Projeto "Resgatando valores"
Turmas: 1ª Série 01 e 02
Professoras: Marise Montibel, Marileni Rosário de Borba, Juçara Agostinho (Artes), Maria Clarisse Hack Machado e Antonhinha Bender Fernandes (Educação Física)
Justificativa:
As crianças aprendem muito desde cedo, sobre o mundo, fazendo perguntas, ouvindo fatos e histórias na escola e fora dela. Construindo sua visão de mundo diariamente junto com seus familiares, amigos, assistindo TV, vídeos, brincando na rua. Vivenciam muitas experiências e interagem contextualizando conceitos, gostos e costumes. Formam suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que as cercam.
Será trabalhado o tema "Os valores", na primeira série de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Através do resgate de valores, baseado no Pilares do Programa Caráter conta”, levar a criança a Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social através das regras de conduta, atitudes corretas, formulando perguntas, imaginando soluções para compreender o que se passa na escola e fora dela, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer a importância dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta” como essenciais para uma boa convivência em sociedade.
* Conhecer experiências positivas através de filmes, histórias, livros infantis que falam sobre os valores;
* Coletar dados com a família sobre situação do seu dia a dia: ações de responsabilidade, zelo, justiça, cidadania, sinceridade, respeito.
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso ter valores na sua vida.
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Estabelecer regras para os jogos e atividades na escola: como esperar a vez .
Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Filmes
Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* * Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
Avaliação:
A avaliação será realizada a partir do interesse e cumprimento das atividades feita pelos alunos.
Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do que foi aprendido e do que é difícil entender
Cronograma: todo o ano.
Desenvolvimento das atividades:
O projeto O Caráter conta pode ser desenvolvidos em atividades como contação de histórias, questionário para as famílias, observações dentro da escola, comportamento dos alunos, cumprimento das metas
Observando o interesse das crianças pode-se propor ao grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem é socializado .Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Poderão confeccionar cartazes e murais.
Os murais ou cartazes valorizam a atividade do aluno, chamando a atenção dos pais e dos outros alunos e professores da escola.
Alunos da 1ª série com a professora Marise Montibeler
Atividade da professora Marise Montibeler com os alunos da 1ª série sobre higiene pessoal: responsabilidade, zelo pelo próprio corpo.
Mural feito pelos alunos do Ensino Médio sobre a responsabilidade nossa para com o nosso planeta.
Cartaz na sala de aula da 1ª série com a professora Marise Montibeler.
Atividade com a professora de português/inglês Giuvana Wenk dos Santos com os alunos da 1ª série. Através da dobradura ensinar valores : zelo, responsabilidade, com os seres vivos.
Alunos cuidando da horta escolar.
Projeto Ícaro
Professora: Marilda Nascimento
Turmas envolvidas: 4ª séries matutino e vespertino
Porque a escolha do nome Ícaro: porque a partir de pesquisas sobre a história e mitologia grega os alunos escolheram um personagem. Para eles Ìcaro, teve a curiosidade e foi além de seus limites.
Dentro dos conteúdos foi estudado o Pilar cidadania com a atividade de pesquisa e apresentação de trabalhos sobre o Direito dos indígenas.
Os alunos aprenderam que os indígenas tem Direito à diferença, direito à terra, e tem direito a preservação de sua cultura.
Conclusão dos alunos:
“Através deste trabalho aprendemos que os índios são cidadãos com direitos e deveres como toda pessoa comum. Os índios tem direito a seu próprio habitat, à educação, saúde, a preservar sua própria identidade. E tem deveres dentro do país com todo cidadão”.
Foram pesquisados também os direitos das mulheres na história, e o que é democracia, O estatuto do idoso e o que é ser cidadão, o Estatuto da Criança e do Adolescente, conceitos de Direito, deveres, e Responsabilidade de cada um.
Foram confeccionados cartazes e mural na sala de aula sobre estes assuntos para socializar para toda escola.
Duração das atividades: Durante todo o semestre.
4ª série com a professora Marilda Nascimento