sexta-feira, julho 21, 2006

SINCERIDADE: EEB ALBANO SCHMIDT


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBANO SCHMIDT


O CARÁTER CONTA


RELATÓRIOS DO PRIMEIRO PILAR:

SINCERIDADE


Joinville 2006

Pré – escola
Apresentação do Projeto “O Caráter Conta”
1º Pilar – Sinceridade
1º Passo – Apresentar o Pilar ( sua forma e cor), explicar o porquê da cor – comentar também o porquê do pilar; é ele que dá sustentação, é o alicerce. Portanto o Pilar Sinceridade é um dos alicerces que o nosso caráter deve ter.

2º Atividade Árvore da Sinceridade – Em uma folha sulfite pedi para que os alunos desenhassem uma das suas mãos, depois recortassem e pintassem.
Após recortarem as mãos de papel , fizemos um caule e montamos uma árvore com estas mãos , antes foi perguntado aos alunos: O que uma pessoa de bom caráter, não faz? Uma sincera ela?
Exemplos dados: não mente, não rouba, não critica, não machuca os colegas, promete somente o que pode cumprir.Cada um escreveu na sua mão um exemplo e pregou na árvore.
Por último foi fixada a palavra Sinceridade passando no quadro e os alunos escreveram de várias cores e várias vezes.

1ª Série

Relatório sobre o pilar Sinceridade

Professora: Karla Magalhães.

1. Explicação sobre o significado da palavra segundo o dicionário.

2. Reflexão


SINCERIDADE
Sinceridade ainda existe,
ela não é qualidade abstrata.
Acredito nas pessoas sinceras,
por mais que doa,
arrebente,
machuque
ou magoe.

A sinceridade constrói:
amizades, amores, paixões...
Mas quando é enrustida,
provoca desilusões,
dessas que derrubam qualquer um
até o chão da mediocridade,
que vai além do solo material.

Sou dessas que caem,
todavia, sei levantar depressa.
Mesmo fraca, reconsidero a situação
e parto para ir em busca da solução:
Gente.
Eu sou carente de gente.
Nem todo ser humano é gente,
mas toda gente é ser humano.

Quando a racionalidade domina,
a névoa encobre a emoção de cada um,
e eu não vou encobrir a minha.
Procuro o equilíbrio,
dois e dois são quatro,
mas quatro são diferentes

É importante negar,
razão mal empregada só gera distúrbio.
O poder é emocional,
mas só chega ao poder
quem voa incessantemente da razão.
Por isso, a razão pura não me satisfaz.

Eu quero um pouco de tudo.
Eu não quero poder, quero respeito.
Eu não sou boba da corte intencionalmente,
apenas liberei aquilo que todos escondem,
liberei a minha personalidade.
Mostrei às pessoas algo que somente,
há tempos, eu mesma via no espelho

Eu sou por todos, às vezes, mais que por mim.
Sou pela diferença consciente
e pela igualdade de direitos e deveres.
Sou pela revolução dos costumes
e pela preservação da vida.
Não na mediocridade que se encontra,
mas na maravilha que ela é.
(autor desconhecido)


3. Jogo das fichas


Cada aluno recebe 20 fichas com vários tipos de alimentos. Um em cada ficha. A professora fala: cenoura, eles baixam as fichas que tiverem cenoura, a professora fala: espinafre, eles baixam a ficha que tiver espinafre.
O aluno que tiver menos ficha ganha pontos e então fica sendo o campeão daquela rodada.
Como a professora não confere vai ser “natural” a maioria dos alunos abaixarem fichas sem o alimento citado estar em sua mão.
Ela faz uma última rodada valendo bombons e recebe o bombom quem tiver com mais fichas na mão.
Objetivo: Ganharam tantos alunos que foram sinceros.
Falar que os alunos que baixaram as fichas poderiam estar sendo sinceros também,mas aqueles alunos que ficaram com maior número de fichas não haveria sombra de dúvidas de que foram sinceros mesmo.


2ª Série
Relatório sobre o pilar sinceridade
Professora: Jane
Após apresentar aos alunos o que representa o pilar Sinceridade a professora propôs aos alunos para realizarem uma história em quadrinhos com o tema: Sinceridade.
As histórias surpreenderam a professora, pois foram criativas e as crianças se interessaram pelo tema.
Em uma segunda oportunidade a professora deu uma situação de um jogo de bafo, onde um amiguinho trapaceia passando cola na mão, as crianças tomaram diversas decisões em relação à trapaça.

3ª Série

Relatório do pilar Sinceridade
Professor: Jamir
O professor apresentou o programa O Caráter Conta e iniciou o trabalho com Pilar da Sinceridade explicando o porquê da cor azul.Fez leituras, debates e pesquisou no dicionário a palavra sinceridade com as crianças.
O professor pediu para que com a ajuda dos pais montassem 10 itens da Sinceridade Familiar
Na segunda etapa foi pedido as crianças para escrever em um papel uma sinceridade que deveria ser praticada na escola, após todos escreverem foi confeccionado um mural.
Em outro momento o professor pediu para que as crianças criassem uma frase com a palavra Sinceridade, uma delas que chamou a atenção foi: A sinceridade é difícil de encontrar e fácil de perder.
Após trabalhar com as crianças a Música Abalou da Ivete Sangalo, foi pedido a elas para criar uma poesia com o título Sinceridade.
Como as crianças gostaram do que foi feito em relação ao Pilar azul da sinceridade foi proposto a elas para apresentarem as outras turmas o seu trabalho.
Foram reunidas as turmas de 1ª a 4ª série e apresentado os textos, poemas e frases criadas pelas crianças.
Para finalizar todos cantaram a música Abalou da Ivete Sangalo.


4ª Série

Relatório do pilar Sinceridade
Professora: Clarite
1º Passo: Apresentação do Programa “ O Caráter Conta”
Após foi apresentado as crianças o Pilar (sua forma e cor), explicar o porquê da cor – comentar também o porquê do pilar; é ele que dá sustentação, é o alicerce.
Após a explicação a professora pediu para os alunos montarem um acróstico com a palavra Sinceridade.


Relatório do Pilar Sinceridade

Professora: Andressa 5ª a 8ª Série Vespertino

O planejamento realizado para o projeto “ O Caráter Conta”, teve como tema “Sinceridade”, um dos pilares do projeto. Sinceridade é um tema pouco trabalhado em sala de aula e nas próprias escolas e é um elemento importante para trabalhar com o educando.
O professor pode ir além do papel de ensinar as matérias do currículo escolar. O objetivo é estabelecer e estreitar laços afetivos sociais entre aluno e professor.
A meta de acordo com as idéias que tive juntamente com os alunos foi visar o desenvolvimento da expressão oral e ampliação do tema. Todos tiveram oportunidade de falar (acontecimentos da vida real e até novidades imaginárias foram bem aceitas). Preparamos um trabalho, onde aprendemos à importância da sinceridade, mostrando também a importância de cada tópico (honestidade, integridade, cumprir com a palavra e lealdade). Pensamos como seria importante trabalhar o pilar através de uma dinâmica, como histórias, poemas, desenhos, palavras e figuras através de cartazes. A sala foi dividida em grupos de quatro, cada grupo com um tópico. Os alunos levaram para a sala de aula uma cartolina, tesoura, cola, caneta, figuras, poemas e frases para serem colados nos cartazes a serem trabalhados. O uso de histórias facilitou o nosso planejamento, tornando a aprendizagem do aluno mais dinâmica.
O propósito foi alcançado com sucesso, dúvidas foram tiradas e sugestões foram aceitas. Durantes as atividades houve interação de todos e tive um bom resultado.


6ª, 7ª e 8ª Série Matutino

Relatório do Pilar Sinceridade
Professora: Salete Ciências

Após apresentar o Programa “O Caráter Conta” para os alunos, a professora iniciou o trabalho com o Pilar Sinceridade dialogando com os alunos o Tema: Você já passou por uma situação onde alguém duvidou de sua sinceridade? A conversa foi longa e as várias situações citadas foram debatidas entre a professora e os alunos.
Após o debate a professora lançou a idéia de criar uma poesia, um teatro, uma música, um jogo relacionado ao Pilar Sinceridade.
Algumas atividades desenvolvidas abaixo:


Poesia

SINCERIDADE

Sinceridade rima com humildade, honestidade
...Diga a verdade , sempre a verdade
Para nutrir uma amizade diga a verdade
Já é tarde, acaba de perder, só para não fazer sofrer.

Coragem rima com aprendizagem,
Vantagem...
...Quer mudança, tenha esperança
Amizade em abundância, é total confiança.

Coração rima com emoção, reputação...
...Nunca digas mentiras apenas para
Fazer sorrir, as vezes derramar lágrimas
É melhor do que mentir
Vencedores rima com amores, valores...
...Palavras apenas palavras, palavras
Pequenas que ferem, machucam no
Momento, mas tenta em seu pensamento
O amanhã será um tremendo encantamento.

Ser sincero não rima nenhum pouco com...
...Falcidez, mentiras, muito menos com
honestidade, a pessoa que é transparente
tem mente, tem bom coração e nunca
vai se afogar em solidão.

Autores:

Diego Eduardo
Fernanda
Kely Roberta



TEATRO: Ainda é possível ser honesto.
Uéverton estava saindo do banco com uma quantia alta de dinheiro, resolve guarda-lo, mas sem perceber seu dinheiro cai no chão.
Halisson que também estava saindo do banco acha o dinheiro no chão, Rodrigo seu amigo pára para conversar com ele e diz: Onde você achou tanto dinheiro?
E Halisson diz no chão, mas já vou procurar seu dono.
Vitor que estava passando pela rua , sem querer acaba escutando a conversa.
Mais tarde Uéverton encontra Vitor na rua e pergunta: Vitor, você não achou algum dinheiro na rua?
Vitor responde: não mas vi o Alisson achando dinheiro e uma quantia bem alta.
Uéverton fala: Então é meu, vamos atrás deles.
Mais tarde Uéverton, Vitor, Rodrigo e Halisson se encontram na rua e Uéverton diz: Halisson você achou dinheiro na rua?
Halisson responde: não.
Vitor fala: Achou sim que eu vi.
E Uéverton chama a polícia.
O policial fala: O que foi que aconteceu?
Uéverton Fala: Halisson roubou meu dinheiro.
Halisson fala: Não roubei eu iria devolver.
E Vitor fala: Não iria não.
Rodrigo fala: iria sim
Uéverton fala: eu quero meu dinheiro.
Halisson responde: Aqui está.
Policial: Tudo resolvido, vamos lá circulando.
Às vezes somos desonestos, mas há pessoas em nossas vidas sinceras que nos ajudam a consertar nossos erros.
Autores: Alan, Alina, Halisson, Rodrigo, Uéverton e Vitor.


A seguir algumas fotos das atividades:


TEATRO: AINDA É POSSÍVEL SER SINCERO



JOGO DA SINCERIDADE



JOGO DA MEMÓRIA DA SINCERIDADE


POESIA



RAP DA SINCERIDADE

Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: