Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quarta-feira, novembro 26, 2008

Utilidade Pública: Enchentes em Santa Catarina...

Participe e ajude no que puder, mas não deixe de ser solidário e de praticar os pilares do caráter. Doe alguma coisa ou parte do seu tempo em favor daqueles que foram atingidos por essa tragédia ambiental. Se cada um de nós fizer alguma coisa, doar algum alimento, uma roupa, um móvel, produtos de limpeza e higiene ou algum dinheiro, poderemos formar uma grande corrente do bem e fazer a diferença na vida daqueles que pederam tudo ou quase tudo. Vamos colocar em prática os valores defendidos pelo Programa "O Caráter Conta!".



O Bradesco e o Banco do Brasil disponibilizaram contas para que os interessados em fazer doações para as vítimas da tragédia provocada pelas chuvas em Santa Catarina (SC) possam fazer seus depósitos.

Seguem abaixo os detalhes das contas:

Bradesco
Agência: 348-4
Conta: 160.000-1

Observação: Os depósitos de ajuda devem ser realizados nominalmente para Fundo Estadual de Defesa Civil, CNPJ 04426883/0001-57.

Banco do Brasil
Agência: 3582-3
Conta: 80.000-7

Observação: Os recursos recebidos serão repassados para a Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.


Mais Notícias:
A chuvas que assolam Santa Catarina causaram 99 mortes e obrigaram mais de 78 mil pessoas a sair de suas casas. Entre as vítimas das chuvas estão: bebês, idosos e famílias inteiras

Relatório: EEB Albano Schmidt

ESTADO DE SANTA CATARINA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBANO SCHMIDT
ESCOLA PÚBLICA INTEGRADA
JOINVILLE, SC

PROJETO – 2008


“FORMIGAMIGAS” – Semeando boas atitudes
Professora: Simone da Cunha Moreira
Disciplina: Artes Plásticas / Artes Cênicas/ Musicalização
Público Alvo: 2º ano das séries iniciais - 7 a 8 anos.
OBJETIVOS:Criar uma paródia que envolva o projeto e o Caráter Conta;
Associar os Pilares do Programa com boas atitudes;
Dramatizar a música historiada;
Desenvolver ritmo, seqüência oralidade e expressão corporal.
As formiguinhas
Paródia baseada na música “Indiozinhos”
O ritmo é seguido do som do pandeiro.
Uma, duas, três formiguinhas.
Quatro, cinco, seis formiguinhas.
Sete, oito, nove formiguinhas.
Dez na floresdeira.
Iam cantando e nos alegrando
Quando de repente apareceu...
A HUMILDADE!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
A AMIZADE!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
A HONESTIDADE!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
A FÉ!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
A JUSTIÇA!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
A RESPONSABILIDADE!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
A SABEDORIA!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
A IGUALDADE!
E então uma formiguinha ela escolheu!
Quando de repente apareceu...
O SENHOR CRIADOR!
E então essa formiguinha o agradeceu!
Obs.Essa paródia foi apresentada para dois americanos do Programa Caráter Conta, que visitaram nossa escola no 1º bimestre de 2008.
Essa atividade foi apresentada aos pais no Dia da Família na Escola, (28-08-2008).


Professora Simone da Cunha Moreira com o ritmo do pandeiro semeia juntamente com seus alunos, boas atitudes.


As formigamigas no embalo do “Caráter Conta”.


DESFILE CÍVICO NO DIA 03 DE SETEMBRO NO BAIRRO BOA VISTA.

A foto relata os Pilares do Programa Caráter Conta associado com as cores das formigamigas. As crianças levam balões relacionando as cores com os valores.


APRESENTAÇÃO ROCK DO TRÂNSITO – E.E.B. ALBANO SCHMIDT.
Professora: Simone da Cunha Moreira
Disciplina: Artes Plásticas / Artes Cênicas/ Musicalização
Público Alvo: 2º e 3º ano das séries iniciais - 7 a 9 anos.
A questão do trânsito na atualidade merece atenção especial, haja vista os conflitos que ocorrem quando o homem está envolvido como motorista, ciclista, pedestre, enfim, transigente, e reage às situações vividas, que muitas vezes estão relacionadas ao estresse, a falta de paciência e responsabilidade.
A Escola de Educação Básica Albano Schmidt preocupada com a responsabilidade no trânsito apresenta a dramatização e coreografia “Rock do Trânsito”, com a música “Banco de Trás”, da cantora Aline Barros. Participam da apresentação 16 (dezesseis) alunos e alunas do Programa Escola Pública Integral – E.P.I., dos 2º Anos e 3ª Séries. A execução do trabalho foi orientada pelas Professoras Simone da Cunha Moreira, de Artes Cênicas, Meraldiva, professora de Dança e Raquel da Silva, 2ª professora.
A trama retrata de uma forma criativa, a conduta irresponsável de motoristas e pedestres que transitam pelas ruas da cidade. Demonstra o papel da autoridade policial e a importância do uso do cinto de segurança, faixa de pedestres, Programa Aluno Guia, e sensibilização de que lugar de criança é no banco de trás.
A letra da música revela muitos valores que hoje se encontram esquecidos no trânsito como: respeito ao próximo, ser um cidadão justo, responsabilidade e zelo pela VIDA.
O figurino é baseado no vestuário dos anos 60, considerada a década de rebeldia e mudanças na sociedade. As cores do trânsito ornamentam as saias, lembrando a necessidade de respeitar o semáforo, para evitar acidentes. Os componentes do cenário foram confeccionados para representar os recursos no trânsito (faixa de pedestres, carros, volantes, apito, cinto de segurança).
O tempo de exibição é de 5 minutos.
Queremos ver o amanhecer! Paz no trânsito é o que pedimos!

Essa peça foi apresentada no Teatro Juarez Machado no dia 29 – 09 – 2008, enriquecendo a entrega dos prêmios do Concurso de Frases de Transito.

A apresentação foi um sucesso!

Agradeço aos meus maravilhosos alunos, aos pais e as Professoras Raquel e Meraldiva que compartilharam para o sucesso do grupo. Posso dizer que isso que é um trabalho em equipe. (Prof.ª Simone)


DINÂMICA: COMPARTILHAR OS BONS SENTIMENTOS.
Professora: Simone da Cunha Moreira
Disciplina: Artes Plásticas / Artes Cênicas
Público Alvo: 1º e 2º ano das séries iniciais - 6 a 8 anos.
PROCEDIMENTO: Cada criança recebe um balão, onde a mesma terá que enchê-lo pensando numa palavra que representa o sentimento que considera importante.
Depois de todos os balões cheios e amarrados, os alunos deverão escolher um amigo para presenteá-lo com o sentimento escolhido, dizendo o nome do mesmo (ex: amor).
Após a troca, todas as crianças deverão soltar seus balões, compartilhando o sentimento recebido, em seguida estourá-los, pois aquilo que é bom e agradável pode-se transmitir ao próximo.
A pessoa que recebe AMOR, transmite AMOR...
Aquele que recebe CARINHO, transmite CARINHO...
Aquele que recebe PERDÃO, aprende a PERDOAR!
Desta forma estaremos semeando boas atitudes.

Ensinar a criança a ter hábitos de carinho e afeto ao próximo.

Presenteando com AMOR e AMIZADE.

Como é bom receber o que queremos.

O MUNDO É DE TODAS AS CORES: RESPEITE A DIVERSIDADE
Professora: Simone da Cunha Moreira
Disciplina: Artes Plásticas / Artes Cênicas
Público Alvo: 2º ano das séries iniciais - 7 a 8 anos.
PROCEDIMENTO: Dividir a turma em equipes, onde cada uma receberá uma quantidade de bonecos simétricos da mesma cor.

MUNDO AMARELO

MUNDO AZUL

REFLEXÃO: Não vivemos num mundo igual, com pessoas iguais, com o mesmo gosto, o mesmo tamanho, o mesmo pensamento...
Devemos aceitar as pessoas do jeitinho que elas são, pois para Deus somos únicos e especiais. Todos têm defeitos e qualidades, a única coisa igual nesse mundo é o AMOR de DEUS por nós.

Aceite o seu próximo do jeitinho que ele é, deixe seu mundo ficar colorido.

Respeite a diversidade, deixe seu mundo se tornar cada vez mais colorido.

Pesquisa personalizada