Justificativa:
Necessidade de reavivar em nossos alunos, professores e comunidade escolar, os valores morais e éticos que formam e transformam o caráter e a conduta de todos enquanto cidadãos.
Objetivo:
Conscientizar nossa comunidade escolar no que diz respeito formação de caráter, seu valor e significado.
Metodologia:
Os professores estarão trabalhando com seus alunos os pilares que formam o caráter, desenvolvendo atividades, tais como: teatro, dança, música, brincadeiras, dinâmicas, pesquisas, decoração, cartazes, murais, poesias, acrósticos e outros, no intuito de fazê-los compreender a importância desses valores para sua formação e conduta.
A escola será decorada e destinará horário para as apresentações das atividades desenvolvidas pelos alunos. Também na homenagem cívica semanal, as turmas responsáveis desenvolverão as solenidades enfocando o pilar em questão, apresentando atividades.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados em todas as disciplinas, considerando-se a participação nas atividades, desenvolvimento dos trabalhos e apresentações,
Desenvolvimento:
O repasse para os professores aconteceu em reunião pedagógica, onde a sala dos professores foi decorada com as cores dos pilares, predominando o azul e o amarelo, que são as cores correspondentes aos dois primeiros a serem trabalhados (sinceridade e respeito).
Foram repassados os objetivos do projeto e deu-se o início a um debate a cerca de como estes pilares poderiam ser desenvolvidos nos conteúdos específicos de cada disciplina.
Foi lido um texto de Marcel Armando Salaverry, e várias sugestões se seguiram.
Taí uma coisa muito difícil para se definir, e até mesmo para se encontrar.
Como é difícil sermos sinceros. Existem ocasiões em que a verdade nos vem até a garganta mas, por educação, por respeito, a engolimos.
Por vezes, temos vontade de dizer uma série de besteiras para uma pessoa que merece ouvi-las, mas nos calamos para não criar uma situação ruim.
Isto quer dizer que não podemos ser sinceros? Bem... não é bem assim. Existem situações em que a sinceridade se impõe.
Por exemplo, nas questões de amizade. Com os amigos temos que ser sinceros. Sim, mas nem tanto, pois às vezes chegamos à conclusão de que a melhor maneira de conservarmos uma boa amizade é deixarmos prá lá alguma coisa.
Se, contudo, um amigo nos ofendeu voluntariamente ou não, é quando devemos usar de nossa sinceridade e, ao invés de simplesmente nos magoarmos e nos calarmos, devemos procurá-lo, fazendo com que ele veja sua inconveniência, e darmos a oportunidade para que ele explique a atitude e se desculpe. Isso é ser amigo. Mostrar um eventual erro, e dar-lhe a chance de uma explicação, pois entre amigos, nunca deve haver problemas pendentes..
Quantas vezes, inadvertidamente, magoamos alguém... quer seja por atos ou por palavras...
Como não podemos conhecer o íntimo de todas as pessoas que nos rodeiam, não podemos saber que determinadas atitudes, ou palavras, normais para nós, possam ofender ou magoar alguém. Como sair dessa ?
É o tipo da coisa impossível de ser evitada. Como poderemos conhecer o íntimo de todos que nos rodeiam?
Uma coisa é certa, como temos o dom da palavra e do pensamento, o que acho mais coerente e lógico, é que, se alguma coisa nos magoa, devemos com alguma habilidade, chamar a atenção de quem nos magoou, para que o mesmo não repita a mesma mancada (óbvio, não devemos ir "com os pés no peito"), pois não houve a intenção de magoar, foi simplesmente uma mancada, e elas são perdoáveis. Acho que ninguém pode dizer que nunca, jamais, em tempo algum, deu algum fora.
Agora, é lógico de que, sabedores de que tal atitude, tal palavra, tais termos vão magoar alguém, a repetição TEM que ser evitada. Existe a respeito, um célebre provérbio latino que diz: errare humanum est, e eu acrescento, repetirem errum, burrarum est.
Então, crianças, se alguém nos magoar, ou for inconveniente, o melhor a fazer é procurar esse alguém e ser franco. Tal atitude é muito melhor do que um afastamento inexplicável. Inexplicável, porque quem nos chateou, não está sabendo disso e, se não nos abrirmos, nunca ficará sabendo.
Outro ponto importante que muita gente "se esquece" de fazer, é reconhecer erros cometidos. Realmente, é difícil "dar o braço a torcer". Aquele tradicional : "Desculpe, eu estava errado", tem que sair a "forceps". Pouca gente gosta de admitir que errou..
Principalmente entre amigos não podem existir tais veleidades, senão deixa de existir a sinceridade, e, por tabela, a amizade vai pro espaço...
Quando existe o envolvimento amoroso então, a base de tudo TEM que ser a sinceridade, se quisermos que a relação seja duradoura. O amor resiste bem menos do que a amizade a atitudes dúbias. Namorados não costumam esquecer as falsetas.
Agora convenhamos, uma vez que existe um ditado que diz que "a mentira tem pernas curtas", não seria mais fácil usar-se a sinceridade do que ficar inventando histórias?
Aos "Pinóquios" deste mundo, recomendo usar a criatividade para as coisas boas da vida. Como? Para você a melhor coisa da vida é fazer uma sacanagem? Então continue, até sentir na própria pele como é chato ser sacaneado...
E como são importantes as boas e sinceras amizades. Sentindo que o amigo (a) é uma pessoa sincera e confiável, pedimos auxílio, fazemos confidências, pois sabemos que do outro lado existe alguém cuja franqueza e amizade nos permite certos desabafos. Não tenham dúvidas de que isso é tão bom para um lado, quanto para o outro., pois é muito bom saber-se que outras pessoas confiam em nós.
A sinceridade é que ajuda a manter as boas amizades.
(Marcial Armando Salaverry)
Os pilares da escola serão decorados, bem como as salas de aula e demais dependências.
Podemos ainda citar uma atividade que está sendo desenvolvida e que compõe o projeto, apesar de fazer parte do pilar da cidadania. Arrecadação de tijolos para a construção dos canteiros da horta escolar que está sendo estruturada.
No dia das apresentações do Pilar da Sinceridade, no qual todos os e professores foram convidados a virem vestidos na cor azul, inicialmente foi realizada na hora do lanche (neste dia especial), uma dinâmica coordenada pela assistente técnica pedagógica Terezinha, onde os professores deveriam escrever qualidades dos demais colegas em papel colado nas costas de cada colega enquanto tocava uma musica e todos dançavam e escreviam. Quando a musica parou todos leram as qualidades que os colegas escreveram e adivinha? A estima foi lá em cima! Todos confirmaram estarem sendo sinceros. Ao final todos receberam como lembrança do dia uma flor azul confeccionada em papel pela professora Romilde,
A partir daí os professores iniciaram as atividades com os alunos, que incluíram dança, música, teatro, decoração, confecção de cartazes, mural, questionário para estatística da sinceridade, poesia, acróstico, pintura de camisetas, reprodução do boton , entre outras.
O texto a seguir foi lido na abertura:
Questionário Sinceridade
Use de sua sinceridade e responda o questionário:
1) Você encontra uma carteira no pátio da escola. Procura saber de quem é o dono para entregá-la?
2) Você se compromete em colaborar com a escola em alguma campanha. Cumpre com sua palavra?
3) Você é testemunha de uma agressão sofrida por um colega. Relata a verdade dos fatos?
4) Você procura relacionar-se com pessoas que tenham os mesmos valores morais que os seus?
5) Você se considera um exemplo a ser seguido pelos outros?
Programa do Dia 1º de Junho
O CARÁTER CONTA
Pilar Sinceridade
Matutino
• Abertura – Diretora Nádia
• As alunas Eduarda, Ana Clara, Maria Clara, da 7ª série 1 e o aluno Jurandyr do Pr 01 – Profª Gilda, encenarão a peça : OPORTUNIDADE: Coordenação Profª Terezinha
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• Da 6ª série 01, Victor, Ovande, Lucas, William, Marcos, Vinícius apresentarão o teatro de fantoches: SINCERIDADE X PRECONCEITO, em inglês e a aluna Natasha fará a tradução – Coordenação: Profª Maria Rosélia..
• Alunas da mesma série : Tayara, Sílvia e Erica apresentarão seus cartazes
• A aluna Josimere da 5ª 01, irá apresentar uma poesia sobre a “Sinceridade”. O aluno Joanathan apresentara seu cartaz e os demais alunos complementarão com a apresentação das bandeiras desenhadas sobre o tema, com o acróstico, confeccionadas por eles. Coordenação Profª Cristiane
• Os alunos da 8ª série 01 apresentarão o “Mural da Sinceridade” – Coordenação do Profº Juliano.
O aluno Fernando (DA) apresentará na Linguagem de Sinais o acróstico “Sinceridade” – Coordenação Profª Arilda
Os alunos farão a distribuição dos botons confeccionados por eles – Coordenação das Profªs Odinéia e Rosana.
As alunas: Alana, Gabriely, Nahuana, Francieli e Janelise apresentam coreografia, com a música: “Meus Planos” – Coordenação Profª Odinéia.
• Os alunos: Juliete, Tabata, Antônia e Cassiano da 4ª série 01 apresentarão o jogral “Sinceridade” de autoria de Malba Tahan – Coordenação: Profª Romilde
• Alunos da 2ª 01 e 02 do EPI, apresentam trabalho sobre Sinceridade – Coordenação Profª Terezinha
Vespertino:
• Abertura : Diretora Nádia
• Os alunos da 5ª série 03 cantarão a música “Pais e Filhos”. Coordenação – Odinéia e Jucélio
• Da 5ª série 04: Luiz, Alex, Thays, Pámela e Mayara apresentarão um cartaz. Coordenação – Profª Odinéia
• O aluno Jessé da 6ª série 02 fará a leitura sobre Sinceridade e demais alunos apresentarão o cartaz e camisetas pintadas – Profª Odinéia.
• Com a coordenação dos Profºs Jucélio e Marcelo, os alunos da 7ª série 02 cantarão a musica “PRÁ SER SINCERO”
• As alunas: Amaraly, Suelen. Jéssica e Joana (8ª 2) apresentarão a peça teatral “ A ROUPA NOVA DA RAINHA – Coordenação Profº Juliano
• Coreografia das alunas da 8ª série 2 : Música Compromisso. Alunas Jéssica, Joana, Amaraly, Suelen, Ana Gabriela e Aline. Coordenação Odinéia.
• Os alunos Felipe, Willian, Jackson e Jonatan da 4ª série 02 farão a leitura dôo JOGRAL, Sinceridade . Coordenação : Profª Romilde
• Os alunos da 4ª série 2 apresentará cartaz “Receita da Felicidade” – Coordenação : Romilde
• As alunas da 8ª série 1 apresentam a Coreografia, “Meus Planos”;
• A aluna Minéia da Sala de Recursos Visuais declamara a poesia Sinceridade . Coordenação : Profª Maria Emília.
Lançamento
Pilar
Murais