ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
MONSENHOR SEBASTIÃO SCARZELLO
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
“O CARÁTER CONTA”
16/03/2006
- Durante reunião pedagógica foi repassado aos professores o significado do Programa o Caráter Conta.
- Ficou decidido que em momentos posteriores seria debatido sobre o assunto.
- Foi entregue um xerox com explicações sobre as seis colunas (sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo, cidadania).
10/04/2006
- A biblioteca da escola foi decorada nos tons azuis (representando a sinceridade) para que os professores da EPI (Escola Pública Integral) tomassem conhecimento do cronograma do Programa O Caráter Conta.
- Receberam mensagens, xerox do cronograma.
- Foram instruídas sobre como trabalhar os projetos que elaborarem baseados sempre no Cronograma.
- Foi feita uma dinâmica que prestigiou a confiança.
- Também foi lembrado aos professores para que não esquecessem as cores dos Pilares no momento em que cada um for trabalhado.
12/04/2006
- Foram realizadas as mesmas atividades, descritas acima, com os professores de 4ª à 8ª série.
17/04/2006
- Novamente foram reunidos os professores da EPI.
- Decidiu-se por dar aos professores de Filosofia a incumbência de trabalhar com os alunos de 1ª à 3ª série o Programa O Caráter Conta.
- Os demais professores serão os assessores, onde em cada momento oportuno reforçarão o trabalho desenvolvido.
- No dia 31 de maio, data da culminância dos trabalhos realizados (1º Pilar / Sinceridade), será feita exposições e apresentações de tudo o que foi feito durante a 1ª Etapa do Programa.
- Cada série será encarregada do Mural, por uma semana:
· 02/05 à 05/05 – 3ª série
· 08/05 à 12/05 – 2ª série
· 15/05 à 19/05 – 1ª série
20/04/2006
- Reunião com os professores de 4ª à 8ª série para continuar os estudos sobre O Caráter Conta.
- Nas 4ªs séries as professoras trabalharão O Programa O Caráter Conta nas aulas de Ensino religioso.
- De 5ª à 8ª série houve um sorteio, onde um professor ficou responsável por uma série:
· 5ª série – Professora Lílian (Inglês)
· 6ª série – Professora Nair (Geografia)
· 7ª série – Professora Ieures (Artes)
· 8ª série – Professora Nilsa (Português)
- No próximo trabalho outros professores serão sorteados.
- Também serão responsáveis pelo Mural:
· 22/05 à 26/05 – 4ª série
· 29/05 à 02/06 – 5ª à 8ª série
- No dia 31 de maio haverá a Culminância com exposição e apresentação dos trabalhos realizados.
Observação: Já está agendado para o dia 29 de maio encontro com as professoras da EPI para organizar o próximo Pilar a ser trabalhado.
Para o dia 01 de junho a parada será para os trabalhos com os professores de 4ª à 8ª série.
Valdete Maria da Rocha – Orientadora Educacional
Joinville, 24 de abril de 2006.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
MONSENHOR SEBASTIÃO SCARZELLO
Relatório de atividades desenvolvidas
O CARÁTER CONTA / SINCERIDADE
EPI / Escola Pública Integral
- Apresentação do Pilar: colocar tinta azul numa garrafa com água.
- Confecção do mural: mãozinhas com a cor azul.
- Visita a sala dos professores decorada com a cor azul.
- Construção de frases sobre o tema.
- Fábula de Esopo: “A raposa e a cegonha”.
- Estória da coleção Construindo Valores: “Dizendo sempre a verdade”.
- Construção de um texto sobre caráter: “O que é ter um bom ou mau caráter”.
- Amigo secreto: entregar um cartão ao amigo confeccionado na cor azul.
- Trabalho com a águia, explorando a frase.
- Trabalho com a serpente, explorando a frase.
- Confecção da serpente.
4ª série
Trabalhando a SINCERIDADE através de:
- Acrósticos
- Poesias
- Paródias
- Cartazes
5ª à 8ª série
Atividades desenvolvidas pelos alunos da 8ª série 01:
Dramatizações:
- Sinceridade
- Fica decretado
- O galo e a pérola
Obs: Textos em anexo. Também foram confeccionadas lembrancinhas com frases sobre a sinceridade e entregues no dia da apresentação.
Atividades desenvolvidas pelos alunos da 8ª série 02:
Dramatização:
- Burro com pele de leão
- Se o rato não quer ser leão
- O homem e o livro
Obs: Textos em anexo. Também foram confeccionadas lembrancinhas com frases sobre a sinceridade e entregues no dia da apresentação.
ANEXOS
Fica decretado - Thiago de Melo
Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa.
Homem, que fazes tu? - Eugenio de Castro
Murmúrio de água na clepsidra gotejante,
Lentas gotas de som no relógio da torre,
Fio de areia na ampulheta vigilante,
Leve sombra azulando a pedra do quadrante,
Assim se escoa a hora, assim se vive e morre...
Homem, que fazes tu? Para quê tanta lida,
Tão doidas ambições, tanto ódio e tanta ameaça?
Procuremos somente a Beleza, que a vida
É um punhado infantil de areia ressequida,
Um som de água ou de bronze e uma sombra que passa...
Burro com pele de leão / Esopo
Um Asno, tendo colocado sobre seu corpo uma pele de Leão, vagou pela floresta, e divertia-se com o pavor que provocava nos animais que ia encontrando pelo seu caminho.
Por fim encontrou uma Rapôsa, e tentou amedrontá-la também. Mas Rapôsa tão logo escuta o som de sua voz, exclama:
Eu provávelmente teria me assustado, se antes não tivesse escutado seu zurro.
Moral da História:
- Um tolo pode se esconder com belas roupas, mas suas palavras dirão a todos quem na verdade é.
- Não adianta enganar, a mentira tem perna curta, pois a verdade sempre aparece.
Textos produzidos pelos alunos, a partir das fábulas
O homem e o livro
Certa vez um analfabeto recebeu como herança um valioso livro. Ele então, admirou-o e reconheceu sua beleza. Embora fosse analfabeto não desprezou o livro e pensou que as pessoas que soubessem ler precisariam muito de um livro tão valioso.
Em seguida, tomou o livro e levou-o à livraria mais próxima com a intenção de trocá-lo para que o livro fosse aproveitado por quem soubesse ler.
Ao chegar à livraria, pronunciou-se:
- Parece-me um livro de muito valor; contudo, ficaria muito mais feliz se fosse uma moeda de prata, pois não sei ler e não posso impedir que outras pessoas o leiam.
A balconista ficou comovida com a honestidade daquele homem tão simples, analfabeto, porém sábio em sua decisão, que aceitou a troca por julgá-la justa.
Moral: A sinceridade é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter.
Alunos: Bianca, Jéssica, Aniela, Jean, Eduardo, Diego, Jenifer, Aline, Álvaro, David, Valdir e Lisley.
Professora: Nilsa
Série: 8ª02
Sinceridade
Depois de muitos anos de vida, tio Francisco sabia que não tinha muito tempo de vida, então foi ao encontro de sua sobrinha e disse:
- Eu sei que não tenho muito tempo de vida, por isso vou lhe
conceder meu bem mais valioso, meu livro.
- Mas tio, eu não sei ler.
- Sei que você fará bom proveito. O tio morre (tem um ataque).
A empregada chama a ambulância e levam seu tio.
Diante deste acontecimento a analfabeta vai até a livraria mais
perto. Uma funcionária lhe cumprimenta:
- Boa tarde.
- Boa tarde. Eu herdei este valioso livro e queria traça-lo por uma moeda.
- Vai querer apenas uma moeda por este valioso livro?
- Sim, eu utilizarei melhor a moeda.
A analfabeta pega a moeda em troca do livro e sai dando pulos
de alegria.
Alunos: Elisa, Roger, Miguel, Beatriz, Bianka, Ebenézer, Jonicler e Maicom.
Professora: Nilsa
Série: 8ª01
O rap sincero
Esse é o rap sincero, vou lhe mostrar o que quero
Vou chegar na moral
Assim que é legal
Ser sempre sincero é que quero.
Então através do meu som
Quero passar tudo de bem
Percorrer as quebradas
Mas sem sair do tom.
A sinceridade é prioridade
O nosso rap só vai falar a verdade
A sinceridade é uma verdade
Que nunca nos exclui da sociedade
A maior virtude de um homem está no coração
A sinceridade nunca nos deixa na mão.
Através de meu som
Quero passar tudo de bom
Percorrer as quebradas
Mas sem sair do tom.
Da licença truta
Aqui é o rap não o crime
Não vim trocar tiro
Vim falar de um mundo livre
Guarde sua maldade
Descanse seu calibre
É tudo nosso, irmandade
Nós somos do mesmo time
Sempre usei a rima como maneira positiva
Não vai ser agora
Que vou trocar de camisa.
Senti a batida que foi feita pra você
A sinceridade você tem que aprender
A sinceridade você não vai esquecer
Assim eu me disperso
Ensinando você.
E assim nos despedimos agitando você
O nosso rap você não vai esquecer.
Alunos: Ebenezer, Kleber, Eduardo, Miguel, Diego, Rodrigo, João e Jonicler / 8ª 01
Sinceridade na moda
Desde os tempos mais primórdios
A mentira tava aí
Destruindo as famílias
Que mentira, que mentira.
Essa mentira é safada
Ta na boca de qualquer um.
Mas isso vai ter que acabar
Sinceridade vai te ajudar.
Refrão: Sinceridade é legal
Sinceridade ta na moda
Quem é sincero pra valer
Tem amigos pra dar e vender.
Se você quer ter um amigo
Você não pode vacilar
A mentira tem perna curta
Sinceridade vai te ajudar.
A mentira é uma coisa bem chata de se falar
Se você não quer ser um bobão
Sinceridade no coração. (2X)
Mas é bonita e é bonita
SINCERIDADE PRO RESTO DA VIDA.
Outras atividades:
- Instalação no pátio. Feitas a partir de discos pintados de azul.
- Mural com as fotos batidas durantes as apresentações dos alunos.
- Teatro feito pelos alunos da 5ª série onde a lição de moral foi: O dinheiro não traz felicidade! Devemos ser sinceros! Somente sendo sinceros, seremos verdadeiramente felizes.
- Teatro feito pelos alunos da 6ª série:
· Quem mente bem, castigo tem
· O pássaro azul
- Dinâmicas
- Palestra feita pela Sra Terezinha para os alunos de 4ª, 5ª e 6ª série do período matutino enfocando o tema central do 1º pilar: a sinceridade.
Programa de apresentação dos trabalhos desenvolvidos sobre a SINCERIDADE:
- Canto pelos alunos da 1ª série: Herdeiros do futuro
- Quem canta seus males espanta. Alunos da 2ª série cantam a música As vogais.
- Para demonstrar o envolvimento de nossos alunos com o primeiro pilar que é a Sinceridade, os alunos da 6ª série 02 encenam: Quem mente bem, castigo tem. Encenarão também: Pássaro sem cor.
- Alunos da 8ª 01 com: Sinceridade ta moda.
- E a sinceridade continua com mais um grupo de alunos da 8ª 01: Rap Sincero.
- Nesse clima onde só a verdade predomina, um grupo de alunos da 8ª 02 encenarão a peça: O Birolho.
- Continuando com o Funck da sinceridade, com um grupo de alunas da 8ª 01.
- E, agora, mais um grupo apresentando uma peça produzida por alunas da 8ª 01: A mentira.
- Encerrando a apresentação, um grupo de alunos da 8ª 02 cantando a música: O caráter conta.
Trabalhando o 3º Pilar
Paródia: Responsável “RPV”
Professora: Maristela Skibinski da Silva
Turmas: 2ª 01 e 02
RESPONSÁVEL
Meu pensamento vai até onde dá,
Meu pai me chama outra vez,
Não vou desperdiçar o meu futuro e sua paz
Com esse seu jeito de ser
Vou te escutar mesmo estando longe daqui
Se fecho os olhos já estou pensando em ti
SOU RESPONSÁVEL porque escuto o meu pai...
SOU RESPONSÁVEL vou respeitá-lo mais e mais...
SOU RESPONSÁVEL porque eu penso no que fiz...
SOU RESPONSÁVEL porque não faço sem pensar...
SOU RESPONSÁVEL é porque você me conhece muito bem.
Alunos: Ebenezer, Kleber, Eduardo, Miguel, Diego,
Rodrigo, João e Jonicler / 8ª 01
Sinceridade na moda
Desde os tempos mais primórdios
A mentira tava aí
Destruindo as famílias
Que mentira, que mentira.
Essa mentira é safada
Ta na boca de qualquer um.
Mas isso vai ter que acabar
Sinceridade vai te ajudar.
Refrão: Sinceridade é legal
Sinceridade ta na moda
Quem é sincero pra valer
Tem amigos pra dar e vender.
Se você quer ter um amigo
Você não pode vacilar
A mentira tem perna curta
Sinceridade vai te ajudar.
A mentira é uma coisa bem chata de se falar
Se você não quer ser um bobão
Sinceridade no coração. (2X)
Mas é bonita e é bonita
SINCERIDADE PRO RESTO DA VIDA.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
MONSENHOR SEBASTIÃO SCARZELLO
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
NO 2º SEMESTRE DE 2006
PROGRAMA
O CARÁTER CONTA
“Para que a escola se transforme em um espaço democrático e cooperativo, pautado por relações éticas, é preciso criar situações e vivências que favoreçam a participação, o respeito à diversidade dos indivíduos e dos grupos. Assim, é importante trabalhar O Programa – O caráter conta, a partir de situações concretas do cotidiano escolar, das relações que os professores e funcionários têm a oportunidade de compartilhar com os educandos.”
PROGRAMA “O CARÁTER CONTA”
C I D A D A N I A / Z E L O / S E N S O D E J U S T I Ç A
4ª SÉRIE 03
Professora: Shirley
Perceber várias formas de serem melhores em suas vidas, através de palavras e ações exercitando a cidadania, o zelo e o senso de justiça, tendo cuidado para não prejudicar as outras pessoas e demais seres vivos, nem a comunidade, o patrimônio, o planeta e o futuro.
ATIVIDADES nº 01
TEXTOS UTILIZADOS
Texto a Terra esta doente / Suplemento Infantil do Jornal Folha de São Paulo de 24 de agosto de 2004.
S. O. S. Terra / Toda Mafalda. Quino. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
Florestas para curar o Planeta / Suplemento Infantil do Jornal O globo de 11 de agosto de 2002.
DESENVOLVIMENTO
- Procure em jornais e revistas reportagens sobre estes assuntos.
- Troque idéias sobre o material recolhido. Selecione a imagem e o texto mais interessantes e faça comentários.
- Apresentação dos trabalhos em sala.
- Depois da apresentação, discutir com a classe os problemas que foram denunciados e pensar em soluções que podem ajudar a todos e ao planeta.
ATIVIDADE Nº 02
Zezé / O meu pé de laranja – lima, 22ª ed. São Paulo, Ed. Melhoramentos, 1974.
DESENVOLVIMENTO
- Discussão geral sobre o texto.
- Quando você faz alguma coisa que é considerado “mau comportamento”, como seu professor reage? Como seus pais reagem? Como você acha que eles deveriam reagir?
ATIVIDADE Nº 03
A velha contrabandista / Para gostar de ler, vol.8. São Paulo, Ed. Ática, 1987.
DESENVOLVIMENTO
- Impostos cobrados no Brasil (a que se destina)
Impostos Federais
· IR
· ITR
· IPI
Impostos Estaduais
· ICMS
· IPVA
Impostos Municipais
· IPTU
· ISS
- Carga Tributária
· Pesquisar impostos embutidos em diversos produtos
· Síntese
· Experiências
Discussão em classe:
- “No Brasil, muitas pessoas se vangloriam de burlar a lei. O que você acha desta atitude?”
- “A ação humana deve-se pautar pelo princípio da universalidade, ou seja, ao agirmos, devemos considerar se nossa ação poderia ser uma ação de todas as pessoas.”
- “As idéias de justiça e de valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se transforma.”
"É preciso trabalhar na perspectiva das potencialidades e das possibilidades , sendo necessário dialogar com o sujeito e com a situação para se encontrar ou construir as respostas e soluções adequadas em diferentes contextos. Devemos ser tratados e considerados como sujeitos de direito e como protagonistas de nossa história e de nosso destino"
É preciso que a escola trabalhe com os professores, pois a melhoria da sociedade só pode ser alcançada por meio de indivíduos mais úteis aos seus semelhantes.
O tema proposto foi: RELACIONAMENTO.
- Professor X aluno
- Professor X Professor
Convidado para dirigir os trabalhos: Professor Francisco Austregésilo de Oliveira Coordenador do Ensino Médio (ACE).
· Apresentação de Slides
· Cartazes
· Dinâmicas Variadas
· Troca de Experiência
Ainda dentro do Programa “O caráter conta, o serviço de Orientação desta Unidade de Ensino, acredita que uma das melhores formas de esclarecer dúvidas e encontrar alternativas de ajudar os alunos no exercício pleno de cidadania, senso de justiça, responsabilidade, respeito, responsabilidade e zelo é contar com o apoio dos pais.
Com base neste objetivo e com o apoio da senhora Terezinha Leal Ledoux, foi lançado o projeto que leva o nome !A Arte de Bem Viver, na qual o assunto principal é a relação entre pais e filhos.
Houve 04 encontros em 2006 e a partir do início do ano letivo de 2007, haverá um encontro por mês.
Os temas tratados em 2006 foram:
- Para amar o próximo temos que primeiro amar a nós mesmos.
- Perdoar, perdoar sempre.
- Para mudar os outros, devemos mudar primeiro à nós mesmos.
- Aceitas as pessoas como elas são.
- Evitar falar sobre assuntos negativos.
- Precisamos aprender a ceder o suficiente para tornar a convivência agradável.
- Ver a vida de forma diferente, nem sempre tudo é tão ruim como parece.
- Agradecer a Deus diariamente.
- Aprender a valorizar as pequenas coisas, os pequenos gestos.
- A difícil arte de criar seus filhos – podemos educar os filhos de tal forma que eles possam educar seus filhos melhor ainda e estes a seus filhos e assim quem sabe, melhorar o mundo.
Em várias datas comemorativas, é importante preservar nas atividades desenvolvidas os pilares de sustentação o Programa “O caráter conta” pois nossa relação com o outro (amigo, membro da família, vizinho, educador...) só é possível quando partilhamos com esse outro as nossas dúvidas, nossos dilemas, nossas escolhas, nossas alegrias ou tristezas ou quando permitimos que esse outro nos ajude a refletir sobre as escolhas e decisões a serem feitas.
Algumas atividades desenvolvidas, onde houve uma procura constante do razoável, da harmonia e do bem comum.
- Festa Junina
- Dia do Folclore
- Visita a Prefeitura Municipal de Joinville
TRABALHANDO JUSTIÇA, ZELO E CIDADANIA / 2ª01 e 2ª 02
Professores responsáveis: Maristela, Ieures e Jurema
Objetivo: Cantar o Hino Nacional compreendendo o seu significado, pois na época em que foi criado era esse o vocabulário usado.
Desenvolvimento: Na semana do dia do soldado, foi retomado o os trabalhos do Programa “O caráter conta”, desta vez tendo como suporte os pilares de Senso de Justiça, Cidadania e Zelo. A primeira atividade realizada foi o canto do Hino Nacional, onde foi sentido muita dificuldade para entendê-lo.
Passou-se então, à pesquisa sobre o significado das palavras necessárias para interpretar cada frase ou estrofe e, assim, reescrevemos todo o hino.
Para um maior entendimento, durante as aulas de Artes, a interpretação foi realizada através de desenhos de cada estrofe.
Nos debates realizados em sala percebeu-se o quanto o autor do hino “Joaquim Osório Duque Estrada”, apesar de tê-lo escrito no ano de ....., já sonhava com um Brasil que todos os brasileiros, ainda nos dias de hoje, sonham.
E, esperançosos de que isto aconteça, sofremos ao ver o desrespeito cada vez maior com nossa Pátria Mãe Gentil, onde cada vez mais é deixado para o lá o senso de justiça, o zelo e , principalmente a cidadania. Porém ainda, canta-se com a mão no peito, os olhos fechados, a voz forte:
“Mas se regues da justiça, clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora,
A própria morte...”
Esse trabalho foi apresentado pelos alunos da 2ª série 01 e 02 para todos desta Unidade Escolar na Semana da Pátria. Foi cantado e apresentado cada estrofe do Hino através de cartazes ilustrativos representando o seu significado.
TRABALHANDO SENSO DE JUSTIÇA / 3ª série 01, 02 e 03
Professora responsável: Denise Martins
Disciplina: Filosofia
Desenvolvimento;
- Fábula O preço do amor do livro “Magia das Virtudes”
- Após leitura debate sobre o tema apresentado no livro
- Pesquisar e discutir sobre: O que é justiça? Como utilizar o senso de justiça?
- Confecção de cartazes e desenhos após concluído os debates.
ALGUMAS FOTOS DAS ATIVIDADES