Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

terça-feira, maio 20, 2008

Atividades: EEB Osvaldo Aranha














Relatório “O Caráter Conta”
Profº Almir


No mês de março o Professor Almir de Filosofia trabalhou na produção de quadrinhos com os alunos dos 1os anos. Os quadrinhos tiveram enfoque no Programa Caráter Conta. O pilar Sinceridade teve destaque neste primeiro momento. As histórias foram bem criativas e os desenhos e recortes bem elaborados.
Todo o trabalho ocorreu com uma fundamentação e explicação teórica que o professor havia abordado em aulas anteriores.
O slogan criado para o Cartaz foi: “Sinceridade: Seja honesto não engane, minta ou trapaceie, seja confiável, construa uma boa reputação, seja leal, apóie sua família e amigos”.


Relatório “O Caráter Conta”
Prof: Daniela Buzzarello (artes)


Foi feita uma cesta de Páscoa para doação (para as Séries Iniciais) com enfoque no Pilar da Solidariedade com todos os 1os anos do Ensino Médio.
Foi falado sobre os objetivos de fazer a cesta:
- doação;
- criatividade;
- amadurecimento pessoal;
- trabalho em grupo;
Para a confecção das cestas foi utilizada a sala de artes:
- todos mostraram capricho e dedicação;
- se dedicaram e ficaram ansiosos para saber quem ficaria com a cestinha.
O material usado foi: garrafa pet, tesoura, cola, glitter, e algodão.
O projeto foi realizado entre 06 a 18 de março de 2008.
A direção passou nas salas agradecendo aos alunos e relatando a alegria demonstrada pelos alunos das Séries Iniciais que receberam as cestas.



RELATÓRIO PROGRAMA CÁRATER CONTA
Prof: Daniela Azambuja (Ed. Física)


No primeiro bimestre foi usado como tema de avaliação e trabalho os pilares.
Foi pedido para que os alunos da sétima e oitava série (ensino fundamental) e segundos e terceiros anos (ensino médio), elaborassem cartazes usando um dos pilares, voltados aos assuntos esportivos, à quadra esportiva, enfim, ao colégio como um todo.
Execução:
Os alunos foram divididos em grupos de até seis alunos
Temas:
Podiam escolher o pilar que quisessem;
Desenvolvimento:
Os cartazes tinham que ser ilustrativos e as frases elaboradas;
Prazo:
Tiveram um mês;
Exposição:
Os cartazes após avaliados foram expostos na quadra como Exposição:
Depois serão espalhados e destinados para uso da escola.
Março e Abril 2008
Prof: Daniela Azambuja (Ed. Física)

Relatório do Programa O Caráter Conta
Professora: Márcia Romana (História)


Objetivo:
Realizar um estudo dos pilares e trabalhá-los na escola.
Metodologia:
- Divisão em 6 grupos, sendo que :
- Cada grupo recebe um pilar;
- Estudo e preparação do conteúdo
Apresentação e propostas.
Cronologia:
5 aulas: 2 para preparar -3 para apresentar
Avaliação: apresentação e debate.
Obs: O tema foi trabalhado com dois segundos anos do ensino médio.(2:1 e 2:2).
Os resultados foram excelentes. Vários grupos fizeram teatro, cartazes, explicações. Surgiram ações na escola tais como: formação de um grupo de teatro permanente para trabalhar os pilares; organização de grupos no pátio durante o recreio para trabalhar o zelo em toda a escola; realização de palestras e eventos buscando resgatar valores, entre outros.


Repasse do Curso de Capacitação
O Caráter Conta

No dia 31 de março de 2008, foi feito o repasse aos professores das informações referentes ao curso de capacitação do Programa : O CÁRATER CONTA, ocorrido nos dia 26 e 27 de fevereiro de 2008.
O ATP (assistente técnico pedagógico), José Pedro iniciou o repasse fazendo um breve histórico do programa, a sua origem e sua aplicação em algumas escolas.
Em seguida a professora Márcia (história), falou sobre os pilares RESPEITO e RESPONSABILIDADE. Fez uma breve alusão às cores e o seu real significado e como eles podem ser aplicados no dia a dia escolar.
Alguns professores fizeram comentários da importância do resgate destes valores no cotidiano escolar e na sociedade, tendo em vista a carência tão marcante destes valores.
A professora Léa (ensino fundamental), falou sobre os pilares SINCERIDADE e ZELO Levantando o questionamento da não existência destes valores na sociedade e como urgi a necessidade de serem resgatados.
José Pedro (ATP), falou sobre os pilares SENSO DE JUSTIÇA e CIDADANIA, assunto este bastante polêmico tendo em vista o que a mídia tem lançado como sendo importantes dentro destes valores.
Depois destas explicações preliminares foi repassado aos professores as atividades referentes ao ano anterior (2007), envolvendo este assunto.
A ATP Regina fez uma breve exposição dos trabalhos já realizados pela escola e os resultados positivos alcançados com o Programa.
O Professor Almir de filosofia e a professora Marlene, de português, contribuíram relatando experiências positivas alcançadas em outras unidades escolares onde trabalham ou trabalharam, sugerindo idéias e ações para serem aplicadas nesta escola.
Devido aos comentários sobre os pilares terem se estendido, não foi possível passar a dinâmica que levantaria o comprometimento do professor ao longo do ano em trabalhar com mais ênfase em cada pilar. No entanto, a participação dos professores no debate foi tão positiva que a dinâmica se tornaria mero acaso, já que os professores demonstraram interesse na aplicabilidade dos pilares.

Fotos e atividades desenvolvidas pelos professores (as): Marlene, Almir, Daniela Buzzarello, Daniela Azambuja, Márcia Romana.

Atividade: EEB Monsenhor Sebastião Scarzello

Escola de Ensino Fundamental “Monsenhor Sebastião Scarzello”

Painel “ O Caráter Conta” Valério de Matos /2008.

Arte Educadora – Suélen Castilho da Roza
Projeto o Caráter Conta – Artes
Público Alvo – 4ª Séries I e II.

Justificativa
Este projeto O Caráter Conta surgiu como uma nova proposta de educação dentro da escola, sugerido pela direção escolar, após observar muitos problemas encontrados na sociedade e que reflete dentro da escola. No campo das artes a filosofia é o desenvolvimento de um conhecimento sensível, em relação ao meio que estamos ince ridos, isto veio de encontro com esta nova proposta.

Objetivo Geral
Desenvolver um novo pensar em relação ao eu na sociedade, tendo como base os pilares do caráter conta e as obras do artista Fritz Alt.

Objetivos Específicos
1 – Conhecer os pilares do caráter conta.
2 - Conhecer as obras do artista Fritz Alt
3 – Desenvolver um novo pensar na sociedade que vivemos.

Metodologia
1ª momento – Conversa com a turma sobre o tema O Caráter Conta, em seguida desenvolver um desenhos sobre as atitudes que devemos ou não ter na escola.
2ª momento – Apresentação das obras do artista Fritz Alt, que estão na cidade de Joinville, sendo estes os principais monumentos da cidade, usando o recurso de um DVD, “Fritz Alt, O Homem e o seu mundo”.
3ª momento – Reflexão sobre o DVD, e o pensar como cidadão, em preservação, respeito, responsabilidade, senso de justiça, em relação aos patrimônios públicos.
4ª momento – Visita ao Museu Casa de Fritz Alt.
5ª momento – Descrever os principais aprendizados obtidos, no museu sobre a vida e a obra de Fritz Alt e relacionados ao caráter conta.
6ª momento – Em equipe desenvolver releitura de uma obra que mais chamou atenção do aluno em argila.
7ª momento – Pintura no pátio escolar de amarelinhas, com as palavras do caráter conta, para que toda a escola conheça e esteja presente no dia-a-dia dos alunos.

Avaliação
A avaliação deverá ser feita, pensando nas mudanças de atitudes dos alunos observada no decorrer das aulas. Também na participação de cada momento, nas atividades práticas desenvolvidas em sala de aula. Esta avaliação não deverá ser exclusiva em artes, mas em conjunto com os outros professores da EPI, principalmente com a professora regente de sala que passa a maior parte do tempo com a turma.



Trabalho realizado pelas 4ªs séries na U.E. de E.E.F.“Monsenhor Sebastião Scarzello” no início desse ano de 2008, com o objetivo de que o aluno reflita e veja que para que tenhamos dias melhores qual é o nosso papel, e o quanto o Caráter Conta em um indivíduo.



Professora: Maristela Skibinski da Silva



Poesia a gente inventa. Fernando Paixão
Filtro Solar
Pedro Bial
Composição: Mary Schmich


Senhoras e senhores da turma de 2003

Filtro solar!

Nunca deixem de usar o filtro solar. Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuroseria esta: usem o filtro solar!
Os benefícios a longo prazo do uso de Filtro Solar estão provados e comprovados pela ciência,
Já o resto de meus conselhos não tem outra baseconfiável além de minha própria experiência errante.Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos comvocês...Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a belezada juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo opoder e a beleza da juventudeaté que tenham se apagado.

Mas pode crer que daqui a vinte anos você vai evocaras suas fotos,E perceber de um jeito que você nem desconfia hoje em dia, Quantas, tantas alternativas se escancaravam a sua frente.
E como você realmente estava com tudo em cima,Você não está gordo ou gorda...Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba quepré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver umaequação de álgebra.

As encrencas de verdade em sua vida tendem a vir decoisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada, E te pegam no ponto fraco às 4 da tarde de umaterça-feira modorrenta.Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te metamedo de verdade.Cante. Não seja leviano com o coração dos outros. Não ature gente de coração leviano. Use fio dental. Não perca tempo com inveja.

Às vezes se está por cima,às vezes por baixo.A peleja é longa e, no fim,é só você contra você mesmo. Não esqueça os elogios que receber. Esqueça as ofensas. Se conseguir isso, me ensine.

Guarde as antigas cartas de amor. Jogue fora os extratos bancários velhos. Estique-se. Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos vinte e dois o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem.


Tome bastante cálcio. Seja cuidadoso com os joelhos. Você vai sentir falta deles. Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance cirandaem suasbodas de diamante. Faça o que fizer não se auto congratule demais, nem seja severo demais com você, As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo,É assim para todo mundo. Desfrute de seu corpo use-o de toda maneira que puder,mesmo!! Não tenha medo de seu corpo ou do que as outraspessoas possam achar dele, É o mais incrível instrumento que você jamais vaipossuir. Dance. Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.Leia as instruções mesmo que não vá segui-las depois. Não leia revistas de beleza, elas só vão fazer você se achar feio.

Refrão: Brother and Sister Together we'll make it trough Someday a spirit will take you And guide you there I know you've be hurting But I've been waiting to be there for you And I'll be there just helping you out Whenever I can

Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível preverquando elesterão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor pontecom o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro. Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão deunspoucos e bons. Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, Mais você vai precisar das pessoas que você conheceu quando jovem. More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer. More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer. Viaje. Aceite certas verdades inescapáveis: Os preços vão subir, os políticos vão saracotear, você também vai envelhecer.

E quando isso acontecer você vai fantasiar que quando era jovem os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes, E as crianças respeitavam os mais velhos. Respeite os mais velhos!!E não espere que ninguém segure a sua barra. Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada. Talvez você case com um bom partido, mas não esqueçaque um dos dois de repente pode acabar. Não mexa demais nos cabelos se não quando você chegaraos 40 vai aparentar 85. Cuidado com os conselhos que comprar, mas seja paciente com aqueles que os oferecem. Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais doque vale. Mas, no filtro solar, acredite.
Após a leitura do texto, Ano Novo, de Fernando Paixão e assistirmos o CLIP Filtro Solar, na versão de Pedro Bial , elaboramos para cada sala, um texto coletivo personalizado, com dicas para obtermos uma escola melhor, e é claro, exercendo então os Pilares do Caráter Conta.



Produção Coletiva 4ª 1
Mude Para Melhor!


Olhe a sua volta, está tudo limpo, não jogue lixo no chão para não viver na poluição.
A nossa escola é como se fosse nossa segunda casa, pois passamos o maior tempo nela;
Preserve as paredes, muros e portas, não pixe e nem risque, a escola ganhou reforma, então capriche;
Cuide do banheiro, puxe a descarga, porque quando você voltar, poderá se encontrar com ele;
Respeite as cozinheiras e as serventes, pois são elas que cuidam da gente;
Identifique-se usando uniforme e deixe a roupa nova para curtir lá fora;
Não deixe de ir a Biblioteca, lá a Dona Silmara irá te ajudar à se atualizar;
Lembre-se, após o almoço, descanse, converse com seus amigos, pois correr no sol não será bom para a saúde da gente não;
Aprender não tem idade, sua inteligência é uma raridade, então cante, dance e estude e faça desse ano o melhor que você pode!!!


Produção Coletiva 4ª 2
SOS 2008

Olhe a sua volta, a escola esta limpa e pintada, então:
Não jogue lixo no chão, para não entupir o buerão e causar um problemão;
Pixar e riscar paredes, muros e carteiras..., tem que limpar se não, na diretoria você vai parar;
Jogue bola, mas atenção, só nas aulas de Educação Física ou com permissão;
Quando for ao banheiro, não quebre, puxe a descarga, pois se você voltar, não se encontrará com ele; Raspe bem o prato, pois além de ficar forte, ajudará as cozinheiras;
Cuide das árvores e hortas, pois muitas frutas e verduras vêm de lá;
Quer ser respeitado, respeite os mais velhos e professores, pois o seu aprendizado está nas mãos deles; Viaje no mundo da imaginação, vá à biblioteca, pois lá tem muitos livros bons;
Gatão e gatona fiquem espertos e deixe a roupa manera pra curtir no fim de semana;
Dance, cante, jogue, faça exercícios, estude, pesquise, leia, navegue na internet, e assim terás um 2008 melhor!!!

Pesquisa personalizada