terça-feira, maio 09, 2006

ATA: EEB HIGINO AGUIAR

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
EEB. PREFEITO HIGINO AGUIAR
SC 301 KM 05, Nº 570 – ITINGA – ARAQUARI - SC.
E-mail:
eefprefhiginoaguiar@sed.sc.gov.br


Aos dezoito dias do mês de abril do ano de 2006, reuniram-se em uma sala desta unidade escolar, os professores de ensino fundamental e médio, para fazer o repasse dos projetos Caráter Conta e Jornal na Escola.
No primeiro momento da reunião discutimos o significado de cada pilar do caráter conta, sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania. Cada professor recebeu uma apostila com conteúdo sobre os pilares, elaborada pela professora Soneli Maria Silva Suzuki, através do conteúdo do curso. No segundo momento os professores se agruparam por série ou disciplinas para elaborar um plano de trabalho em cima do pilar a ser trabalhado na primeira etapa.No terceiro momento foi feito o repasse do projeto "jornal na escola", dando ênfase ao fato de que a escola recebe gratuitamente o exemplar do jornal e a importância que o mesmo tem no cotidiano das pessoas.
Sem demais, encerra-se a ata, que foi assinada por todos os presentes.

REPASSE: EEB RUDOLFO MEYER

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, C
IÊNCIA E TECNOLOGIA
SECRETARIA DE ESTADO
DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
23ª GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - GEECT

EEB PROFESSOR RUDOLFO MEYER
Rua: Copacabana, 1245 Bairro Floresta
Fone/Fax: (47) 436-0769 / Joinville
E-mail : eebprm@sed.rct-sc.br


RELATÓRIO DO PROJETO “O CARÁTER CONTA”

No dia 25 de abril de 2006, com início às 07:30 horas, foi realizado o repasse do Programa: “O Caráter Conta”, aos funcionários desta Unidade Escolar. Os professores que participaram do curso no mês de março e que realizaram o repasse foram: Prof. Jacqueline Becker (Assessora de Direção), Prof. João Sebastião de Oliveira (professor efetivo da 4ª série – 40 horas) e Prof. Marialba Pereira Rapouso (Supervisora Escolar), que se revezaram durante o mesmo. Os três professores, mais o Diretor Hugues, a Orientadora Eliana e a Assistente Técnico Pedagógica, Prof. Nirma vieram vestidos com as cores do Programa “O Caráter Conta”, para dar um maior ênfase ao repasse.
A introdução foi dada com a explanação sobre o início do Programa, nos Estados Unidos, com Michael Josephson, Professor de Direito da Universidade da Califórnia , que formou o “Josephson Institute”. Num cartaz, foi desenhada uma grande mão, sendo que cada dedo representava um “Pilar do Caráter”. Um deles (sinceridade), partia do centro da mão. Usou-se a mão por ser um símbolo de união e de trabalho. Explicou-se a sigla: T.E.A.M. e falou-se bastante sobre a ética. A prof. Jacqueline , repassou aos presentes, um artigo retirado da Revista Vida e Saúde, do mês de maio/06, intitulado “Questão de Caráter”que serviu de excelente suporte para todos. O texto em seu resumo dizia: “Como respondemos às situações da vida revela quem somos”! Que no dia a dia somos colocados diante de situações em que temos de tomar decisões para satisfazer nossas necessidades. Que a escolha deve ser bem feita para nos sentirmos bem, para que o efeito desta escolha possa ser imediato. Portanto, nosso estado emocional tem muito a ver com a resposta que escolhemos dar para a situação, que pode não depender de nós, mas a resposta é uma escolha pessoal. Em última análise, o que mais vai direcionar a escolha final de um indivíduo são seus valores e crenças. Isso quer dizer que é o “caráter” que encaminha a qualidade da resposta que o indivíduo dá, do comportamento que manifesta, de sua conduta, respeitada as condições do meio em que vive. Quando o caráter não é firme, o indivíduo vacila. As conseqüências podem até afetar sua saúde. O caráter é revelado principalmente quando enfrentamos situações propícias para testá-lo. Uma delas é quando envolve dinheiro. É um bom teste, porque oferece a ocasião exata para que o indivíduo opte entre valores positivos e negativos, reflita sobre o amor ou o egoísmo, expresse justiça ou injustiça. A pessoa tem de materializar a teoria na prática, converter a crença num fato, transformar a discussão em ação. O privado passa a ser público, a hipocrisia é desmascarada, e o caráter é revelado.
A conduta no trabalho é outra ocasião em que pomos o caráter a teste. Exemplo disso, é como nos comportamos na presença ou ausência do chefe, na qualidade do trabalho executado, o uso correto ou não do computador, navegando na internet, na interação com os colegas, onde entra o espírito de competição ou de cooperação. A maneira como encaramos nossos erros e acertos é o melhor espelho do caráter. Através dele, percebemos a pessoa no seu melhor e no seu pior. O caráter vem primeiro. Ele é formado cedo. Por volta dos seis anos de idade, ele já lançou os fundamentos estruturais que vão acompanhar o indivíduo para o resto da vida. Isto não quer dizer que ao longo desta vida, o ser humano não tenha oportunidade de aperfeiçoar, de mudar e de crescer. A luta interna pode ser grande, mas a mudança é possível. Cada valor precisa ser praticado para que o caráter seja bem definido e fortalecido. É preciso acreditar que temos recursos pessoais e talentos para usarmos na formação do mesmo, porque ninguém pode cultivar o caráter por nós. Felizmente a autodisciplina está voltando à moda. Querer é ter certeza de que se vai conseguir. Caráter é uma característica pessoal consciente. E quanto mais forte ele for, mais poder de decisão haverá, maior será a probabilidade de acerto na escolha e nas decisões futuras, trazendo assim para nossa vida, maior felicidade e saúde.
Após o repasse e interpretação deste texto, algumas “perguntas para pensar”, que foram dadas no curso, foram também repassadas aos presentes. Realizou-se a leitura da mensagem “As Três Peneiras”, como simbologia do “filtro da sujeira”. Apresentaram-se também algumas “situações escorregadias” (através de perguntas colocadas embaixo de algumas cadeiras), onde os professores davam sua opinião, de como deveriam agir nas situações expostas. Na seqüência , cada Professor repassador apresentou dois pilares do programa, iniciando com o Prof. João, que falou sobre o “Senso de Justiça” (laranja). Após a explicação do Pilar , foi feita uma dinâmica , a do “Presente” (um pacote feio e outro bonito). O Prof. também falou sobre o Pilar da Responsabilidade (verde), realizando após sua explanação, uma dinâmica com balões. Cada presente encheu três balões, colocando em cada um deles um papel colado com uma responsabilidade. Depois, deveriam procurar mantê-los no ar, junto aos demais professores.
A Prof. Marialba repassou o Pilar do Respeito (amarelo), tendo como atividade a dinâmica da pasta de dentes (realizada no curso). O outro Pilar trabalhado pela mesma professora foi o da Sinceridade (azul). A atividade realizada foi uma variante da dinâmica das ratoeiras, que foram substituídas por copos cheios de água, por onde os professores voluntários, com os olhos vendados eram conduzidos por seus guias, mostrando assim a confiança que um tinha no outro.
A Professora Jacqueline explicou os Pilares do Zelo (vermelho) e o da Cidadania (roxo). As técnicas (dinâmicas) empregadas foram: o Zelograma e o Acróstico (para cada letra do próprio nome os participantes deveriam escrever uma palavra ou frase relacionada com Cidadania).
Na hora do lanche foi oferecido a todos, deliciosa gelatina com creme. Elas representavam todas as cores dos pilares, sendo assim, a culminância de um repasse que agradou a todos os presentes, pela diversidade de dinâmicas e pelo conteúdo rico e bem aproveitado.

MOMENTOS DO REPASSE E ATIVIDADES





REPASSE: EEB ALMIRANTE BOITEUX

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO - JOINVILLE
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALMIRANTE BOITEUX
Rua: Nereu Ramos, 180 – Centro – Fone/Fax: (0XX) 47 447-1175
ARAQUARI – SC – CEP 89245-000 – E-Mail: eebab5@sed.rct-sc.br

Relatório do repasse aos professores da E.E.B. “Almirante Boiteux”
do Programa “O Caráter Conta”

1. Iniciamos as atividades no dia 11/04/2006:
• Cartazes sobre o Programa “O Caráter Conta” com um ponto de interrogação. À medida que os professores questionavam sobre o Programa nós respondíamos.
• Cartaz de isopor com o desenho de uma casa em cima dos seis pilares e a cada dia que era trabalhado um pilar, nós acrescentávamos o nome no cartaz;
• Cartaz na porta da sala das especialistas, onde também era acrescentado um laço na cor do pilar trabalhado, juntamente com seu respectivo nome.

2. 12/04/2006:
• Informações sobre o Programa “O Caráter Conta”: O que é e qual seu objetivo.

3. 18/04/2006:
• Enfeitamos a sala dos professores com toalha, flores e lembrancinhas na cor azul para apresentarmos o 1º pilar: “sinceridade”. Também entregamos uma pastinha confeccionada por nós, para que os professores pudessem arquivar todos os materiais usados por eles, para poderem trabalhar com os alunos. Neste dia entregamos um texto sobre o pilar e a avaliação: Que força têm os meus pilares? Para eles preencherem e deixamos livre para quem quisesse compartilhar. Dinâmica com balões.

4. 19/04/2006:
• Toalha, balões, lembrancinhas, gelatina na cor amarela e laranjas para apresentarmos o 2º pilar : “respeito”. Texto sobre o pilar. Dinâmica com o creme dental. Foi feito a partilha, na hora do lanche, com as laranjas e a gelatina. Fizemos o cartaz com a pirâmide sobre como ensinar respeito aos alunos.

5. 20/04/2006:
• Toalha, lembrancinhas, bandeirinhas e balões na cor verde para apresentarmos o 3º pilar: “responsabilidade”. Texto sobre o pilar, dinâmica da garrafa com água , pedras e areia, e das ratoeiras.

6. 24/04/2006:
• Toalha, lembrancinhas e balões, nas cores vermelho e laranja para apresentarmos o 4º e o 5º pilares: “senso de justiça” e “zelo”. Texto sobre os respectivos pilares, dinâmica do aconchego e do melhor presente.

7. 25/04/2006:
• Toalha, lembrancinhas na cor lilás para apresentarmos o 6º e último pilar:
“cidadania”. Textos: sobre o pilar, sobre “como trabalhar o caráter conta com os alunos”, cronograma e avaliação sobre o repasse. Dinâmica da bandeira. Para encerrar fizemos um lanche festivo.

Observações:
Todo dia era dada uma lembrancinha diferente: pilar
coração, estrela, flor, lápis, mão, pé, juntamente com um bombom.
Cada dia nós usávamos, uma roupa com a mesma cor do pilar a ser trabalhado.
As leituras eram feitas de modo compartilhado: todos junto, só os homens, só as mulheres e às vezes nós mesmos líamos.
Também colocávamos música de fundo para fazermos algumas reflexões.
A palavra ficava livre para quem quisesse compartilhar suas idéias e/ou pensamentos.
Foram usados vários textos da apostila.
Participaram deste repasse 25 professores e 2 especialistas.

O repasse foi dado pelas professoras:
Andréa Batista
Lídia Maria da Costa de Oliveira
Mari Terezinha Gomes


MOMENTOS DO REPASSE E ATIVIDADES REALIZADAS







REPASSE (SLIDES): EEB ALBANO SCHMIDT







































REPASSE: EEB PLÁCIDO XAVIER VIEIRA


EEB PLÁCIDO XAVIER VEIRA
RUA ROBERTO LEHN S/N
BAIRRO: FLORESTA – FONE/FAX; 34362980
JOINVILLE - SANTA CATARINA

RELATÓRIO DO REPASSE
O CARÁTER CONTA


Responsável pelo repasse: Solange Barbi dos Reis

Período do Repasse: 03 a 27/04/06

Pessoal Envolvido: Professores e funcionários da Escola.

Objetivo: O objetivo principal é a construção de uma cultura de paz na Unidade Escolar e na comunidade.

O Caráter Conta é um programa com atividade contínua e será inserido no Projeto Político Pedagógico.

Cada pilar foi trabalhado num dia.
Foi feita uma introdução conceitual (o significado) sempre enfatizando os valores éticos.

Estratégias:

• Foi feito uma propaganda com cartazes por toda a Escola.
• Nas duas semanas que antecederam a Páscoa, fizemos um coelho com ovinhos nas cores dos pilares com mensagens para os professores e funcionários.
• Na segunda semana foi feita uma cesta grande com cestinha nas cores dos pilares com pirulitos e mensagens.
• Cada dia foi apresentado um pilar para o grupo.
1º dia –
Responsabilidade – Decoramos a sala dos professores em verde e expomos o teor do pilar, como culminância cada participante entregou uvas verdes para o colega e abraçou.

2º Dia
Zelo – Foi exposto o significado desse pilar, em seguida todos receberam balas vermelhas.

3º Dia
Sinceridade – azul - a decoração e o lanche de acordo com a cor.

4º Dia
Senso de justiça – laranja- decoração e o lanche de acordo com a cor.

5º Dia
Cidadania – violeta – decoração e lanche de acordo com a cor.

6 º Dia
Respeito – amarelo – decoração e lanche de acordo com a cor.
Para concluir o repasse neste dia todos receberam a ficha de avaliação, responderam e devolveram.


Joinville, 08 de maio de 2006.

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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