Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

terça-feira, julho 22, 2008

Atividade: CEI Raio de Sol

PROJETO DE INTERESSE
UM OLHAR, UM PENSAR, UM EDUCAR.
QUEREMOS JUNTOS “ APRENDER A AMAR “


Identificação : Centro de Educação Infantil “ Raio de Sol “
Participantes do Grupo:
Belarmina I. Conceição Moura
Marlene Valéria Gomes de Souza
Juçara M. F. Fettback
Ano : 2008

JUSTIFICATIVA DO PROJETO
No anseio de desmistificar que a educação é obrigação somente da família, é que surgiu a elaboração do projeto “ Um olhar, um pensar, um educar, queremos juntos aprender a amar”; pois sentimos que a escola deve estar em constante reflexão sobre o tema.

A temática que o programa Caráter Conta enfatiza, vem de encontro com os nossos propósitos. Na retratação dos 6 pilares, Respeito, Responsabilidade, Cidadania, Zelo, Senso de justiça e Sinceridade, pudemos trabalhar como é de suma importância o processo do caráter ético na infância.

Quando se fala em Zelo, coloca-se a criança em proximidade que tem entre a Sinceridade e o cuidado com o seu próximo, respeitando a diferença de cada um. Quando apresentamos a palavra Cidadania, ensinamos que as crianças devem ter amor a sua Pátria ou seja o lugar onde vivem, não venham desmerecer as normas e leis colocadas pela sociedade quando ficarem gente grande “ adultos”. A Sinceridade é um pilar muito forte dentro da educação infantil, pois é na sustentação de atitudes, que poderemos fazer com que as crianças tenham um convívio melhor. Quando no projeto se fala em socializar as crianças, é pensando na garantia da boa convivência e de um mundo melhor. O afeto e a valorização de si próprio, entra no pilar do Respeito, pois acreditamos que o nosso direito termina quando inicia a do meu próximo.
No mundo do faz de conta, que a educação infantil tanto enriquece, também entra na Responsabilidade, pois é no comprometimento de nossos acordos que garantimos nossas responsabilidades, como exemplo o momento do parque, hora do lanche e outras atividades, que contribuem com o trabalho desse pilar.
Por isso temos a certeza que o trabalho realizado com nossas crianças, enfatizando o programa “ O caráter Conta”, é de suma importância para o encaminhamento de uma infância afetuosa e de bem com a vida. Sabemos que nada mais sério do que criança brincando.

“ Brincar com criança não é perder tempo,
é ganha-los, se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados,
em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem
valo para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andarade)

RELATÓRIO DO PROJETO
Tudo começou com a necessidade de se colocar algumas palavras mágicas no nosso dia-a-dia como: obrigado, desculpa, por favor, com licença e outras. Sendo assim iniciamos com um projeto chamado: “UM OLHAR, UM PENSAR, UM EDUCAR. QUEREMOS JUNTOS APRENDER A AMAR”.
Logo de inicio contamos a história Direito da criança de Ruth Rocha onde foi construindo junto com as crianças as regras da sala. E para ilustrar mais a elaboração dessas regras utilizamos a história: As três partes.


Muitas crianças no decorrer do dia-a-dia apresentavam dificuldades para aceitar a troca de brinquedos entre os alunos, proporcionamos então algumas atividades que incentivassem a dividir e para ilustrar mais o projeto contamos inúmeras histórias que pudessem promover situações de valorizações e alta ajuda, depois elaboramos um cartão para que cada amigo fizesse a troca incentivando dessa forma o grupo para a socialização.

Entre tantas atividades proposta uma das que as crianças demonstraram interesse para realizar foi à criação da sua própria carteira de identidade.

Trabalhamos muitas a troca de afeto, de carinho e a valorização do seu eu.
Foram inúmeras as atividades construídas ao longo desse projeto, muitos objetivos conquistados, muitas descobertas e muito encantamento.

Brincadeira de socialização: tirar e vestir a roupa novamente.


Como é importante e significativo para a criança conhecer seu próprio corpo brincando o corpo do amiguinho.


Juntos a turma deu vida a uma linda boneca.

Como é bom ver as crianças brincando de faz de conta...


No parque foi o lugar especial onde ocorreram muitas conquistas.




Hum! Que delícia...




Como é bom dar um abraço na amiga.


Queremos juntos aprender a amar...


Percebemos que o grupo ficou mais acessível permitindo aproximação entre as crianças. Estendendo esse sentimento as famílias que passamos a conhecer bem mais, oportunizando encontros de muita confraternização e emoção.


Lembrança para os pais: Livro da Vida!


Que emoção ver a história de meu filho no CEI


Reunião de pais: momento de confraternização.


Hoje podemos dizer que fazemos parte de uma grande família e juntos descobrimos o verdadeiro significado de aprender a amar:
“Que é o de dar e receber”

Atividade: EEB Georg Keller

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO - GERED
E.E.B. Dr. Georg Keller
Rua São Gonçalo, 523 – Jardim Iririú – CEP- 89224330.

Relatório – Pilar Responsabilidade:

Para trabalhar os pilares do Caráter Conta. Estamos obedecendo um cronograma. A cada quinze dias se trabalha o seguinte pilar. Encerramos o pilar Responsabilidade no dia 30/05. Os professores das séries iniciais trabalharam com textos, fábulas ,filmes, acrósticos, fizeram exposições de trabalhos dentro e fora da sala de aula.Com as turmas de 5ª a 8ª e 1ºs anos E.M. Trabalharam a Responsabilidade em sala de aula com entrega de trabalhos e tarefas em dia, Responsabilidade com seus livros, cadernos, materiais, Horários de chegada, troca de aulas, chegada depois do recreio.etc... Foi trabalhado também a Responsabilidade com o meio ambiente , contra o tabagismo. Todos estão trabalhando e participando com interesse.

Responsável – Lucia Cardoso Fiamoncini – ATP
Data- 05/06/08





Pesquisa personalizada