quinta-feira, maio 11, 2006

REPASSE: EEF RUI BARBOSA

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA


EEF RUI BARBOSA
Rua: São Paulo, 555 – Bairro Bucarein
Fone-Fax: (47) 422-5018
e-mail : eefrb@sed.sc.gov.br
Joinville – Santa Catarina

Joinville, 10 de maio de 2006.
Ofº nº 17/06

Prezado Senhor:

Vimos pelo presente apresentar a forma de repasse do Programa “O Caráter Conta” aos professores, alunos e corpo administrativo escolar.
Como se sabe, dia 16 de março iniciou a Capacitação do Programa através da competente equipe americana. Desta Capacitação participaram: a Assistente Técnica Pedagógica ANA PAULA PACHECO, a professora da disciplina Língua Inglesa DENISE REGINA GESSER e a professora de ensino fundamental de alunos com necessidades especiais SILVANA FÁTIMA VEIGA, da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa. As três profissionais formaram a Equipe do Programa “O Caráter Conta” e ficaram responsáveis pelo repasse do conhecimento ao corpo administrativo e aos professores e esses de repassarem aos alunos em sala de aula.
Na primeira Reunião Pedagógica que aconteceu dia 30 de março à noite, já que a Escola não tem aulas no período noturno, a Equipe do Programa iniciou a apresentação com uma dinâmica e aproveitou para explanar de forma ampla o que é, e como será trabalhado o Projeto “O Caráter Conta” na Escola. Também foi definido, em consenso, o cronograma dos encontros com os professores sobre cada pilar, as datas que todas as turmas desenvolverão atividades e ainda as datas de socialização em forma de apresentação para toda a Escola. Houve críticas de alguns professores que responsabilizam os pais e não a Escola pela educação dos alunos quanto a moral e os valores éticos. A diretora, LAMIS MOUSSE, porém, declarou que os professores que não desejarem participar do Projeto são livres para desenvolver outras atividades correspondentes.
O 1º Encontro com os professores realizou-se dia 05 de abril nos períodos matutino e vespertino com todos os professores e corpo administrativo presentes na Escola, inclusive com a presença de estagiárias. O pilar “Responsabilidade” foi apresentado pela Equipe do Projeto com o auxílio do professor da disciplina Ensino Religioso OSNILDO VOLTOLINI, que também participou da Capacitação do Programa com o incentivo da outra Escola em que leciona. A Equipe do Programa apresentou atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, teóricas e dinâmicas. A receptividade do grupo foi muito proveitosa e a Equipe conseguiu alcançar o objetivo de incentivar os professores a trabalhar o pilar “Responsabilidade” de forma prazerosa.
Assim sendo, dia 12 de abril, todos os professores desenvolveram atividades sobre o pilar citado acima, nas classes. A socialização ocorreu dia 03 de maio, na última aula dos períodos matutino e vespertino com a presença de toda a Escola no pátio. No período matutino os alunos da 2ª série apresentaram cartazes confeccionados durante as aulas de Artes, a 3ª série também apresentou cartazes confeccionados durante um debate sobre as responsabilidades do professor e dos alunos em forma de círculo na sala, a 5ª série apresentou os deveres e os direitos dos alunos em casa e na escola e a 7ª série apresentou um Termo de Responsabilidade desenvolvido pelos alunos em sala. Já no período vespertino a 2ª série de alunos com deficiência auditiva juntamente com a 2ª série de ouvintes apresentaram um acróstico da palavra “responsabilidade” e a 6ª série apresentou os Mandamentos da Responsabilidade desenvolvidos pela classe.
Sendo que o pilar da Responsabilidade encerrou com muitos benefícios à escola e apesar de um novo pilar iniciar, o da Responsabilidade será sempre abordado e lembrado.

REPASSE: EEF SENADOR RODRIGO LOBO


E.E.F. Senador Rodrigo Lobo
Joinville, 26 de abril de 2006


RELATÓRIO DO REPASSE DO PROGRAMA
“O CARÁTER CONTA”.

O repasse do programa “O Caráter Conta” foi realizado com todos os profissionais da unidade escolar no dia 25 de abril de 2006 no período vespertino. Nós, professora Dorotéa D. Gallucci e Assistente Técnico Pedagógica Micheli Vanessa M. Carneiro Borges implementamos o programa “O Caráter Conta” da seguinte forma: Iniciamos com uma dinâmica que compreendeu o Pilar Zelo. A partir desse momento colocamos para os presentes o que é “O Caráter Conta”, como ele começou e quais são os seus objetivos. Posteriormente trabalhamos os seis pilares enfatizando suas cores e o que cada um significa em nosso trabalho no dia a dia com as crianças, bem como todas as pessoas de nosso convívio. Fizemos os profissionais refletirem até que ponto se utilizam dos seus pilares e o que cada um pode melhorar, porque muitas vezes uma pequena atitude positiva pode fazer a diferença.
Durante as falas de cada pilar foram lidas e discutidas Fábulas e mensagens que caracterizam seus valores. Na sala dos professores foram expostos cartazes dos pilares, mensagens reflexivas, de estímulo e de incentivo.
Finalizando o repasse do programa, onde com certeza conseguimos alcançar disseminadoras do mesmo, colocamos um DVD com a mensagem “O Menestrel” de William Shakespeare que retrata bem os valores construídos através dos 6 pilares: Sinceridade, Zelo, Cidadania, Senso de Justiça, Responsabilidade e Respeito. Após, repassamos o cronograma dos pilares do programa para serem trabalhados na escola nas diferentes disciplinas durante esse ano letivo. Entregamos também materiais confeccionados por nós para melhor esclarecimento aos professores e para que realmente se torne possível esse trabalho em sala de aula. Também colocamos a disposição a apostila em CD e a impressa de exemplos de como trabalhar em sala pertencentes a Unidade Escolar.
Elaboramos uma caixa de recados onde foi entregue para cada um dos participantes o nome de um “amigo oculto” para servir de correio de mensagens de estímulos e de incentivo para melhorar o convívio dos profissionais. Esse amigo oculto será revelado somente em dezembro.
Para nós foi uma experiência bastante gratificante, esse repasse valeu todo o trabalho que tivemos para elaborar os materiais, percebemos que os mesmo serão muito bem aproveitado pelos profissionais que apresentaram uma receptividade que até então não havíamos sentido no grupo, que participou, deu exemplos e até mesmo reclamaram devido a uma tarde ser muito pouco tempo e poderiam ficar mais uns dois dias falando a respeito dos pilares. Sentimos que o grupo de início reagiu de uma forma bem positiva e agora já ouvimos um “BOMM DIIAA....” muito alegre!


Atenciosamente,


Dorotéa D. Gallucci
Micheli Vanessa Minski Carneiro Borges.
E.E.F. Senador Rodrigo Lobo.

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: