ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBANO SCHMIDT
ESCOLA PÚBLICA INTEGRADA
PROJETO - 2008
A transformação social almejada pela humanidade em direção a uma sociedade de paz e harmonia, passa necessariamente por uma mudança no processo educacional que deve formar o ser humano capaz de construir esse mundo novo.
Porém, esta não pode ser apenas uma viagem intelectual, mas um compromisso institucional, individual profundo com ação amorosa. Ainda que o amor não possa ser quantificado nem definido cientificamente.
A recomendação é a de alimentarmos a nossa ousadia. O medo, a violência, o desinteresse e desesperança permeiam todas as faixas etárias e todos os grupos sociais. Estamos diante de desafios externos, e precisamos aprender a nos exercitarmos como seres humanos integrando competência e sensibilidade, com ação eficiente e amorosa.
A complexidade humana nos faz perceber que somos artistas, cientistas, e empreendedores, que possamos integrar razão e emoção, ver o mundo com os olhos inteligentes do coração.
Precisamos contemplar a construção humana, prestando atenção nas potencialidades dos educandos, vivendo os valores humanos, partindo do exercício do amor.
A sabedoria Universal entende o amor como:
O Amor como pensamento é verdade
O Amor como ação é ação correta
O Amor como sentimento é paz
O Amor como compreensão e não – violência
A maior prova de Amor foi Jesus nos ter dado sua vida para salvar a humanidade.
O mundo inteiro está tentando mostrar, há muito tempo, coisas muito simples. O fundamento da nossa vida é o AMOR. Tudo o que se faz baseado, inspirado pelo o amor, frutifica e dá certo.
Nossa tarefa como educadores passam a ser a de despertar o que há de melhor nos outros e em nós mesmos.
O referido projeto “Formigamigas” tem o propósito de promover um encontro diário entre escola – família – Deus, para um aprendizado de valores morais universais, de uma maneira descontraída e afetiva. Conscientes de que o caráter de uma pessoa tem seus principais traços definidos nos primeiros sete anos de vida, pretende – se dar motivos para construir o bom caráter da criança.
O professor lida com pessoas concretas, cada qual com sua história singular. O amor dos pais e de outros adultos é uma condição indispensável para a educação da criança.
Viver num ambiente amável, estimula as crianças a se tornarem confiantes, seguras e amantes da vida.
Vivemos em um momento em que as famílias estão cada vez menos estruturadas, e sem Deus no coração.
Essa falta de estrutura resulta em fracassos escolares relacionados à aprendizagem, à falta de amor a si próprio, ao respeito mútuo, e por fim, desenvolve comportamentos agressivos, como uma defesa a falta de amor.
Os valores familiares estão em constantes rupturas. Com isso a escola precisa adotar esse papel de resgatar esses valores, formando cidadãos honestos e solidários.
A escola do século XXI tem a função de ser referência, mostrando atitudes de exemplos de caráter dignos, valorizando a criança como ser único e especial para todos e principalmente para Deus.
Sentimos a necessidade de desenvolver no educando o hábito de respeito, pois o mesmo é a base de uma aprendizagem significativa, uma vida social respeitada,
Este projeto tem como alicerce o Programa “Caráter Conta”, que tem como objetivo resgatar os valores necessários para o exercício da cidadania. Respaldado no versículo bíblico descrito no livro de Provérbios de Salomão, capítulo 22, versículo 6, que diz:
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Objetivos: Fazer o educando perceber que ele é único e especial para Deus;
Resgatar e construir os valores éticos de um cidadão;
Focar nas práticas pedagógicas os valores que Deus nos ensinou, através de suas atitudes;
Valorizar o caráter do ser humano;
Desenvolver o Programa Caráter Conta, através das atitudes dos personagens do projeto.
Plantar a semente do amor em cada coração.
Cronograma: Todo o ano Letivo de 2008
O “Caráter Conta” com as formigamigas
Disciplina: Artes Plásticas
Público Alvo: 2º ano das séries iniciais - 7 a 8 anos.
Utilizar as formigamigas associando suas respectivas cores com os pilares do Caráter Conta;
Criar uma estrofe que envolva a cor, o personagem e o tema do pilar;
Montar um mural envolvendo os trabalhos artísticos.
Criação dos alunos do 2º ano 01-02-03
Faniquita, a formiga laranja
É simpática e companheira
Usa a justiça
Para quebrar as barreiras.
Piriá é uma formiguinha
Vermelha e teimosa
Zela pela floresta
Deixando ela harmoniosa!
Smilinguido tem respeito pelo Senhor Criador
Transformando o formigueiro
Um lugar de muito amor!
Pildas, roxo e criativo
Um cidadão de verdade
Transforma o lixo
Numa grande raridade!
Formisã é um mestre sábio e tranqüilo
Com a cor azul,
Transmite sinceridade de norte a sul.
Criação dos alunos do 2º ano 01-02-03
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
Faniquita, a formiga laranja
É simpática e companheira
Usa a justiça
Para quebrar as barreiras.
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
LAILA CAROLINE DA SILVA – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
Piriá é uma formiguinha
Vermelha e teimosa
Zela pela floresta
Deixando ela harmoniosa!
23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
GABRIEL ONOFRE – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
Smilinguido tem respeito pelo Senhor Criador
Transformando o formigueiro
Um lugar de muito amor!
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
ADRIELI VELEM – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
Pildas, roxo e criativo
Um cidadão de verdade
Transforma o lixo
Numa grande raridade!
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
SUELLEN NUNES XAVIER– 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
Formisã é um mestre sábio e tranqüilo
Com a cor azul,
Transmite sinceridade de norte a sul.
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
NATHAN DIUNIOR SANTINI– 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
Em busca de confiança!
Verde é a cor da responsabilidade
E o Formidável também é
Leva suas mensagens
Em busca de muita fé.
Cores quentes e cores frias
Professora: Simone da Cunha Moreira
Disciplina: Artes Plásticas
Público Alvo: 2º ano das séries iniciais - 7 a 8 anos.
Para estudar as características das cores quentes e frias, a professora Simone da Cunha Moreira levantou o conceito das cores e seus significados.
CORES QUENTES: Dão-nos a sensação de calor, claridade, agitação, verão.
LARANJA – Faniquita – formiga agitada, divertida e espoleta.
AMARELO – Smilinguido – formiga animada de bem o a vida.
VERMELHO – Piriá – formiga com um temperamento forte.
CORES FRIAS: Dão-nos a sensação de frio, inverno, calma e tranqüilidade.
ROXO – Pildas – formiga calma, adora uma soneca.
VERDE – Talento&tolero – formigas lentas e tranqüilas.
AZUL – Mestre Formisã – formiga paciente e calma.
Dessa forma os alunos perceberam que as cores estão associadas as nossas características e personalidade.
Foi relatado algumas imagens que estão associadas a essas cores como: sol, fogo, mar, céu,...). para finalizar, as crianças desenharam as formigamigas que fazem parte dessa classificação de cores.
23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
LUÍS FELIPE DIAS PETRI– 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
DOUGLAS HOLOVATE SILVA – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
KAROLAINE CORDEIRO DOS REIS – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA