segunda-feira, maio 19, 2008

Relatório: EEB Dom Pio de Freitas

EEE Dom Pio de Freitas
Programa: "O Caráter Conta!"

1. Baseado na Carta da Terra
2. Ética Ambiental
3. Estudo dos Pilares do Programa “O Caráter Conta”

Público envolvido : toda escola

Trabalhado interdisciplinarmente

Parceiros: Polícia Ambiental, Fundação 25 de Julho (palestras).

Coordenação do programa na escola:
Marlina Bressan Bonelli Lima
Mary Elisabeth de Mello Paino




Justificativa
A escola vem desenvolvendo um projeto de educação ambiental, que trabalha os valores determinados pelo Programa “O Caráter Conta”.
Com o crescimento espantoso da humanidade nasce e evolui uma nova sociedade, e com isto os valores éticos e morais, a responsabilidade pela vida no planeta , seja humana, animal ou pelos recursos naturais está se perdendo dentro de uma sociedade consumista e voltada para a tecnologia.: com a medicina surge novas técnicas, resultando numa queda dos índices de mortalidade, alterando o binômio nascimento – morte e superlotando o planeta. O descontrole da produção alimentar e a degradação da cultura, vem mundializando a fome e a pobreza.
Em meio a esta visão ecocêntrica, onde o homem é o dono de tudo e de todos, surge a Ética Ambiental como uma nova relação de consciência entre o homem e a natureza: o ser humano faz parte da natureza e não é o seu dono, não a tem para serví-lo, mas para que ele sobreviva em harmonia com os demais seres.
“A terra produz o suficiente para a fome de todos, mas não para a voracidade de todos” Gandi.
Nesta nova concepção, o homem passa a se preocupar com suas ações e como conseqüência passa a praticar ações coerentes com a natureza., e com o respeito à vida: zelo, responsabilidade, justiça, cidadania, sinceridade e respeito . Pelo próprio homem e pela diversidade de vida no planeta.

Objetivos
Sensibilizar para os valores do programa O Caráter Conta.
Mudar sua conduta de comportamento de ser humano com a natureza e com outro ser.
Iniciar a conscientização ambiental na escola e fora dela, baseada nos 6 Pilares.
Informar sobre a importância da Educação Ambiental
Construir uma escola sustentável

Metodologia
As atividades serão desenvolvidas durante o ano todo com continuidade.

Atividades

CARTA DA TERRA
“No nosso diverso, mas crescente mundo interdependente, é urgente que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns aos outros, com a grande comunidade da vida e com as gerações futuras. Somos uma só família humana e uma só comunidade terrestre com um destino comum.
A humanidade é parte de um vasto universo evolutivo. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. O bem-estar dos povos e da biosfera depende da preservação do ar limpo, das águas puras, dos solos férteis, uma rica variedade de plantas, animais e ecossistemas. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum primordial para toda a humanidade. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

ZELO
A escolha é nossa: cuidar da Terra e uns aos outros, ou participar da destruição de nós mesmos e da diversidade da vida.

RESPEITO
Respeitar a Terra e a vida, ( respeitar a escola, sua casa, seu bairro)

JUSTIÇA
Esforçar-se por edificar sociedades livres, justas, participativas, sustentáveis e pacíficas ( ser justo )


CIDADANIA - Cuidar a comunidade da vida em toda sua diversidade.


RESPONSABILIDADE
Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam e renovam a vida (conhecer seu bairro, sua cidade, valorizar a vida)
Tratar todos os seres vivos com compaixão e protegê-los de crueldade e de destruição desnecessária.

SINCERIDADE
Criar uma cultura de paz e cooperação, com projetos que envolvam também a comunidade
Através de leitura, pesquisa, desenvolver atividades envolvendo os Pilares e transpondo a Carta da Terra para a realidade escolar, desde o cuidado ambiental até questões envolvendo os valores de zelo e cidadania. Sensibilizar a comunidade para a realidade escolar e juntos buscar soluções para os problemas encontrados tanto na escola como no bairro. Aprender sobre direitos e deveres.

Atividades: produção de textos e cartazes, acróstico.

Aquecimento global
Parceria UDESC
Prof de física e biologia, artes e português, filosofia
Turma envolvida: 2º 03 EM
Palestera, pesquisa, produção textual em grupo, redigir manifesto 2ª ano 03 EM,
Estudo de valores, maneira de viver, de consumir, de produzir e de se organizar.
O aquecimento global, comprovado por 100% dos cientistas, pesquisadores e observadores, é seguramente o maior desafio e perigo que a humanidade já enfrentou. O derretimento das calotas polares está elevando o nível do mar, podendo, nas próximas décadas, deixar em baixo d'água a maior parte das cidades costeiras. Terras agricultáveis estão se transformando em desertos e altas temperaturas tornarão inabitáveis as áreas hoje ocupadas. A queda econômica, as intensas migrações e a escassez dos recursos naturais instalarão conflitos nunca antes imaginados. A vida humana no planeta poderá se tornar inviável.
Como em qualquer situação de risco, esta é também uma grande oportunidade de refletir sobre o que nos levou a esta terrível situação, a repensar os rumos da humanidade, a nossa maneira de viver, consumir, produzir, de nos organizar em sociedade, os nossos valores. Afinal, a devastação do planeta está ocorrendo pela ação humana e comandada não por algum grupo terrorista ou revolucionário.

Palestra sobre Ética Ambiental com a Polícia Ambiental
Ética e sustentabilidade numa sociedade que se repensa
Nem sempre queremos ser livres e autônomos, preferindo denunciar a falta de ética dos outros e eleger culpados por nossos problemas. Assim, qualquer proposta de desenvolvimento sustentável torna-se responsabilidade alheia

Durante reunião pedagógica
Datas: 31/03 para professores e funcionários
Horário: 8:30 horas.
Musica da 8ª 02
Disciplina: português
Turmas envolvidas 8ª série 02
Terra prazer da vida
Atitudes mal usadas podem destruir, uma comunidade que levou tempo para construir;
Poluir, desmatar, a terra triste pode acabar, com o futuro que você desja alcançar;
Uma terra que você quer tanto bem, um futuro que você não queria para ninguém;
Mas na verdade nós não damos nem tanto valor, a aquele alguém que construiu a terra com tanto amor.
Lembre-se, o que Jesus nos deixou, uma natureza morta ou uma terra viva, cheia de amor?
Providência é hora de tomar, para enfrentar as conseqüências!
Aprenda a preservar , não é brega não, você sentirá paz entrando no seu coração;
Essa é a rima da conscientização, garantir a vida na terra e em toda a geração.
Diga sim! Sim, vamos preservar!
Eu digo não! Não vamos dar um basta na poluição...

Alunas Amanda Pereira e Dayonara Viana Della Favera
Homenagem ao índio data: 19 de abril
período matutino e vespertino
3ª série 01 e 02
Professora Nilcea
Apresentação de dança e teatro
8ª, 1º EM
Professora Giuvana de português
O grande desafio do mundo contemporâneo
Hoje, todos - ONU, governos e ONGs - sabem que as questões ambientais estão intimamente ligadas aos temas sociais e econômicos e que de sua ação depende o futuro. Este é o momento da convergência de objetivos, de arregaçar as mangas e agir
Palestra conhecendo uma ONG parceria Vida Verde
Turmas envolvidas 6ª séries

Data: Maio
Estudo dos pilares com o EM
Atividades desenvolvidas visando o respeito a tudo o que é vivo,
responsabilidade cotidiana em cada ato;
a percepção de que tudo está interligado, que Terra e Homem formam um único organismo e que o futuro só será menos aterrorizante se nos reconciliarmos com as leis que regem este vasto complexo biológico.

Metodologia
Todos os professores envolvidos desenvolveram atividades em sala de aula, distribuindo material informativa, incentivando a pesquisa relacionados ao assunto, socializando para a escola e comunidade através de cartazes, poesias, murais, atividades práticas etc...
Estudo da carta da terra na disciplina de português e história, com atividades escritas, murais, socializados para a escola
Turmas envolvidas 8 ª séries
Palestras sobre ética ambiental de 5ª a Ensino Médio

Trabalho com 4ª séries todos os Pilares
1. Respeito mês de março
2. Sinceridade mês de abril
3. Justiça mês de maio
4. Responsabilidade mês de junho
5. Zelo mês de agosto
6. Cidadania mês de setembro
Outubro exposição dos trabalhos para as séries iniciais ( desenho, panfletos, cartazes, mural)
Envolvendo escola, família e entorno escolar.

Trabalho com 3ª séries
cidadania
Texto produção escrita, desenho, mural dentro da sala
Disciplina de artes, história
Trabalho com reciclados
Trabalho sobre Joinville e a cidade que temos e a cidade que queremos
Nossa responsabilidade
Maquetes, mural, cartazes
Disciplina de ensino Religioso e Filosofia
Livro construtores da Paz feito pelos alunos.
Todo Ensino Médio e 5ª às 8ª séries
Mural, cartazes
Assunto Construtores da Paz
Pesquisa, leitura, produção textual

17 Idéias para você Salvar o Mundo baseado nos valores dos Pilares do Caráter Conta.
1. Informe-se (palestras, leitura e pesquisa de revistas, jornais, internet)
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.
2. Aja localmente
Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.
3. Pense localmente
Estabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.
4. Some
Antes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure uma parecida na qual você possa se engajar.
5. Otimismo é fundamentalEnvolva-se de maneira criativa e divertida. Se quer atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.
6. Seja efetivo
Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.
7. Crie notícia
Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então, escreva para jornais, revistas, redes de rádio e TV.
8. Planeje sua família
Se a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.
9. Não polua
Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.
10. Preserve a biodiversidade
Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.
11. Seja coerente
Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.
12. Passe a sua vida a limpo
Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.
13. Boicote
Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por movimentos: faça isso sempre que cair a ficha.
14. Eleja e cobre
Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.
15. Separe o joio
Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.
16. Ensine as crianças
Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.
17. Acredite no futuro
Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo.

Disciplina de Português
Turma: 5ª série 02
Confeccionar um jornal com desenhos e texto sobre valores.
Atividade baseada na Coleta Seletiva e Reciclagem.
A escola está fazendo a coleta seletiva e repassando o material arrecadado para catadores do bairro. ( cidadania, justiça, responsabilidade, zelo)
Você sabia o que são os 4 Rs? A escolha é sua, o mundo é nosso.
O que é o Princípio dos 4Rs?
Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 4R's - Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reutilizar.
Através dos 4 Rs podemos buscar a prevenção e não-geração de resíduos, somados à adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício.
Reduzir significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.
Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.
Reciclar envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem - a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc. A separação também é necessária para o descarte adequado de resíduos perigosos.O R, que deve ser praticado antes dos 3Rs é Repensar.
Repensar é refletir sobre os seus atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza.
Toda vez que falarmos sobre mudanças em nossos hábitos : "Mas e existe alternativa?". Devemos responder: sim, existe!
Palestra com Colégio Santo Antonio sobre Meio Ambiente e Reaproveitamento de materiais (25/03/08).

Filme: O lixo e a reciclagem
Acompanhamento semanal do lixo produzido em casa.
Fazer a coleta seletiva.
Palestra e exposição com a artista plástica Márcia Camargo que produz arte com o lixo do rio Cachoeira.
Turmas envolvidas 8ª séries, 6ª e 7ª séries.
Disciplina ciências e português.
Distribuição aos professores material para discussão sobre Projeto de Educação Ambiental baseado nos valores do Pilares.
Mãe voluntária ajudando na escola.
Atividade de artes com reciclados- preservar e repensar o consumo: respeito ao meio ambiente.
Atividade desenvolvida com as 1ª séries e 2ª séries.
Mural da escola.
Palestra com Técnico Ingo da Fundação 25 de Julho.
Resgate de valores como cidadania, zelo, responsabilidade com a escola através do cuidado com a horta escolar.
17/03/2008
Atividade desenvolvida com alunos do Ensino Médio
Respeito ao Meio Ambiente.
Palestra com Médicos Sanitaristas.
18/03/2008
Atividade com 5ª série 02
Jornal ambiental.
Atividade Jornal em sala de aula: o que eu posso fazer para melhorar o meu planeta!
Pesquisa sobre pessoas que fizeram a diferença.
Livro Construtores da Paz
Mural sobre Joinville.

PROJETO CAFÉ FILOSÓFICO
Momento de reflexão.
Atividade desenvolvida nos “Quiosques de Leitura” .

Justificativa
Será um espaço onde educadores, parceiros e comunidade desenvolvendo atividades variadas, trocarão idéias, ações, informações e reflexões.
Este projeto cria um espaço social, filosófico e educacional, livre, com enfoque na educação ambiental na escola e fora dela. E a possibilidade de discutir sobre as implicações da intervenção do ser humano sobre o meio, não apenas a sensibilização mas a responsabilidade de cuidar da vida, como fator imperativo dos tempos atuais.
“Educando o pensar na e para a natureza”. Por acreditar que a filosofia possibilita a formação holística e crítica do ser humano, capacitando-o para enfrentar os desafios que marcam a contemporaneidade. A escola é um espaço de diálogos, de troca de experiências e investigação filosófica.

Objetivos
Promover atividades que evidenciam os desafios e problemas ambientais e sociais da escola e seu entrono.

Metodologia
Pesquisa e socialização de textos onde estejam envolvidos os pilares do programa O Caráter Conta, dentro da política ambiental da Agenda 21 escolar.
A primeira semana de cada mês, será utilizada para o debate, pesquisa, e socialização das atividades desenvolvidas na escola. O aluno pode participar através de um poema, oficina, trabalho, dentro de várias disciplinas ( português, artes, história, filosofia, ensino religioso) Serão convidados parceiros e comunidade.
Aula de filosofia para discutir os valores dos Pilares, nos quiosques de Leitura.


MEU COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE
10 DICAS DE COMO SER MELHOR

1. AO SAIR DA SALA, DESLIGAR LUZ E VENTILADORES.
2. JOGAR O LIXO DE ACORDO COM O MATERIAL, NAS LIXEIRAS COLORIDAS.
3. NÃO CORTAR , ARRANCAR OU QUEBRAR FLORES E PEQUENAS ÁRVORES DA ESCOLA.
4. CUIDAR DE TUDO O QUE USAMOS NA ESCOLA PORQUE É NOSSO.
5. SEMPRE QUE VER ALGUÉM FAZENDO ALGO ERRADO, CHAMAR A ATENÇÃO COM EDUCAÇÃO E RESPEITO.
6. NÃO SUJAR A PINTURA DA ESCOLA.
7. SEMPRE QUE PUDER, AJUDAR A ESCOLA A REFORMAR ALGO.
8. RESPEITAR A OPINIÃO DE COLEGAS E PROFESSORES.
9. NÃO DESPERDIÇAR O QUE USAMOS.
10. SEMPRE QUE PUDER REUTILIZAR E RECICLAR AS COISAS.
ALUNA NICOLE SCHUKA 7ª SÉRIE 01

Relatório: EEB Rudolfo Meyer

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERENCIA DE EDUCAÇÃO - GERED
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. RUDOLFO MEYER.
Rua: Copacabana, 1245 Floresta – Fone/FAX: (47) 3436-0769
E-mail:
eebprm@sed.gov.sc.br

PROGRAMA: O CARÁTER CONTA

ABORDAGEM: INTERDISCIPLINAR (todas as disciplinas)

NÍVEIS:
- EDUCAÇÃO INFANTIL (pré-escola)
- ENSINO FUNDAMENTAL (1ª a 8ª séries)
- COMUNIDADE ESCOLAR

COORDENADORA: Marialba Pereira Rapouso

PERÍODO: Anual (Permanente)

JUSTIFICATIVA:
“O CARÁTER CONTA”, é um programa educativo, para crianças e jovens, criado pelo Instituto de Ética Josephson dos Estados Unidos, baseado em valores chamados “Pilares do Caráter”. São eles: SINCERIDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, SENSO DE JUSTIÇA, ZELO e CIDADANIA.
Este Programa não é somente um projeto escolar, mas comunitário. Todos os funcionários da escola participam também do cultivo dos pilares. Não importa a etnia, classe social ou religião; estes valores devem ser preservados para que a sociedade possa manter a família, a amizade, a dignidade, a ordem, a harmonia nos relacionamentos pessoais, como também nas instituições.
Desta forma, estaremos contribuindo para criar uma cultura de paz e de pessoas firmes no seu caráter, considerando o tipo de sociedade que estamos vivenciando, permanentemente em crise. Onde há falta de ética, excesso de violência e de consumismo extremado.

OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter, através de mudanças de hábitos e atitudes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular a vivência de valores.
- Conscientizar-se que os seis pilares do caráter são fundamentais para nortear suas vidas.
-Construir uma sociedade mais harmoniosa e feliz.

METODOLOGIA:
Para vivenciar os seis pilares do caráter, os professores deverão exercitar com firmeza e pertinácia, diariamente, atividades práticas, em suas aulas, como por exemplo: debates, pesquisas e produções artísticas e culturais.
A comunidade escolar organizará gincanas, murais, exposições de trabalhos e vídeos.
Como o pátio interno possui, justamente, seis colunas, estas serão pintadas com as cores e a denominação dos pilares.

Atividades desenvolvidas:
RELATÓRIO
1.1 – 5a a 8a séries do ensino fundamental
Durante o mês de fevereiro/08 (nos dias 15 e 16) ocorreu uma capacitação para professores da rede estadual de ensino, na Univille, sobre o programa "O Caráter Conta". Representando a nossa Unidade Escolar, participaram as Professoras Regiane Bras Teles dos Santos e Rosângela Goulart Fernandes; a Assistente de Direção Leila Regina dos Santos de Oliveira e o aluno do Ensino Médio Thiago Schroeder da Silva.
Todos foram unânimes, não economizando elogios ao programa, apresentado por mestres e doutores americanos, da Universidade de Virgínia.
As dinâmicas foram interessantes, despertando o interesse dos participantes. No retorno à Escola, para os alunos de 5a a 8a s séries e nos 1o s anos do Ensino Médio, foi realizado uma discussão sobre o Programa após observação das cores e dizeres dos pilares que simbolizam as bases do programa.
Com base nestas preliminares, outras ações foram desenvolvidas:
- debates em sala sobre os Pilares do Respeito e Zelo;
- leitura de textos;
- cartazes com frases referentes a Responsabilidades ( provérbio budista);
- confecção de calendários semanais ( propondo ações para cada dia da semana);
- histórias em quadrinhos;
- acrósticos;
- frases de conscientização e acordo com os alunos sobre o comportamento em classe;
- confecção dos pilares para serem colocados em cada sala de aula;
- colagem de figuras relacionadas ao Respeito;
- filme "Ponte para Terabítia" ressaltando vários pilares do caráter (história que promove a amizade, o respeito e o zelo no contexto escolar);
- o pilar da Cidadania foi observado com o trabalho de Dentistas, promovendo a Saúde Bucal e Prevenção na escola.
São aproveitadas todas as ocasiões possíveis para inserir o programa no cotidiano, tentando melhorar a convivência entre todos.
1.2 – 1a a 4a séries do ensino fundamental (séries iniciais)
Durante o ano corrente, nas séries iniciais foram desenvolvidos alguns trabalhos como:
Nas 1as séries (Prof. Sirlene), o pilar trabalhado foi o do Respeito com várias atividades:
- filme João e Maria (que foi debatido);
-dinâmica da corrida com bastão, enfatizando o respeito que cada criança deve ter com o seu semelhante;
-concurso de desenhos sobre o pilar trabalhado, onde o prêmio para o vencedor foi um Cd de histórias cantadas de Bia Bedran;
-momentos de conversação sobre o pilar do respeito, onde os alunos expuseram suas opiniões e experiências sobre fatos acontecidos no cotidiano.
Nas 2as séries (Prof.Ângela):
-elaboração de combinados sobre como e o que podemos fazer para melhorar a nossa escola (pilares do zelo e da cidadania);
-trabalhos de oralidade, intensificando o respeito e o civismo que devemos demonstrar nas homenagens cívicas realizadas na escola.
Nas 3asséries (Prof. João):
-frases e palavras- chave seguidas de ilustrações sobre a sinceridade;
-história em quadrinhos: cidadania e amizade;
-loteca da dengue, responsabilidade, zelo e cidadania;
-Ilustrações confrontando atos de responsabilidade e irresponsabilidade, honestidade e desonestidade.
Nas 4asséries (Prof. Josiane):
-realização de acrósticos e discussões sobre todos os pilares do caráter.

AVALIAÇÃO:
_ Participação dos alunos e da comunidade.
_ Qualidade dos trabalhos apresentados.
_ Criatividade e originalidade.
_ Observação dos hábitos e atitudes.
_ Análise dos dados coletados.

REFERÊNCIAS:
Apostila Companheiros das Américas & Josephson Institute of Ethics.

Joinville, 25 de Abril de 2008.
Algumas fotos:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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