Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quinta-feira, maio 17, 2007

RELATÓRIO: EEB ALBANO SCHMIDT

RELATÓRIO DO PROGRAMA “O CARÁTER CONTA”
EEB ALBANO SCHMIDT


Neste ano (2007) iniciamos as atividades do Programa O Caráter Conta com o Pilar ZELO.
A professoras Simone de artes, elaborou uma atividade de Aprendizagem nas 1ª e 2ª séries, com o tema “Batizado da sala”, a socialização em grupo, o zelo pela sala, pelos amigos e professores e pela escola em geral, foi seu maior objetivo.

1ª Atividade
Leitura e conversa da Poesia:

“NOME É NOME”

VOCÊ POR ACASO CONHECEU
UM CONTADOR CHAMADO ROMEU
AS CONTAS, GRITAVAM
ERRO MEU! ERRO MEU! ERRO MEU!

INESPERADAMENTE, A MINHA TIA INÊS
SOLTOU NA RUA O MEU CÃOZINHO PEQUINÊS.
MAS FOI-LHE PGRDOADO
ESSE GRAVE PECADO.
O PADRE SÓ DISSE:
NUNCA MAIS PEQUE, INÊS!

EM QUE ESTAÇÃO DO ANO
NASCEU, VERA, MINHA PRIMA?
ESA ATÉ RIMA
NÃO TE ENGANO.
NASCEU NA PRIMAVERA
A MINHA PRIMA VERA

AUTOR : JOSÉ PAULO PAES

Após a conversa e leitura da poesia, em cada criança pintou a mão de um colega com tinta guache em uma folha, onde os mesmos escreveram os seus nomes. A professora montou um cartaz e expôs no corredor das salas.

2ª Atividade:
Confeccionaram um dicionário de nomes com seu respectivo significado.
3ª Atividade:
Foi escolhido um nome para a sala, de forma democrática, através de votação. As professoras conversaram bastante com os alunos a importância de zelar pela sala e pela escola.


CULTIVANDO A APRENDIZAGEM


PEIXINHOS ESPERTOS


ALEGRIA DO SABER


4ª Atividade:
As professoras das primeiras séries passaram o filme “A MENINA E O PORQUINHO”, com o objetivo de demonstrar para as crianças o zelo que a menina tem pelo seu animal de estimação , que foi rejeitado pelo pai dela por se tratar de um porquinho muito franzino.

A professora Jane das 2ª séries elaborou com seus alunos um pote de ZELOL. Neste pote, constam várias frases relacionadas a auto-estima, motivação e zelo. O pote faz o maior sucesso, pois quando se está triste ou precisando de ajuda é só tomar uma dose de ZELOL. Não sai nenhum visitante da sala sem tomar uma dose deste remédio maravilhoso.




Foi montado um mural onde os alunos relataram os vários lugares e situações em que devemos praticar o zelo uma música de boas-vindas para todos.


Com os alunos da 8ª série 01 foi trabalhado o ZELO, em seguida cada aluno fez um cartão demonstrando zelo por alguém que trabalhasse na Escola.


Durante a primeira Reunião Pedagógica foi realizado, entre todos os funcionários o Amigo Secreto Zeloso, que funciona da seguinte maneira: o amigo secreto envia através de uma caixinha várias atitudes zelosas, isto até a próxima reunião onde será revelado o amigo. Esta prática é ótima para socialização e a auto-estima, quem é que não fica feliz com uma boa mensagem!

SER DE NINGUÉM...!!!???


SER DE NINGUÉM

Por: Arnaldo Jabor

Na hora de cantar todo mundo enche o peito nas boates, nos bares, levanta os braços, sorri dispara: "eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também".

No entanto, passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, os adeptos da geração "tribalista" se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais próximo e reclamam de solidão, ausência de Interesse das pessoas, descaso e rejeição.

A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo - beijar de língua, namorar e não ser de ninguém.
Para comer a cereja é preciso comer o bolo todo e nele, os ingredientes vão além do descompromisso, como: não receber o famoso telefonema no dia seguinte, não saber se está namorando mesmo depois de sair um mês com a mesma pessoa, não se importar se o outro estiver beijando outra, etc., etc., etc.
Desconhece a delícia de assistir a um filme debaixo das cobertas num Dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir junto abraçado, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor.

Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer bom dia, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter "alguém para amar".
Somos livres para optarmos!

E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém.
É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento.

RELATÓRIO: EEB RUDOLFO MEYER


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GERENCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - JOINVILLE
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. RUDOLFO MEYER.
Rua: Copacabana, 1245 Floresta – Fone/FAX: (47) 436-0769
E-mail:
eebprm@sed.rct-sc.br


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR RUDOLFO MEYER

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA
“O CARÁTER CONTA”

Ao iniciar o ano de 2007, procurou-se incrementar o Programa O Caráter Conta, contando para tanto com o trabalho dos professores e funcionários.
Confeccionaram-se placas em e. v. a. no corredor superior da escola para que o programa seja sempre visto e lembrado.
Procura-se trabalhar de maneira integrada e gradativa interligando todos os pilares, com as disciplinas curriculares, porque desde o não de 2005 o programa faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola, sendo considerado o apoio principal para o desenvolvimento do caráter e da ética.
Ser repetitivo, estabelecer os propósitos e incluir em tudo O Programa O caráter Conta, tem sido nosso objetivo maior.
De 1ª a 4ª séries houve grande preocupação com o meio ambiente relacionando-o ao zelo, respeito, responsabilidade.

Especificando melhor: - Historia em quadrinhos – O Gênio e as Rosas (Pilares da Sinceridade e do Zelo).
- Reflexão sobre o tema: A Terra Pede Socorro (até onde somos responsáveis pelo que vem acontecendo com o nosso planeta?).
- Pequenas atitudes que caracterizam a responsabilidade (Tabuletas da responsabilidade).
- Respeito – O que é? Como agir com Respeito? Desenhos sobre uma cena que demonstre o respeito que você deve ter pelo seu semelhante.

De 5ª a 8ª séries muitas atividades foram realizadas em sala de aula através de descrições e conversação. Nas 5ª e 6ª séries foram apresentados alguns temas, com a explicação sobre o assunto. Os alunos após este primeiro momento passaram a descrever, a tirar conclusões e finalmente a elaborar símbolos para os referidos trabalhos. Temas: Respeito, Zelo, Sinceridade.
Filmes: Pinóquio (versão italiana) e A rainha e Happy Feet.
Pesquisa personalizada