terça-feira, dezembro 11, 2007

Relatório: EEB Maestro Francisco Manoel da Silva

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO
EEB MAESTRO FRANCISCO MANOEL DA SILVA
RUA XV DE NOVEMBRO, 8508 – VILA NOVA – JOINVILLE – SC
CEP: 89 237 001 - TELEFONE: 3439-5093



RELATÓRIO DO PROGRAMA
O CARÁTER CONTA

O Programa “O Caráter Conta” é parte integrante do Plano Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Maestro Francisco Manoel da Silva. Os pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania permeiam as atividades docentes no cotidiano da sala de aula. Várias disciplinas utilizaram os conteúdos da apostila ou do CD para enriquecer o desenvolvimento do currículo. Outras, por sua vez, fizeram menção dos pilares em determinados momentos de aprendizagem.
As disciplinas de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia são as mais expressivas no trabalho com o Programa O Caráter Conta, assim todos os alunos participaram das discussões sobre o tema, da primeira série do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio.
Outras disciplinas como Inglês, Português, Matemática, Física, História, Geografia, Biologia, Ciências, Educação Física, Artes e Estudos Regionais, puderam realizar atividades significativas reforçando os componentes dos pilares do caráter.
Inglês valeu-se da tradução dos cartazes na língua inglesa para o português, tecendo valiosos comentários e suscitando a participação oral dos alunos. Português teve ampla participação na observação e análise dos cartazes, bem como na elaboração de redações individuais e interpretação de textos variados. Matemática destacou-se no pilar responsabilidade, de modo a induzir à auto-avaliação de desempenho e sugerir mudanças de hábitos e atitudes. Física convocou os alunos à produção de trabalhos práticos para a IV Mostra de Física, permeando os pilares do caráter.
História e Geografia produziram trabalhos de pesquisa e de recriação da realidade, onde a cidadania e o senso de justiça se fizeram bem presentes, uma o fez na interpretação da Constituição Brasileira, outra na criação de uma plataforma de governo para erradicar um problema social. A primeira o fez em forma de cartazes com os alunos. A segunda com apresentações em multimídia produzida e apresentada pelos próprios alunos. Biologia e Ciências se sobressaem nos pilares respeito e responsabilidade, durante o desenrolar dos conteúdos programáticos. Educação Física se traduz na prática direta de cada um dos pilares, seja na observação às regras do jogo ou nas atitudes para com os colegas e professores.
Artes participa na complementação dos trabalhos das demais disciplinas, como também orienta para a produção artística independente, sem desviar-se do seu foco de conteúdos programáticos, colaborando com o desenvolvimento dos temas transversais. Estudos Regionais e cidadania caminham lado a lado. Visitas de estudo enriquecem o conhecimento e a convivência diária do aluno frente à realidade.
Estes são, de maneira geral, os exemplos que demonstram a participação da Escola Maestro no Programa O Caráter Conta.

Palestra sobre respeito e zelo para com a natureza e para com o próximo, conduzida pelas Assistentes Técnico-Pedagógicas Cecília Tomázia Nau Ávila e Iara Helena Voos Schmitz, para o Ensino Fundamental.

A palestra a que se refere a foto é resultado de um trabalho coordenado pela Assistente Cecília junto aos alunos de 8ª série, para provocar discussões sobre responsabilidade, respeito, zelo e cidadania. A mesma Assistente Cecília, noutra oportunidade, em assembléia de pais, esclareceu aos presentes sobre os seis pilares do Programa O Caráter Conta, com uso do retroprojetor.

Quadro das Virtudes Morais elaborado pelos alunos das 1as séries do Ensino Médio, nas aulas de Filosofia, do Professor Paulo de Oliveira. Todos os alunos foram envolvidos na elaboração e explicação dos cartazes.

Desfile cívico da Escola Maestro no bairro, em setembro de 2007 – exemplo de cidadania.

Homenagens cívicas sobre a Independência do Brasil, ressaltando os pilares respeito e cidadania.

Professora Hercília Terezinha Resner Cavichioli trabalhando “O Caráter Conta” com os seus alunos de 3a e de 2a séries do Ensino Fundamental. Culminância da discussão com a turma do matutino.

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: