Atividade: EEB Ruth Nóbrega Martinez


E.E.B.VERADORA RUTH NÓBREGA MARTINEZ

O CARÁTER CONTA

Eliane Raimundo Delfino e Daiane Naiara Biancatti

SÃO FRANCISCO DO SUL

IDENTIFICAÇÃO.
Tem como uma proposta de motivar e desenvolver valores éticos e fortalecer o caráter.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS.
Diretor
Professores
Alunos
Pais
Comunidade

LOCAL DE REALIZAÇÃO.
Escola E.B.Vereadora Ruth Nóbrega Martinez, localizada na Estrada Geral do Miranda no bairro Miranda em São Francisco do Sul.

PERIODO DE REALIZAÇÃO.
Durante todo o ano letivo

CARGA HORÁRIA.
Este projeto terá a carga horária de 40 horas, e será realizado nos turnos matutino e vespertino.

CLIENTELA.
Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Comunidade.

JUSTIFICATIVA
O Programa tem como justificativa inserir os pilares (sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania), vindo ao encontro da interdisciplinaridade, buscando interagir a criança com a sociedade.

3. OBJETIVOS.
3.1 OBJETIVO GERAL.
A escola tem interesse em resgatar dentro da unidade escolar e na comunidade certo valores como:
Sinceridade
Respeito
Responsabilidade
zelo
Senso de justiça
Cidadania

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS.
Fazer com que o aluno tenha consciência e vivam de acordo com princípios éticos;
Ter senso de integridade colocando se no seu lugar;
Incentivar o respeito de um para com outro e sua individualidade;
Tratar as pessoas com respeito;
Mostrar suas responsabilidades nas escolhas e pelo que deixou de fazer;
Estabelecer padrões e critérios apropriados para o senso de justiça;
Expressar zelo e respeito pelo patrimônio publico;
Seguir corretamente as regras propostas pela escola e comunidade.

4.PUPLICO ALVO.
A Escola tem uma grande parcela de responsabilidade nas opções e estimulo a cidadania.
Sendo assim o público alvo deste Programa será os alunos da Educação Infantil e os alunos do Ensino Fundamental, professores e funcionários desta Unidade Escolar.
Nossa Principal meta é transformar uma sociaedade justa, humanitária e solidária como algo inrequecedor e prazeroso, propiciando aos alunos o respeito para consigo e outros.

4.Metodologia

Ações desenvolvidas:
· Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar sobre as maneiras de zelar pelo nosso patrimônio;
· Construção com sucata (presentes) contendo os 6 pilares.
· Confecção coletiva de cartazes; · Texto coletivo;
· Produção livre de desenho e escrita; · Construção de regras;
. Confecção de acrósticos;
· Lanche comunitário.

AVALIAÇÃO
A avaliação será sistemática e processual, e de acordo com interesse e participação dos envolvidos.
A avaliação escolar achou de forma positiva o investimento no trabalho e os resultados dessa etapa. A colaboração por parte de todos foi muito boa, por parte dos alunos, trazendo materiais, exemplos, experiências e apresentações na escola. Quanto à colaboração dos pais das séries iniciais, iniciou um trabalho que a escola pretende ampliar com o andamento do projeto. Quanto às apresentações, na próxima etapa serão feitos interligados, já que se tem um acervo de materiais para ampliar e repassar para as séries seguintes.

SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO
1.2 Profissionais Envolvidos
1.3 Local de Realização
1.4 Período de Realização
1.5 Carga Horária
1.6 Clientela
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
3.2 Objetivos Específicos
4. PUBLICO ALVO
5. METODOLOGIA
6. AVALIAÇÃO

2ª Apresentação do Programa “O Caráter Conta”
Série/ Professor
Educação infantil da Profª Edna confeccionando a árvore da sinceridade.



Série/Professor
1ª série da Profª Rosane e 2ª série da Profª Edna compartilhando uma dança mostrando senso de respeito para um com o outro.


Série/ professor
Alunos das séries finais da profª Daiane produzindo cartazes de atitudes conforme os pilares.







Relatório: EEB João Colin

PROGRAMA O CARÁTER CONTA

PROJETO: RESGATANDO VALORES

RESPONSÁVEIS:
PROFª MARIA JANETE SALVADOR JOAQUIM
ATP ROSEMERI GESSER DA COSTA

PUBLICO ALVO:
Alunos do Ensino Fundamental e Médio da E.E.B.João Colim.

JUSTIFICATIVA:
O mundo vive um momento de muita comunicação, grande quantidade de informação e soma de conhecimentos e desenvolvimento tecnológico acelerado.
Ao mesmo tempo encontramos maus tratos à sociedade, muros pichados, violência, falta de amor e de ética, vício incontrolável, a corrupção descarada, desrespeito ao próximo, fome , desigualdade social, promessas não cumpridas. Exigem-se direito e se esquecem os deveres, matam-se pessoas por quase nada, traficam-se drogas até dentro de escolas, menores assaltam estrupam e matam.
Confundiu-se competência com capacidade. Institui-se como prioridade o ter e o poder. Até o, por favor, o obrigado e o dá licença não são mais usados.
Cuidou-se do ensino, da instrução, do conhecimento, da preparação para o trabalho, para o vestibular, para vencer na vida, para derrotar, para consumir, para o prazer e se esqueceu dos valores internos, aqueles que movem e equilibram o indivíduo.
Este projeto possibilitará o resgate de uma cultura baseada em valores humanos, para que assim possamos evoluir.

OBJETICO GERAL
Proporcionar aos envolvidos a oportunidade de se achar bem consigo mesmo e com sua coletividade, em convivência harmônica e pacífica, resgatando valores como: sinceridade, responsabilidade, zelo, cidadania, senso de justiça e respeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Socializar conhecimentos científicos sobre a formação do caráter com os demais professores, alunos e direção por meio de encontros.
Formular ações dirigidas para cada valor à ser resgatado.
Promover a troca de experiências entre alunos , professores e comunidade.
Contribuir com o Programa Caráter Conta, que está inserido no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar.
Envolver toda a comunidade escolar nas atividades deste projeto.
Incentivar a reconstrução de uma cultura baseada em valores humanos.

METODOLOGIA:
Realizar encontros com os professores da Unidade Escolar para fazer o repasse do curso “ O Caráter Conta”.
Entregar aos professores, material escrito (xérox) sobre cada pilar do programa Caráter Conta.
Convidar professores e alunos para participares dos grupos de trabalho.
Elaborar plano de trabalho do grupo.
Promover eventos na escola envolvendo toda a comunidade, tais como teatro e gincanas
Realizar atividades como: filmes, dinâmicas, passeios, elaboração de murais.
- Zelar pelo patrimônio da escola e pelas pessoas que nela se encontram.

CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2008.

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será feita em cada reunião pedagógica do ano, assim como também nas reuniões dos grupos de trabalho.


1ª ATIVIDADE DO PROJETO : “GINCANA EU QUERO LIVRO”

PILARES: ZELO E CIDADANIA

Objetivos da gincana:
Arrecadar livros e recursos para a biblioteca da escola, envolvendo toda a comunidade.
Estimular o aluno a fazer a sua parte para melhorar a escola.

Metodologia:
Todas as segundas-feiras os alunos e comunidade em geral poderá fazer doação de latinhas de alumínio.As mesmas serão vendidas e o valor arrecadado será usado na reforma das mesas e bancos da biblioteca e na compra de exemplares novos.
Todos os dias os alunos e a comunidade em geral poderá fazer doação de: literatura infantil e juvenil (novos e usados), enciclopédia de pesquisa e gibis. Os livros farão parte do acervo da biblioteca e todos os alunos terão direito ao empréstimo.
Toda arrecadação é anotada pelas ATP’s, numa planilha específica para cada série, pois as mesmas estão concorrendo a um prêmio, que será dado para a turma que mais colaborar. O prêmio é simbólico: Um lanche especial.

Cronograma:
A gincana será realizada no período de 18 de março à 19 de maio de 2008.

GALERIA DE FOTOS:

Alunos fazendo a contagem das latinhas que trouxeram para a gincana.



A ATP Roseméri recebendo as doações e anotando a pontuação nas planilhas.



A ATP Mareli selecionando e exibindo os livros recebidos para posteriormente registrar e guardá-los na biblioteca.


A comunidade participa!
O aluno e sua mãe colaborando na doação de livros.


A professora Maria Janete auxilia as ATP’s na seleção dos livros trazidos pelos seus alunos, e fica feliz com o resultado da gincana, uma vez que ela faz parte do projeto.




E o resultado está aí! Livros, livros e livros!




Números da Gincana
Até a presente data arrecadamos:
436 Livros novos e usados
105 Gibis novos
850 Latinhas de alumínio
Imaginem quanto teremos arrecadado até dia 19 de maio, último dia da gincana?!
E os alunos já estão usufruindo...


Joinville, 28 de março de 2008


2ª ATIVIDADE DO PROJETO:

PEÇA TEATRAL
“ O SEU CARÁTER CONTA”


ATORES: Alunos do 2º04: Ana Karina Jansen, Sarah C.F. Cardoso, Rubia M. B. do Rosário, Maikon José da Costa, Driele M. de Souza, Jayne Souza, Franciele C. Tomio,, Matheus Aguiar ALves, Carlos Henrique da Costa, Thamara F.K. Dunzer, Francielle C. de Borba, Felipe Batista, Larissa M. Gattis, Jacqueline Débora Vieira e Evelym C. Custódio.

RESPONSÁVEIS:

PROFª:MARIA JANETE SALVADOR
ATP: ROSEMÉRI GESSER DA COSTA

OBJETIVO:
O objetivo principal é apresentar aos alunos os pilares do programa o Caráter Conta: Sinceridade, Responsabilidade, Cidadania, Respeito, Zelo e Senso de Justiça.
A peça exibirá situações que ocorrem no cotidiano da sala de aula e tentará de forma agradável mostrar que mudando de atitude, melhoramos nosso caráter e com isso podemos até mudar a vida de pessoas que convivem no mesmo meio.

A APRESENTAÇÃO FOI REALIZADA NO DIA 10/04/2008, NO PERÍODO MATUTINO.

FOTOS DOS ENSAIOS:


FOTOS DA APRESENTAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO:









TEATRO “ O CARÁTER CONTA”

A peça se inicia com a música tocando. Enquanto ela toca, os pilares vão entrando um a um (cada qual no seu tempo) com um cartaz na mão contendo perguntas sobre o caráter do público, e vão se colocando lado a lado no palco. (devem se movimentar de acordo com a música)

FRASES SUGERIDAS:
Pilar da Sinceridade: VOCÊ É SINCERO?
Pilar do Zelo: VOCÊ AJUDA AS PESSOAS QUANDO ELAS PRECISAM?
Pilar da Cidadania: VOCÊ É UM BOM AMIGO?
Pilar da Responsabilidade: VOCÊ SEMPRE FAZ O MELHOR QUE PODE?
Pilar do Respeito: VOCÊ JÁ AMEAÇOU OU BRIGOU COM UM COLEGA?
Pilar do Senso de Justiça: VOCÊ COSTUMA RESPEITAR REGRAS ?
Quando todos os pilares estiverem lado a lado, entra uma pessoa com um outro cartaz que diz: 2º ANO 04 APRESENTA “O CARÁTER CONTA !!!”. Então todos saem a música vai diminuindo devagar até acabar e toca o sinal da escola.
1º CENA: Logo após o tocar o sinal, os alunos entram com mochilas e cadernos, conversando. Alguns já arrumam as carteiras e se sentam enquanto outros ficam de pé batendo papo. Então entra a professora:
PROFESSORA: __ Bom dia crianças!
ALUNOS: __Bom dia.
A professora coloca seu material sobre a mesa (enquanto os alunos batem papo, lixam unhas, desenham, etc), pega então a chamada:
PROFESSORA: __ Atenção alunos, que vou fazer a chamada! Ela faz a chama e os alunos respondem, porém quando ela chama o Denis, ninguém responde, então ela chama novamente. E aí que ele (Denis) bate na porta e vai entrando dizendo:
DENIS: Oi sora! Dá licença aí, tô entrando.
PROFESSORA: Denis, Denis, como sempre atrasado! Você não conhece as regras desta escola?
DENIS: Regras? o Que é Isso(fala em tom irônico).
PROFESSORA: Por hoje passa, mas espero que seja a última vez, Sr Denis! E agora vire para frente e vê se não atrapalha a aula! (Acaba de fazer chama)
PROFESSORA: Abram os cadernos e escrevam a data de hoje, enquanto isso vou passar para ver suas tarefas. (então ela escreve no quadro a data, e sai de carteira em carteira com calma e olha as atividades de todos os alunos, deixando por último o Denis.)

PROFESSORA: Denis, cadê a sua tarefa?
DENIS: O professora, essa é uma história bem triste.
PROFESSORA: AH É? To Loca prá pra ouvir, e a sala também, eu aposto!
ALUNOS: É isso aí, sora!
Com certeza!
Ah, dessa vez eu quero ver!
Ih, o Denis se ferrou!
PROESSORA: Vamos Denis, estamos anciosos!
DENIS: Sabe o que é sora, ontem eu tava lá mesa da cozinha tomando meu café da manhã e fazendo a minha tarefa.
PROFESSORA: Ah Já sei, aí você derramou café na sua tarefa...(tom irônico)
DENIS: Antes fosse, sora. Sabe sora, eu tenho um cachorro chamado TODY, e quando eu tomo café ele fica lá do meu lado esperando que eu jogue uns restinhos prá ele, e não dá pra da bobeira, se não ele rouba o lache da gente. Então A verdade é que apareceu o toby e comeu a minha tarefa. Bom eu queria mudar o canal da televisão, mas não podia deixar o lanche na mesa, se não o TODY ia pegar, então levei comigo. E nesse tempo me distraí com o desenho, e quando eu voltei pra mesa cadê a minha tarefa? fIquei maluco, procurei por tudo, perguntei pra minha mãe, mas ninguém sabia. Então lembrei do TODY. Foi atrás dele, e lá estava minha tarefa! Na boca do TODY. Acho que ele pensou que era comida. Eu chamei ele, pedi para me dar, mas ela tava furioso, ficava rosnando, e quando tentei pegar a força ele me atacou, quase me mordeu, e minha tarefa ficou despedaçada. Então não deu tempo de fazer outra, a senhora entende, né?
AMIGA(Fran): __ Peraí Denis, TODY não era aquele seu gatinho que fez xixi na sua tarefa e que morreu atropelado na semana passada?
DENIS: __ Cala a boca o sua... Não é nada disso, o meu gato era TEDY. (fala isso em meio duvidoso e com raiva da amiga).
PROFESSORA: Denis, Denis, você sabe que a mentira tem pernas curtas, eu ainda vou descobrir a verdade!
(começa uma musica: AÍ A CENA FICA CONGELADA. Entra o pilar da Sinceridade:
PILAR DA SINCERIDADE -ANA KARINA: Vocês viram o que o Denis fez? Ele Chegou atrasado e depois mentiu para a professora sobre a tarefa. Isso com certeza não é atitude de uma pessoa de bom caráter. Para se ter um bom caráter você precisa ser SINCERO! E você pode começar isso agora:
Seja Honesto sempre, Não engane, não roube, Faça mesmo aquilo que disse que iria fazer para ganhar a confiança das pessoas e tenha CORAGEM PRA FAZER O QUE É CERTO!.

(toca musica e o pilar sai)
2º CENA: Assim que o pila0,50cmr sai, a cena descongela e continua a aula. A professora volta para o seu lugar.
PROFESSORA: Muito bem crianças, a tarefa de vocês agora é escrever um texto so..
ALUNOS: Ah sora, um texto, não!
PROFESSORA: Eu ainda não terminei! Quero que vocês escrevam um texto pequeno dizendo o que vocês pensam sobre a MENTIRA. E quero silêncio na sala por favor! ( e vai se sentar)
Nesse momento, O Denis pega a caneta da colega sem pedir, e começa uma pequena confusão:
AMIGA(Fran): Denis essa caneta é minha! Me dá aqui.
DENIS: Não do, não do...
AMIGA: Sora, o Denis pegou a minha caneta e não quer me devolver.
PROFESSORA: Denis, quando a gente pega algo sem pedir, é mesmo que se a gente estivesse roubando. Então devolva a caneta!
DENIS: Eu não peguei nada, foi ela que me emprestou, sora!
AMIGA: (quase chorando) não é verdade sora, ele veio aqui na minha carteira e pegou. Né (amigo do lado)
AMIGO (Felipe): É isso aí, eu vi tudo, o Denis pegou.
OUTROS AMIGOS: ele sempre faz assim, e depois diz que não fez.
PROFESSORA: Denis é a última vez que peço, devolva a caneta. Caso contrário vou levar vc para a direção!!!
DENIS: Ta, ta, ta, (com raiva) pega essa caneta aí, engole ela.(joga a caneta).
(começa uma musica: AÍ A CENA FICA CONGELADA. Entra o pilar do RESPEITO)
PILAR DO RESPEITO – RUBIA: Viram o que aconteceu nessa sala?(espera o público) Foi certo o que o Denis fez?(espera o público)
Claro que não! Não podemos pegar as coisas sem pedir para as pessoas, e mais que isso, não basta pedir... A pessoa tem que autorizar, tem que deixar a gente usar. Precisamos
Respeitar as Pessoas isso é atitude de quem tem BOM CARÁTER. Você deve fazer a sua parte para melhorar este mundo: Seja tolerante as diferenças, considere o que os outros sentem, NÃO AMEACE, NÃO AGRIDA E NEM MACHUQUE NINGUÉM! Tente usar a tranquilidade para lidar com a raiva e com os desacordos. ISSO É RESPEITO!!!!
(toca a música e o pilar sai)
3ª CENA: Assim que o pilar ai e a música acaba, a cena se descongela e a aula continua. Então bate o sinal para a 2ª aula. Os alunos já se levantam, conversam e nem escutam quando a professora diz:
PROFESSORA: Tchau crianças, até amanhã.
Então entra o professor:
PROFESSOR: __ Bom dia!
(e vai para a mesa arrumar seu material enquanto os alunos se ajeitam).
PROFESSOR: __ Conforme combinamos na aula passada, hoje é o último dia para entregar os trabalhos de matemática. Então as equipes por favor me tragam.
( duas equipes vão até o professor e entregam um cartaz enquanto a equipe do Denis discute).
AMIGO(Felipe):__ E aí cara cadê o nosso cartaz?
DENIS: __Cartaz, que Cartaz?
AMIGA(Fran): __ Para de brincadeira! Dá aí o nosso cartaz!
DENIS: __ Tu tá vendo algum cartaz aqui? Tá Maluca? Eu não trouxe o Cartaz?
PROFESSOR: O que tá havendo aí nesse grupo?
AMIGA(Fran): __ Professor, na outra aula eu e o _______________, fizemos toda a pesquisa, escrevemos nos cartaz, e o Denis ficou RESPONSÁVEL de fazer os dezenhos. Só que ele não trouxe o trabalho, nem lembrava que ele existia.
AMIGO(Felipe): __ Por isso eu não gosto de trabalho em grupo, sempre tem um engraçadinho que não tem responsabilidade!
PROFESSOR: __ Denis, o que você me diz sobre isso?
DENIS: __ Nada, sor. Só que eu esqueci que hoje era pra entregar. pô! Agora ficam aí estressando o cara. Assim eu não consigo aprender!!!
(toca a música e o pilar sai)

(começa uma musica: AÍ A CENA FICA CONGELADA. Entra o pilar da Responsabilidade:
PILAR DA RESPONSABILIDADE – JAINE: Vocês viram o que o Denis fez? Ele ficou responsável por fazer os desenhos no trabalho da sua equipe, mas não fez. Com isso sua equipe vai ganhar uma nota baixa, isso se ele entregar o cartaz na 2ª data que o professor deu. Isso é o que chamamos de IRRESPONSABILIDADE. Uma pessoa de bom caráter não age desta forma. E você pode ser uma pessoa responsá(toca a música e o pilar sai)
vel, é só começar: Faça sempre o que deve ser feito, faça sempre o melhor que puder, seja responsável pelas escolhas que você fizer, e SEJA PERSISTENTE NUNCA DESISTA.
(toca a música, o pilar sai e a aula descongela)
4ª CENA:
OUTRA AMIGA : __ Professor, posso ir no banheiro?
PROFESSOR: __ Vai, mas seja rápida.
PROFESSOR: __ Em consideração aos seus colegas Denis, vou lhe dar a chance de entregar este trabalho amanhã. Mas sem falta. E agora abram o livro na página 75 e em silêncio façam uma leitura do conteúdo, daqui 10 minutos, iremos conversar a respeito dele.
Nesse momento, enquanto todos estão lendo, Denis liga o som do celular para ouvir uma música. Os amigos ficam indignados e olham para ele com raiva.
PROFESSOR: __ Mas o que é i0,50cmsso? Quem está com o celular ligado?
ALUNOS: __ É o Denis professor.
O Denis se levanta e dança a música, e seus amigos dão risadas.
PROFESSOR: Denis, AS REGRAS da escola são claras. É proibido usar celular em qualquer ambiente da escola. Então desliga e guarde!
DENIS: __ Pera aí sor, eu adoro essa música!
PROFESSOR; Denis, vc passou do limite, me dê esse celular! (pega o celular e coloca na mesa) Agora ele vai ficar com a direção da escola, e seus pais terão que vir busca-lo.
Vocês sabem também que tudo o que vocês trazem pra escola: celular, mp3, mp4, bola, baralho, figurinhas, etc. é de responsabilidade de vocês. A escola não se responsabiliza por roubos ou danos nesses aparelhos. Então é bom ficar ligado!
AMIGA(Fran): Professor, vc viu que Denis tá sem uniforme?
PROFESSOR: È verdade. Mas fiquem vcs sabendo que a direção já está providenciando camisetas brancas para os alunos que não tem e também para aqueles que não usam.

(começa uma musica: AÍ A CENA FICA CONGELADA. Entra o pilar da Senso de Justiça)
PILAR DO CENSO DE JUSTIÇA- SARAH : Celular ligado na sala? Vir sem uniforme? Isso está correto? (espera o público) Claro que não! Todo lugar onde existem várias pessoas convivendo juntas, precisa ter regras. e as pessoas tem o DEVER de respeitá-las. Quando isso Acontece dizemos que a pessoa tem SENSO DE JUSTIÇA, ou seja, está fazendo o que é justo para todos. E você também pode ser uma pessoa justa. Basta agir de acordo com a regras, aguardar sua vez para ser atendido, compartilhar aquilo que sabe, escutar os outros e não tirar vantagem sobre as outras pessoas!!
( toca a música, o pilar sai e a aula continua )
5ª CENA:
PROFESSOR: Agora que já leram o conteúdo da página 75, tentem fazer os exercícios da página 76. Enquanto fazem isso, vou olhar os trabalhos que me entregaram.
A Fran e o Felipe trocam idéias, um tenta ajudar o outro mas não conseguiram entender o exercício, ficam perdidos (cara de preocupados e tristes). O Denis, porém, compreendeu o assunto e rapidamente termina os exercícios)
DENIS: __ Acabei! Acabei, acabei, ha,ha,ha!
AMIGA(Fran):__ Pô Denis vc já terminou!
DENIS: __ Claro era Facinho!
AMIGA(Fran): __ Então ajuda a gente, porque nós não entendemos (falando dela e de Felipe).
DENIS: __ Ha, Ha! Tô fora. Isso é coisa pro sor e não pra mim.
AMIGO (Felipe): __ Pô cara, mas o sor tá ocupado e vc é nosso amigo, bem que podia ajudar!
DENIS: __ Amigo é? Agora eu sou Amigo! Antes, o Denis ta bagunçando, o Denis tá mentindo, o Denis não fez o trabalho, o Denis, o Denis, o Denis!!!!?????
AMIGA(Fran): __ Uma coisa não tem nada a ver com a outra, Denis. Você é nosso amigo sim, mas anda fazendo coisas erradas e precisamos falar!
AMIGO(Felipe): __ Agora já que você sabe este assunto (livro), ajuda a gente, vai!?
DENIS: __ Nananinanão. Vocês que se virem.

(começa uma musica: AÍ A CENA FICA CONGELADA. Entra o pilar do zelo:
PILAR DO ZELO – MAIKON : Será que tá certo o que Denis está fazendo? (espera o público). Claro que não. A Amizade é tudo de bom nas nossas vidas, e por isso temos que ZELAR por ela. Quando estamos em apuros procuramos nossos amigos e eles nos ajudam, então devemos ajuda-los também. Uma pessoa de bom caráter é GENTIL, é COMPASSIVO E DEMONSTRA QUE SE PREOCUPA COM OS AMIGOS E COM AS PESSOAS ,SABE AGRADECER E AJUDA AS PESSOAS EM NECESSIDADE!!! SEJA VOCÊ TAMBÉM!
(toca a música o pilar sai e aula continua)
6ª CENA: Bate o sinal para a troca de professores: sai o professor e entra a professora novamente.
PROFESSORA:__ Olá crianças, voltei! (vai até a mesa e larga seus materiais) Vamos continuar o texto sobre a MENTIRA que começamos na aula passada.
( todos começam a escrever, Denis aponta o lápis no chão, alguns jogam papel de bala no chão, outros amassam folhas de papel e jogam no chão, o Denis joga uma bolinha na sua amiga do outro lado)
AMIGA DO OUTRO LADO: __ Professora alguém jogou uma bola de papel na minha cabeça.
DENIS: __Foi o (nome do Felipe na peça) eu vi sora!
AMIGO(Felipe): __ Eu não sora, para de mentir Denis!
PROFESSORA: __ Quem jogou por favor vá ajuntar!
(ninguém se prontifica a ajuntar, então a professora se levanta e olha a sala, e percebe o tamanho da bagunça)
PROFESSORA: __ Gente isso nem parece uma sala! olhem ao redor quanta sujeira. Até parece que vivemos no tempo das caverna, onde não se conhecia o lixeiro! Vamos lá, cada um ajunta os papeis em volta da sua carteira. vamos, vamos!
(os alunos começam a juntar, porém Denis empurra com o pé, os seus para as carteiras dos outros. Mas a professora vê)
PROFESSORA: Denis Pare com isso! Vamos colaborar, ajunte esses papeis e coloque-os aqui no lixeiro(lixeiro na mão da professora)
DENIS: Eu não. Esse não é meu trabalho! pra que a escola tem tias da limpeza?

(começa uma musica: AÍ A CENA FICA CONGELADA. Entra o pilar da cidadania:
PILAR DA CIDADANIA – FRANCIELE: Nossa escola é pública, você sabe o que isso significa?(espera o publico) Significa que ela é todos os cidadãos. e é Nosso DEVER cuidar dela e fazer sempre o melhor para ela. EXERÇA SUA CIDADANIA, FAÇA SUA PARTE PARA MELHORAR SUA ESCOLA E SUA COMUNIDADE, COOPERE COM AS PESSOAS E PARTICIPE DOS EVENTOS QUE A ESCOLA REALIZA.
SEJA UM BOM VIZINHO, ALUNO E AMIGO!
(toca a música o pilar sai.)
BATE O SINAL E A AULA ACABA!
PROFESSORA:__ TCHAU CRIANÇAS ATÉ AMANHÃ.
ALUNOS DIVERSOS (JÁ SAINDO): __ TCHAU SORA
(TODOS SAEM DE CENA)
(Toca a música do início e os pilares vão entrando um a um, depois entram os alunos um a um e os professores e agradecem o público.)
FIM...

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: