24/08/2009 - Justiça e Escola capacita 180 educadores de Natal:
O Projeto “Justiça e Escola” está promovendo, durante todo o dia de hoje e amanhã, o 2º treinamento com capacitadores do Programa “O Caráter Conta”, cuja metodologia é um dos viés do programa. A capacitação está ocorrendo nas dependências Centro Municipal de Referência
O curso que é ministrado para formação de 180 multiplicadores no município de Natal, e tem como base os pilares de sustentação da metodologia desenvolvida que tem como base os pilares do ZELO, SINCERIDADE, RESPONSABILIDADE, CIDADANIA, RESPEITO E SENSO DE JUSTIÇA. De acordo com a coordenadora do Programa “O Caráter Conta”, que é de Joinville/SC, Susana Bender, todos os professores participantes passarão por todos os pilares, que estão sendo trabalhados um em cada sala de aula, com uma capacitadora da equipe catarinense que está
Na solenidade de abertura, a juíza coordenadora do Projeto Justiça e Escola, Maria Zeneide Bezerra, falou do prazer em receber a equipe de Joinville em Natal e destacou o seu interesse em capacitar os professores de Natal. Ela resumiu este trabalho dos professores atuando como multiplicadores como um “trabalho de formiguinha”, mas que tem certeza que a capacitação gerará frutos, pois, para ela, o aluno só precisa de oportunidades e informações para se desenvolver e é isso que o projeto propõe. O Projeto já desperta o interesse de algumas cidades do interior do Estado.
O secretário municipal de educação, Elias Nunes, disse que já vem sentindo, há dois anos, os efeitos do projeto nas crianças na rede municipal de ensino. Ele lembrou a renovação do convênio assinado em maio entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça. O secretário destacou a importância dos valores dos pilares que o curso de capacitação vai passar para os professores. “Nunca precisamos mais desses valores como hoje. Hoje estamos planando sementes, mas os frutos só virão em dez anos. Mas isso é gratificante, principalmente quando agente encontra um aluno e ele nos agradece por ter contribuído com a sua formação”, observou. Segundo o secretário, quando o professor reserva tempo para conversar com o aluno, este se sente valorizado e inserido na sociedade.
A solenidade contou com uma apresentação musical dos servidores do Tribunal de Justiça, com uma paródia chamada “Justiça e Escola”. Depois, os meninos da Escola Laércio Fernandes apresentaram o espetáculo Tocando e Cantando Poesia, que é dedicado a todos os que lutam pela Justiça.
O Caráter Conta
"O CARÁTER CONTA" é uma parceria entre a ONG "Os Companheiros das Américas", Virginia State University (4-H), IEPES e a Gerencia de Educação do município de Joinville, SC, onde o Programa iniciou suas atividades no Brasil e tem como principal objetivo a construção de uma cultura de paz nas unidades escolares por meio da sistematização de valores nas atividades pedagógicas das escolas envolvidas.
ATENÇÃO:
1. Para mais informações da capacitação em Natal, clique aqui
2. Para obter a Apostila (em pdf) usada na capacitação, clique qui