Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quinta-feira, maio 04, 2006

REPASSE: EEB TITOLÍVIO VENÂNCIO ROSA

EEB TITOLIVIO VENÂNCIO ROSA

PROGRAMA O CARÁTER CONTA

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1ª ETAPA

Motivação: NÓ HUMANO

Apresentação aos professores através de retro projetor:

Caráter: Qualidade inerente à certos modos;aquilo que moralmente distingue uma pessoa de outro.

O QUE É O CARÁTER CONTA?

· Mudança de atitude de professores, pais, funcionários e ALUNOS.
· Vivenciar os princípios éticos e do caráter na prática cotidiana;
· Fortalecer a essência dos valores éticos, além dos preconceitos religiosos, políticos, raciais ou étnicos.
· Reforçar as lições sobre bom caráter que as crianças e jovens estejam ouvindo também em outros lugares.
· Você se exercita para adquirir ou manter a sua boa forma para parecer melhor, sentir-se melhor. Para adquirir força e vigor, músculos fortes e resistência física através dos exercícios, você precisa praticar, praticar e praticar. O mesmo se dá com a aptidão ética. Você exercita seu caráter para ser o melhor possível. Quanto mais você pratica fazer as coisas certas, mais perto fica do seu ideal, não importando o que você é agora.
· Um caráter firme é o resultado do compromisso de fazer sempre a coisa certa, da consciência do que é certo e da competência para tomar decisões éticas.
· Você desenvolve a coragem moral começando com pequenos desafios. Fazer a coisa certa em pequenos assuntos dá a confiança e a experiência necessárias para enfrentar, desafios maiores, quando eles vierem.

PILARES

1. SINCERIDADE
2. RESPEITO
3. RESPONSABILIDADE
4. SENSO DE JUSTIÇA
5. ZELO
6. CIDADANIA

O que representa cada Pilar. O significado de sua cor.

SINCERIDADE - COR AZUL – Significa transparência – Ser honesto, não enganar, não mentir, não trapacear. Ser confiável, fazer o que disse que iria fazer ter coragem para fazer a coisa certa, construir uma boa reputação.

RESPEITO – COR AMARELA

REGRA DE OURO: “FAÇA PARA OS OUTROS O QUE GOSTARIAM QUE FIZESSEM PARA VOCÊ”.

Seja tolerante às diferenças. Trate os outros com respeito seguindo a regra de ouro, considere os sentimentos dos outros, não ameace, agrida ou machuque ninguém, tenha boas maneiras, melhore a linguagem, lide tranquilamente com a raiva, insultos e desacordos.

CALÇAR O SAPATO DO OUTRO

RESPONSABILIDADE – COR VERDE - Significa crescimento
Faça o que deve fazer, Persista: continue tentando, tente se autocontrolar, seja auto disciplinado, pense antes de agir e considerar as conseqüências faça sempre o melhor que puder, seja responsável por suas escolhas e decisões.

SENSO DE JUSTIÇA - COR LARANJA - (fruta) Distribui a laranja em partes iguais através dos gomos.
Aja de acordo com as regras. Aguarde a sua vez e partilhe. Mantenha a mente aberta e escute o outro. Não tire vantagem sobre os outros.

ZELO – COR VERMELHA. Sangue. Importar-se com o outro.
Seja gentil. Seja compassivo e demonstre que você se preocupa. Expresse gratidão. Perdoe o outro. Ajude as pessoas com necessidades.

CIDADANIA – COR ROXA – Coração roxo recebe o soldado ferido.
Faça sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade. Coopere com os outros. Participe das decisões e iniciativas, vote. Seja um bom vizinho. Obedeça as leis e normas. Respeite a autoridade. Preserve o meio ambiente.

Tomada de decisões:

· O que é preciso para ser bom?
· Por que ser bom?
· Como tomamos decisões?
· Como podemos tomar melhores decisões?

Regra de Ouro:
· Você está tratando os outros como gostaria de ser tratado?
· Como sua decisão apareceria no jornal da escola?
· O que aconteceria se sua mãe estivesse olhando?
· Pense nas melhores pessoas que você conhece. Você gostaria que eles soubessem o que você anda fazendo?

Se mesmo assim você não souber decidir, escolha a opção que produzirá mais benefícios para o maior número de pessoas.


Motivação:
Escola de Qualidade
Desenho com barbante

2ª ETAPA

Seis grupos – Cada grupo escolherá um pilar.
Será entregue um xérox do assunto relacionado ao pilar (anexo Programa).


APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS
O grupo vai debater e apresentar para os demais, elaborando um atividade (que também poderá ser feita em sala de aula) para elucidar o tema.


ATIVIDADES PROPOSTAS
Serão apresentadas algumas atividades para iniciar o programa com os alunos.

AVALIAÇÃO
Dúvidas;
O que pode ser aproveitado em sala;
De que forma trabalhar, além das sugestões que serão propostas.
Cronograma para desenvolver o projeto com os alunos
CARGA HORÁRIA: 6 horas

CRONOGRAMA:
ATIVIDADES E PERÍODO:
Apresentação do projeto - 08: 00 às 10:00
Divisão e discussão dos grupos - 10:30 às 12:00
Apresentação dos grupos e Avaliação - 13:00 às 15:30

O CARÁTER CONTA
PROJETO A SER DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS


DESENVOLVIMENTO

Iniciaremos o desenvolvimento do Programa “O CARÁTER CONTA”, reunindo todos os alunos no pátio com uma solenidade de abertura, onde cada pilar da escola será revestido com TNT da cor do pilar do projeto. Logo após cada professor segue com sua turma para a sala de aula onde iniciará a 1ª etapa do programa.
Nas três primeiras semanas, cada professor desenvolve o Pilar na sua aula;
(uma vez por semana, em dias alternados). Na 4ª semana será a culminância do Pilar. Onde a turma através dos mediadores e do pessoal pedagógico preparará a apresentação do conteúdo absorvido.
Ao final de cada pilar trabalhado será retirada a faixa de TNT e então o pilar será pintado , representando a conclusão de cada etapa.


SINCERIDADE - 08/05 - 16/05 - 24/05 - 01/06 - 1ª aula

RESPEITO - 09/06 - 14/06 - 22/06 - 30/06 - 2ª aula

RESPONSABILIDADE - 02/08 - 10/08 - 18/08 - 28/08 - 3ª aula

SENSO DE JUSTIÇA - 04/09 - 12/09 - 20/09 - 28/09 - 4ª aula

ZELO - 06/10 - 16/10 - 24/10 - 31/10 - 5ª aula

CIDADANIA - 08/11 - 16/11 - 24/11 - 30/11 – 1ª aula

Sujeito a mudança de datas.

SINCERIDADE:

1ª Semana-

Todos irão trabalhar o tema utilizando os questionamentos apresentados. Dividindo a turma em grupo para debates e apresentação do SIM e NÃO.
Após então, o professor entra com perguntas relativas ao tema e os alunos terão que colocar no papel Kraft para exposição.

2ª Semana-

Sugestão:
Atividade de Motivação
· Colocar obstáculos na sala, depois pegar + ou – 10 alunos, cobrir os olhos de cinco e fazer com que os outros guiem seus colegas pelos obstáculos,
(sem bater em nenhum) um de cada vez.
· Levar os alunos para fora, esconder um objeto (caça ao tesouro)
· Assistir ao filme: Eliana e os golfinhos
Pinóquio
O Amigo Urso
Cocoricó...
· Desenvolver outras atividades proposta na apostila.

3ª Semana

Qual a mensagem do filme assistido na semana passada.
Em nossas atitudes, o que podemos mudar para usarmos sempre o caráter da sinceridade.
Propostas sugeridas na apostila.


4ª Semana

Culminância do tema.
Os alunos serão reunidos no pátio. Cada turma irá apresentar sobre o tema.
Os alunos serão orientados pelos técnicos pedagógicos, direção e mediadores.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada