EEB ANNES GUALBERTO

ESTADO DE SANTA CATARINA
E.E.B. ENGENHEIRO. ANNES GUALBERTO
R GUAIRA Nº 129 - B/ IRIRIU
JOINVILLE
AGOSTO/2006

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA:
“O CARÁTER CONTA”
ASSIST. TEC. PEDAGÓGICA: NILCE LOURDES DOS ANJOS NEHLS

Diante das preocupaçőes e responsabilidades de nossos educadores, em cumprir seus planejamentos, descrevemos abaixo algumas atividades desenvolvidas:
A educadora Vandira Siedschlag (inglês), trabalhou os pilares, sinceridade, respeito e responsabilidade, com educandos da 7ª e 8ª 1 Ensino.Fundamental e 3ª 1,2,3,4 Ensino Médio, dividindo a sala em equipes proporcionais ao número de educandos. Além das apresentaçőes com cartazes em inglês,e das traduçőes os alunos formularam perguntas sobre os pilares,com respostas individuais, sentindo-se orgulhosos por terem sido ouvidos por membros da área administrativa, ( uma diretora e uma assistente técnica pedagógica) que estavam presentes na hora da apresentaçăo.
Já a educadora Luizilda A S Zhulon (inglês) trabalhou com o pilar do respeito. Os educandos dos 1º ano Ensino Médio fizeram atividades individuais em folhas sulfites ou papel almaço, enfatizando a cor do pilar com questionário sobre o tema e opiniőes. Os trabalhos foram expostos em murais.
Com a 4ª série 2 foi feito um ditado com uma mensagem intitulada “Respeito” e com desenhos que os educandos acham que é preciso respeito. Sendo que na 5ª 1 a educadora Célia Stoll trabalhou o mesmo texto.
Os educandos da 6ª 1 e 2 escreveram em tiras verdes de cartolinas, lembretes de pequenos atos de responsabilidades com grandes diferenças, extraidas um texto “Organize-se”, fixando no interior de toda a sala.
A 1ª série 2 da educadora Ângela M.V.Riquetto, trabalhou na cor do pilar responsabilidade o cartăo para o dia dos pais.
Eliane Ulmer Mueller, (Português) elaborou diferentes exercícios, redação, acróstico, pesquisa sobre a copa 2006 e palestra com autora de livro.
Eliani Maris de Araújo (matemática) nos informou estar trabalhando apenas demonstrando o cartaz com os pilares e comparando com os exercícios diários feitos em grupos ou individuais, quanto é necessários observarem e agirem de acordo com as frases do cartaz, e notou desempenho melhor dos educandos.
Em artes, a educadora Salete Moser Florentino, e o educador Fabio Eberhard selecionaram seis obras, comparando-as com os seis pilares, para que os educandos a partir da obra, exponham teoricamente o significado e suas opiniões através de desenho e escrita, comparando-a com o dia a dia.
O educador Sidnei Pagani (filosofia) trabalhou cada item das quatro frases de cada pilar do questionário de avaliação inicial do programa, oralmente, através de debates com os educandos para posterior trabalho em equipes.
Em biologia o educador Arnaldo M Rufino nos informou que nos trabalhos em equipes também enfatiza a necessidade de adaptarmos os pilares nos trabalhos e em nossa vida.
Nossa festa julina, por ter sido realizada no mesmo prazo em que no cronograma era o pilar do respeito, utilizamos à cor amarela no mural com mensagem correspondente ao tema.
Dentro da programação, no primeiro dia de aula após as férias, os educadores foram recepcionados com uma apresentação de seis educandos da 3ª série 1, adaptação da cores do arco íris com os pilares , desejando-lhes bom retorno e enfatizando a importância de cada um.
Anexo a devolução dos formulários de “avaliação por escola”, bem como de algumas atividades desenvolvidas , relacionadas acima.
Homenageamos os estudantes pela passagem do dia 11/08 com um cachorro quente na hora lanche e um mural com mensagem de motivação.
Pelo pouco tempo do programa em nossa Escola, as expectativas são grandes quanto as diversas atividades que serão desenvolvidas, proporcionando uma ambiente mais agradável com perspectivas de mais humanização e cidadania.
ALGUMAS FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EEB ENGENHEIRO ANNES GUALBERTO DE JOINVILLE











Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: