Projeto "Resgatando valores"
Turmas: 1ª Série 01 e 02
Professoras: Marise Montibel, Marileni Rosário de Borba, Juçara Agostinho (Artes), Maria Clarisse Hack Machado e Antonhinha Bender Fernandes (Educação Física)
Justificativa:
As crianças aprendem muito desde cedo, sobre o mundo, fazendo perguntas, ouvindo fatos e histórias na escola e fora dela. Construindo sua visão de mundo diariamente junto com seus familiares, amigos, assistindo TV, vídeos, brincando na rua. Vivenciam muitas experiências e interagem contextualizando conceitos, gostos e costumes. Formam suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que as cercam.
Será trabalhado o tema "Os valores", na primeira série de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Através do resgate de valores, baseado no Pilares do Programa Caráter conta”, levar a criança a Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social através das regras de conduta, atitudes corretas, formulando perguntas, imaginando soluções para compreender o que se passa na escola e fora dela, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer a importância dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta” como essenciais para uma boa convivência em sociedade.
* Conhecer experiências positivas através de filmes, histórias, livros infantis que falam sobre os valores;
* Coletar dados com a família sobre situação do seu dia a dia: ações de responsabilidade, zelo, justiça, cidadania, sinceridade, respeito.
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso ter valores na sua vida.
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Estabelecer regras para os jogos e atividades na escola: como esperar a vez .
Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Filmes
Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* * Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
Avaliação:
A avaliação será realizada a partir do interesse e cumprimento das atividades feita pelos alunos.
Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do que foi aprendido e do que é difícil entender
Cronograma: todo o ano.
Desenvolvimento das atividades:
O projeto O Caráter conta pode ser desenvolvidos em atividades como contação de histórias, questionário para as famílias, observações dentro da escola, comportamento dos alunos, cumprimento das metas
Observando o interesse das crianças pode-se propor ao grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem é socializado .Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Poderão confeccionar cartazes e murais.
Os murais ou cartazes valorizam a atividade do aluno, chamando a atenção dos pais e dos outros alunos e professores da escola.
Atividades rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; explorando a comunicação e expressão através de desenhos, poesias, jogos e recreação.
Projeto Sacola ecológica de leitura:
Desenvolvido pela professora Giuvana Wenk dos Santos, na disciplina de Português, com os alunos da 8ª série 02. Estendido a toda escola.
Objetivos: envolver os alunos e familiares no incentivo à leitura.
Pilar cidadania
Os alunos da professora Gislane das 5ª séries escreveram cartas para organizações de todo o Brasil e receberam material para iniciar a biblioteca ambiental na escola. Este material foi oportunizado para o projeto da sacola de leitura.
Alunos das 3ª séries atuam como apoio para cuidar da coleta seletiva durante o intervalo do lanche. Reduzindo o lixo no pátio da escola.
Pilar Zelo e Respeito
Estudo dos Pilares com o Ensino Médio na disciplina de Educação Física com as professoras Antoninha Bender Fernades e Maria Clarisse Hack Machado. Apoio acadêmica Viviane Nava.
Objetivos
Melhorar o comportamento dos alunos em relação aos seus colegas, professores e ao ambiente escolar (menos lixo no chão, respeito as normas da escola, reflexão sobre os direitos e deveres dos alunos)
Justificativa
A busca de uma convivência HARMONIOSA depende em grande parte do estabelecimento e aplicação de normas de conduta que contribuam para a formação íntegra do ser humano.
Dando o inicio das atividades na escola, após aula observacional, a acadêmica Viviane Nava com o apoio das professoras de Educação Física, envolvendo as turmas de 7ª e 8ª séries e Ensino Médio nesta reflexão sobre os Pilares do Programa “O Caráter Conta” e as normas e regras na nossa vida.
Através de dinâmicas (roda de conversas, apresentação individual, anseios dos alunos) os alunos no Auditório da escola se apresentaram aos colegas e conversaram sobre as normas e critérios de avaliação comportamental no ambiente escolar. Os educandos foram orientados sobre a importância das regras e normas não apenas para o ambiente escolar, mas para a vida.A MUDANÇA DE ATITUDES; Após sensibilização, torna o ambiente escolar muito melhor.
Projeto Caixa de tesouros
Os alunos das 1ª séries com a professor Marileni Rosário de Borba, estão realizando o estudo dos Pilares do Caráter Conta construindo a caixa dos tesouros. Após colagem e recorte, uma caixa de sapatos se transformou em uma caixa de tesouros. Foi enviado para os pais um pedido de material para ser guardado nesta caixa: tudo o que for importante para cada família, lembranças, recortes de revista se jornais, objetos, fotos, que simbolizem algo bom de ser lembrado. Como estamos em março e comemoramos o aniversário de Joinville, foi pedido algum objeto, foto, recorte de jornal ou revista que lembrem nossa cidade. No final da semana é aberta a caixa do tesouro e cada aluno conta a história do que trouxe para colocar nela. O aluno desenvolve a oralidade, aprende sobre a importância de se ter uma memória e a família participa da atividade. Eles aprendem a construir sua caixa de tesouros. Assim a cada quinze dias é formada uma nova caixa de tesouros.
Projeto Recreio divertido
As professoras de Educação Física Maria Clarisse Hack Machado, Antoninha Bender Fernades e Marlina Boneli Lima, realizam durante o intervalo do lanche, diariamente, uma atividade de 15 minutos com as Séries Iniciais, para diminuir acidentes na hora do lanche.
Durante este tempo os alunos podem fazer seu lanche tranqüilos, assistindo a filmes, cantando no Karaoquê,.vendo desenhos e escutando músicas.
A aceitação foi ótima. È uma atividade diferenciada para o intervalo do lanche.
Notamos que o lixo no chão e mesas dimiuiu muito, pois eles cuidam mais do seu espaço. Respeitam o amigo, escutam e participam ativamente da atividade.