GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÂO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GERÊNCIA DE ENSINO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÂO BÀSICA JOÂO COLIN
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÂO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GERÊNCIA DE ENSINO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÂO BÀSICA JOÂO COLIN
RELATÒRIO
PROGRAMA: “O Caráter Conta”
SÈRIES: Sétima e oitava
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental
NÙMERO DE ALUNOS: 70
PROFESSORES: Márcia (Língua Portuguesa) e Monserrate (Língua Estrangeira – Inglês)
1 – OBJETIVO GERAL:
O programa “O Caráter Conta” é educativo e visa uma mudança ou reflexão positiva no cotidiano de jovens e crianças, fazendo com que os jovens percebam o valor de atitudes éticas e cultuem o respeito à verdade, através da sinceridade de suas ações.
OBJETIVOS ESPECÌFICOS:
-Incentivar os educandos a manter ou criar uma postura positiva na sociedade, colocando em prática os valores discutidos.
-Incentivar o trabalho em equipe e a valorização das produções realizadas pelos alunos, expondo-os pela escola.
-Desenvolver um ambiente compreensivo e harmonioso.
SUB-TEMA: Sinceridade
METODOLOGIA
Iniciou-se o tema fazendo um resgate, junto com os alunos, sobre os valores, incentivando a honestidade, a responsabilidade, a cidadania e o respeito. Em seguida ocorreu atividades com jogos, cartazes, dramatizações, textos e discussões. Trabalhou-se em grupos para que cada um contribuísse com o seu modo de pensar e com suas experiências de vida. Houve a exposição de trabalhos no ambiente escolar e apresentações na própria sala e em outras turmas. Os assistentes técnicos pedagógicos trabalharam, extra-classe, com os educandos através da contação de história do livro “ Menina Bonita do laço de Fita”, em que abordava a sinceridade e o respeito de forma crítica e lúdica.
CONCLUSÂO E AVALIAÇÂO
O Programa “O Caráter Conta” está sendo construído gradativamente na escola, havendo necessidade de mais um encontro com os integrantes da escola para uma um novo repasse e conscientização para a importância do programa, pois havendo uma melhora na atitude dos alunos todos terão um melhor ambiente escolar.
Os alunos que participaram dessa primeira etapa tiveram um grande interesse pelo tema, envolvendo-se de forma efetiva nos trabalhos propostos. Foram avaliados de forma contínua e reflexiva.