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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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sexta-feira, junho 06, 2008

Relatórios: EEF Rui Barbosa

EEF Rui Barbosa
Rua: São Paulo, 555 - Bairro Bucareim - Fone/Fax: 47-34225018
E-Mail: eefrb@sed.sc.gov.br

Joinville, março de 2008.

RELATÓRIO - O CARÁTER CONTA

A Professora Terezinha Benno Tambosi da disciplina de História de 5ª a 8ª série da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa, participou da capacitação do Programa O Caráter Conta oferecida aos professores no inicio do ano letivo.
A partir de então, a Professora Terezinha começou a desenvolver o programa já no início das aulas, no momento da chamada. Cada aluno quando chamado responde um pilar, ao invés do tradicional “presente”, sendo que não pode repetir o mesmo pilar até que todos sejam citados. Um aluno fica encarregado de ser o juiz e acompanhar as respostas. Nessa dinâmica a professora aplica os pilares da Responsabilidade, do Respeito e da Justiça.
Em março, a professora explanou sobre os pilares, passou um texto sobre atitudes responsáveis aos alunos de 5ª, 6ª e 8ª série. O texto foi lido e discutido, resultando em tópicos de atitudes que devem ser tomadas pelos alunos em certas situações. A partir deste momento os alunos iniciaram uma atividade de busca em revistas por gravuras que identificassem exemplos de responsabilidade. A atividade foi bastante prazerosa e os alunos demonstraram satisfação no desenvolvimento.
Em outro momento, a professora trabalhou o Feudalismo na 6ª série, devido alguns alunos não terem absorvido o conteúdo, ela aproveitou para trabalhar também os pilares Sinceridade e Justiça. A atividade era: quem conseguiu entender o assunto deveria repassar aos alunos que não entenderam, sendo que três alunos comprometeram-se em estudar e apresentar para todos os alunos. A melhor apresentação ganharia um prêmio surpresa como estímulo. A classe seria o juiz e indicaria o vencedor. Na próxima aula, os alunos apresentaram-se, um aluno foi escolhido pelos demais e recebeu uma pulseira do Caráter e os três ganharam chocolate como prêmio de participação.
Ao serem questionados de como se sentiram sendo o juiz, muitos acharam difícil a tarefa de indicar o melhor, por às vezes não poder indicar o amigo e sim quem realmente saiu-se melhor.

RELATÓRIO II - O CARÁTER CONTA

A Professora Salete Sonia Castilho da Roza da 4ª série da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa, participou da capacitação do Programa O Caráter Conta oferecida aos professores no inicio do ano letivo.
A partir de então, a Professora começou a desenvolver o programa trabalhando o Pilar Cidadania nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso. Explicou sobre a Constituição, as legislações, os direitos e deveres de cada um, sobre os documentos individuais de cada cidadão, etc. Após as explanações dividiu-se a turma em equipes e cada equipe ficou responsável de realizar atividades para a apresentação final a toda Escola, dia 28 de março. Os materiais necessários foram fornecidos em parte pela Escola e o restante os alunos trouxeram de casa. As equipes desenvolveram as seguintes atividades:
Equipes 01 e 02: Desenvolveram perguntas e respostas sobre cidadania. Montaram uma Constituição para a 4ª série.
Equipes 03 e 04: Elaboraram dois cartazes com frases, colagens e slogans sobre direitos e deveres.
Equipes 05 e 06: Realizaram maquete de melhorias na Escola e maquete de melhorias na sala da 4ª série.
Equipes 07 e 08: Realizaram maquete de melhorias para o nosso bairro e desenvolveram uma música sobre cidadania.
A Professora avaliou o capricho, a ordem, o material utilizado, a apresentação, a participação de todos da equipe e o silêncio enquanto as outras turmas apresentavam.
No dia da apresentação os alunos estavam nervosos, mas eles se prepararam e conseguiram realizar a apresentação muito bem. Foi gratificante assistir ao belíssimo trabalho.

Relatório: EEB Georg Keller

E.E.B. Dr. Georg Keller

Programa “ O CARÁTER CONTA” Relatório

Justificativa: O Caráter Conta é baseado em valores éticos chamados de “Pilares do Caráter “ que são: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, senso de justiça, Zelo e Cidadania. Valores importantes que fortificam o caráter do ser humano. Nós enquanto instituição educacional, sentimos a necessidade de buscar nos pilares o resgate dos princípios morais culturais.
Pois com o crescimento dos índices de violência e criminalidade, famílias desestruturadas, problemas esses que afetam o processo de ensino com qualidade, acreditamos que com a participação do corpo docente e discente conseguiremos alcançar bons resultados melhorando a indisciplina, o bom relacionamento entre educando e educador como também na vida no dia a dia, na família e no trabalho, construindo uma sociedade com harmonia dignidade e paz.

Objetivo Geral: Desenvolver ações, motivando os alunos do ensino fundamental e ensino médio a participarem do programa “ Caráter Conta “ vivenciando na prática do dia a dia.

Objetivos Específicos:
Envolver escola e comunidade no programa para que as atividades desenvolvidas sejam praticadas em outros locais além da casa e escola.
Motivar os alunos a praticar o porgrama no seu dia a dia .
Desenvolver as atividades demonstrando exemplos e ações do programa Caráter Conta.
Construir ações envolvendo os alunos como: manter a limpeza das salas, pátios, etc...

Metodologia:
Apresentação do programa a ser desenvolvido a todos os professores.
Organização de atividades de maneira em que todos possam se expressar e participar.
Uso de Cds, DVDs, músicas, que venham de encontro ao programa proposto.
O professor desenvolverá as atividades referente aos pilares dentro do conteúdo proposto ou de maneira diversificada. Seguindo o cronograma onde todos irão trabalhar no mesmo dia e horário.

Cronograma:
Abaixo segue os temas que serão trabalhados durante o ano.
Março – Apresentação do programa e início das atividades do pilar Respeito
Abril - Dar continuidade ao pilar Respeito
Maio- Desenvolver o pilar Responsabilidade
Junho – Trabalhar com o pilar Sinceridade
Julho - Iniciar o pilar Senso de Justiça
Agosto – Dar continuidade ao pilar Senso de Justiça
Setembro- Desenvolver o pilar Cidadania
Outubro – Iniciar as atividades do pilar Zelo
Obs: Ao final do 2º bimestre iremos fazer uma culminância dos trabalhos.

RELATÓRIO – Atividades referente ao pilar Respeito , trabalhado durante o mês de março e abril./08.
Demos continuidade ao programa “Caráter Conta “ na segunda quinzena de março, e concluímos no início de abril o pilar Respeito. Em acordo com os professores fizemos um cronograma com datas e horários especificados, para que todos trabalhem nos mesmo dia e horário. O programa está atingindo o ensino fundamental e médio. Os alunos estão participando com interesse. Nas séries iniciais os trabalhos acontecem seguindo o mesmo cronograma , passamos nas salas acompanhando e registrando os trabalhos. Com o início do programa Caráter Conta sentimos os interesse por parte dos professores e também dos alunos. Estamos apenas iniciando mas, com boas perspectivas e comprometimento de todos.

Assistente Técnico Pedagógico – Lucia C. Fiamoncini
Data – 17/04/08.

Atividades


















Responsabilidade: EEB Germano Timm

Estado de Santa Catarina
Secretaria de Desenvolvimento Regional
Gerência de Educação
E.E.B “Germano Timm” – Joinville – SC

Programa: O Caráter Conta Ano: 2008

Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica: Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)

Relatório das Atividades – Responsabilidade

Profª. Emília - 1 ª série: Despertar a habilidade da compreensão do que é ser responsável; despertar o gosto pela ações de responsabilidade pessoal e comunitária e desenvolver oportunidades de sentimentos que reconheçam a necessidade da responsabilidade na vida do ser humano.
- Leitura dos textos: “Do que eu gosto” e “ Passarinho sem ninho”.
Profª. Mariza - 2ª série: Foi desenvolvido um texto coletivo sobre o que é responsabilidade e porque devemos ter. Concluímos confeccionando cartazes com gravuras e frases:
- Devemos ter responsabilidade com os animais (02 grupos);
- Nós devemos ter responsabilidade com as plantas;
- Devemos ter responsabilidade com os idosos e as crianças.
Profª. Márcia – 3ª série: 1ª atividade - Os alunos ficaram em círculo sentados no chão onde cantavam uma música e quando a música parava retiravam do saco uma questão sobre responsabilidade e comentavam sobre a mesma.
2 ª atividade - Foi lido um poema sobre a natureza onde os alunos produziram textos sobre os temas: Consumo de água, desperdício e sua importância para a vida do planeta.
3 ª atividade: Dramatizaram a fábula “ Os ratinhos desobedientes”
Profª. Jose - 4 ª série: Na aula de Ensino Religioso trabalhamos o conceito de Responsabilidade da Apostila do Caráter Conta; Responsabilidade Sim; Responsabilidade Não.
Na aula de Língua Portuguesa, trabalhamos a Responsabilidade Social – consumismo, modismo e propaganda – Favoritismo e Prejuízos.
A relação entre a criança e o consumo por meio da propaganda infantil contemporânea, através da mídia;
Infância, consumo e mídia;
Os diálogos entre a propaganda, o consumo e a criança na contemporaneidade;
A criança é inserida na economia, seja como um produto, ao vender sua mão de obra, seja como consumidora, ao induzir ou realizar a compra de um bem ou serviço;
Como cortar gastos desnecessários para não cair no consumismo?
Atividades: Produção de texto.

Fotos das atividades:

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