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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

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quinta-feira, maio 04, 2006

REPASSE: EEB JOÃO COLIN

Escola de Educação Básica João Colin
Rua Botafogo, número 618, Itaum.

Relatório de repasse do Programa “O Caráter Conta”
Joinville, 24 de abril de 2006.

Na reunião pedagógica do dia vinte e cinco de março de 2006 (sábado) houve o primeiro repasse do curso sobre o programa dos pilares (“O Caráter Conta”). A assistente técnico-pedagógica Jaqueline Roberta Venera socializou o que foi realizado nos dias da capacitação, o lugar onde ocorreu o curso , o tema abordado (valores), os objetivos do programa e da capacitação, quem foram os palestrantes, quem organizou o curso e como ocorreu. Alguns professores já conheciam o Programa, pois trabalham em outras escolas que realizam atividades envolvendo os seis pilares: sinceridade, responsabilidade, zelo, cidadania, senso de justiça e respeito.
A escola em grande grupo decidiu que faria um projeto mais voltado a sua realidade e colocariam atividades gerais a serem desenvolvidas, sendo que cada professor escolherá a atividade que mais o interessa para trabalhar com os educandos, procurando o melhor método e recursos para atingir os objetivos a serem alcançados. Essa primeira etapa teve a duração de uma hora e meia.
Na segunda etapa, a assistente conversou com cada professor, individualmente, em suas aulas-atividade, entregando o material disponível (apostila e cartazes) e perguntando sobre o planejamento e prática do Programa. Quando abordar o assunto, cada professor deverá entregar o plano de aula à assistente relatando as atividades e os objetivos, para a confecção de uma apostila própria da escola. Essa etapa durou seis horas. Foi elaborado um cartaz para a exposição do primeiro pilar a ser discutido: sinceridade e colocado na sala dos professores junto com o cronograma de todos os temas a serem trabalhados durante o ano letivo de 2006 (uma hora). A assistente coordenará contações de histórias e murais ilustrativos envolvendo os pilares. Abaixo está o projeto da escola:

ESCOLA DE EDUCAÇÂO BASICA JOÂO COLIN
Rua Botafogo, 618 - Itaum.

PROGRAMA: “O CARATER CONTA”

Joinville - SC
2006

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:

1.1 Nome do Programa: O Caráter Conta
1.2 Profissionais Envolvidos: Professores, Assistentes técnico-pedagógicos,
1.3 Local de realização: Escola João Colin.

2 - Justificativa: “O CARATER CONTA” é um programa educativo para crianças e jovens, visando proporcionar uma melhora na qualidade de vida e no relacionamento social. É baseado em valores éticos de consenso, fundadores de uma sociedade livre e democrática. Esses valores chamados “Pilares do Caráter” são: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania. Os pilares podem ser incorporados em todas as áreas do conhecimento, tendo como finalidade reforçar ou socializar esses valores. Criando uma cultura de paz.

3 - Objetivos:
Objetivo Geral
O programa “O Caráter Conta” é educativo e visa uma mudança ou reflexão positiva no cotidiano de jovens e crianças.

Objetivos Específicos
-Incentivar os educandos a manter ou criar uma postura positiva na sociedade, colocando em prática os valores discutidos.
-Incentivar o trabalho em equipe e a valorização das produções realizadas pelos alunos, expondo-os pela escola.
-Desenvolver um ambiente compreensivo e harmonioso.

4 – Público Alvo: Educandos.

5 – Metodologia:
Serão realizadas atividades em que os educandos terão a oportunidade de verbalizar seus sentimentos, idéias e mudanças destacando o que foi mais importante, as novidades encontradas, o que foi aprendido, a participação, a integração, a produção, etc. Serão apresentados teatros, danças, contações de história, cartazes, músicas, entrevistas, poesias, jogos, folclore e depoimentos.

6 – Cronograma:
Primeiro de abril a primeiro de dezembro.

7 – Resultados esperados para 2006:
-Mais respeito entre as pessoas;
-Mais parceria entre os educandos;
-Educandos mais responsáveis;
-Zelo pelo ambiente escolar.

8 – Avaliação:

A avaliação dar-se-á através do acompanhamento e observações constantes dos professores em relação aos educandos.

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