Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quinta-feira, maio 04, 2006

REPASSE: EEB ALBANO SCHMIDT

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBANO SCHMIDT

Diretora: Elisete da Silva

Assistente Técnico Pedagógico: Lairce A. Campestrini

RELATÓRIO DO REPASSE DO PROGRAMA “O CARÁTER CONTA”


Durante a primeira reunião pedagógica, realizada no dia 26 de março de 2006, foi passado aos professores que este ano será iniciado no Colégio o Programa “O Caráter Conta”.
Primeiramente perguntei aos professores se alguém já conhecia ou tinha ouvido falar a respeito do programa O Caráter Conta, uma minoria disse conhecer e já ter trabalhado com as crianças e jovens em outras Escolas, mas a maioria ainda não conhecia este trabalho.
Antes de iniciarmos nossa reunião realizei com os professores a dinâmica do nó humano que foi passado durante o curso do programa, após os professores se desatarem do nó debatemos a importância do trabalho em grupo ser realizado com harmonia e que contaria com a participação de todos para a O Caráter Conta ser desenvolvido na escola.
Como não havia tempo neste dia para a apresentação do Programa e também não havia sido realizado a reunião na GEECT para debatermos como seria o repasse, combinamos marcar uma nova data para realizar a apresentação, que ficou para o dia 25/04/06.

Dia 25 de abril, apresentação,

Neste dia os alunos do período vespertino foram dispensados mais cedo e fizemos a reunião após o recreio. Durante o lanche dos professores foram colocados copinhos de gelatina com várias cores (com as cores dos pilares).
Após o lanche iniciei o repasse explicando o que é O Caráter Conta, qual o principal objetivo e que é constituído por seis pilares, cada um com uma cor, comentamos da gelatina que haviam sido feitas com as respectivas cores do programa, e como é fácil brincarmos com as cores para gravarmos melhor os pilares do programa, pois ninguém pedia para alcançarem a gelatina pelo sabor e sim pela cor. (Ex: Passa-me uma gelatina vermelha e não me passa uma gelatina de morango).
A apresentação foi feita em Slides, com o fundo da respectiva cor, o primeiro Pilar a ser passado foi do respeito, em cada Pilar foi debatido o conceito e sua importância.
Após a apresentação do Respeito, pedi que as pessoas presentes realizassem em dupla uma atividade, que durante um minuto elas criassem uma maneira diferente de se cumprimentarem, em seguida perguntei se alguém gostaria de demonstrar sua maneira criativa de cumprimento, a demonstração foi unânime, todos quiserem mostrar sua criatividade, tornando-se um momento de descontração.
Passamos para o Pilar Responsabilidade e após a apresentação pedi para os presentes escreverem no papel situações ou atividades que podem ser realizadas com nossos alunos e que instiguem a responsabilidade, alguns leram e colamos em uma cartolina com o tema responsabilidade.
A cidadania foi o Pilar mais Polêmico, pois se trata de direitos e deveres, pedi que uma professora desenhasse o mapa do Brasil e distribuí várias mãozinhas para que os presentes escrevessem o que podemos fazer para melhorar nossa escola, nossa comunidade e nosso país.
A Sinceridade foi apresentada e após realizei uma dinâmica, em que perguntei se alguém confiava em mim sinceramente a ponto de colocar a mão de olhos fechados para pegar algo em uma sacola sem saber o que havia dentro, de início todos ficaram ressabiados, até que um professor se prontificou a pegar, no meio de papéis ele procurou e achou um bombom, perguntei se ele teve medo de por a mão sem saber o que era, disse que não e que confiava que não era nada que podia prejudicá-lo. Comentamos que a sinceridade tem que ser constante para que haja essa confiança.
O Senso de Justiça foi passado e comentamos uma dinâmica, também realizada durante a reunião pedagógica, a qual consiste em colocar dois presentes, um sem valor e embrulhado em um belo pacote e um de valor embrulhado num simples papel, onde um voluntário tem a chance de escolher o presente, nosso voluntário escolheu o presente embrulhado num papel Kraft amassado por gostar de trabalhos recicláveis, mas nem sempre é assim, muitas vezes julgamos as pessoas pela aparência e não pelo que ela realmente é.
O Zelo foi o último pilar a ser repassado e foi bem descontraído, após a apresentação em um coração de papel vermelho pedi que os convidados deixassem uma mensagem de zelo para alguém que estivesse presente ou não no momento, algumas pessoas deixaram a mensagem para os próprios colegas e outras para alguém que estava longe.
Após a apresentação de o último pilar, passei as dicas para a divulgação e algumas atividades já realizadas com o programa “O Caráter Conta”. Em seguida foi distribuído aos professores o cronograma para realizar as atividades de acordo com cada Pilar.
Para finalizar agradeci a presença de todos e fiquei contente quando os participantes me agradeceram e que eu havia proporcionado uma tarde de descontração e socialização.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada