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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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quinta-feira, dezembro 28, 2006

RELATÓRIO: EEB GIOVANI PASQUALINI FARACO


E.E.B. GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”
Duração: 30 dias
Séries: Pré a 3ª Série do E.F.


Pilares: Sinceridade e Respeito

Pessoas de caráter, são pessoas sinceras, em quem podemos confiar. Confiança não vem automaticamente. Você precisa conquistar a confiança, lentamente, mostrando que é honesto, que vive conforme acredita, que mantém sua palavra e é leal.
Todos nós queremos ter oportunidade de ser quem somos, tomar decisões, ser aceitos e tratados de forma educada e correta e ter alguma privacidade. Pessoas respeitosas dão às outras as informações que precisam para tomar decisões conscientes sobre as suas vidas. Pessoas respeitosas tratam as outras com consideração. Fazem o que é adequado e desejável quando lidam com outros. Não suportam violência, rudeza ou maldade. Pessoas respeitosas toleram as crenças de outras pessoas e aceitam suas diferenças individuais sem preconceito. Não insistem em que os outros sejam iguais a eles. Pessoas respeitosas tratam as outras da mesma maneira como querem ser tratadas. Valorizam e ajudam os outros e ajudam os outros a se valorizarem.


Justificativa

Nossa sociedade passa por uma inversão de valores que vêem se refletindo em nossas vidas.
Pensando nisso e tendo consciência de que só uma sociedade com valores e éticas morais, formará cidadãos responsáveis, críticos e autores de sua história e conseqüentemente mais humana e justa, onde todos tenham os mesmos direitos e valores.


Objetivo Geral

Conscientizar as crianças da importância de ser sincero e respeitar os sujeitos enquanto cidadãos que pensam, agem e interagem na sociedade da qual fazem parte.


Objetivos Específicos

Destacar a moral das fábulas levando-as a reflexão sobre os atos do nosso dia-a-dia;
Analisar com as crianças a diferença entre o que devem e não devem fazer para se comportarem com respeito;
Trabalhar com os alunos para rever o que é e não é ser sincero;
Propiciar ao educando destacar a moral das fábulas levando-as a refletir sobre os atos do nosso dia-a-dia;
Desenvolver no educando a criatividade e o senso crítico;
Valorizar a importância dos animais e do meio ambiente;


Disciplinas e Conteúdos

Língua Portuguesa e Literatura
Histórias infantis, prosa, poesia, contos e fábulas
Escrita: produção e reprodução de textos coletivos e individuais
Leituras: silenciosa, coletiva e individual
Acróstico

Matemática
Sistema monetário
Formas geométricas
Situação problema envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação

História/Geografia
Localização

Ciências
Meio ambiente e preservação do meio

Filosofia
O “eu” como pessoa

Sociologia
Valores

Artes Cênicas
Dramatização da história
Confecção do boneco Pinóquio


Avaliação
Será feita durante todo o processo

Culminância
Confecção de um livro pelos alunos
Apresentação aos pais dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto

Desenvolvimento

Tema: Sinceridade
Respeito

Livro do Pinóquio

Séries: 1ª a 3ª Série

1 – Através da escrita ou desenho, os alunos irão expressar suas opiniões em relação as situações de desvio de caráter do Pinóquio:

a) Se deixar levar pelas más companhias e se desviar do caminho da escola.
b) O menino, muito envergonhado, contou mentiras para justificar estar preso, e seu nariz começou a crescer.
c) Pedir perdão, prometendo que agora seria obediente, mas, ele não cumpriu o que prometeu.

2 – Expressar situações de desvio de caráter, sobre as conseqüências de não ser sincero e de não respeitar as pessoas:

a) Na história do Pinóquio, o nariz cresce quando ele mente. E se você mente, o que pode acontecer com você?
b) O Pinóquio faltou com respeito aos conselhos de Gepeto, você respeita seus pais e se não respeitá-los, qual é a conseqüência?

Material:

Papel sulfite, papel almaço e livro do Pinóquio

Responsável pelo trabalho – Fabiane Huth



E.E.B. GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”
Duração: 2 aulas
Dias:
Séries: 7ª a 3º Ano E.M.


Pilar: Sinceridade


Pessoas de caráter, são pessoas sinceras, em quem podemos confiar. Confiança não vem automaticamente. Você precisa conquistar a confiança lentamente, mostrando que é honesto, que vive conforme acredita, que mantém sua palavra e é leal.


Objetivo Geral

Desenvolver a integração dos alunos, trabalhando e percebendo a sua sinceridade para ser aceito em sua vida social.

Material:

Papel ofício e lápis, canetinha
Música:

Desenvolvimento

a) Grupo em círculo, sentado
b) Cada participante recebe duas folhas, uma em branco onde vai escrever seu perfil e na outra personalizada a qual se identifica
c) A um sinal do facilitador, todos passam a folha que se identificaram para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma palavra ou frase para pessoa cujo nome se encontra no alto da folha.
d) Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
e) Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas
f) Plenário – Comentar com o grupo o seu perfil (se quiser)
O que foi surpresa para você?
O que já esperava?
O que mais o(a) tocou?


Comentário

Esta atividade é muito rica e possibilita a participação de todos os componentes do grupo.
A sua aplicação não se esgota nessa temática, podendo ser utilizada, também na finalização de uma etapa de trabalho ou mesmo na conclusão do grupo.
É uma atividade que pode ser repetida em fases diversas do processo grupal, como forma de facilitar a comunicação e avaliar a sinceridade e as relações entre os componentes.


E.E.B. GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”
Duração: 2 aulas
Dias:
Séries: 4ª a 6ª Série


Pilar: Sinceridade


Pessoas de caráter, são pessoas sinceras, em quem podemos confiar. Confiança não vem automaticamente. Você precisa conquistar a confiança lentamente, mostrando que é honesto, que vive conforme acredita, que mantém sua palavra e é leal. Seja honesto. Não engane, não fraude, não roube. Seja confiável – faça mesmo o que disse que iria fazer. Tenha coragem para fazer o que é certo.


Objetivo Geral

Desenvolver nas pessoas a virtude da sinceridade para conquistar as pessoas se serem de confiança.


Material

Papel dupla face, papel Kraft, cola tesoura, frases, história.


Desenvolvimento

Entregar para os alunos folha (em azul)
Colar frases nas folhas e colocar em uma caixa de presente
Cada um em círculo na sala, pega uma folha e fala se faz aquilo, com sinceridade
Colar na árvore com papel Kraft
Leitura do livro: “menino e o Lobo”
Entregar gelatina ou bala


Mensagem

“Se o seu coração é aberto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante e não tem motivos para sentir medo dos outros”


Frases

Digo sempre a verdade


Auxilio quem precisa de ajuda


Não jogo lixo no chão


Não engano meus amigos


Não brigo com meus amigos


Não escondo informações importantes de meus pais


Sou confiável


Ajudo meus colegas nas dificuldades


Respeito os mais velhos


Se encontro algo, procuro devolver ao dono


Não pego nada que não me pertence


Devolvo o que tomo emprestado


Não quebro promessas


Procuro ser sempre o melhor que puder


Não faço comentários maldosos


Não falo de pessoas pelas costas

Não maltrato os animais


Respeito as leis de trânsito


Sei trabalhar em equipe


Sei ouvir


Aguardo minha vez de falar


Cumpro as normas da escola


Cumpro minhas atividades escolares


Respeito as ordens de meus professores


Sou pontual nos meus compromissos


Não deixo meus amigos desapontados comigo


Não risco as cadeiras


Penso antes de agir


Sei conter a agressividade



E.E.B. GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”
Duração: 2 aulas
Dias:
Séries: 4ª a 6ª Série


Pilar: Respeito

Todos nós queremos ter oportunidade de ser quem somos, tomar decisões, ser aceitos e tratados de forma educada e correta e ter alguma privacidade. Pessoas respeitosas dão às outras as informações que precisam para tomar decisões conscientes sobre as suas vidas. Pessoas respeitosas tratam as outras com consideração. Fazem o que é adequado e desejável quando lidam com outros. Não suportam violência, rudeza ou maldade. Pessoas respeitosas toleram as crenças de outras pessoas e aceitam suas diferenças individuais sem preconceito. Não insistem em que os outros sejam iguais a eles. Pessoas respeitosas tratam as outras da mesma maneira como querem ser tratadas. Valorizam e ajudam os outros e ajudam os outros a se valorizarem.


Objetivo Geral

Fazer os alunos perceberem que, para serem respeitados, é necessário respeitar os demais.


Material:

Cartolina amarela, tesoura, fita crepe, papel Kraft
Texto: Faça para o outro aquilo que você deseja que outro lhe faça
Desenho do pilar


Desenvolvimento

Os alunos desenham a mão e escrevem:
Em que situações você se sente desrespeitado?
Como gosto de ser tratado pelo outro?


Mensagem

“Uma pessoa educada só se tornará nobre quando colocar em prática tudo que tiver aprendido e não apenas através de suas palavras”
Dar salada de frutas para os alunos no final


FAÇA PARA O OUTRO AQUILO QUE VOCÊ DESEJA QUE O OUTRO LHE FAÇA


Um pai levou o filho ao parque de diversões. Lá, chamou a atenção do menino uma placa na qual estava escrito: ”Sala do ecos”.
Curioso, o garoto perguntou ao pai o que era “eco”. Levando a criança até o local, o pai lhe explicou: “Meu filho, para tudo o que você disser nesta sala, imediatamente obterá resposta”.
O menino achou aquilo muito interessante e logo entrou na sala, gritando: “Buuurrrooo !!!”
E logo ouviu a resposta: “Buuurrrooo!”
O garoto, não gostando do que escutou, revidou: “Feiooo! Feiooo!
Cada vez mais irritado, o menino foi falando palavrões que voltavam para ele multiplicados. Então, o desapontado e quase chorando, o menino pediu ao pai que o levasse embora daquele lugar, pois lá só havia pessoas mal-educadas.
Nesse momento, o pai explicou que o eco só estava repetindo aquilo que ele dizia. E prosseguiu: “Meu filho, se você quiser ouvir coisas boas, diga-as você primeiro”. E o pai começou a dizer: “Lindoooo!!” E o eco respondia: “Lindoooo!!” E em seguida: “Eu te amooo!!” E ouvia a resposta: “Eu te amooo!!”
O menino ficou maravilhado. E o pai completou, dizendo: “A vida é como um eco: devolve-nos aquilo que depositamos nela”

A vida é como um eco: devemos dar para o outro aquilo que desejamos receber.
Para que sua família se transforme, faça para o outro aquilo que você deseja que o outro lhe faça.

A vida lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mau aos outros.
A vida lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou, praguejou às pessoas que lhe cercam.
Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.
Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade, crie mais amor, compreensão, harmonia no seu coração. Se agir assim a vida lhe dará felicidade sucesso, amor das pessoas que lhe cercam.



ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”
Duração:
Dias:
Séries: 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Série do Ensino Fundamental

Pilar: Responsabilidade

“Seja mais responsável! Talvez você já tenha ouvido esta frase dezenas de vezes em casa ou na escola. O que as pessoas realmente estão querendo dizer a você: cresçam!
O processo de amadurecimento ético é conhecido como construção do caráter. E cada vez que você demonstra ter responsabilidade você está, na verdade, exercitando o seu caráter.
Responsabilidade significa fazer a sua parte sem necessitar da ordem de ninguém.
Assim, assumir suas responsabilidades significa cuidar de si próprio sem precisar de ninguém mandar. Significa ter dado um passo importante, passando da condição do “me dê” e do “faça por mim”, típica do estágio infantil, para a situação do “deixa que eu faço a minha parte”, que caracteriza uma pessoa realmente adulta.
Isto não é fácil e, infelizmente, muitas pessoas nunca chegam à tal situação. Mas confiar em sua capacidade de assumir suas próprias responsabilidades – e perceber que os outros acreditam que você é capaz.


Objetivo:
Familiarizar-se com o conceito de metas, estabelecer metas; comprometer-se com uma meta a curto prazo.

Material: Folha de papel para registro do facilitar – cartaz com o pilar, papel cortado para alunos.

Desenvolvimento:
Discutir com os alunos o tema Responsabilidade
Resumir em palavras ou expressões “o que é” responsabilidade e escreve-las em um cartaz.
Relatar suas responsabilidades cotidianas e escolher uma delas para expor no cartaz.
O Facilitador faz a leitura do texto da apostila do caráter sobre “Responsabilidade”



PROJETO EM EQUIPE: ELABORAÇÃO DE UMA CAMPANHA


O que fazer?

Vocês irão fazer uma campanha para melhorar a convivência na escola e na comunidade. Esse será o projeto para esta unidade.

Como fazer?

1. Selecionar os assuntos da campanha
A classe vai fazer um resumo dos principais problemas da escola e na comunidade levantados durante o debate que realizaram nesta unidade.
Agora vocês vão criar uma campanha para levar essa discussão para outros alunos e professores da escola.
A campanha deverá contar com pelo menos quatro cartazes e um folheto.
Antes de começarem a criar os elementos da campanha, resolvam onde irão colocar os cartazes. Lembrem-se de que o lugar deve ser adequado à finalidade do cartaz. Portanto, o lugar deverá ser de fácil acesso a todos os alunos.

2. Elaborar o cartaz
Cada cartaz deve ter uma frase que chame a atenção dos alunos. Por exemplo: “Todos têm direito de usar a quadra na hora do recreio. Vamos fazer rodízio?”
Em seguida, apresentem argumentos que justifiquem a afirmação. Por exemplo: “Se muitos gostam de jogar bola, não é justo apenas uma turma usar a quadra. A quadra é da escola e, portanto, de todos os alunos”.
Proponham uma solução. Por exemplo: “Vamos fazer um rodízio?”

3. Escrever o folheto
Escrevam sobre cada um deles justificando sempre as afirmações. Por exemplo: “Precisamos manter o pátio limpo no recreio. Sujeira, além de deixar a escola muito feia, é um problema de higiene: limpeza garante a saúde de todos”.

4. Lançar a campanha



ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”
Duração: 45
Dia:
Séries: 7ª e 8ª Série e E. M.


Pilar: Responsabilidade

“Seja mais responsável! Talvez você já tenha ouvido esta frase dezenas de vezes em casa ou na escola. O que as pessoas realmente estão querendo dizer a você: cresçam!
O processo de amadurecimento ético é conhecido como construção do caráter. E cada vez que você demonstra ter responsabilidade você está, na verdade, exercitando o seu caráter.
Responsabilidade significa fazer a sua parte sem necessitar da ordem de ninguém.
Assim, assumir suas responsabilidades significa cuidar de si próprio sem precisar de ninguém mandar. Significa ter dado um passo importante, passando da condição do “me dê” e do “faça por mim”, típica do estágio infantil, para a situação do “deixa que eu faço a minha parte”, que caracteriza uma pessoa realmente adulta.
Isto não é fácil e, infelizmente, muitas pessoas nunca chegam à tal situação. Mas confiar em sua capacidade de assumir suas próprias responsabilidades – e perceber que os outros acreditam que você é capaz.


Objetivo:
Familiarizar-se com o conceito de metas, estabelecer metas; comprometer-se com uma meta a curto prazo.


Material:
Folha de papel para registro do professor, papel para alunos e cartaz com o pilar.


Desenvolvimento:
1. Discutir com os alunos o tema “Responsabilidade”.
2. Resumir em palavras ou expressões, “o que é responsabilidade e escrevê-la em um cartaz.
3. Relatar suas responsabilidades cotidianas, e escolher uma delas para expor no cartaz.
4. O facilitador faz a leitura do texto da apostila do Caráter sobre Responsabilidade.


DINÂMICA: METAS E COMPROMISSO


Desenvolvimento:

1. Grupo em círculo, sentado. (formação de grupos com 4 pessoas)
2. Pedir aos participantes que estabeleçam uma meta para alcançar no espaço de uma semana. Solicitar que procurem essa meta no cotidiano imediato: família, escola, grupo, trabalho etc.
3. Os alunos repassam para o facilitador as metas a serem atingidas pelo grupo.
4. Uma semana depois, o facilitador verifica com cada participante se sua meta foi alcançada, pedindo que justifique sua realização ou não realização.
5. No caso da meta não ter sido alcançada, discutir os passos que teriam sido necessários para que o objetivo proposto fosse atingido.
6. Plenário – discutir os seguintes pontos:
· O que lhe chamou mais a atenção neste trabalho? Por quê?
· O que você considera necessário para estabelecer metas?
· O que você considera necessário para alcançar as metas estabelecidas?

Comentário:

Este trabalho leva o jovem a dar-se conta não só de suas possibilidades, impossibilidades, potencialidades e limites, como também das atitudes necessárias ao estabelecimento e alcance de metas.
A dinâmica deve ser iniciada no final de um encontro, já que exige uma semana para a realização da tarefa.



ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”
Duração: 30 dias
Dia:
Séries: 1ª e 4ª Série do E.F.


Pilar: Responsabilidade

“Seja mais responsável! Talvez você já tenha ouvido esta frase dezenas de vezes em casa ou na escola. O que as pessoas realmente estão querendo dizer a você: cresçam!
O processo de amadurecimento ético é conhecido como construção do caráter. E cada vez que você demonstra ter responsabilidade você está, na verdade, exercitando o seu caráter.
Responsabilidade significa fazer a sua parte sem necessitar da ordem de ninguém.
Assim, assumir suas responsabilidades significa cuidar de si próprio sem precisar de ninguém mandar. Significa ter dado um passo importante, passando da condição do “me dê” e do “faça por mim”, típica do estágio infantil, para a situação do “deixa que eu faço a minha parte”, que caracteriza uma pessoa realmente adulta.
Isto não é fácil e, infelizmente, muitas pessoas nunca chegam à tal situação. Mas confiar em sua capacidade de assumir suas próprias responsabilidades – e perceber que os outros acreditam que você é capaz.


Problematização:

Observando o dia-a-dia do educando, vimos a necessidade de desenvolver nele a responsabilidade junto ao ambiente no qual está inserido, percebendo-se a importância de se trabalhar a sua responsabilidade como cidadão que pensa e interage. Portanto, também é responsável pelos seus atos.

Objetivo:

Propiciar ao educando a reflexão de suas atitudes diárias, buscando sempre o entendimento sobre a responsabilidade dos seus atos.


Motivação:

Cuidados com o material
Uso de uniforme
Cumprir os horários
Zelo pela escola

Ações:

Filmes, contos, músicas
Desenhos
Produção textual
Frases
Organização do material
Teatro
Maquetes


Língua Portuguesa, Literatura e Iniciação a Pesquisa

Oralidade
Escrita
Exercícios estruturais
Textos informativos; elaboração de textos


Matemática

Medidas, comprimento
Números
Situação problemas envolvendo (+, -, /, *)


História e Geografia

Espaço e tempo


Artes e artes Cênicas

Música (canto)
Teatro (expressão corporal)
Dança
Ilustrações

Ciências

A higiene (do meio e corporal)

Filosofia e Socialização

Eu como ser responsável do meio social


Educação Religiosa

Ser responsável (é ser educado)


Educação Física

Brincadeiras
Capoeira (responsabilidade)


Avaliação:
Contínua


Recursos
Filme: Stuart Little


E.E.B. GIOVANI PASQUALINI FARACO
PROGRAMA “O CARATER CONTA”


PILAR: RESPONSABILIDADE


O pilar “responsabilidade” sempre foi trabalhado, mesmo que de forma indireta, com os demais pilares.
Esta escola tem como filosofia estar sempre reforçando valores, em qualquer atividade realizada. Pouca importância tem a teoria, quando pedagogicamente não promovemos ações práticas, onde atitudes e comportamentos venham a valorizar os conceitos abstratos.
Temos uma tradição, referente ao desfile cívico e todas as comemorações pertinentes à semana comemorativa à independência de nosso país. O pilar responsabilidade foi bastante evidenciado, no quesito organização, patriotismo e significado de todas as ações propostas e organizadas pelos alunos.
Aproveitando as festividades natalinas, o pilar responsabilidade também foi evidenciado focando-se a questão social. Todos os alunos foram convidados a participar de uma campanha de arrecadação de brinquedos a serem distribuídos para crianças carentes.
Outra campanha realizada pelos alunos das séries iniciais foi dirigida ao abrigo de animais abandonados, onde foram arrecadados remédios e ração. Trabalhamos a responsabilidade que temos em relação ao animal que adquirimos, a problemática do abandono e da procriação irresponsável.

ALGUMAS FOTOS DAS ATIVIDADES



































EEB GIOVANI PASQUALINI FARACO
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