Escola de Educação Básica João Colin
Rua Botafogo, número 618, Itaum.
Relatório de repasse do Programa “O Caráter Conta”
Joinville, 24 de abril de 2006.
Rua Botafogo, número 618, Itaum.
Relatório de repasse do Programa “O Caráter Conta”
Joinville, 24 de abril de 2006.
Na reunião pedagógica do dia vinte e cinco de março de 2006 (sábado) houve o primeiro repasse do curso sobre o programa dos pilares (“O Caráter Conta”). A assistente técnico-pedagógica Jaqueline Roberta Venera socializou o que foi realizado nos dias da capacitação, o lugar onde ocorreu o curso , o tema abordado (valores), os objetivos do programa e da capacitação, quem foram os palestrantes, quem organizou o curso e como ocorreu. Alguns professores já conheciam o Programa, pois trabalham em outras escolas que realizam atividades envolvendo os seis pilares: sinceridade, responsabilidade, zelo, cidadania, senso de justiça e respeito.
A escola em grande grupo decidiu que faria um projeto mais voltado a sua realidade e colocariam atividades gerais a serem desenvolvidas, sendo que cada professor escolherá a atividade que mais o interessa para trabalhar com os educandos, procurando o melhor método e recursos para atingir os objetivos a serem alcançados. Essa primeira etapa teve a duração de uma hora e meia.
Na segunda etapa, a assistente conversou com cada professor, individualmente, em suas aulas-atividade, entregando o material disponível (apostila e cartazes) e perguntando sobre o planejamento e prática do Programa. Quando abordar o assunto, cada professor deverá entregar o plano de aula à assistente relatando as atividades e os objetivos, para a confecção de uma apostila própria da escola. Essa etapa durou seis horas. Foi elaborado um cartaz para a exposição do primeiro pilar a ser discutido: sinceridade e colocado na sala dos professores junto com o cronograma de todos os temas a serem trabalhados durante o ano letivo de 2006 (uma hora). A assistente coordenará contações de histórias e murais ilustrativos envolvendo os pilares. Abaixo está o projeto da escola:
ESCOLA DE EDUCAÇÂO BASICA JOÂO COLIN
Rua Botafogo, 618 - Itaum.
PROGRAMA: “O CARATER CONTA”
Joinville - SC
2006
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
1.1 Nome do Programa: O Caráter Conta
1.2 Profissionais Envolvidos: Professores, Assistentes técnico-pedagógicos,
1.3 Local de realização: Escola João Colin.
2 - Justificativa: “O CARATER CONTA” é um programa educativo para crianças e jovens, visando proporcionar uma melhora na qualidade de vida e no relacionamento social. É baseado em valores éticos de consenso, fundadores de uma sociedade livre e democrática. Esses valores chamados “Pilares do Caráter” são: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania. Os pilares podem ser incorporados em todas as áreas do conhecimento, tendo como finalidade reforçar ou socializar esses valores. Criando uma cultura de paz.
3 - Objetivos:
Objetivo Geral
O programa “O Caráter Conta” é educativo e visa uma mudança ou reflexão positiva no cotidiano de jovens e crianças.
Objetivos Específicos
-Incentivar os educandos a manter ou criar uma postura positiva na sociedade, colocando em prática os valores discutidos.
-Incentivar o trabalho em equipe e a valorização das produções realizadas pelos alunos, expondo-os pela escola.
-Desenvolver um ambiente compreensivo e harmonioso.
4 – Público Alvo: Educandos.
5 – Metodologia:
Serão realizadas atividades em que os educandos terão a oportunidade de verbalizar seus sentimentos, idéias e mudanças destacando o que foi mais importante, as novidades encontradas, o que foi aprendido, a participação, a integração, a produção, etc. Serão apresentados teatros, danças, contações de história, cartazes, músicas, entrevistas, poesias, jogos, folclore e depoimentos.
6 – Cronograma:
Primeiro de abril a primeiro de dezembro.
7 – Resultados esperados para 2006:
-Mais respeito entre as pessoas;
-Mais parceria entre os educandos;
-Educandos mais responsáveis;
-Zelo pelo ambiente escolar.
8 – Avaliação:
A avaliação dar-se-á através do acompanhamento e observações constantes dos professores em relação aos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário