sexta-feira, junho 05, 2009

EEB Dom Pio de Freitas - Projetos Desenvolvidos


Projeto "Resgatando valores"

Turmas: 1ª Série 01 e 02

Professoras: Marise Montibel, Marileni Rosário de Borba, Juçara Agostinho (Artes), Maria Clarisse Hack Machado e Antonhinha Bender Fernandes (Educação Física)


Justificativa:

As crianças aprendem muito desde cedo, sobre o mundo, fazendo perguntas, ouvindo fatos e histórias na escola e fora dela. Construindo sua visão de mundo diariamente junto com seus familiares, amigos, assistindo TV, vídeos, brincando na rua. Vivenciam muitas experiências e interagem contextualizando conceitos, gostos e costumes. Formam suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que as cercam.
Será trabalhado o tema "Os valores", na primeira série de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:
Através do resgate de valores, baseado no Pilares do Programa Caráter conta”, levar a criança a Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social através das regras de conduta, atitudes corretas, formulando perguntas, imaginando soluções para compreender o que se passa na escola e fora dela, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer a importância dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta” como essenciais para uma boa convivência em sociedade.

* Conhecer experiências positivas através de filmes, histórias, livros infantis que falam sobre os valores;

* Coletar dados com a família sobre situação do seu dia a dia: ações de responsabilidade, zelo, justiça, cidadania, sinceridade, respeito.

* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso ter valores na sua vida.

* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Estabelecer regras para os jogos e atividades na escola: como esperar a vez .

Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Filmes

Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* * Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;


Avaliação:
A avaliação será realizada a partir do interesse e cumprimento das atividades feita pelos alunos.

Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do que foi aprendido e do que é difícil entender

Cronograma: todo o ano.

Desenvolvimento das atividades:
O projeto O Caráter conta pode ser desenvolvidos em atividades como contação de histórias, questionário para as famílias, observações dentro da escola, comportamento dos alunos, cumprimento das metas

Observando o interesse das crianças pode-se propor ao grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem é socializado .Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Poderão confeccionar cartazes e murais.
Os murais ou cartazes valorizam a atividade do aluno, chamando a atenção dos pais e dos outros alunos e professores da escola.


Atividades: Rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; explorando a comunicação e expressão através de desenhos, poesias, jogos e recreação.


Leitura para aprender valores: Coleção do escritor Ziraldo



Alunos da 1ª série com a professora Marise Montibeler




Atividade da professora Marise Montibeler com os alunos da 1ª série sobre higiene pessoal: responsabilidade, zelo pelo próprio corpo.





Mural feito pelos alunos do Ensino Médio sobre a responsabilidade nossa para com o nosso planeta.






Cartaz na sala de aula da 1ª série com a professora Marise Montibeler.




Atividade com a professora de português/inglês Giuvana Wenk dos Santos com os alunos da 1ª série. Através da dobradura ensinar valores : zelo, responsabilidade, com os seres vivos.




Alunos cuidando da horta escolar.


Projeto Ícaro

Professora: Marilda Nascimento

Turmas envolvidas: 4ª séries matutino e vespertino

Porque a escolha do nome Ícaro: porque a partir de pesquisas sobre a história e mitologia grega os alunos escolheram um personagem. Para eles Ìcaro, teve a curiosidade e foi além de seus limites.

Dentro dos conteúdos foi estudado o Pilar cidadania com a atividade de pesquisa e apresentação de trabalhos sobre o Direito dos indígenas.

Os alunos aprenderam que os indígenas tem Direito à diferença, direito à terra, e tem direito a preservação de sua cultura.


Conclusão dos alunos:

“Através deste trabalho aprendemos que os índios são cidadãos com direitos e deveres como toda pessoa comum. Os índios tem direito a seu próprio habitat, à educação, saúde, a preservar sua própria identidade. E tem deveres dentro do país com todo cidadão”.

Foram pesquisados também os direitos das mulheres na história, e o que é democracia, O estatuto do idoso e o que é ser cidadão, o Estatuto da Criança e do Adolescente, conceitos de Direito, deveres, e Responsabilidade de cada um.

Foram confeccionados cartazes e mural na sala de aula sobre estes assuntos para socializar para toda escola.


Duração das atividades: Durante todo o semestre.




4ª série com a professora Marilda Nascimento



Teatro do grupo Silvestre sobre drogas para o Ensino Médio Outubro 2008


Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: