segunda-feira, novembro 03, 2008

Gincana: EEB Jorge Lacerda

RELATÓRIO DO PROGRAMA O CARÁTER CONTA
E.E.B. Dr JORGE LACERDA

Nos meses de junho e julho reunimos os professores com a finalidade de organizarmos uma gincana para desenvolver os pilares do programa. Participaram todos os professores regentes de 5ª a 8ª séries e os demais como equipe de apoio. O objetivo deste projeto é estimular o corpo docente e discente a se envolverem com os valores éticos do Programa O caráter Conta. Seu período de duração será de agosto a novembro. Em cada mês será trabalhado um pilar. No mês de agosto estamos trabalhando o Pilar respeito. Realizamos no dia 25/08 a abertura da gincana, conforme mostraremos as fotos a seguir:

Abertura: Diretora Sueli (respeito às autoridades)


Momento solene: Cantamos o Hino Nacional (respeito à pátria)
Prova surpresa: Enfatizamos que os princípios dos pilares são como chaves para abrirmos as portas do sucesso familiar, escolar , profissional; as quais devemos buscar. Cada representante de sua turma procurou escondidos pelas gramas as chaves nas cores do pilares e trazendo assim pontuação para sua equipe.


Atividade cultural:
Professor Adones (meditação sobre o respeito ao meio ambiente)
Professora Kézia (meditação e teatro sobre o bullying – respeito aos outros)
Teatro dos alunos sobre o respeito ao corpo e a vida
Tema: Drogas: começo de uma aventura e término de uma vida – O carater conta com você!
Prova surpresa: Citar qual era o lema dos três mosqueteiros e Como se chamavam?
Desejamos que este também seja o lema de nossa escola: um por todos e todos por um.
Apresentação das equipes: As turmas apresentaram o nome, grito de guerra e torcida organizada e foram avaliadas pelos professores.

7ª2

7ª1
5ª2

6ª1
8ª1

5ª1

6ª2

8ª2

Prova do futebol: dois representantes de cada turma de ambos os sexos. Um(a) goleiro(a) e um(a) batedor(a) com direito a dois chutes.
Prova do basquete: dois representantes de cada turma, de ambos os sexos, para fazer a cesta.
Provas seguintes:
1. Manutenção da limpeza da sala e da escola (escala);
2. A turma inteira decorar a regra áurea;
3. Apresentar em um cartaz as maneiras de demonstrarmos respeito.

Mural das atividades propostas

A diretora Maria Sueli também providenciou a pintura dos pilares no portão de entrada para as salas de aula dos alunos de 5ª a 8ª séries.


Estamos desenvolvendo um projeto chamado recreio monitorado, no qual os alunos monitores da 4ª série cuidam do recreio distribuindo e recolhendo os brinquedos e seguindo as regras contidas nos cartazes abaixo. São ao todo 10 regras que foram trabalhadas em sala de aula pelas professoras do primário. Durante o mês de agosto o pilar do respeito será enfocado e este projeto vem atender esta necessidade enfatizando o respeito pelos outros, pelo patrimônio público, por si mesmo e pelas regras que existem para que todos experimentem uma convivência pacífica e alegre no tempo do intervalo.

Este cartaz contêm as regras e a escala dos períodos matutino e vespertino

Alunas monitoras: Clara e Isabella

Devolva na secretaria qualquer objeto que encontrar; venha uniformizado;
Mantenha as carteiras e as paredes limpas; beba água; vá ao banheiro;

Espere a sua vez; faça a fila organizada para receber o lanche e para entrar na sala de aula; devolva pratos, copos e talheres na cozinha; jogue o lixo nas lixeiras; respeite seus amigos, as regras e o sinal.

Brincadeiras com corda e elático

Jogos pintados no piso

Futebol

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: