O Programa "O CARÁTER CONTA!" é uma parceria entre a ONG "Os Companheiros das Américas", Virginia State University (4-H), IEPES, CRE e Secretaria Municipal de Educação de Joinville, SC. Seu principal objetivo é a construção de uma cultura de paz nas escolas por meio da sistematização de valores nas atividades pedagógicas. Seja Bem Vindo (a)! Cordialmente: Jorge Schemes - Editor do Blog e Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".
EEE Dom Pio de FreitasPrograma: "O Caráter Conta!"
1. Baseado na Carta da Terra2. Ética Ambiental3. Estudo dos Pilares do Programa “O Caráter Conta”
Público envolvido : toda escola
Trabalhado interdisciplinarmente
Parceiros: Polícia Ambiental, Fundação 25 de Julho (palestras).
Coordenação do programa na escola:Marlina Bressan Bonelli LimaMary Elisabeth de Mello Paino
JustificativaA escola vem desenvolvendo um projeto de educação ambiental, que trabalha os valores determinados pelo Programa “O Caráter Conta”.Com o crescimento espantoso da humanidade nasce e evolui uma nova sociedade, e com isto os valores éticos e morais, a responsabilidade pela vida no planeta , seja humana, animal ou pelos recursos naturais está se perdendo dentro de uma sociedade consumista e voltada para a tecnologia.: com a medicina surge novas técnicas, resultando numa queda dos índices de mortalidade, alterando o binômio nascimento – morte e superlotando o planeta. O descontrole da produção alimentar e a degradação da cultura, vem mundializando a fome e a pobreza.Em meio a esta visão ecocêntrica, onde o homem é o dono de tudo e de todos, surge a Ética Ambiental como uma nova relação de consciência entre o homem e a natureza: o ser humano faz parte da natureza e não é o seu dono, não a tem para serví-lo, mas para que ele sobreviva em harmonia com os demais seres.“A terra produz o suficiente para a fome de todos, mas não para a voracidade de todos” Gandi.Nesta nova concepção, o homem passa a se preocupar com suas ações e como conseqüência passa a praticar ações coerentes com a natureza., e com o respeito à vida: zelo, responsabilidade, justiça, cidadania, sinceridade e respeito . Pelo próprio homem e pela diversidade de vida no planeta.
ObjetivosSensibilizar para os valores do programa O Caráter Conta.Mudar sua conduta de comportamento de ser humano com a natureza e com outro ser.Iniciar a conscientização ambiental na escola e fora dela, baseada nos 6 Pilares.Informar sobre a importância da Educação AmbientalConstruir uma escola sustentável
MetodologiaAs atividades serão desenvolvidas durante o ano todo com continuidade.
Atividades
CARTA DA TERRA“No nosso diverso, mas crescente mundo interdependente, é urgente que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns aos outros, com a grande comunidade da vida e com as gerações futuras. Somos uma só família humana e uma só comunidade terrestre com um destino comum.A humanidade é parte de um vasto universo evolutivo. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. O bem-estar dos povos e da biosfera depende da preservação do ar limpo, das águas puras, dos solos férteis, uma rica variedade de plantas, animais e ecossistemas. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum primordial para toda a humanidade. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.
ZELOA escolha é nossa: cuidar da Terra e uns aos outros, ou participar da destruição de nós mesmos e da diversidade da vida.
RESPEITORespeitar a Terra e a vida, ( respeitar a escola, sua casa, seu bairro)
JUSTIÇAEsforçar-se por edificar sociedades livres, justas, participativas, sustentáveis e pacíficas ( ser justo )
CIDADANIA - Cuidar a comunidade da vida em toda sua diversidade.
RESPONSABILIDADEProteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam e renovam a vida (conhecer seu bairro, sua cidade, valorizar a vida)Tratar todos os seres vivos com compaixão e protegê-los de crueldade e de destruição desnecessária.
SINCERIDADECriar uma cultura de paz e cooperação, com projetos que envolvam também a comunidadeAtravés de leitura, pesquisa, desenvolver atividades envolvendo os Pilares e transpondo a Carta da Terra para a realidade escolar, desde o cuidado ambiental até questões envolvendo os valores de zelo e cidadania. Sensibilizar a comunidade para a realidade escolar e juntos buscar soluções para os problemas encontrados tanto na escola como no bairro. Aprender sobre direitos e deveres.
Atividades: produção de textos e cartazes, acróstico.
Aquecimento globalParceria UDESCProf de física e biologia, artes e português, filosofiaTurma envolvida: 2º 03 EMPalestera, pesquisa, produção textual em grupo, redigir manifesto 2ª ano 03 EM,Estudo de valores, maneira de viver, de consumir, de produzir e de se organizar.O aquecimento global, comprovado por 100% dos cientistas, pesquisadores e observadores, é seguramente o maior desafio e perigo que a humanidade já enfrentou. O derretimento das calotas polares está elevando o nível do mar, podendo, nas próximas décadas, deixar em baixo d'água a maior parte das cidades costeiras. Terras agricultáveis estão se transformando em desertos e altas temperaturas tornarão inabitáveis as áreas hoje ocupadas. A queda econômica, as intensas migrações e a escassez dos recursos naturais instalarão conflitos nunca antes imaginados. A vida humana no planeta poderá se tornar inviável.Como em qualquer situação de risco, esta é também uma grande oportunidade de refletir sobre o que nos levou a esta terrível situação, a repensar os rumos da humanidade, a nossa maneira de viver, consumir, produzir, de nos organizar em sociedade, os nossos valores. Afinal, a devastação do planeta está ocorrendo pela ação humana e comandada não por algum grupo terrorista ou revolucionário.
Palestra sobre Ética Ambiental com a Polícia AmbientalÉtica e sustentabilidade numa sociedade que se repensaNem sempre queremos ser livres e autônomos, preferindo denunciar a falta de ética dos outros e eleger culpados por nossos problemas. Assim, qualquer proposta de desenvolvimento sustentável torna-se responsabilidade alheia
Durante reunião pedagógicaDatas: 31/03 para professores e funcionáriosHorário: 8:30 horas.Musica da 8ª 02Disciplina: portuguêsTurmas envolvidas 8ª série 02Terra prazer da vidaAtitudes mal usadas podem destruir, uma comunidade que levou tempo para construir;Poluir, desmatar, a terra triste pode acabar, com o futuro que você desja alcançar;Uma terra que você quer tanto bem, um futuro que você não queria para ninguém;Mas na verdade nós não damos nem tanto valor, a aquele alguém que construiu a terra com tanto amor.Lembre-se, o que Jesus nos deixou, uma natureza morta ou uma terra viva, cheia de amor?Providência é hora de tomar, para enfrentar as conseqüências!Aprenda a preservar , não é brega não, você sentirá paz entrando no seu coração;Essa é a rima da conscientização, garantir a vida na terra e em toda a geração.Diga sim! Sim, vamos preservar!Eu digo não! Não vamos dar um basta na poluição...
Alunas Amanda Pereira e Dayonara Viana Della FaveraHomenagem ao índio data: 19 de abrilperíodo matutino e vespertino3ª série 01 e 02Professora NilceaApresentação de dança e teatro8ª, 1º EMProfessora Giuvana de portuguêsO grande desafio do mundo contemporâneoHoje, todos - ONU, governos e ONGs - sabem que as questões ambientais estão intimamente ligadas aos temas sociais e econômicos e que de sua ação depende o futuro. Este é o momento da convergência de objetivos, de arregaçar as mangas e agirPalestra conhecendo uma ONG parceria Vida VerdeTurmas envolvidas 6ª séries
Data: MaioEstudo dos pilares com o EMAtividades desenvolvidas visando o respeito a tudo o que é vivo,responsabilidade cotidiana em cada ato;a percepção de que tudo está interligado, que Terra e Homem formam um único organismo e que o futuro só será menos aterrorizante se nos reconciliarmos com as leis que regem este vasto complexo biológico.
MetodologiaTodos os professores envolvidos desenvolveram atividades em sala de aula, distribuindo material informativa, incentivando a pesquisa relacionados ao assunto, socializando para a escola e comunidade através de cartazes, poesias, murais, atividades práticas etc...Estudo da carta da terra na disciplina de português e história, com atividades escritas, murais, socializados para a escolaTurmas envolvidas 8 ª sériesPalestras sobre ética ambiental de 5ª a Ensino Médio
Trabalho com 4ª séries todos os Pilares1. Respeito mês de março2. Sinceridade mês de abril3. Justiça mês de maio4. Responsabilidade mês de junho5. Zelo mês de agosto6. Cidadania mês de setembroOutubro exposição dos trabalhos para as séries iniciais ( desenho, panfletos, cartazes, mural)Envolvendo escola, família e entorno escolar.
Trabalho com 3ª sériescidadaniaTexto produção escrita, desenho, mural dentro da salaDisciplina de artes, históriaTrabalho com recicladosTrabalho sobre Joinville e a cidade que temos e a cidade que queremosNossa responsabilidadeMaquetes, mural, cartazesDisciplina de ensino Religioso e FilosofiaLivro construtores da Paz feito pelos alunos.Todo Ensino Médio e 5ª às 8ª sériesMural, cartazesAssunto Construtores da PazPesquisa, leitura, produção textual
17 Idéias para você Salvar o Mundo baseado nos valores dos Pilares do Caráter Conta.1. Informe-se (palestras, leitura e pesquisa de revistas, jornais, internet)Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.2. Aja localmentePense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.3. Pense localmenteEstabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.4. SomeAntes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure uma parecida na qual você possa se engajar.5. Otimismo é fundamentalEnvolva-se de maneira criativa e divertida. Se quer atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.6. Seja efetivoEnvolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.7. Crie notíciaIdentifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então, escreva para jornais, revistas, redes de rádio e TV.8. Planeje sua famíliaSe a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.9. Não poluaNão jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.10. Preserve a biodiversidadeEspécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.11. Seja coerenteEconomize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.12. Passe a sua vida a limpoReveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.13. BoicoteEngaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por movimentos: faça isso sempre que cair a ficha.14. Eleja e cobreFiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.15. Separe o joioNunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.16. Ensine as criançasPreparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.17. Acredite no futuroEstimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo.
Disciplina de PortuguêsTurma: 5ª série 02Confeccionar um jornal com desenhos e texto sobre valores.Atividade baseada na Coleta Seletiva e Reciclagem.A escola está fazendo a coleta seletiva e repassando o material arrecadado para catadores do bairro. ( cidadania, justiça, responsabilidade, zelo)Você sabia o que são os 4 Rs? A escolha é sua, o mundo é nosso.O que é o Princípio dos 4Rs?Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 4R's - Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reutilizar.Através dos 4 Rs podemos buscar a prevenção e não-geração de resíduos, somados à adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício.Reduzir significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.Reciclar envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem - a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc. A separação também é necessária para o descarte adequado de resíduos perigosos.O R, que deve ser praticado antes dos 3Rs é Repensar.Repensar é refletir sobre os seus atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza.Toda vez que falarmos sobre mudanças em nossos hábitos : "Mas e existe alternativa?". Devemos responder: sim, existe!Palestra com Colégio Santo Antonio sobre Meio Ambiente e Reaproveitamento de materiais (25/03/08).
Filme: O lixo e a reciclagemAcompanhamento semanal do lixo produzido em casa.Fazer a coleta seletiva.Palestra e exposição com a artista plástica Márcia Camargo que produz arte com o lixo do rio Cachoeira.Turmas envolvidas 8ª séries, 6ª e 7ª séries.Disciplina ciências e português.Distribuição aos professores material para discussão sobre Projeto de Educação Ambiental baseado nos valores do Pilares.Mãe voluntária ajudando na escola.Atividade de artes com reciclados- preservar e repensar o consumo: respeito ao meio ambiente.Atividade desenvolvida com as 1ª séries e 2ª séries.Mural da escola.Palestra com Técnico Ingo da Fundação 25 de Julho.Resgate de valores como cidadania, zelo, responsabilidade com a escola através do cuidado com a horta escolar.17/03/2008Atividade desenvolvida com alunos do Ensino MédioRespeito ao Meio Ambiente.Palestra com Médicos Sanitaristas.18/03/2008Atividade com 5ª série 02Jornal ambiental.Atividade Jornal em sala de aula: o que eu posso fazer para melhorar o meu planeta!Pesquisa sobre pessoas que fizeram a diferença.Livro Construtores da PazMural sobre Joinville.
PROJETO CAFÉ FILOSÓFICOMomento de reflexão.Atividade desenvolvida nos “Quiosques de Leitura” .
JustificativaSerá um espaço onde educadores, parceiros e comunidade desenvolvendo atividades variadas, trocarão idéias, ações, informações e reflexões.Este projeto cria um espaço social, filosófico e educacional, livre, com enfoque na educação ambiental na escola e fora dela. E a possibilidade de discutir sobre as implicações da intervenção do ser humano sobre o meio, não apenas a sensibilização mas a responsabilidade de cuidar da vida, como fator imperativo dos tempos atuais.“Educando o pensar na e para a natureza”. Por acreditar que a filosofia possibilita a formação holística e crítica do ser humano, capacitando-o para enfrentar os desafios que marcam a contemporaneidade. A escola é um espaço de diálogos, de troca de experiências e investigação filosófica.
ObjetivosPromover atividades que evidenciam os desafios e problemas ambientais e sociais da escola e seu entrono.
MetodologiaPesquisa e socialização de textos onde estejam envolvidos os pilares do programa O Caráter Conta, dentro da política ambiental da Agenda 21 escolar.A primeira semana de cada mês, será utilizada para o debate, pesquisa, e socialização das atividades desenvolvidas na escola. O aluno pode participar através de um poema, oficina, trabalho, dentro de várias disciplinas ( português, artes, história, filosofia, ensino religioso) Serão convidados parceiros e comunidade.Aula de filosofia para discutir os valores dos Pilares, nos quiosques de Leitura.
MEU COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE10 DICAS DE COMO SER MELHOR
1. AO SAIR DA SALA, DESLIGAR LUZ E VENTILADORES.2. JOGAR O LIXO DE ACORDO COM O MATERIAL, NAS LIXEIRAS COLORIDAS.3. NÃO CORTAR , ARRANCAR OU QUEBRAR FLORES E PEQUENAS ÁRVORES DA ESCOLA.4. CUIDAR DE TUDO O QUE USAMOS NA ESCOLA PORQUE É NOSSO.5. SEMPRE QUE VER ALGUÉM FAZENDO ALGO ERRADO, CHAMAR A ATENÇÃO COM EDUCAÇÃO E RESPEITO.6. NÃO SUJAR A PINTURA DA ESCOLA.7. SEMPRE QUE PUDER, AJUDAR A ESCOLA A REFORMAR ALGO.8. RESPEITAR A OPINIÃO DE COLEGAS E PROFESSORES.9. NÃO DESPERDIÇAR O QUE USAMOS.10. SEMPRE QUE PUDER REUTILIZAR E RECICLAR AS COISAS.ALUNA NICOLE SCHUKA 7ª SÉRIE 01