sexta-feira, setembro 19, 2008

Atividades: EEB Germano Timm

Estado de Santa Catarina
Secretaria de Desenvolvimento Regional
Gerência de Educação
E.E.B “Germano Timm” – Joinville – SC
Projeto: Caráter – Conta Ano: 2008
Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica: Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)

Relatório das Atividades – Senso de Justiça

Profª. Júlia - 1 ª série
Objetivo: Promover situações evidenciando a necessidade de respeitar regras e de ouvir os dois lados antes de tomar uma decisão.
Estratégia: A partir de uma leitura e reflexão do texto “A lenda das águas”, adaptou-se o texto para um texto teatral, em que foram criados vários diálogos para alunos e posteriormente encenado na sala.
Palavras do aluno Augusto: “Eu entendi que o Rei das Águas não devia ter julgado os seres humanos, sem ver o lado das crianças que não tinham poluído os rios e que teve senso de justiça quando fez as águas voltarem para o Planeta Terra”.


Profª. Mariza - 2 ª série
Objetivo: Devemos ser justos conosco e com os outros; Saber perder ou vencer; Não tirar vantagem de ninguém.
Atividades desenvolvidas: jogos variados como: jogo da memória; dominó; divisão silábica; fique por dentro; resta um; dominó de adição; dominó de figuras de frutas.


Profª. Márcia - 3 ª série
Proposta: Imagine-se uma pobre pipoca dentro de uma panela fechada, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou; vai morrer, dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, você não imagina um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para si. Aí você não imagina do que é capaz. Sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece. Bum!!!! Você aparece como outra coisa completamente diferente, algo que você mesmo nunca havia sonhado.
Bom, mais ainda temos o piruá, que é milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. Dentro de cada pipoca estourada escreva o que pode ser feito para melhorar o bom relacionamento na escola, em casa e outros lugares que convivemos e dentro dos piruás o comportamento errado que os seres humanos ainda cometem.
Encaminhamento: Foi lida para eles a mensagem “Milho de Pipoca” em seguida conversamos sobre as transformações que passamos, algumas com dificuldades e outras menos dolorosas, mas que é possível estarmos transformando sempre para o bem. Que devemos ser comprometidos na justiça porque vale a pena. Após o debate, os alunos receberam recortes em formas de pipocas estouradas e alguns piruás para realizarem a proposta de trabalho citada acima.


Profª. Jaqueline - 4 ª série
Iniciamos a aula coma a leitura do texto “Senso de Justiça” da apostila “O caráter conta”. Após a leitura começamos a conversar sobre o texto. Levantamos várias situações onde acontecem injustiça e justiça. Falamos sobre o que é ser justo e como é importante ter senso de justiça para termos uma boa convivência com os outros.
Em seguida, cada criança produziu uma história em quadrinhos ilustrando uma situação de justiça ou injustiça. Depois de terminado a produção da história, colocamos todas elas na sala para exposição.

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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