EEB TITOLIVIO VENÂNCIO ROSA
PROGRAMA O CARÁTER CONTA
PROGRAMA O CARÁTER CONTA
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1ª ETAPA
Motivação: NÓ HUMANO
Apresentação aos professores através de retro projetor:
Caráter: Qualidade inerente à certos modos;aquilo que moralmente distingue uma pessoa de outro.
O QUE É O CARÁTER CONTA?
· Mudança de atitude de professores, pais, funcionários e ALUNOS.
· Vivenciar os princípios éticos e do caráter na prática cotidiana;
· Fortalecer a essência dos valores éticos, além dos preconceitos religiosos, políticos, raciais ou étnicos.
· Reforçar as lições sobre bom caráter que as crianças e jovens estejam ouvindo também em outros lugares.
· Você se exercita para adquirir ou manter a sua boa forma para parecer melhor, sentir-se melhor. Para adquirir força e vigor, músculos fortes e resistência física através dos exercícios, você precisa praticar, praticar e praticar. O mesmo se dá com a aptidão ética. Você exercita seu caráter para ser o melhor possível. Quanto mais você pratica fazer as coisas certas, mais perto fica do seu ideal, não importando o que você é agora.
· Um caráter firme é o resultado do compromisso de fazer sempre a coisa certa, da consciência do que é certo e da competência para tomar decisões éticas.
· Você desenvolve a coragem moral começando com pequenos desafios. Fazer a coisa certa em pequenos assuntos dá a confiança e a experiência necessárias para enfrentar, desafios maiores, quando eles vierem.
PILARES
1. SINCERIDADE
2. RESPEITO
3. RESPONSABILIDADE
4. SENSO DE JUSTIÇA
5. ZELO
6. CIDADANIA
O que representa cada Pilar. O significado de sua cor.
SINCERIDADE - COR AZUL – Significa transparência – Ser honesto, não enganar, não mentir, não trapacear. Ser confiável, fazer o que disse que iria fazer ter coragem para fazer a coisa certa, construir uma boa reputação.
RESPEITO – COR AMARELA
REGRA DE OURO: “FAÇA PARA OS OUTROS O QUE GOSTARIAM QUE FIZESSEM PARA VOCÊ”.
Seja tolerante às diferenças. Trate os outros com respeito seguindo a regra de ouro, considere os sentimentos dos outros, não ameace, agrida ou machuque ninguém, tenha boas maneiras, melhore a linguagem, lide tranquilamente com a raiva, insultos e desacordos.
CALÇAR O SAPATO DO OUTRO
RESPONSABILIDADE – COR VERDE - Significa crescimento
Faça o que deve fazer, Persista: continue tentando, tente se autocontrolar, seja auto disciplinado, pense antes de agir e considerar as conseqüências faça sempre o melhor que puder, seja responsável por suas escolhas e decisões.
SENSO DE JUSTIÇA - COR LARANJA - (fruta) Distribui a laranja em partes iguais através dos gomos.
Aja de acordo com as regras. Aguarde a sua vez e partilhe. Mantenha a mente aberta e escute o outro. Não tire vantagem sobre os outros.
ZELO – COR VERMELHA. Sangue. Importar-se com o outro.
Seja gentil. Seja compassivo e demonstre que você se preocupa. Expresse gratidão. Perdoe o outro. Ajude as pessoas com necessidades.
CIDADANIA – COR ROXA – Coração roxo recebe o soldado ferido.
Faça sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade. Coopere com os outros. Participe das decisões e iniciativas, vote. Seja um bom vizinho. Obedeça as leis e normas. Respeite a autoridade. Preserve o meio ambiente.
Tomada de decisões:
· O que é preciso para ser bom?
· Por que ser bom?
· Como tomamos decisões?
· Como podemos tomar melhores decisões?
Regra de Ouro:
· Você está tratando os outros como gostaria de ser tratado?
· Como sua decisão apareceria no jornal da escola?
· O que aconteceria se sua mãe estivesse olhando?
· Pense nas melhores pessoas que você conhece. Você gostaria que eles soubessem o que você anda fazendo?
Se mesmo assim você não souber decidir, escolha a opção que produzirá mais benefícios para o maior número de pessoas.
Motivação:
Escola de Qualidade
Desenho com barbante
2ª ETAPA
Seis grupos – Cada grupo escolherá um pilar.
Será entregue um xérox do assunto relacionado ao pilar (anexo Programa).
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS
O grupo vai debater e apresentar para os demais, elaborando um atividade (que também poderá ser feita em sala de aula) para elucidar o tema.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Serão apresentadas algumas atividades para iniciar o programa com os alunos.
AVALIAÇÃO
Dúvidas;
O que pode ser aproveitado em sala;
De que forma trabalhar, além das sugestões que serão propostas.
Cronograma para desenvolver o projeto com os alunos
CARGA HORÁRIA: 6 horas
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES E PERÍODO:
Apresentação do projeto - 08: 00 às 10:00
Divisão e discussão dos grupos - 10:30 às 12:00
Apresentação dos grupos e Avaliação - 13:00 às 15:30
Desenho com barbante
2ª ETAPA
Seis grupos – Cada grupo escolherá um pilar.
Será entregue um xérox do assunto relacionado ao pilar (anexo Programa).
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS
O grupo vai debater e apresentar para os demais, elaborando um atividade (que também poderá ser feita em sala de aula) para elucidar o tema.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Serão apresentadas algumas atividades para iniciar o programa com os alunos.
AVALIAÇÃO
Dúvidas;
O que pode ser aproveitado em sala;
De que forma trabalhar, além das sugestões que serão propostas.
Cronograma para desenvolver o projeto com os alunos
CARGA HORÁRIA: 6 horas
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES E PERÍODO:
Apresentação do projeto - 08: 00 às 10:00
Divisão e discussão dos grupos - 10:30 às 12:00
Apresentação dos grupos e Avaliação - 13:00 às 15:30
O CARÁTER CONTA
PROJETO A SER DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS
DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos o desenvolvimento do Programa “O CARÁTER CONTA”, reunindo todos os alunos no pátio com uma solenidade de abertura, onde cada pilar da escola será revestido com TNT da cor do pilar do projeto. Logo após cada professor segue com sua turma para a sala de aula onde iniciará a 1ª etapa do programa.
Nas três primeiras semanas, cada professor desenvolve o Pilar na sua aula;
(uma vez por semana, em dias alternados). Na 4ª semana será a culminância do Pilar. Onde a turma através dos mediadores e do pessoal pedagógico preparará a apresentação do conteúdo absorvido.
Ao final de cada pilar trabalhado será retirada a faixa de TNT e então o pilar será pintado , representando a conclusão de cada etapa.
SINCERIDADE - 08/05 - 16/05 - 24/05 - 01/06 - 1ª aula
RESPEITO - 09/06 - 14/06 - 22/06 - 30/06 - 2ª aula
RESPONSABILIDADE - 02/08 - 10/08 - 18/08 - 28/08 - 3ª aula
SENSO DE JUSTIÇA - 04/09 - 12/09 - 20/09 - 28/09 - 4ª aula
ZELO - 06/10 - 16/10 - 24/10 - 31/10 - 5ª aula
CIDADANIA - 08/11 - 16/11 - 24/11 - 30/11 – 1ª aula
Sujeito a mudança de datas.
SINCERIDADE:
1ª Semana-
Todos irão trabalhar o tema utilizando os questionamentos apresentados. Dividindo a turma em grupo para debates e apresentação do SIM e NÃO.
Após então, o professor entra com perguntas relativas ao tema e os alunos terão que colocar no papel Kraft para exposição.
2ª Semana-
Sugestão:
Atividade de Motivação
· Colocar obstáculos na sala, depois pegar + ou – 10 alunos, cobrir os olhos de cinco e fazer com que os outros guiem seus colegas pelos obstáculos,
(sem bater em nenhum) um de cada vez.
· Levar os alunos para fora, esconder um objeto (caça ao tesouro)
· Assistir ao filme: Eliana e os golfinhos
Pinóquio
O Amigo Urso
Cocoricó...
· Desenvolver outras atividades proposta na apostila.
3ª Semana
Qual a mensagem do filme assistido na semana passada.
Em nossas atitudes, o que podemos mudar para usarmos sempre o caráter da sinceridade.
Propostas sugeridas na apostila.
4ª Semana
Culminância do tema.
Os alunos serão reunidos no pátio. Cada turma irá apresentar sobre o tema.
Os alunos serão orientados pelos técnicos pedagógicos, direção e mediadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário