Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

segunda-feira, setembro 22, 2008

Atividades: EEB Albano Schmidt

ESTADO DE SANTA CATARINA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBANO SCHMIDT
ESCOLA PÚBLICA INTEGRADA
PROJETO - 2008

“FORMIGAMIGAS” – Semeando boas atitudes
A transformação social almejada pela humanidade em direção a uma sociedade de paz e harmonia, passa necessariamente por uma mudança no processo educacional que deve formar o ser humano capaz de construir esse mundo novo.
Porém, esta não pode ser apenas uma viagem intelectual, mas um compromisso institucional, individual profundo com ação amorosa. Ainda que o amor não possa ser quantificado nem definido cientificamente.
A recomendação é a de alimentarmos a nossa ousadia. O medo, a violência, o desinteresse e desesperança permeiam todas as faixas etárias e todos os grupos sociais. Estamos diante de desafios externos, e precisamos aprender a nos exercitarmos como seres humanos integrando competência e sensibilidade, com ação eficiente e amorosa.
A complexidade humana nos faz perceber que somos artistas, cientistas, e empreendedores, que possamos integrar razão e emoção, ver o mundo com os olhos inteligentes do coração.
Precisamos contemplar a construção humana, prestando atenção nas potencialidades dos educandos, vivendo os valores humanos, partindo do exercício do amor.
A sabedoria Universal entende o amor como:
O Amor como pensamento é verdade
O Amor como ação é ação correta
O Amor como sentimento é paz
O Amor como compreensão e não – violência
A maior prova de Amor foi Jesus nos ter dado sua vida para salvar a humanidade.
O mundo inteiro está tentando mostrar, há muito tempo, coisas muito simples. O fundamento da nossa vida é o AMOR. Tudo o que se faz baseado, inspirado pelo o amor, frutifica e dá certo.
Nossa tarefa como educadores passam a ser a de despertar o que há de melhor nos outros e em nós mesmos.
O referido projeto “Formigamigas” tem o propósito de promover um encontro diário entre escola – família – Deus, para um aprendizado de valores morais universais, de uma maneira descontraída e afetiva. Conscientes de que o caráter de uma pessoa tem seus principais traços definidos nos primeiros sete anos de vida, pretende – se dar motivos para construir o bom caráter da criança.
O professor lida com pessoas concretas, cada qual com sua história singular. O amor dos pais e de outros adultos é uma condição indispensável para a educação da criança.
Viver num ambiente amável, estimula as crianças a se tornarem confiantes, seguras e amantes da vida.
Vivemos em um momento em que as famílias estão cada vez menos estruturadas, e sem Deus no coração.
Essa falta de estrutura resulta em fracassos escolares relacionados à aprendizagem, à falta de amor a si próprio, ao respeito mútuo, e por fim, desenvolve comportamentos agressivos, como uma defesa a falta de amor.
Os valores familiares estão em constantes rupturas. Com isso a escola precisa adotar esse papel de resgatar esses valores, formando cidadãos honestos e solidários.
A escola do século XXI tem a função de ser referência, mostrando atitudes de exemplos de caráter dignos, valorizando a criança como ser único e especial para todos e principalmente para Deus.
Sentimos a necessidade de desenvolver no educando o hábito de respeito, pois o mesmo é a base de uma aprendizagem significativa, uma vida social respeitada,
Este projeto tem como alicerce o Programa “Caráter Conta”, que tem como objetivo resgatar os valores necessários para o exercício da cidadania. Respaldado no versículo bíblico descrito no livro de Provérbios de Salomão, capítulo 22, versículo 6, que diz:
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Objetivos: Fazer o educando perceber que ele é único e especial para Deus;
Resgatar e construir os valores éticos de um cidadão;
Focar nas práticas pedagógicas os valores que Deus nos ensinou, através de suas atitudes;
Valorizar o caráter do ser humano;
Desenvolver o Programa Caráter Conta, através das atitudes dos personagens do projeto.
Plantar a semente do amor em cada coração.

Público Alvo: Educandos do Programa E.P. I – 1º anos a 3º anos iniciais.
Cronograma: Todo o ano Letivo de 2008

O “Caráter Conta” com as formigamigas

Professora: Simone da Cunha Moreira
Disciplina: Artes Plásticas
Público Alvo: 2º ano das séries iniciais - 7 a 8 anos.

Para desenvolver o Programa “Caráter Conta”, uma das atividades que a professora Simone da Cunha Moreira realizou foi a de associar as formigas e suas atitudes com o pilar e sua respectiva cor. Ela focou como objetivo os seguintes aspectos:
Utilizar as formigamigas associando suas respectivas cores com os pilares do Caráter Conta;
Criar uma estrofe que envolva a cor, o personagem e o tema do pilar;
Montar um mural envolvendo os trabalhos artísticos.



Criação dos alunos do 2º ano 01-02-03

Faniquita, a formiga laranja
É simpática e companheira
Usa a justiça
Para quebrar as barreiras.
Piriá é uma formiguinha
Vermelha e teimosa
Zela pela floresta
Deixando ela harmoniosa!
Smilinguido tem respeito pelo Senhor Criador
Transformando o formigueiro
Um lugar de muito amor!
Pildas, roxo e criativo
Um cidadão de verdade
Transforma o lixo
Numa grande raridade!
Formisã é um mestre sábio e tranqüilo
Com a cor azul,
Transmite sinceridade de norte a sul.

Criação dos alunos do 2º ano 01-02-03



23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

Faniquita, a formiga laranja
É simpática e companheira
Usa a justiça
Para quebrar as barreiras.



23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
LAILA CAROLINE DA SILVA – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

Piriá é uma formiguinha
Vermelha e teimosa
Zela pela floresta
Deixando ela harmoniosa!



23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
GABRIEL ONOFRE – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

Smilinguido tem respeito pelo Senhor Criador
Transformando o formigueiro
Um lugar de muito amor!



23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
ADRIELI VELEM – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

Pildas, roxo e criativo
Um cidadão de verdade
Transforma o lixo
Numa grande raridade!



23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
SUELLEN NUNES XAVIER– 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

Formisã é um mestre sábio e tranqüilo
Com a cor azul,
Transmite sinceridade de norte a sul.


23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
NATHAN DIUNIOR SANTINI– 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

Em busca de confiança!
Verde é a cor da responsabilidade
E o Formidável também é
Leva suas mensagens
Em busca de muita fé.




Cores quentes e cores frias

Professora: Simone da Cunha Moreira
Disciplina: Artes Plásticas
Público Alvo: 2º ano das séries iniciais - 7 a 8 anos.

Para estudar as características das cores quentes e frias, a professora Simone da Cunha Moreira levantou o conceito das cores e seus significados.

CORES QUENTES: Dão-nos a sensação de calor, claridade, agitação, verão.
LARANJA – Faniquita – formiga agitada, divertida e espoleta.
AMARELO – Smilinguido – formiga animada de bem o a vida.
VERMELHO – Piriá – formiga com um temperamento forte.
CORES FRIAS: Dão-nos a sensação de frio, inverno, calma e tranqüilidade.
ROXO – Pildas – formiga calma, adora uma soneca.
VERDE – Talento&tolero – formigas lentas e tranqüilas.
AZUL – Mestre Formisã – formiga paciente e calma.
Dessa forma os alunos perceberam que as cores estão associadas as nossas características e personalidade.
Foi relatado algumas imagens que estão associadas a essas cores como: sol, fogo, mar, céu,...). para finalizar, as crianças desenharam as formigamigas que fazem parte dessa classificação de cores.

23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
LUÍS FELIPE DIAS PETRI– 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
DOUGLAS HOLOVATE SILVA – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA
23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
JOINVILLE – SC
E.E.B. ALBANO SCHMIDT
KAROLAINE CORDEIRO DOS REIS – 08 ANOS
PROFESSORA: SIMONE DA CUNHA MOREIRA

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada