segunda-feira, abril 17, 2023

História Infantil: Iron Frog - O Sapo Alienígena.

 Autor: Jorge Schemes

Título: Iron Frog - O Sapo Alienígena Que Trouxe Amizade e Cooperação Para a Floresta.

Era uma vez um sapo alienígena chamado Iron Frog, que veio de uma galáxia muito distante. Ele caiu na Terra em uma espaçonave danificada e quase não sobreviveu. Os animais da floresta selvagem encontraram Iron Frog e cuidaram dele, dando-lhe o nome de Iron Frog por causa de sua aparência única e de sua roupa alienígena feita de um metal especial.

Iron Frog - O Sapo Alienígena

Iron Frog decidiu morar na floresta selvagem para sempre e logo se tornou amigo de todos os animais, incluindo o urso, o leão, a girafa, o macaco e a tartaruga. Com sua roupa cheia de botões mágicos, Iron Frog ajudou os animais a solucionar seus conflitos e resolver seus problemas.

Certo dia, o urso e o leão estavam tendo uma discussão sobre quem era o mais forte. Iron Frog, que estava por perto, sugeriu que eles participassem de um concurso de levantamento de peso. Depois de uma competição acirrada, o leão venceu e o urso ficou um pouco triste. Iron Frog percebeu isso e sugeriu que o urso e o leão trabalhassem juntos para encontrar comida para todos os animais da floresta.

Outro dia, a girafa estava com problemas para alcançar as folhas mais altas das árvores. Iron Frog usou um botão mágico de sua roupa para criar um elevador e ajudar a girafa a alcançar as folhas.

O macaco estava tendo problemas para pegar frutas no alto da árvore, então Iron Frog usou outro botão mágico para criar uma escada que o macaco pudesse subir.

E a tartaruga estava se sentindo triste porque era muito lenta para acompanhar os outros animais. Iron Frog sugeriu que todos caminhassem mais devagar para que a tartaruga pudesse acompanhá-los.

No final da história, Iron Frog ensinou aos animais da floresta que a força não é tudo. Às vezes, trabalhar juntos e ajudar os outros é mais importante do que ser o mais forte. Os animais da floresta aprenderam a importância da amizade e da cooperação graças à ajuda de Iron Frog, o sapo alienígena com uma roupa mágica e um coração generoso.

ATIVIDADE PARA PENSAR E REFLETIR:

  1. Qual foi o motivo pelo qual Iron Frog recebeu esse nome pelos outros animais da floresta? 

    b) Por causa de sua roupa alienígena feita de um metal especial.

    c) Por causa de sua habilidade de saltar alto.

  2. a) Por causa de sua aparência única.

  3. Como Iron Frog ajudou o urso e o leão a resolverem seu conflito?

    a) Ele sugeriu que eles trabalhassem juntos para encontrar comida para todos os animais da floresta.

    b) Ele sugeriu que eles lutassem para ver quem era o mais forte.

    c) Ele sugeriu que o urso fosse embora da floresta.

  4. Como Iron Frog ajudou a girafa a alcançar as folhas mais altas das árvores?

    a) Ele usou um botão mágico de sua roupa para criar um elevador.

    b) Ele pediu para a girafa saltar mais alto.

    c) Ele subiu nas costas da girafa e alcançou as folhas para ela.

  5. Como Iron Frog ajudou o macaco a pegar frutas no alto da árvore?

    a) Ele usou um botão mágico de sua roupa para criar uma escada.

    b) Ele jogou as frutas para o macaco.

    c) Ele pediu para o macaco pegar as frutas sozinho.

  6. Qual era o problema da tartaruga?

    a) Ela era muito lenta para acompanhar os outros animais.

    b) Ela não conseguia nadar.

    c) Ela estava com medo dos outros animais.

  7. Como Iron Frog ajudou a tartaruga?

    a) Ele sugeriu que todos caminhassem mais devagar para que a tartaruga pudesse acompanhá-los.

    b) Ele sugeriu que a tartaruga corresse para alcançá-los.

    c) Ele ignorou o problema da tartaruga.

  8. Qual é a lição que Iron Frog ensina aos animais da floresta?

    a) Que a força é mais importante do que a amizade.

    b) Que trabalhar juntos e ajudar os outros é mais importante do que ser o mais forte.

    c) Que ser o mais rápido é a única maneira de sobreviver na floresta.

  9. O que os animais da floresta aprenderam graças à ajuda de Iron Frog?

    a) A importância da amizade e da cooperação.

    b) A importância de ser o mais forte.

    c) A importância de ser rápido.

  10. Qual é a habilidade mágica da roupa de Iron Frog?

    a) Ela permite que ele voe.

    b) Ela permite que ele desapareça.

    c) Ela tem botões mágicos que o ajudam a resolver problemas.

  11. Como você se sentiu ao ler a história de Iron Frog e seus amigos na floresta?

    a) Feliz e inspirado.

    b) Entediado e desinteressado.

    c) Triste e desanimado.

  12. Se você respondeu a questão 10 com as letras b ou c, não se preocupe! Qual é uma maneira positiva de interpretar a história de Iron Frog e seus amigos na floresta?

    a) Mesmo que alguns personagens tenham enfrentado dificuldades, todos trabalharam juntos para encontrar soluções.

    b) Mesmo que alguns personagens tenham enfrentado dificuldades, a história mostra que a amizade e a cooperação são valores importantes.

    c) Mesmo que alguns personagens tenham enfrentado dificuldades, a história mostra que é possível superar problemas e encontrar apoio em amigos confiáveis.

ATIVIDADE LÚDICA E PEDAGÓGICA:

Atividade: Crie seu próprio personagem alienígena.

Objetivo: estimular a criatividade e a imaginação das crianças, bem como destacar a importância de ajudar os outros e trabalhar em equipe, assim como Iron Frog.

Materiais necessários: papel, lápis de cor, canetinhas e outros materiais de arte.

Passo a passo:

  1. Leia a história do Iron Frog para as crianças e destaque os valores positivos presentes na história, como a importância da amizade e da cooperação para superar desafios.

  2. Peça às crianças que desenhem seu próprio personagem alienígena, assim como o Iron Frog. Encoraje-as a usar sua imaginação e criar um personagem único e interessante, assim como o Iron Frog.

  3. Depois que as crianças criarem seus personagens, pergunte a elas sobre os problemas que seu personagem pode enfrentar. Em seguida, peça que elas pensem em soluções para esses problemas, incentivando-as a pensar em como seu personagem poderia trabalhar em equipe com outros personagens para encontrar uma solução.

  4. Finalmente, peça às crianças que compartilhem suas ideias e desenhos com o grupo. Discuta como trabalhar juntos para encontrar soluções pode ser mais eficaz do que tentar resolver problemas sozinho.

  5. Encerre a atividade ressaltando a importância de trabalhar em equipe e ajudar os outros, assim como Iron Frog fez na história. Reforce a ideia de que a cooperação é uma habilidade valiosa que pode ajudar as crianças a enfrentar desafios na vida real.


Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: