JUSTIFICATIVA
Este projeto nasce com o compromisso da escola em desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter do aluno.
O Caráter conta para a nossa Escola é um Projeto que visa formar um aluno que saiba exercer a sua cidadania de maneira autônoma, crítica e participativa, capaz de atuar, com responsabilidade, honestidade na sociedade em que vive.
Este projeto nasce com o compromisso da escola em desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter do aluno.
O Caráter conta para a nossa Escola é um Projeto que visa formar um aluno que saiba exercer a sua cidadania de maneira autônoma, crítica e participativa, capaz de atuar, com responsabilidade, honestidade na sociedade em que vive.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver valores éticos e fortalecer o caráter do aluno.
Desenvolver valores éticos e fortalecer o caráter do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tornar o aluno sincero e honesto para fazerem coisas boas mesmo que os outros não queiram e fazer com que os alunos falem a verdade.
Fazer com que o aluno trate os outros da mesma maneira que querem ser tratados
Incentivar a ter responsabilidade para assumir os compromissos e decisões.
Orientar para a reflexão antes de decidir e decidir com senso de justiça.
Motivar o aluno a se comprometer com o bem estar de seu próximo.
Incentivar o aluno a ter consideração pelos outros sendo gentil, sábio e generoso.
METODOLOGIA
Planejamento com as professoras do Pré a 4ª Série
Distribuição dos Pilares por sala
Apresentação dos Pilares aos demais alunos da escola
Organização do cronograma e execução do projeto.
CRONOGRAMA E EXECUÇÃO
De 27 a 31 de agosto de 2007
1ª Série – Cor Azul – Sinceridade – As pessoas boas, pessoas confiáveis, sinceras e honestas, corajosas o bastante para fazerem coisas boas mesmo que os outros queiram que elas sejam más e façam coisas ruins. Falam a verdade. Vestidos com aventais azuis, alunos e professora, carregavam cartazes com palavras sobre sinceridade que foram lidos por duas delas. Os demais carregavam balões azuis.
Pré – Cor Amarela – Respeito – Como você quer ser tratado é da mesma maneira que as pessoas querem que você as trate. Seja gentil e educado. A professora e as crianças com aventais amarelos e uma faixa onde estava escrito: Respeito é base da ética social. A professora com o cone amarelo dizia frases onde evidenciava a palavra Respeito como resposta e as crianças respondiam em forma de passeata.
4ª Série 02 – Cor Verde – Responsabilidade – A pessoa tem forte senso de dever, cumpre com seus compromissos e assume suas decisões . Faz sua parte. A professora e os alunos com avental da cor verde apresentam um jogral sobre este pilar. Representando o dia a dia escolar, citando como exemplo a devolução dos livros para biblioteca.
4ª Série 01 – Cor Laranja – Senso de Justiça – Significa seguir regras, tratar as pessoas com igualdade, dar chance de fazer suas escolhas.Corrigir seus erros, refletir antes de decidir. Os alunos com faixas na cabeça da cor laranja escrito Senso de Justiça, apresentam um jogo com pasta de dente. Os meninos contra as meninas e quem conseguir fazer mais linhas com a pasta em uma folha de papel, ganharia o jogo. Assim, foi entregue uma folha de papel e um tubo de pasta para ambos. Tendo o menino ganho o tubo de pasta vazio, Significando que, a vitória não poderia ser das meninas uma vez que os meninos foram prejudicados por receberem um tubo de pasta vazio. Seria injusto.
2ª Série – Cor Lilás – Cidadania – Pessoas de caráter são bons cidadãos. Elas pensam nas outras pessoas e se comprometem com o bem estar de sua vizinhança, cidade, estado, país e planeta. A professora e os alunos estavam com avental e faixas escritas com a palavra Cidadania da cor lilás e montaram um jogral.
3ª série – Cor Vermelha – Zelo – Pessoa zelosa demonstra que tem consideração pelos outros, sendo gentil, sábia e generosa. A professora e os alunos usavam aventais vermelhos, carregavam cartazes com frases sobre o Zelo,os quais leram e em seguida cantaram uma música sobre Jesus,para encerrar o programa. Após as apresentações foi servido aos alunos, gelatina em copinhos com as cores dos Pilares.
RECURSOS
Aventais com as cores do Programa – Vermelho, Laranja,Lilás, Amarelo, Verde e Azul.
Cartolinas para confecção dos cartazes
Creme dental, folhas de papel sulfite
CD
AVALIAÇÃO
Avaliar a postura dos alunos no dia-a-dia verificar as mudanças de atitude.
Referência:
Programa “O Caráter Conta”.