SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Rua: São Paulo, 555 – Bairro Bucarein – Fone/Fax: (47) 3422-5018
E-mail : eefrb@sed.sc.gov.br
Joinville – Santa Catarina
Joinville, 23 de maio de 2007.
RELATÓRIO DA CAMPANHA:
“O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”
DESENVOLVIDA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
DESENVOLVIDA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Em 20 de novembro passado, no término do ano letivo, houve uma reunião com representantes das escolas públicas e privadas no Fórum de Joinville, em que o Promotor de Justiça e Coordenador Geral da Campanha, Dr. Affonso Ghizzo Neto, apresentou o Projeto da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” e solicitou o envolvimento de todas as escolas em favor da campanha, campanha esta que tem tudo a ver com o Programa “O Caráter Conta”, pois pretende desenvolver não só responsabilidade, mas também todos os outros pilares: cidadania, respeito, senso de justiça, zelo e sinceridade .
Já no inicio de 2007, em 28 de fevereiro, representantes das escolas foram novamente convidados a participar de mais um encontro sobre a campanha no Teatro Juarez Machado. Momento de ilustração através de vídeos e de uma peça de teatro muito proveitosa. Participamos também de outra palestra do Dr. Ghizzo Neto, mais voltada aos empresários, dia 24 de março na Pizzaria do Nego. Depois recebemos os materiais: revistas e dvd para iniciar nas escolas o que a mídia já vem reproduzindo em horário nobre.
Em abril, a diretora Lamis Mousse, apresentou a campanha aos alunos de 5ª a 8ª série da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa. Na sala de multimídia a diretora desenvolveu uma discussão sobre corrupção, fazendo a seguinte pergunta no fleap chart “O que você entende por corrupção?”. E os alunos levantaram muitas definições, mas a maioria ainda atribui o termo “corrupção” aos políticos de nosso país devido aos escândalos recentes apontados na mídia. Aproveitou-se então, para discutir sobre as conseqüências dos atos corruptos. Em seguida foi apresentado o dvd, gerando mais debate. Dessa forma houve conscientização de que o combate à corrupção depende de cada indivíduo e que são pequenos gestos e atitudes que contribuem para a formação do cidadão de bom caráter.
Em outro momento foi desenvolvida a campanha em sala de aula. Primeiramente foi feita a leitura da revista e depois foram lançadas as perguntas abaixo, as quais obtiveram respostas dos alunos do Ensino Fundamental, muito criativas e conscientes, como segue. Primeira pergunta: “O que você entende por corrupção?”, e algumas respostas: “Uma pessoa corrupta só pensa em si mesma” de Talita Mayara Meirinho; “... até contar mentirinhas” de Larissa Gotthardi de Almeida; “Roubo, política, Brasil” de Diego Miranda May. Segunda pergunta: “Quais as conseqüências?”, resposta: “Consciência pesada, perda de sono, cansaço, perda de amizades” de Andressa Soares Machado. Terceira pergunta: “Como você pode colaborar (atitudes) para diminuir a corrupção em nosso país?”, respostas: “Denunciar, fazer a diferença, lutar por um Brasil melhor” de Luceli Coelho Borges; “Pensar, refletir... denunciar qualquer tipo de corrupção, ser honesto e bom cidadão” de Larissa Gotthardi de Almeida.
Na aula de Língua Portuguesa, a professora Dionilse de Fátima P. Damasceno, lançou um concurso de frases sobre a campanha. A frase escolhida, “À nova geração consciência contra a corrupção”, foi escrita em uma faixa que será levantada pelos alunos na passeata do Dia “C” Contra a Corrupção que está agendada para o dia 26 de maio, próximo sábado.
Percebeu-se grande aceitação dos alunos em relação a campanha. Muitos desenharam o personagem que aparece na campanha sorrindo ou fazendo o sinal “legal” e ainda citaram várias vezes a frase “A sociedade muda quando os indivíduos que vivem nela mudam”. E mais, painéis reproduzindo os desenhos da campanha estão sendo pintados na escola, mantendo o pensamento na campanha.