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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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quinta-feira, junho 25, 2009

EEB Dom Pio de Freitas - Projeto Desenvolvido

Projeto A Educação fiscal na escola a partir dos Pilares do Programa “O Caráter conta”

As atividades foram realizadas de acordo com o Projeto de “Educação Fiscal na Escola”, com o objetivo de promover a sensibilização da escola e comunidade sobre a importância da arrecadação e da fiscalização dos recursos recolhidos pelo Poder Público, o que deve gerar benefícios para a população. Incentivando o exercício da cidadania e estimular a mobilização da escola e comunidade para o acompanhamento e a fiscalização da aplicação dos recursos arrecadados com os tributos. Foram realizadas várias atividades que envolveram toda a escola e comunidade, durante o ano de 2007.

Objetivo geral

Sensibilizar e informar a comunidade escolar para a Educação Fiscal sobre direitos e obrigações, controle democrático, função socioeconômica do tributo, superioridade do homem sobre o Estado, liberdade, igualdade, e justiça social.

Atividades:

Estudo das constituições brasileiras

Objetivo: conhecer a história política do país da antiguidade até os dias atuais.

Turmas envolvidas: 4ª série 01e 02

Período: agosto/ setembro 2008

Atividade:Pesquisa na internet, exposição do trabalho pesquisado para os alunos da sala, debate sobre o assunto, confecção de cartazes, teatro baseado no livro do autor joinvillense Wilson Gelbck: “Estes duendes tão miúpes”.

Políticas públicas

Objetivo:Conhecer as políticas públicas e onde são aplicados os tributos.

Turmas envolvidas: 8ª série 01e 02

Período: 1º semestre 2008

Disciplina: português, história, estudo religioso, geografia.

Atividade: entorno do bairro, pesquisa na internet, confecção de cartazes, exposição na escola. Com mobilização para concerto de pontilhão quebrado próximo da escola. Problemas enfrentados pelo bairro: lixo, falta de infra-estrutura, áreas de lazer mantidas por órgãos públicos. Ajardinamento e limpeza da Praça Tiradentes.

Conhecendo os tributos

Objetivo: Informar sobre a importância de pedir notas e pagar os impostos que revertem em benefício para toda a comunidade.

Turmas envolvidas: 1ª séries 01,02,03,04

Período: agosto à outubro 2007

Saída de campo: (visita a mercados no bairro Floresta), comparar preços, saber de onde vem as mercadorias, o que é venda de varejo e atacado.

Atividade desenvolvida: trazer etiquetas e embalagens de casa, montar mural na sala, pesquisar nos mercados preços, descontos.

Informando a escola

Objetivos: sensibilizar para a responsabilidade de exercer a cidadania.

Atividades desenvolvidas: pesquisa em jornais, revistas para fazer a Clipagem de jornais com notícias de economia, obras públicas, confecção de murais na escola.

Turmas envolvidas: (Ensino Médio)

Disciplina: geografia, história, filosofia

Período: abril 2007

Forum

Objetivo: conscientizar alunos, levando conhecimento para a família sobre a importância da arrecadação, aplicação e fiscalização dos tributos nas suas instâncias municipal, estadual e federal.

Turmas envolvidas: Ensino Médio e 7ª e 8ª séries.

Período: maio/junho 2007

Disciplina de Filosofia e Ensino Religioso (cidadania, direitos e deveres, o papel do cidadão)

Palestra consulado da Mulher sobre Economia solidária

Turmas:envolvidas:(5ªséries)

Objetivo:
Comprometimento com a construção da cidadania, solidariedade, ética, transparência na administração pública, responsabilidade fiscal e social.

construção de maquetes, disciplina de história a elaboração e construção de jogos disciplina de educação física: Séries iniciais jogo Banco Imobiliário, trilhas, bingos e jogos de memória.
Produção de slogans e textos disciplina de português 6ª, 7ª, 8ª séries sobre a importância dos impostos e como podem ser aplicados na comunidade.

Contação de histórias sobre os temas envolvidos no projeto. Séries iniciais. , através do pagamento de tributos, para a melhoria da condição de vida de todos.

Período: abril a outubro com o dia do Mercado solidário (encerramento do projeto)

Teatro: baseado no livro “Estes duendes tão míupes” do autor joinvillense Wilson Gelbke na disciplina de português com alunos de 8ª série 01 e Ensino Médio 1º ano 01.


Orçamento Familiar e o Orçamento Público.(4ª série, 5ª séries)

Questionário levado para os pais responderem

1.Você declara Imposto de Renda?

2.Como o imposto pode melhorar sua cidade?

3. O que você faria para melhorar sua cidade com o dinheiro arrecadado?

Filme para séries iniciais: Vida de Inseto.

Disciplina de artes: 6ª série: história em quadrinhos: “Conhecendo os impostos”.

Trazer de casa: notas ou cupons fiscais. Campanha com os alunos para pedirem as notas e cupons fiscais na hora de compra. Período: agosto e setembro.

Projeto Economia Solidária na Escola:

Turmas envolvidas: toda escola.

Atividade: feira de produtos produzidos pelos alunos ou comunidade com venda e troca. Toda renda arrecadada será investida na construção de um Ateliê de Arte.







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