Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

sexta-feira, setembro 14, 2007

RELATÓRIO: EEB JOÃO ROCHA

E.E.B. PROFESSOR JOÃO ROCHA

Semana do “Caráter Conta”

Professoras Envolvidas:

Adriana Schmidt – 4ª série
Eliane Ferreira dos Santos – 3ª série
Maria Isabel de Souza Axt Krummenauer – 4ª série
Marilói Spagnol de Quadros – 1ª série
Maristela Neitzel – 1ª e 2ª série
Rita de Cássia Prim – 3ª série
Salete Ceron Claudino – 2ª série
Valéria Lima Paula Aguiar – 4ª série

Atividades Desenvolvidas

Pilar da Sinceridade

Atividade 1

- Auto avaliação com questões que os alunos responderam com sinceridade, após explicação oral sobre o pilar(em anexo).

Atividade 2

- Contação da história: O Pote Vazio (DEMI)

Atividade 3

- Construção coletiva no quadro da história sendo a professora a escriba, com leitura, escrita e ilustração da história.
- Obs: Atividades desenvolvidas pelas 1ª série.

Pilar Senso de Justiça

Atividade 1

- Leitura do livro: Como se fosse dinheiro, Ruth Rocha.

Atividade 2

- Reescrita da história: Como se fosse dinheiro(em anexo)

Atividade 3

Texto: O Comércio

Há muitos anos, antes de o dinheiro tornar-se o principal meio de compra e venda de mercadorias, os comerciantes trocavam uma mercadoria por outra.
Nós compramos muitos produtos naturais industrializados.
A compra, a troca e a venda de mercadorias chamamos de comércio. O comércio é muito importante, sem ele, não poderíamos conseguir o que precisamos em nossa vida diária.
O trabalhador do comércio é chamado de comerciário.
Comerciantes são os donos das lojas, consumidores ou fregueses, são as pessoas que compram.

Atividade 4

- Exercícios problematizando questões envolvendo dinheiro(em anexo).

- Obs: Atividades desenvolvidas pelas 2ª séries.

Pilar Cidadania

“Educar para a cidadania implica muito mais do que uma filosofia educacional. A educação para a cidadania implica uma revisão dos nossos currículos, uma reorientação de nossa visão de mundo da educação como espaço de inserção do indivíduo não numa comunidade local, mas numa comunidade que é local e global ao mesmo tempo.”

Atividade 1

- Música: O mundo não é – André Rocha(CD Harmonia da Terra)

Cidadão é um ser humano diferente
Por fora e por dentro integral
Mantendo o coração tão consciente
Que a vida é um repente original

Mineral, Vegetal, Animal,
Humano, Terreno, Celestial

Preciso aprender e viver a todo momento
O mundo não é, o mundo está sendo.(Paulo Freire)

Ação é ter a força da semente
Sendo um cidadão universal
Deixar o coração amando sempre
Com toda a beleza essencial

Mineral, vegetal, animal,
Humana, terrena, celestial.

Você resistiu, mas agora está vendo
O mundo não é, mundo está sendo.

Atividade 2

- Os deveres do cidadão(leitura e construção):

1- Na família:
- Obedecer os pais.
- Cuidar da casa.
- Zelar pelos móveis.
- Ser bom filho.

2- Na sala de aula:
- Prestar atenção.
- Ter responsabilidade.
- Respeitar os amigos e professores.

3 – Na escola:
- Cuidar da escola.
- Ser bom aluno respeitando os funcionários.

- 4 – No município:
- Respeitar as autoridades.
- Cuidar do meio ambiente.
- Participar dos grupos e reuniões.

5 – No bairro:
- Ser bom vizinho.
- Estar de bem com todos.
- Manter as ruas e calçadas limpas.
- Ajudar quando precisa.

6 – No país:
- Obedecer as leis.
- Cumprir todas as tarefas.
- Votar.
- Participar das decisões.

Atividade 3

- Poesia: Cidadania(em anexo) – criadas pelos alunos.

Obs: Atividades desenvolvidas pela 3ª série.

Pilar da Responsabilidade

Atividade 1

- História: Deixa que eu faço – Aprendendo sobre responsabilidade(Brian Moses e Mike Gordon) – Editora Scipione

Atividade 2

- Pinte o estágio em que você está:

Faz suas tarefas sozinho.
Cuida de si mesmo.
Precisa de ajuda.
Está procurando aprender.
Não é muito responsável.

Atividade 3

- Agora responda:

1- Você está com as mãos engorduradas porque esqueceu de lavá-las depois do lanche e a professora pede para você pegar um livro no armário. Como você vai agir?
2- Você vai no banheiro e a torneira está pingando. O que você faz?
3- Você vai passando pelo corredor e vê que alguém se esqueceu de apagar as luzes. O que você faz?
4- Escreva 5 atitudes de responsabilidade que você costuma cumprir:
- na escola:
- em casa:

- Atividades em anexo.

Obs: Atividades realizadas pelos alunos da 3ª série.

Pilar do Respeito

Atividade 1

- Texto: Respeito

Você deve ser educado com todos e não somente com as pessoas que você gosta.
Assim como você deseja respeito das pessoas, você deve respeitá-las.
É importante ser agradável e gentil com nossos semelhantes.
Não devemos fazer certos comentários desnecessários sobre outras pessoas e sim respeitar a individualidade de cada um.
Como o Senhor Jesus falou: “Tudo o que queres que os homens vos façam, façam a eles também.”
Muitas vezes queremos um bom dia, um sorriso, etc... mas não damos ao nosso semelhantes também.
Respeitem e serão respeitados.

Atividade 2

- Pinte o pilar do Respeito e escreva no pilar todas as pessoas que você acha que devem ser respeitadas por você(em anexo).

Obs: Atividades realizadas pelos alunos da 4ª série.

Pilar do Zelo

Algumas atividades realizadas pela 4ª série:







Pesquisa personalizada