O CARÁTER CONTA
Semana Especial
27 à 30 de agosto de 2007
SEMANA DO CARÁTER CONTA
Semana Especial
27 à 30 de agosto de 2007
SEMANA DO CARÁTER CONTA
EEB Presidente Médice
FINALIDADES
Com a finalidade de orientar sobre a “conduta” dos alunos, a escola nessa semana se mobilizou de modo especial para que toda a comunidade escolar pudesse participar e contribuir para uma nova visão de construir um futuro com mais dignidade e responsabilidades.
O objetivo maior foi formar esse movimento que atingisse desde a pré-escola ao ensino médio.
A contribuição da comunidade permitiu-nos uma avaliação de que o desejo de mudanças parte também de um princípio almejado por todos, e que essas mudanças se concretizem.
Tabagismo, alcoolismo e drogas, conforme esclarecimento do NEPRE, na adolescência deixam conseqüências desastrosas. Foi refletindo sobre esses assuntos que então iniciamos a semana com atenção especial e orientações para a nossa juventude escolar.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Nas séries iniciais além do trabalho preventivo foi elaborado, trabalhos vivenciados e escritos.
A colaboração dos pais foi mandar frases para colocar nos balões dos cartazes construídos por seus filhos, (como registros em anexo).
O ensino fundamental colaborou com os trabalhos paralelo às séries iniciais. Foram oportunizados aos alunos muito material de prevenção, ( vídeos, revistas, documentários, jornais...), e em cima desses materiais foram feitos os trabalhos. Houve turmas que trouxeram o que vivenciaram ou assistiram na mídia.
Como culminância, escreveram meios de como evitar ou mudar esse quadro.
No ensino médio o trabalho foi mais além. Construíram os pilares no saguão da escola, fizeram apresentações envolvendo esses problemas causados pelo tabagismo, alcoolismo e drogas.
As apresentações foram registradas conforme anexos.
AVALIAÇÃO
A avaliação escolar achou de forma positiva o investimento no trabalho e os resultados dessa etapa.
A colaboração por parte de todos foi muito boa, por parte dos alunos, trazendo materiais, exemplos, experiências e apresentações na escola.
Quanto a colaboração dos pais das séries iniciais, iniciou um trabalho que a escola pretende ampliar com o andamento do projeto.
Quanto as apresentações, na próxima etapa serão feitos interligados, já que se tem um acervo de materiais para ampliar e repassar para as séries seguintes.