quarta-feira, novembro 07, 2007

Relatório: EEB Juracy Maria Brosig

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EEB. “PROFESSORA JURACY MARIA BROSIG”.
Rua: Dos Metalúrgicos s/n -
Paranaguamirim - Fone/Fax (047)463.5077
Município: Joinville /SC - CEP: 89.231-530
E– mail:
eebjuracybrosi@sed.sc.gov.br

RELATÓRIO ANUAL DO PROGRAMA O CARÁTER CONTA

Nossa unidade escolar desenvolveu os pilares: Respeito, Sinceridade, Senso de justiça, Responsabilidade, Cidadania e Zelo.
Os alunos fizeram trabalhos em equipe explorando os pilares.
Foi feitos os seguintes trabalhos produção de texto, acróstico, interpretação da palavra por meio de desenho, que foram colocados expostos em sala de aula.
Todos os dias foram feitos parada para reflexão sobre os temas abordados.
Trabalharam também:
- Leitura compartilhada;
- Estudos dos valores;
- Interpretação de diversos tipos de textos;.
- Produção textual.
O corpo docente empenhou se no desenvolvimento do projeto e aproveitou os materiais recebidos para leitura informativa.
Quase todos os seguimentos da unidade escolar foram atingidos pelos temas e espera-se mudança de atitudes já que para 2008 iremos dar continuidade ao projeto.

Atenciosamente,

Luiza Rosa Pereira/Márcia Regina Santos Barra

Relatório: EEM Rubem Roboerto Schmidlin

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DRº RUBEN ROBERTO SCHMIDLIN

Relatório de atividades desenvolvidas a partir de um dos pilares do CARATER CONTA:

R E S P E I TO

Professora responsável: Silvana Maria Krein

Disciplina: Geografia


Objetivo: Inserir o tema (respeito) trabalhando o racismo e o preconceito. Esse trabalho fará parte do assunto POPULAÇÃO.


Desenvolvimento:

1ª série: A partir do texto Desigualdades Sociais e o Preconceito, os alunos, após amplo debate puderam expor suas idéias e escreveram um texto que ficou no caderno. O trabalho cujo título era Eu sou racista ou preconceituoso, mostrou como cada um encarava o problema e como procurava lidar com a situação.

2ª série: O trabalho foi desenvolvido em equipe. Foi levantado os vários tipos de preconceitos existentes no dia-a-dia da escola. Desenvolveram um texto no qual propuseram formas de amenizar o problema. Após, foi feito um mural com os desenhos elaborados em cada equipe.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DRº RUBEN ROBERTO SCHMIDLIN

Relatório de atividades desenvolvidas a partir dos pilares do CARATER CONTA
:

RESPONSABILIDADE, SINCERIDADE, HONESTIDADE

Professora responsável: Silvana Maria Krein

Disciplina: Geografia

A disciplina de Geografia inseriu este trabalho no 1º Semestre com os alunos das 2ª e 3ª series. O título dado ao trabalho foi Dinheiro no Bolso. Foi desenvolvido dentro do assunto POPULAÇÃO – ÊXODO RURAL.

Desenvolvimento:

2ª série: Foi desenvolvido dentro do assunto POPULAÇÃO – ÊXODO RURAL.
Os alunos (em dupla) criaram um programa social, com o incentivo do Governo Federal de apoio às pessoas que saíram do campo. Estas pessoas seriam incentivadas a voltarem para seu lugar de origem. Para isso receberiam ajuda financeira, podendo assim desenvolver seu trabalho (agricultura) com mais facilidade e prazer.

3ª série: Foi desenvolvido dentro do assunto MULTINACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
Em equipe, os alunos montaram uma empresa e criaram um produto que deveria ser lançado no mercado. Elaboraram também, uma propaganda mostrando este produto para o consumidor.

Objetivo: Mostrar que só a partir da responsabilidade, sinceridade e muita honestidade será possível alcançar objetivos traçados, onde o alvo principal é a população.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DRº RUBEN ROBERTO SCHMIDLIN
Diretora: Elizabeth Theilacker
Professora: Verônica Moser Siedschlag
Assunto: Relatório

O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?

1 – OBJETIVO
O objetivo do programa O que vice tem a ver com a corrupção?, promovido pela Secretaria da Educação juntamente com o Governo do Estado de Santa Catarina, tem como objetivo principal a conscientização sobre a corrupção, dos pequenos cidadãos criança e/ou adolescentes do estado.

2 – DESENVOLVIMENTO
Foi entregue aos alunos uma cartilha sobre a corrupção, mostrando que a corrupção não vem somente dos poderes públicos, mas também dos cidadãos comuns com os quais nos relacionamos.
Houve um debate e várias foram as opiniões surgidas entre os alunos sobre o assunto.Alguns até disseram que o País não tem mais jeito, que a corrupção não terá fim, e que as pessoas querem mais é se dar bem passando por cima dos outros. Entretanto, há muitos alunos que acreditam que se as pessoas se conscientizarem pode sim, ter mudanças no País.

3 – CONCLUSÃO
Após amplo debate sobre o assunto, a professora de Filosofia (quem aplicou o referido trabalho) juntamente com os alunos concluiu que: todos pensarão com mais consciência antes de agir de forma incorrupta. Os alunos fizeram redações sobre o assunto que foi exposto nos murais da escola para que todos tivessem acesso e também pudessem refletir sobre o tema.
O combate à corrupção tem sempre seu lugar reservados nos principais meios de comunicação. Nas escolas vem se destacando com a preocupação e com a responsabilidade de educar para um mundo melhor. Por isso a abordagem do tema nas salas de aula, pois não podemos nos esquecer que o futuro está no JOVEM CIDADÃO.

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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