quinta-feira, maio 04, 2006

REPASSE: EEB GUSTAVO A. GONZAGA

E.E.B.PROF. GUSTAVO AUGUSTO GONZAGA.

Joinville, 25 de abril de 2006.

Relatório do Programa: O Caráter Conta.

Pelo presente, estamos enviando, conforme solicitado, o relatório das atividades desenvolvidas aos professores de nossa escola sobre O Caráter Conta.
Eu, Ana Paula Morselli, participei dos encontros representando a escola e repassei à Diretora Zenir, Supervisora Nélida e Orientadora Rejane, e unidas pudemos repassar aos professores e funcionários de modo positivo.
Fizemos atividades diárias com 30 min. de repasse para os professores cujo foi bem aceito o Programa O Caráter Conta sendo possível um grandioso trabalho.
No primeiro dia colocamos balões azuis no teto contendo frases sobre sinceridade com fitilhos. Toalha espaçada com a cor azul e suco de tuti-frutti também na cor trabalhada. Repassamos o que é o Programa O Caráter Conta e seu objetivo primordial e iniciamos com o primeiro pilar “ Sinceridade”. Após, cada um dos presentes puxou o fitilho estourando os balões e leram em grande grupo as mensagens neles contidas. Então se abriu um espaço muito rico para comentários gerais onde cada um que expôs recebeu um pirulito enfeitado com crepom azul. Foi distribuída uma cópia de xerox sobre o primeiro pilar a cada participante assim como os cartazes a serem anexados por toda a escola. Este primeiro momento nos fortaleceu para prosseguirmos com êxito.
No segundo dia decoramos a sala com balões amarelos escrito neles a palavra Respeito e a bandeira da escola no painel, servimos de lanche bananas e gelatina da cor dos balões. Após, aplicamos a dinâmica da mãozinha repassada anteriormente onde cada profissional escreveu algo sobre respeito e a fixou em volta da bandeira da escola (este painel ficou exposto durante toda a semana) causando momentos de reflexão e busca interior, comovendo professores e os demais presentes, pois devido a curiosidade aqui já outros profissionais da escola quiseram participar destes minutos preciosos.
Cada demonstração de participação dos presentes, eles recebiam um imã de geladeira em formato de frutinhas decorados em papel amarelo.Foi entre mais uma folha para a montagem da apostila.
No terceiro dia decoramos com balões verdes representando o pilar da Responsabilidade toda porta de entrada da sala.
Utilizamos a dinâmica de dois pacotes de presentes, um com uma ratoeira e outro com vários adesivos (conforme mostrado anteriormente). Trabalhos aqui com “ situações escorregadias” ( anexo na apostila O caráter conta) Houve momentos de descontração, um clima agradável, muito tranqüilo e os presentes se entregaram verdadeiramente ao momento.Foi entregue um xerox do título.
No quarto dia decoramos com balões laranjas representando o Senso de Justiça. Fizemos um pequeno bolo de cenoura trabalhando assim com a partilha, pois o bolo não era suficiente para comermos normalmente. Foi muito interessante os comentários e ações dos presentes, permitindo muita reflexão sobre a justiça. Após foi dividido em três grupos para montarem quebra-cabeças e a equipe que terminou primeiro recebeu adesivos. Foi dado novamente um espaço para comentários (este espaço foi muito elogiado por todos, e pediram para que houvesse mais momentos como estes, pois eleva a auto-estima e nos faz refletir sobre nós mesmos em toda rotina do dia). Demos mais uma folha de xerox sobre o tema.
No quinto dia decoramos toda a sala de vermelho, com balões, corações e rosas naturais (ficou lindo) para representar o zelo. Colocamos uma das rosas em um pequeno vaso onde um pegou o vaso e falou o que pensava sobre o tema, e após passou para outro presente e assim por diante até todos falarem. Colocamos um CD com uma mensagem relatando o cuidado entre os seres humanos, causando forte emoção entre os presentes. Entregamos o texto sobre o zelo.
No sexto dia decoramos com balões roxos representando Cidadania, foi servida salada de frutas e fizemos a dinâmica do pezinho, após os presentes receberam um balão de cada cor representando todos os pilares unidos. A sala ficou muito colorida. Nos direcionamos para o pátio da escola onde decoramos seis pilares de tnt representando os seis pilares do programa, foi muito aplaudido. Entregamos flores para a Diretora em agradecimento do apoio a este espaço de grande valia a todos.

Curiosidade:

Ao introduzir o Caráter Conta na escola, sua aceitação foi gradual, mas firme. No primeiro dia estávamos com roupas da cor do primeiro pilar, todos ficaram curiosos; no segundo dia já havia três profissionais a mais representando com a roupa o segundo pilar, e depois foi curioso, pois sem direcionarmos quase todos os presentes estavam se apresentando com algum detalhe na roupa da cor a ser trabalhada.A participação foi aumentando onde no final do programa todos estavam ganhando uma recordação de participação. A apostila foi montada dia a dia, e a capa foi entregue no último pilar para grampear as folhas.O professor que perdeu algum pilar nos procurou para repassarmos o acontecido, pois não queria ficar sem uma parte do conteúdo apresentado.Durante toda a preparação do programa pudemos contar com a ajuda de todos da escola. E pudemos perceber o carinho durante toda a ajuda dos preparos. A escola trabalhou nesta semana com muita paz, um ajudando o outro, um clima agradável e verdadeiro envolvendo todos. Quanto ao repasse aos alunos, os professores se mostraram ansiosos e apresentaram várias idéias durante toda semana, cada situação vivenciada marcou muito de forma positiva.

Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: