Conta se faz presente no respeito pela nossa história e nossos antepassados no elo em preservar o patrimônio histórico e social, o que contribui para a formação da Cidadania”.
DATA: SETEMBRO
TEMA: PRESERVAÇÃO DA ÁGUA – CUIDADOS – DOENÇAS
LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA
TURMA: 1° 3 ENS. MÉDIO MAT.
PROFESSORA: MARIA CLARET
DISCIPLINA: QUÍMICA
Os alunos montaram uma peça teatral abordando o tema da preservação da água e para isso usaram inúmeros recursos: criaram um jornal televisivo em que apresentavam o tema ao publico. Falaram sobre a preservação as doenças, os cuidados e a importância da água no ciclo de todos os seres vivos: ensinaram a limpar a caixa da água, mostraram no mapa onde há mais água no planeta, usaram maquetes para que os alunos pudessem visualizar o uso correto e sua vantagens também o uso desenfreado e seus danos. Após a peça houve uma discussão em grupo com os participantes e o público. A responsabilidade e o zelo por si e pelos outros é parte do projeto “O Caráter Conta”.
DATA: 06 DE SETEMBRO
TURNOS: MAT. E VESP.
TEMA: SEMANA DA PÁTRIA
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES DA ESCOLA
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
OBJETIVO: COMEMORAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA
O objetivo era uma reunião com todos os alunos e professores para comemorar a data da Independência. Foram realizadas apresentações de poesias, músicas, cantos e textos sobre o tema. A banda da escola comandada pelo professor Dílson tocou músicas relacionadas ao Dia da Independência, todos participaram do canto do Hino Nacional e do Hino da Independência.
Os pilares do projeto “O Caráter Conta” estavam evidenciados no Respeito à Pátria, aos valores, aos deveres e ao direito de todos os cidadãos o zelo pelo país, seu povo e sua história, esses dois pilares somam-se a um terceiro: a cidadania.
DATA: 06 DE SETEMBRO
VISITA: ACAMPAMENTO DO MST SITIO DO SR. ANGLO NA ESTRADA BONITA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO QUIRIRI.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA.
PROFESSORES: MARIA ÂNGELA, MARCELINO E MARLENE.
TURMA: 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A visita teve como objetivo conscientizar os alunos da importância da preservação da água. A estação do Quiriri trata a água que abastece parte da cidade, os cuidados com o reservatório e o trabalho diário dos técnicos – o sitio do Sr. Anglo na Estrada Bonita onde há o tratamento doméstico de água e esgoto – e ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST – onde os alunos conheceram o projeto de reforma agrária e suas vantagens para as famílias que cultivam a terra em forma de cooperativa, essa iniciativa deu aos alunos uma idéia positiva do Movimento, demonstrando que o trabalho em conjunto melhora consideravelmente a vida da família dos sem terra.
O pilar do Caráter Conta faz-se presente no respeito, na responsabilidade, no zelo, no senso de justiça e na cidadania os alunos através de bons exemplos vê a vida e os outros de forma mais justa e respeitosa.
SETEMBRO - TEMA: PESQUISA SOBRE O USO E ABUSO DA INTERNET
TURMAS: ENSINO MÉDIO MATUTINO
AUTOR: CARLOS – ESTUDANTE DO 4° ANO DE MEDICINA NA UNIVILLE
Através de um formulário de perguntas de múltipla escolha os alunos registraram suas opiniões sobre o uso da internet. O estudo visa detectar os graus de dependência apresentados pelos adolescentes das escolas públicas e privadas: sites consultados, tempo gasto, orkut, messenger, pesquisa e outros serviços oferecidos pelos mais variados sites nacionais e internacionais, o livre acesso e a orientação de pais e responsáveis. O pesquisador explicou a preocupação de profissionais de diversas áreas e de pais e professores em relação ao uso indiscriminado da internet. A pesquisa localiza a sinceridade das respostas, a responsabilidade de fazer com que a pesquisa seja exata.
AGOSTO - TEMA: IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE OS FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES – PESQUISA DA UNIVILLE SOBRE NUTRIÇÃO.
AUTORES: PROFESSOR MARCO E PROFESSORA MESTRA SILMARA.
TURMAS: ENSINO MÉDIO
O objetivo dessa pesquisa é avaliar o efeito protetor da atividade física sobre fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em adolescentes. As informações irão contribuir significamente no desenvolvimento de projetos de políticas publicas de saúde voltada à redução prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse tipo de trabalho evidencia-se a sinceridade e a responsabilidade nas respostas, além de trazer aos adolescentes o conhecimento necessário para zelar pelo próprio corpo.
SETEMBRO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: TEATRO DE FANTOCHES
TÉCNICA: FANTOCHE DE DEDO
TURMAS: 1ªS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
O objetivo era despertar o interesse e a criatividade dos alunos para um tipo de brinquedo antigo e tradicional que servia de divertimento aos nossos antepassados. A exposição fez com que as demais turmas tivessem uma idéia de brincar das crianças dos séculos anteriores ao nosso. Esse conhecimento trás respeito às tradições e as gerações anteriores.
DATA: 14 E 15 DE SETEMBRO - TEMA: SAÚDE
PROJETO: MARATONA DA SAÚDE
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
DISCIPLINAS: TODAS
Abertura da Maratona da Saúde com apresentações artísticas dos alunos e de convidados especiais.
Entre as atrações: dança do clube da terceira idade, grupo de tai – chi- chuan, cantores, danças folclóricas.
O objetivo era integrar a escola e a comunidade na conscientização de uma vida mais saudável, passeio em família, conhecer os projetos desenvolvidos pela escola e a participação de alunos e professores nesses projetos.
Na entrada havia exposições de quadros pintados pelos alunos:
Pesquisa artística
Tema: Alinhamento
Técnica: Pintura em tela
Turmas: 2°s anos do Ensino Médio
Professora: Isabel
Leitura das obras do artista arcimboldo
Tema: Alimentos
Turmas: 2°s anos do Ensino Médio
Técnica: papel sulfite e lápis de cor
Professora: Isabel
Disciplina: Artes
Painel contra o Tabagismo
Fotografias ampliadas da carteira de cigarros onde há pessoas com doenças crônicas causadas pelo tabagismo.
Dicas de saúde: exercícios físicos, boa alimentação e preservação do meio ambiente.
Programação 15 de Setembro
Visita aos stands montados pelas turmas do ensino fundamental e ensino médio cada turma foi responsável pela pesquisa, organização, criação e montagem de um stand com a temática sobre a saúde e o meio ambiente.
Ensino Fundamental
5ª série – ATLETISMO E CICLISMO – marcha atlética, nado, corrida, arremesso, caminhada.
- confecção de objetos para esportes com material reciclável – cartazes - palestras dos alunos.
6ª série –ESPORTES RADICAIS: Surf, Rali, Bringjump, Rafting, Skate, Artes Marciais, Escalada, Montain Bike, Motocros, Paraquedismo.
- Vídeo – Cartazes - Objetos para a prática dos esportes citados - Palestra dos alunos.
7ª série – BOLÃO: cartazes – objetos - palestra dos alunos.
8ª série – JOGOS DE MESA: xadrez, tênis de mesa, damas, dominó, petolim, pif, sinuca, vinte e um.
- Apresentação de cada jogo e suas regras – Cartazes - Palestra dos alunos.
Ensino Médio
1° ano 1 – AQUECIMENTO GLOBAL: - causas e efeitos – maquetes/simulações – cartazes - palestra dos alunos – vídeos – mapas.
1° ano 2 – OLUIÇÃO DO AR: - causas e efeitos – maquetes/simulações – cartazes - palestra dos alunos – vídeo – mapas.
1° ano 3 – ÁGUA: - maquete explicativa sobre captação e tratamento de água - qualidade da água em Joinville – doenças – cartazes - palestra dos alunos.
1° ano 4 – DESMATAMENTO: - causas e efeitos – cartazes - palestra dos alunos.
1° ano 5 –LIXO: - reciclagem – composto – reaproveitamento – agrotóxicos – cartazes - maquetes explicativas - palestra dos alunos.
2° ano 1- MEDICINA ALTERNATIVA: - yoga, aurícula e acupuntura – cartazes - atuação e posição das agulhas no corpo - agulhas usadas na pratica da acupuntura - palestra dos alunos - ilustrações do corpo humano e seus pontos vitais.
2° ano 2 – MASSOTERAPIA: - massagem linfática - montagem de um consultório, modelo com profissionais aplicando massagem e dando explicações ao público. Cartazes, objetos para auto massagem, palestra dos alunos e especialistas, reflexologia.
2° ano 3 – POLUIÇÃO SONORA: - causas e efeitos – musicoterapia/benefícios – cartazes – demonstrações - palestra dos alunos.
2° ano 4 – PLANTAS MEDICINAIS: - fitoterapia - uso de plantas - ervas medicinais – vasos e fotografias - chás para degustação – cartazes - palestra dos alunos.
3° anos – ALIMENTAÇÃO: - avaliação física do publico - aparelhos para medir a pressão arterial e batimentos cardíacos – esteira – cartazes - palestra dos alunos.
Nesse projeto aplica os seis pilares do caráter conta, a participação da comunidade, a pesquisa e o empenho de alunos e professores, a concorrência saudável e omistosa entre as turmas o respeito mutuo, a conscientização a responsabilidade pelo trabalho apresentado, o zelo e a cidadania nos cuidados da saúde de si e dos outros.
SETEMBRO - ASSUNTO: PALESTRA
TEMA: CÉLULAS TRONCO – TEMAS ATUAIS EM GENÉTICA: UMA QUESTÃO COMPLEXA.
PROF° MESTRE: VALÉRIA, PROF°: DANIELA
TURMAS: ENSINO MÉDIO, MATUTINO E NOTURNO.
A palestra entre um questionário sobre o assunto para que os alunos respondam antes da palestra, o objetivo é pesquisar sobre que informações eles tem sobre o tema – como, onde ouviram falar em células tronco e como se obtém; utilidades da terapia, benefícios e malefícios.
Usando um retro – projetor com imagens ampliadas e coloridas de células animal e vegetal, a professora explicou a estrutura, funcionamento, reprodução, características normais e alteradas, partes da célula, cromossomo, gene , moléculas, de DNA e sua função.
A palestra visa, alem de trazer conhecimento e informações corretas, a desmistificação do assunto às questões cientificas e as discussões éticas religiosa a aplicação e motivos no âmbito cientifico e da dificuldade de aprovação do projeto que regulamenta o uso de células tronco para pesquisas por motivos religiosos principalmente na aplicação das células ambrionarias, já que no Brasil a utilização de células sangüíneas é usada nos transplantes de medula óssea.
Ao final foram colocadas as questões pros e contra a pesquisa emprego e terapias co células tronco.
Essa palestra acentua a idéia de que só se tem respeito, responsabilidade e zelo por aquilo que se conhece é necessária informação para poder discutir e posicionar–se sobre qualquer assunto.
Joinville, 22 de outubro de 2007.
Márcia Romana do Nascimento - Diretora