ESTADO DE SANTA CATARINA
E.E.B. ENGENHEIRO. ANNES GUALBERTO
R GUAIRA Nº 129 - B/ IRIRIU
JOINVILLE
AGOSTO/2006
E.E.B. ENGENHEIRO. ANNES GUALBERTO
R GUAIRA Nº 129 - B/ IRIRIU
JOINVILLE
AGOSTO/2006
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA:
“O CARÁTER CONTA”
ASSIST. TEC. PEDAGÓGICA: NILCE LOURDES DOS ANJOS NEHLS
Diante das preocupaçőes e responsabilidades de nossos educadores, em cumprir seus planejamentos, descrevemos abaixo algumas atividades desenvolvidas:
A educadora Vandira Siedschlag (inglês), trabalhou os pilares, sinceridade, respeito e responsabilidade, com educandos da 7ª e 8ª 1 Ensino.Fundamental e 3ª 1,2,3,4 Ensino Médio, dividindo a sala em equipes proporcionais ao número de educandos. Além das apresentaçőes com cartazes em inglês,e das traduçőes os alunos formularam perguntas sobre os pilares,com respostas individuais, sentindo-se orgulhosos por terem sido ouvidos por membros da área administrativa, ( uma diretora e uma assistente técnica pedagógica) que estavam presentes na hora da apresentaçăo.
Já a educadora Luizilda A S Zhulon (inglês) trabalhou com o pilar do respeito. Os educandos dos 1º ano Ensino Médio fizeram atividades individuais em folhas sulfites ou papel almaço, enfatizando a cor do pilar com questionário sobre o tema e opiniőes. Os trabalhos foram expostos em murais.
Com a 4ª série 2 foi feito um ditado com uma mensagem intitulada “Respeito” e com desenhos que os educandos acham que é preciso respeito. Sendo que na 5ª 1 a educadora Célia Stoll trabalhou o mesmo texto.
Os educandos da 6ª 1 e 2 escreveram em tiras verdes de cartolinas, lembretes de pequenos atos de responsabilidades com grandes diferenças, extraidas um texto “Organize-se”, fixando no interior de toda a sala.
A 1ª série 2 da educadora Ângela M.V.Riquetto, trabalhou na cor do pilar responsabilidade o cartăo para o dia dos pais.
Eliane Ulmer Mueller, (Português) elaborou diferentes exercícios, redação, acróstico, pesquisa sobre a copa 2006 e palestra com autora de livro.
Eliani Maris de Araújo (matemática) nos informou estar trabalhando apenas demonstrando o cartaz com os pilares e comparando com os exercícios diários feitos em grupos ou individuais, quanto é necessários observarem e agirem de acordo com as frases do cartaz, e notou desempenho melhor dos educandos.
Em artes, a educadora Salete Moser Florentino, e o educador Fabio Eberhard selecionaram seis obras, comparando-as com os seis pilares, para que os educandos a partir da obra, exponham teoricamente o significado e suas opiniões através de desenho e escrita, comparando-a com o dia a dia.
O educador Sidnei Pagani (filosofia) trabalhou cada item das quatro frases de cada pilar do questionário de avaliação inicial do programa, oralmente, através de debates com os educandos para posterior trabalho em equipes.
Em biologia o educador Arnaldo M Rufino nos informou que nos trabalhos em equipes também enfatiza a necessidade de adaptarmos os pilares nos trabalhos e em nossa vida.
Nossa festa julina, por ter sido realizada no mesmo prazo em que no cronograma era o pilar do respeito, utilizamos à cor amarela no mural com mensagem correspondente ao tema.
Dentro da programação, no primeiro dia de aula após as férias, os educadores foram recepcionados com uma apresentação de seis educandos da 3ª série 1, adaptação da cores do arco íris com os pilares , desejando-lhes bom retorno e enfatizando a importância de cada um.
Anexo a devolução dos formulários de “avaliação por escola”, bem como de algumas atividades desenvolvidas , relacionadas acima.
Homenageamos os estudantes pela passagem do dia 11/08 com um cachorro quente na hora lanche e um mural com mensagem de motivação.
Pelo pouco tempo do programa em nossa Escola, as expectativas são grandes quanto as diversas atividades que serão desenvolvidas, proporcionando uma ambiente mais agradável com perspectivas de mais humanização e cidadania.
ALGUMAS FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EEB ENGENHEIRO ANNES GUALBERTO DE JOINVILLE