Relatório: EEB Léa Maria Aguiar Lepper

































JUSTIFICATIVA
Este projeto nasce com o compromisso da escola em desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter do aluno.
O Caráter conta para a nossa Escola é um Projeto que visa formar um aluno que saiba exercer a sua cidadania de maneira autônoma, crítica e participativa, capaz de atuar, com responsabilidade, honestidade na sociedade em que vive.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver valores éticos e fortalecer o caráter do aluno.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tornar o aluno sincero e honesto para fazerem coisas boas mesmo que os outros não queiram e fazer com que os alunos falem a verdade.
Fazer com que o aluno trate os outros da mesma maneira que querem ser tratados
Incentivar a ter responsabilidade para assumir os compromissos e decisões.
Orientar para a reflexão antes de decidir e decidir com senso de justiça.
Motivar o aluno a se comprometer com o bem estar de seu próximo.
Incentivar o aluno a ter consideração pelos outros sendo gentil, sábio e generoso.


METODOLOGIA
Planejamento com as professoras do Pré a 4ª Série
Distribuição dos Pilares por sala
Apresentação dos Pilares aos demais alunos da escola
Organização do cronograma e execução do projeto.


CRONOGRAMA E EXECUÇÃO
De 27 a 31 de agosto de 2007
1ª Série – Cor Azul – Sinceridade – As pessoas boas, pessoas confiáveis, sinceras e honestas, corajosas o bastante para fazerem coisas boas mesmo que os outros queiram que elas sejam más e façam coisas ruins. Falam a verdade. Vestidos com aventais azuis, alunos e professora, carregavam cartazes com palavras sobre sinceridade que foram lidos por duas delas. Os demais carregavam balões azuis.
Pré – Cor Amarela – Respeito – Como você quer ser tratado é da mesma maneira que as pessoas querem que você as trate. Seja gentil e educado. A professora e as crianças com aventais amarelos e uma faixa onde estava escrito: Respeito é base da ética social. A professora com o cone amarelo dizia frases onde evidenciava a palavra Respeito como resposta e as crianças respondiam em forma de passeata.
4ª Série 02 – Cor Verde – Responsabilidade – A pessoa tem forte senso de dever, cumpre com seus compromissos e assume suas decisões . Faz sua parte. A professora e os alunos com avental da cor verde apresentam um jogral sobre este pilar. Representando o dia a dia escolar, citando como exemplo a devolução dos livros para biblioteca.
4ª Série 01 – Cor Laranja – Senso de Justiça – Significa seguir regras, tratar as pessoas com igualdade, dar chance de fazer suas escolhas.Corrigir seus erros, refletir antes de decidir. Os alunos com faixas na cabeça da cor laranja escrito Senso de Justiça, apresentam um jogo com pasta de dente. Os meninos contra as meninas e quem conseguir fazer mais linhas com a pasta em uma folha de papel, ganharia o jogo. Assim, foi entregue uma folha de papel e um tubo de pasta para ambos. Tendo o menino ganho o tubo de pasta vazio, Significando que, a vitória não poderia ser das meninas uma vez que os meninos foram prejudicados por receberem um tubo de pasta vazio. Seria injusto.
2ª Série – Cor Lilás – Cidadania – Pessoas de caráter são bons cidadãos. Elas pensam nas outras pessoas e se comprometem com o bem estar de sua vizinhança, cidade, estado, país e planeta. A professora e os alunos estavam com avental e faixas escritas com a palavra Cidadania da cor lilás e montaram um jogral.
3ª série – Cor Vermelha – Zelo – Pessoa zelosa demonstra que tem consideração pelos outros, sendo gentil, sábia e generosa. A professora e os alunos usavam aventais vermelhos, carregavam cartazes com frases sobre o Zelo,os quais leram e em seguida cantaram uma música sobre Jesus,para encerrar o programa. Após as apresentações foi servido aos alunos, gelatina em copinhos com as cores dos Pilares.


RECURSOS
Aventais com as cores do Programa – Vermelho, Laranja,Lilás, Amarelo, Verde e Azul.
Cartolinas para confecção dos cartazes
Creme dental, folhas de papel sulfite
CD


AVALIAÇÃO
Avaliar a postura dos alunos no dia-a-dia verificar as mudanças de atitude.


Referência:
Programa “O Caráter Conta”.









Um comentário:

Anônimo disse...

Eu estudo no Léa Lepper deis da 2ª série, é uma escola muito boa tirando ofato que tem auguns encrenqueiros mais isso toda escola tem :)

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: