“Um aspecto central da educação para a cidadania e os direitos humanos é a organização democrática da escola.”
Xesús R. Jares
professor catedrático da Universidade da Corunã ( Espanha).
4. Profissionais Envolvidos
5. Local de Realização
6. Desenvolvimento
7. Metodologia
8. Avaliação
9. Profissionais participantes do curso
1. Identificação
Tem por definição o Programa “O Caráter Conta” apresentar os seis pilares de valores Éticos a ser desenvolvidos e fortalecidos com as crianças e jovens. Este Programa tem o propósito de reconhecer as diferenças de raciais, sociais e culturais, buscando sempre o respeito, a sinceridade, a responsabilidade, o senso de justiça, o zelo e a cidadania.
2. Justificativa
Educar para a cidadania é uma prática política que permite dispor de argumentos que nos ajudem a continuar reivindicando e lutando por uma educação diferente para um futuro melhor, tendo consciência de que as novas reconceituações da educação devem ser acompanhadas de formas dos sistemas sociais para que ocorram as mudanças necessárias . O Programa “O Caráter Conta” é um instrumento fundamental, para promover a mudança das relações sociais.
3. Objetivos
3.1 Objetivo Geral
Tem como o processo de contribuir para uma nova metodologia, e buscar referenciais para o conhecimento pessoal que necessitamos para construir uma sociedade igualitária.
3.2 Objetivos Específicos
* Dar assistência, participar e orientar as crianças e jovens;
* Aumentar a auto-estima e o equilíbrio pessoal;
* Valorizar a família, a sociedade e o meio em que vive;
4. Profissionais Envolvidos
· Diretora
· Assistente Técnico Pedagógico
· Professores
5. Local de Realização
Escola de Educação Básica Vereadora Ruth Nóbrega Martinez, localizada na Estrada Geral do Miranda, no bairro Miranda em São Francisco do Sul.
6. Desenvolvimento
Práticas realizadas com os professores.
Como Eu Sou?
Cada um de nós tem um estilo de personalidade dominante, que reflete nossos valores individuais e influi sobre como nos relacionamos com os demais.
Distribua 4,3,2 e 1 pontos entre as opções e ponha em cada parênteses o número que corresponda. Escreva o 4, na opção que mais se parece com você; o 3 na seguinte; o 2 na que pouco se parece e o 1 na que parece menos de todas. Devemos completar todos os parênteses. Não deve analisar muito para responder, mas anotar sua primeira reação.
Marque as opções de acordo com que você é, não como gostaria de ser, nem tampouco como pensa que deveria ser.
Ao terminar, some os pontos obtidos em cada letra (a,b,c,d) e anote o total nos Parênteses ao final da avaliação.
A pessoa Serviçal ( Mais pontos )
Seu valor mais importante é estar em relacionamento com os demais. È uma pessoa que necessita das outras pessoas e se encanta em relacionar-se com os demais. Geralmente, entende os sentimentos dos outros, é intuitiva e compassiva. Em seu relacionamento com o outro, promove a paz e trabalha para obter cooperação, pertença e harmonia. È muito importante para a pessoa serviçal que a vejam como autêntica e carinhosa. Geralmente, tende a ver o positivo em qualquer situação. È leal, confiável, oferece apoio e a preocupa mais o que poderia acontecer que o presente.
A pessoa Organizadora ( O segundo com mais pontos)
Faz as coisas. Tende a ser muito responsável, está quase sempre preparada a lhe agradam as regras. A pessoa organizadora tende a fazer uma lista para saber quando está terminando o trabalho. Se as coisas estão desorganizadas e sem estrutura, necessita estruturá-las e organizá-las. Tende a ser confiável, estável e sensível. Em geral, não lhe agradam muito as mudanças, prefere que as coisas sejam previsíveis e estejam ordenadas.
A pessoa Analista ( O Terceiro )
Desfruta das idéias e quer entender, analisando situações, tende a ser um observador silencioso. Em geral, o analista é independente e está mais relacionado com os pensamentos e idéias que com emoções. Segue regras , se as regras têm sentido e são lógicas. A pessoa analista tem a necessidade de ser perfeccionista e lhe é difícil aceitar seus próprios erros. È um grande planejador porque trabalha para considerar as possibilidades.
A pessoa Espontânea ( O Quarto com menos ponto )
Desfruta sendo livre, criativa e brincalhona. È empreendedora em suas ações, gosta de ser o centro de atenção e correr riscos. Gosta de entrar em ação e fazer as coisas aqui e agora. Gosta da competição e variedade. Aborrece-se facilmente e busca a mudança para fazer as coisas mais interessantes e emocionantes. Desfruta o desafio e tende a fazer as coisas á sua maneira. Freqüentemente a pessoa espontânea, é vista como improvisadora e impulsiva. As estruturas e as regras a limitam. È admirada pela espontaneidade e sua natureza extrovertida.
PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO PESSOAL ESCRITA
1. Que mais me agrada em mesmo?
2. Que menos me agrada em mim?
3. Em que forma procuro apresentar-me a outros? Descrevê-la brevemente. Como isto limita meus relacionamentos?
4. Quais são meus sentimentos a respeito do que acabo de escrever? Descrevê-lo completa e detalhadamente.
7. Metodologia
Os métodos aplicados serão distribuídos para os professores:
Sinceridade- Professora Leda Maria Wolff da Silva
Respeito- Professor Reginaldo ª de Carvalho e Professora Angelita
Responsabilidade- Professor Gilson J.R. dos Santos
Senso de Justiça- Professora Patrícia C. Hoffmann
Zelo- Professor Pedro Paulo e Professora Zeila ª Lopes
Cidadania- Professor Silvio G. Scheidemann
8. Avaliação
Pretende-se avaliar o envolvimento dos alunos em toda as atividades proposta durante o projeto. Avaliar se o aluno respeita as diferenças culturais e sociais e apresentam algumas soluções para determinados problemas
O importante das metodologias realizadas pelos profissionais, é buscar com que os alunos compartilhem seus sentimentos, opiniões e ambições.
9. Profissionais participantes do curso
Maria José L.S. Cabral
Diretora
Conrado G. Kintzel
Assistente Técnico Pedagógico
Leda Maria Wolff da Silva
Professora de Matemática
Sumário:
1. Identificação
2. Justificativa
3. Objetivos
1. Identificação
2. Justificativa
3. Objetivos
4. Profissionais Envolvidos
5. Local de Realização
6. Desenvolvimento
7. Metodologia
8. Avaliação
9. Profissionais participantes do curso
1. Identificação
Tem por definição o Programa “O Caráter Conta” apresentar os seis pilares de valores Éticos a ser desenvolvidos e fortalecidos com as crianças e jovens. Este Programa tem o propósito de reconhecer as diferenças de raciais, sociais e culturais, buscando sempre o respeito, a sinceridade, a responsabilidade, o senso de justiça, o zelo e a cidadania.
2. Justificativa
Educar para a cidadania é uma prática política que permite dispor de argumentos que nos ajudem a continuar reivindicando e lutando por uma educação diferente para um futuro melhor, tendo consciência de que as novas reconceituações da educação devem ser acompanhadas de formas dos sistemas sociais para que ocorram as mudanças necessárias . O Programa “O Caráter Conta” é um instrumento fundamental, para promover a mudança das relações sociais.
3. Objetivos
3.1 Objetivo Geral
Tem como o processo de contribuir para uma nova metodologia, e buscar referenciais para o conhecimento pessoal que necessitamos para construir uma sociedade igualitária.
3.2 Objetivos Específicos
* Dar assistência, participar e orientar as crianças e jovens;
* Aumentar a auto-estima e o equilíbrio pessoal;
* Valorizar a família, a sociedade e o meio em que vive;
4. Profissionais Envolvidos
· Diretora
· Assistente Técnico Pedagógico
· Professores
5. Local de Realização
Escola de Educação Básica Vereadora Ruth Nóbrega Martinez, localizada na Estrada Geral do Miranda, no bairro Miranda em São Francisco do Sul.
6. Desenvolvimento
Práticas realizadas com os professores.
Como Eu Sou?
Cada um de nós tem um estilo de personalidade dominante, que reflete nossos valores individuais e influi sobre como nos relacionamos com os demais.
Distribua 4,3,2 e 1 pontos entre as opções e ponha em cada parênteses o número que corresponda. Escreva o 4, na opção que mais se parece com você; o 3 na seguinte; o 2 na que pouco se parece e o 1 na que parece menos de todas. Devemos completar todos os parênteses. Não deve analisar muito para responder, mas anotar sua primeira reação.
Marque as opções de acordo com que você é, não como gostaria de ser, nem tampouco como pensa que deveria ser.
Ao terminar, some os pontos obtidos em cada letra (a,b,c,d) e anote o total nos Parênteses ao final da avaliação.
1. Minhas qualidades pessoais das quais estou mais consciente são:
a.( ) Amabilidade e gentileza.
b.( ) Fortaleza e capacidade.
c.( ) Consistência e clareza.
d.( ) Espontaneidade e criatividade.
2. O valor ou princípio mais importante para mim é:
a.( ) Relação com os demais.
b.( ) Responsabilidade.
c.( ) Ter razão.
d.( ) Liberdade.
3. Atraem-me as pessoas que são:
a.( ) Cooperadoras e amigáveis.
b.( ) Responsáveis e trabalhadoras.
c.( ) Cumpridoras e analistas.
d.( ) Divertidas e originais.
4. Tenho a tendência de tomar decisões de acordo com:
a.( ) Minha intuição e confiança.
b.( ) Seguindo as regras.
c.( ) Análise cuidadosa e refletida.
d.( ) Segundo o meu ânimo.
5. A forma em que consigo que as pessoas cooperem é:
a.( ) criando amizade e harmonia.
b.( ) Com persuasão e direção.
c.( ) Com influência e discusão lógica.
d.( ) Motivação extrovertida e criativa.
6. Sinto-me mais satisfeito comigo mesmo quando:
a.( ) Ajudo a que as pessoas estejam bem.
b.( ) Termino de fazer as coisas.
c.( ) Aconselho e ajudo a seguir adiante.
d.( ) Faço que as coisas aconteçam.
7. Gosto que me vejam:
a.( ) Cordial e agradável.
b.( ) Confiável e eficiente.
c.( ) Lógico e confiável.
d.( ) Esperto e único.
8. Quando me criticam, reajo:
a.( ) Retiro-me sem enfrentar a crítica.
b.( ) Enfrento e me defendo.
c.( ) Analiso a situação e os motivos.
d.( ) Não dou importância.
9. Quando me sinto deprimido me vejo:
a.( ) Com pouco a oferecer.
b.( ) Redobrar meus esforços.
c.( ) Discutir e analisar.
d.( ) Desafiar e confrontar.
10. Quando estou pressionado tendo a:
a.( ) Retirar-me e transigir.
b.( ) Redobrar meus esforços.
c.( ) Discutir e analisar.
d.( ) Desafiar e confrontar.
Some a pontuação de cada letra e coloque o total nos parênteses abaixo conforme a letra escolhida:
a.( )
b.( )
c.( )
d.( )
Estilo de personalidade:
a.( ) Amabilidade e gentileza.
b.( ) Fortaleza e capacidade.
c.( ) Consistência e clareza.
d.( ) Espontaneidade e criatividade.
2. O valor ou princípio mais importante para mim é:
a.( ) Relação com os demais.
b.( ) Responsabilidade.
c.( ) Ter razão.
d.( ) Liberdade.
3. Atraem-me as pessoas que são:
a.( ) Cooperadoras e amigáveis.
b.( ) Responsáveis e trabalhadoras.
c.( ) Cumpridoras e analistas.
d.( ) Divertidas e originais.
4. Tenho a tendência de tomar decisões de acordo com:
a.( ) Minha intuição e confiança.
b.( ) Seguindo as regras.
c.( ) Análise cuidadosa e refletida.
d.( ) Segundo o meu ânimo.
5. A forma em que consigo que as pessoas cooperem é:
a.( ) criando amizade e harmonia.
b.( ) Com persuasão e direção.
c.( ) Com influência e discusão lógica.
d.( ) Motivação extrovertida e criativa.
6. Sinto-me mais satisfeito comigo mesmo quando:
a.( ) Ajudo a que as pessoas estejam bem.
b.( ) Termino de fazer as coisas.
c.( ) Aconselho e ajudo a seguir adiante.
d.( ) Faço que as coisas aconteçam.
7. Gosto que me vejam:
a.( ) Cordial e agradável.
b.( ) Confiável e eficiente.
c.( ) Lógico e confiável.
d.( ) Esperto e único.
8. Quando me criticam, reajo:
a.( ) Retiro-me sem enfrentar a crítica.
b.( ) Enfrento e me defendo.
c.( ) Analiso a situação e os motivos.
d.( ) Não dou importância.
9. Quando me sinto deprimido me vejo:
a.( ) Com pouco a oferecer.
b.( ) Redobrar meus esforços.
c.( ) Discutir e analisar.
d.( ) Desafiar e confrontar.
10. Quando estou pressionado tendo a:
a.( ) Retirar-me e transigir.
b.( ) Redobrar meus esforços.
c.( ) Discutir e analisar.
d.( ) Desafiar e confrontar.
Some a pontuação de cada letra e coloque o total nos parênteses abaixo conforme a letra escolhida:
a.( )
b.( )
c.( )
d.( )
Estilo de personalidade:
A pessoa Serviçal ( Mais pontos )
Seu valor mais importante é estar em relacionamento com os demais. È uma pessoa que necessita das outras pessoas e se encanta em relacionar-se com os demais. Geralmente, entende os sentimentos dos outros, é intuitiva e compassiva. Em seu relacionamento com o outro, promove a paz e trabalha para obter cooperação, pertença e harmonia. È muito importante para a pessoa serviçal que a vejam como autêntica e carinhosa. Geralmente, tende a ver o positivo em qualquer situação. È leal, confiável, oferece apoio e a preocupa mais o que poderia acontecer que o presente.
A pessoa Organizadora ( O segundo com mais pontos)
Faz as coisas. Tende a ser muito responsável, está quase sempre preparada a lhe agradam as regras. A pessoa organizadora tende a fazer uma lista para saber quando está terminando o trabalho. Se as coisas estão desorganizadas e sem estrutura, necessita estruturá-las e organizá-las. Tende a ser confiável, estável e sensível. Em geral, não lhe agradam muito as mudanças, prefere que as coisas sejam previsíveis e estejam ordenadas.
A pessoa Analista ( O Terceiro )
Desfruta das idéias e quer entender, analisando situações, tende a ser um observador silencioso. Em geral, o analista é independente e está mais relacionado com os pensamentos e idéias que com emoções. Segue regras , se as regras têm sentido e são lógicas. A pessoa analista tem a necessidade de ser perfeccionista e lhe é difícil aceitar seus próprios erros. È um grande planejador porque trabalha para considerar as possibilidades.
A pessoa Espontânea ( O Quarto com menos ponto )
Desfruta sendo livre, criativa e brincalhona. È empreendedora em suas ações, gosta de ser o centro de atenção e correr riscos. Gosta de entrar em ação e fazer as coisas aqui e agora. Gosta da competição e variedade. Aborrece-se facilmente e busca a mudança para fazer as coisas mais interessantes e emocionantes. Desfruta o desafio e tende a fazer as coisas á sua maneira. Freqüentemente a pessoa espontânea, é vista como improvisadora e impulsiva. As estruturas e as regras a limitam. È admirada pela espontaneidade e sua natureza extrovertida.
PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO PESSOAL ESCRITA
1. Que mais me agrada em mesmo?
2. Que menos me agrada em mim?
3. Em que forma procuro apresentar-me a outros? Descrevê-la brevemente. Como isto limita meus relacionamentos?
4. Quais são meus sentimentos a respeito do que acabo de escrever? Descrevê-lo completa e detalhadamente.
7. Metodologia
Os métodos aplicados serão distribuídos para os professores:
Sinceridade- Professora Leda Maria Wolff da Silva
Respeito- Professor Reginaldo ª de Carvalho e Professora Angelita
Responsabilidade- Professor Gilson J.R. dos Santos
Senso de Justiça- Professora Patrícia C. Hoffmann
Zelo- Professor Pedro Paulo e Professora Zeila ª Lopes
Cidadania- Professor Silvio G. Scheidemann
8. Avaliação
Pretende-se avaliar o envolvimento dos alunos em toda as atividades proposta durante o projeto. Avaliar se o aluno respeita as diferenças culturais e sociais e apresentam algumas soluções para determinados problemas
O importante das metodologias realizadas pelos profissionais, é buscar com que os alunos compartilhem seus sentimentos, opiniões e ambições.
9. Profissionais participantes do curso
Maria José L.S. Cabral
Diretora
Conrado G. Kintzel
Assistente Técnico Pedagógico
Leda Maria Wolff da Silva
Professora de Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário