E.E.B “Germano Timm” - Joinville – SC
Projeto: Caráter Conta - Ano: 2009
Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica: Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)
Professora: Clarisse
1ª Série
Senso de Justiça
Para que os alunos compreendessem esse tema fiz uma brincadeira que consistia em dar pirulitos e balas para determinados alunos.
Alunos que tivessem cabelos castanhos e de franja ganhariam os docinhos, os demais não. Perguntei para eles se isso que eu fiz foi justo. Eles responderam que não, que todos deveriam ganhar as guloseimas.
Através dessa brincadeira os alunos puderam ver claramente as diferenças entre ser justo ou injusto.
Cidadania e Responsabilidade
Na nossa roda de conversa abordei o tema cidadania e responsabilidade, expliquei o que é ser cidadão, como podemos exercer a cidadania e quais as nossas responsabilidades.
Depois fizemos uma maquete representando uma cidade onde os cidadãos exercem a cidadania com responsabilidade.
Professora: Dorilda
2ª Série
Responsabilidade, Justiça e Cidadania
Foi feito círculo cultural, quando foram colhidas informações sobre os temas: responsabilidade, justiça e cidadania.
Foram construídos textos com os pais dos alunos.
Os textos foram socializados em sala de aula.
Foi produzido um cartaz em forma de árvore com os textos dos alunos.
Professora: Nair Teresinha Pasqalotto
3ª Série 01
Programa Caráter Conta: Responsabilidade, Senso de Justiça e Sinceridade.
Foi um trabalho realizado em grande grupo, onde cada aluno expôs suas opiniões sobre os temas citados:
“Evite tirar vantagem sobre os demais, cada um corrija seus próprios erros, arrume sua bagunça e pense antes de tomar qualquer decisão.”
“Viva em paz e tenha um bom coração”.
“Seja sincero, mantenha sua palavra e evite falar mal das pessoas.”
“É importante manter segredo sobre informações sigilosas”.
“Procure ser melhor que puder e auxilie quem precisa de sua ajuda”.
Professoras: Inge e Fernanda
4ª Série
Para a realização destes trabalhos, apresentamos a declaração dos Direitos Humanos como um documento de referencia no estudo dos pilares do Programa Caráter Conta: cidadania, responsabilidade e senso de justiça.
Responsabilidade
Tendo como base as respostas do questionamento que realizaram juntamente com os seus familiares: O que é responsabilidade, como posso ser responsável na minha casa, na família, na escola, comigo mesmo (a) e na sociedade. Elaboraram um acróstico com o tema central: “Responsabilidade”. Apresentação na sala de aula e exposto no mural da escola.
Cidadania e Senso de Justiça: Para a execução dos trabalhos os alunos discutiram o tema Direitos Humanos, realizado em equipe através de sorteio (1º passo, sorteio dos alunos mediadores da equipe, 2º integrantes das equipes). As equipes organizaram seus trabalhos, atribuindo responsabilidade e senso de justiça.
- Elaboração e apresentação dos Direitos Humanos (equipes);
- Encadernação do trabalho e doação dos trabalhos à biblioteca;
- Ação conjunta: Campanha do agasalho.