Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quarta-feira, julho 26, 2006

SINCERIDADE: EEB JOÃO COLIN

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÂO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GERÊNCIA DE ENSINO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÂO BÀSICA JOÂO COLIN


RELATÒRIO

PROGRAMA: “O Caráter Conta”
SÈRIES: Sétima e oitava
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental
NÙMERO DE ALUNOS: 70
PROFESSORES: Márcia (Língua Portuguesa) e Monserrate (Língua Estrangeira – Inglês)

1 – OBJETIVO GERAL:
O programa “O Caráter Conta” é educativo e visa uma mudança ou reflexão positiva no cotidiano de jovens e crianças, fazendo com que os jovens percebam o valor de atitudes éticas e cultuem o respeito à verdade, através da sinceridade de suas ações.

OBJETIVOS ESPECÌFICOS:
-Incentivar os educandos a manter ou criar uma postura positiva na sociedade, colocando em prática os valores discutidos.
-Incentivar o trabalho em equipe e a valorização das produções realizadas pelos alunos, expondo-os pela escola.
-Desenvolver um ambiente compreensivo e harmonioso.

SUB-TEMA: Sinceridade

METODOLOGIA

Iniciou-se o tema fazendo um resgate, junto com os alunos, sobre os valores, incentivando a honestidade, a responsabilidade, a cidadania e o respeito. Em seguida ocorreu atividades com jogos, cartazes, dramatizações, textos e discussões. Trabalhou-se em grupos para que cada um contribuísse com o seu modo de pensar e com suas experiências de vida. Houve a exposição de trabalhos no ambiente escolar e apresentações na própria sala e em outras turmas. Os assistentes técnicos pedagógicos trabalharam, extra-classe, com os educandos através da contação de história do livro “ Menina Bonita do laço de Fita”, em que abordava a sinceridade e o respeito de forma crítica e lúdica.

CONCLUSÂO E AVALIAÇÂO
O Programa “O Caráter Conta” está sendo construído gradativamente na escola, havendo necessidade de mais um encontro com os integrantes da escola para uma um novo repasse e conscientização para a importância do programa, pois havendo uma melhora na atitude dos alunos todos terão um melhor ambiente escolar.
Os alunos que participaram dessa primeira etapa tiveram um grande interesse pelo tema, envolvendo-se de forma efetiva nos trabalhos propostos. Foram avaliados de forma contínua e reflexiva.

SINCERIDADE E RESPEITO: EEB DAVID PEDRO ESPÍNDOLA







EEF MARIA AMIM GHANEM






SINCERIDADE: EEB FELIPE SCHMIDT

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EEB FELIPE SCHMIDT
RUA FELIPE SCHMIDT, Nº 87
CENTRO - SÃO FRANCISCO DO SUL

Relatório do Pilar da Sinceridade


Durante o repasse dos pilares para os professores, marcou-se o dia 26 de maio, sexta-feira, para a apresentação das atividades desenvolvidas sobre o pilar da Sinceridade.
As apresentações contaram com teatros, músicas, paródias, jograls, fábulas, varal literário, entre outros, conforme o cronograma (anexo 1 e 2).
As atividades basearam-se em reportagens de jornal, assuntos relacionados à política, meio ambiente, sociedade, etc.
Trabalhando-se esse tema – Sinceridade – com os alunos foi possível aproximá-la ainda mais do cotidiano destes, e mostrou-se como é importante preservar qualidades e sentimentos nobres, muitas vezes esquecidos na rotina diária.
Anexo 1: Cronograma de apresentações das turmas do período matutino.

Escola de Educação Básica Felipe Schmidt
São Francisco do Sul, 26 de maio de 2006.

Apresentação do Programa “O Caráter Conta” – Pilar Azul da Sinceridade

Pré-escola
Teatro: com os alunos: Yulia, Julia, Mauro, Milena Caroline, Milena Dias, Hamábily, Leonardo, Daniela.

1ª e 2ª série
Música: “Sinceridade”, com todos os alunos.

3ª e 4ª série
Música: “éf ser Sincero”, com todos os alunos.

5ª série
Teatro
“Rádio”, com os alunos: Samantha, Jorge, Laís Helena, Nathalie, Elaine e Sirlene.
Alunos: Katiúscia, Mayara, Lourdilene, Desireé, Gabriel David.
Alunas: Laís Gabriela e Patrícia.
“O Assalto”, com Endreill, Rudiberto, Albino, Bruno, Geovana, Lúcio e Lucas.


6ª série
Teatro
“Sinceridade no Brasil”, com as alunas: Jéssica Prado, Paola e Patrícia.
Paródia
“Brasil x Bolívia”, com os alunos: Geandle, Vitor, Helton e Milena.
“Gasoduto Brasil x Bolívia”, com os alunos Osni e Gustavo.
“Gasoduto”, com os alunos: Jonatha, Gabriel e Odair.
Música
“Pais e Filhos”, com todos os alunos através da língua dos sinais.

7ª série
Teatros:
“Pobreza no Mundo”, com os alunos: Gustavo, Luiz Rogério, Amanda, Allan Renato e Lucelene.
Annie, Jéferso, Gislaine, Ariane e Suelen.
“Sinceridade na ONU”, com as alunas: Letícia, Thaiane, Nathalie, Bruna, Thaís e Milena Ferrarini.
“Pega Ladrão”, com os alunos: Gustavo, Patrick, Allan Renato e Luiz Rogério.
Dança
“Mentira” – Alunas da 7ª série matutino.

8ª série
Teatro
“Luz da Sinceridade”, com as alunas: Jenifer, Luana, Alice e Yasmin Zapelli.


Anexo 1: Cronograma de apresentações das turmas do período vespertino.

Escola de Educação Básica Felipe Schmidt
São Francisco do Sul, 26 de maio de 2006.

Apresentação do Programa “O Caráter Conta” – Pilar Azul da Sinceridade

Pré-Escola
Leitura pelo aluno Asaph.

1ª série
Música: “Sinceridade”, com todos os alunos.

2ª série
Cantiga de roda

3ª e 4ª série
Música: “Prá ser Sincero”, com todos os alunos.

5ª série
Teatro
“O Pescador e a Árvore Mágica”, com Tainá Arins, Julia, Séfora, Aaron, Matheus Schafauser, Victor Rafael e Ana Carolina.
“A Floresta”, com Andressa, Paula, Amanda Branco, Anderson, Gabriela e Victor Heymanns.
“A Fraude da Tartaruga”, com Guilhermy e Bruna.
“A Fiscal”, com éfer, Matheus Pedor, Amanda Silva, Tainara, Matheus Ignácio, Matheus Gomes e Ariane.
Música
“Hip Hop”, com Rudnei, Jorge, Matheus Schafauser, Bernard, Gabriel, Vinicius e Edgar.
“Sinceridade no Mundo”, com Bruna e Ariane.

6ª série
Teatro
“Super Sincero”, alunos, Kelvin, Alexsander, Jéssica Kormann, Gustavo, Paula e Juliano.
“Sinceridade”, alunos: Jéssica Crispim, Ramisse e Laila.
“Ricos e Pobres”, alunos: Gabriel, Priscila, Amábili, éferso, Monique e Mayara.
“Trabalho Infantil”, alunos: André, Vinicius, Matheus Nunes, Matheus Lopes, Jackson, Antônio e Alexsander.

7ª série
Teatros
“Sinceridade dos Políticos”, com Aline Bonelli, Aline Aparecida, Stephani, Miguel, Juliana, Sabrina Moreira, Sabrina Silva, Henrique, Lucas e Laiane.
“Cadê a Sinceridade”, com Anthony, Erick, Felipe, Roberto Alencar, éferson, Arthur e Leonardo.
“Política e Sinceridade”, alunos: Denis, Jonatha e Roberto Muniz.
Jograu
“Sinceridade Ainda Existe”, com Sabrina Silva, Juliane, Henrique, Aline Aparecida, Lucas, Miguel e Stephani.
Música
“Hino da Sinceridade”, com todos os alunos.
Teatro de Fantoches
“Vira, Vira”, com Érick, Anthony, Roberto Alencar, Felipe e Diego.

8ª série
Teatro de Fantoches
Com os alunos: Damaris, Daiane, Jenifer, Thairine, William e Washington.
Teatro Mímico
Alunos: Thainara, Gleiciele, Vitor, Crislaine e Ana.
Música“O Mundo Precisa de Paz”, com todos os alunos.













Pesquisa personalizada