segunda-feira, maio 15, 2006

REPASSE: EEB CARMEM SEARA LEITE

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EEB CARMEM SEARA LEITE
RUA PARA JOÃO XXIII, 60 – CENTRO – GARUVA
FONE/FAX: 47 3445 3334

RELATÓRIO DE REPASSE
DO PROGRAMA “O CARÁTER CONTA”

Ao professor: Jorge Schemes

Iniciamos o repasse do Programa “O Caráter Conta” aos professores no dia 19/04/2006 com encerramento no dia 27/04/2006. Foi repassado durante (20) vinte minutos em cada turno: matutino, vespertino e noturno.
Um dia antes de iniciarmos o repasse cobrimos totalmente o quadro da sala dos professores com papel craft conseguindo assim despertar a curiosidade dos mesmos para o que aconteceria no próximo dia. A partir daí apresentamos um pilar por dia, colocando nos seus devidos espaços no quadro a cor do pilar que seria trabalhado naquele dia. No decorrer das apresentações dos pilares houve discussões, dinâmicas envolvendo todos os professores da U. E. No final de cada apresentação acontecia um abraço fraterno entre todos.
Encerramos o repasse com o pilar da Cidadania apresentando o vídeo: “Mais um Tijolo no Muro” e com a entrega da pulseirinha com as cores dos pilares, sendo que cada professor colocava a pulseira no braço de seu colega e ao mesmo tempo falava uma frase de carinho, zelo ou respeito. Decidimos de comum acordo que todos trabalharão os pilares de acordo com suas disciplinas dentro do respectivo cronograma.


Cronograma
Mês: Maio
Pilares: Sinceridade, Respeito e Responsabilidade.

Mês: Junho
Pilares: Senso de Justiça, Zelo e Cidadania.

Após o recesso escolar retornaremos a trabalhar os pilares conforme o cronograma que segue:

Meses: Agosto e Setembro
Pilares: Sinceridade, Respeito e Responsabilidade.

Meses: Outubro, Novembro e Dezembro.
Pilares: Senso de Justiça, Zelo e Cidadania.

Avaliação do Repasse do Programa

Como todos os professores participaram do repasse e se mostraram envolvidos e participativos durante o mesmo esperamos que haja realmente uma mudança bastante significativa após todo o processo ser desenvolvido na U.E.

Profissionais participantes do curso:
Roseli kempinsky de Paula Cordeiro
Assessora de Direção

Nilce Warmeling Policarpo
Assistente Técnica Pedagógica

Gleison Vieira
Professor de História

REPASSE: EEB HIGINO AGUIAR


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO
DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GERÊNCIA REGIONAL DE JOINVILLE
EEB. PREFEITO HIGINO AGUIAR
SC 301 KM 05, Nº 570 – ITINGA – ARAQUARI - SC.
E-mail:
eefprefhiginoaguiar@sed.sc.gov.br

PROGRAMA “O CARÁTER CONTA"

PROFESSOR (ES)
Gizelda, Maria Lenilda , Maria Terezinha e Rosa Mística

SÉRIE
6ª e 7ª

FAIXA ETÁRIA
11 aos 15

PILAR
Sinceridade

ASSUNTO
Educação Física, Língua Portuguesa, Ciências e Língua Inglesa

CONTEÚDO
Sinceridade tanto na teoria como na prática disciplinar.

OBJETIVO
Criar no educando o espírito de sinceridade diante de qualquer situação

CRONOGRAMA
27/04 à 31/05

METODOLOGIA
diálogo
palestra
trabalhos
Música e dança
vídeos

RECURSOS
Cartazes e vídeos

AVALIAÇÃO
Verificar durante e após a aplicação do projeto se realmente ocorreu mudanças de atitudes.


PROFESSOR (ES)
Rosangela do Nascimento Pereira

SÉRIE
7ª 4 e 7ª5 - Vespertino

FAIXA ETÁRIA
13 a 15 anos

PILAR
sinceridade

ASSUNTO
Língua Portuguesa

CONTEÚDO
Leitura
Produção textual, Acróstico
Poesia
Produção de outros textos verbais ou trabalhos que contemplem as diferentes
linguagens artísticas: teatro, música, artes plásticas

OBJETIVO
Proporcionar uma atividade (leitura) em que a participação dos alunos seja de tal forma que auxilie no convívio social, desempenho escolar e principalmente disciplina e comportamento.
Transmitir aos alunos lições de vida em debate, leitura e conscientização da importância de ser uma pessoa de caráter. Despertar o desejo de mudança de comportamento através de atividades lúdicas que beneficiem no seu futuro.

CRONOGRAMA
4 aulas

METODOLOGIA
Motivar a leitura
Sensibilizar os alunos para as temáticas abordadas: sinceridade, respeito,amor e paz
Estabelecer uma integração entre o texto e o contexto.
Construir uma relação de afeto.
Construção de paródia, poesia e acróstico.
Contação de histórias.
Declamação de poesias.
Produção de outros textos verbais ou ainda de trabalhos que contemplem as
diferentes linguagens artísticas: teatro, música, artes plásticas.
Leitura.

RECURSOS
Livros.
CDs.
Músicas.

AVALIAÇÃO
Será avaliado no desenvolvimento e realização de cada atividade de acordo com a participação do aluno.

PROFESSOR (ES)
Valéria flora Diniz Pereira
Ivonete Chechi Fronza

SÉRIE
1ª 1,2,3 e 4

FAIXA ETÁRIA
6 á 7 anos

PILAR
Sinceridade

ASSUNTO
Alfabetização

CONTEÚDO
Literatura infantil.
Desenho.
Dinâmicas.
Brincadeiras e jogos.
Filmes.
Dramatizações.

OBJETIVO
Resgatar e incluir valores e atitudes para formação da personalidade e do caráter. Construir bases que sejam a expressão da verdade.

CRONOGRAMA
15 à 19 de maio de 2006.

METODOLOGIA
Contação de história.
Interpretação da história (oralmente e através do desenho).
Recorte e colagem
Dobraduras
Slogan

RECURSOS
Livros, quadros, giz, papéis e vídeos.

AVALIAÇÃO
Participação
Desenvoltura
Interpretação
Envolvimento
Atitudes

PROFESSOR (ES)
Claudir
Anadira
Pablo

SÉRIE
5ª à 8ª

FAIXA ETÁRIA
10 à 16 anos

PILAR
Sinceridade

CONTEÚDO
Expressão oral, corporal, interpretação, produção teatral.

OBJETIVO
Despertar nos alunos o sentimento de honestidade, integridade, sinceridade, confiança e amizade, tendo assim um compromisso com ele mesmo e seus princípios.

CRONOGRAMA
Entre os meses de abril e maio de 2006.

METODOLOGIA
Através da representação teatral (montagem) buscando essas informações ou idéias em revistas, fitas, jornais, etc...

RECURSOS
Jornais, revistas, fitas VHS, cenário

AVALIAÇÃO
A responsabilidade de assumir um compromisso, se envolver.

PROFESSOR (ES)
Edson Müer
Giselle Cristiane Soppa
João Carvalho das Neves

SÉRIE


FAIXA ETÁRIA
12 à 14

PILAR
Sinceridade

ASSUNTO
Matemática - Circunferência

CONTEÚDO
Comprimento
Área

OBJETIVO
Estimular atitudes que priorizem integridade e honestidade

CRONOGRAMA
Implantação – 4 aulas
Verificação de resultados – 12 aulas

METODOLOGIA
Dispor de uma aula oficina de matemática para compreender e confeccionar circunferências (modelo de bottons). Em seguida verificar a aplicabilidade da circunferência no dia-a-dia. Em seguida “definir” uma função para os bottons produzidos.

Obs. A definição de função deverá ser conduzida pelo professor de forma que ele bonifique alunos que apresentarem resultados positivos no decorrer do período previsto

RECURSOS
Papel laminado na cor azul marinho, compasso, tesoura, lápis, borracha e cola.

AVALIAÇÃO
Será realizada semanalmente, considerando o interesse, a participação e a mudança de atitudes.

PROFESSOR (ES)
Teodora Vieira de Souza
Norma L. Moreira Scheuermann
Ana Lúcia Vaz
Jurema

SÉRIE
2ª 1 e 2 ,/ 3ª 1 e 2 / 4ª 1, 2 e 3

FAIXA ETÁRIA
7 à 11 anos

PILAR
Sinceridade

ASSUNTO
Valorizar a sinceridade, a verdade e integridade

CONTEÚDO
Honestidade, confiança, lealdade, integridade, cumprimento da palavra verdade, ser sigiloso, coerência, ética, coragem e autenticidade.

OBJETIVO
Levar as crianças a compreenderem o que é ser sincero e o que não é sincero.

CRONOGRAMA
De 02 à 12 de maio.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas
Filme a respeito do assunto
Leituras e produção textual

RECURSOS
Papel cartão, jornal, barbante, tesoura, fita adesiva, molde da águia, pincel atômico

AVALIAÇÃO
Participação nas atividades e mudança de comportamento.

PROFESSOR (ES)
Soneli Maria Silva Suzuki
Maria da Consolação
Denise Liberato
Jonathas
Maria Terezinha

SÉRIE
8ª 1, 2, 4 e 4

FAIXA ETÁRIA
14 à 17 anos

PILAR
Sinceridade

ASSUNTO
Ética e Sinceridade

CONTEÚDO
Clonagem humana
Desenvolvimento tecnológico
Transplante de órgãos

OBJETIVO
Fazer com que o aluno reflita sobre as questões éticas que permeiam a clonagem humana e transplantes de órgãos de maneira consciente e inteligente.
Permitir ao aluno discernir e reconhecer procedimentos certos e errados para que no futuro possa ter um livre arbítrio critico e consciente.

CRONOGRAMA
02 à 31 de maio de 2006

METODOLOGIA
O tema proposto será apresentado através do filme “A Ilha” do diretor Michel Bay. O filme mostra uma sociedade utópica e rigorosamente controlada num ambiente severamente vigiado, porém essas pessoas vivem uma grande mentira. Na verdade, eles têm mais valor, mortos do que vivos, pois são clones que servem para transplante de órgãos e tecidos. Esses clones acreditam que vivem confinados por que a terra está contaminada, e o meio de justificar. Quando alguns deles saem é uma loteria, que os levaria ao último paraíso da terra ainda não contaminado, uma paradisíaca ilha. Antes de assistir ao filme os alunos serão apresentados ao projeto do Programa O Caráter Conta, e terão conhecimento do pilar da sinceridade e as frases que o norteiam. Sendo assim, lhes será proposto um roteiro com algumas questões que devem ser observadas ao longo da história. O filme será exibido na aula de Língua Portuguesa , na qual depois eles irão fazer uma produção textual, discutindo o pilar da sinceridade.
Nas aulas de história serão feitas pontes com períodos da história onde houve mentiras e confinamentos, a ética e leis da clonagem e doação dos órgãos. Em Artes os alunos irão ter contato com a obra da artista catarinense Jane Brüggemann, uma instalação apresentada na 31ª Coletiva de Joinville em 2001, que aborda a clonagem e o ser humano como produto. Os alunos também farão uma produção artística, em linguagem a ser escolhida. O projeto culminará com a exposição dos textos e produções artísticas dos alunos.

RECURSOS
DVD , Televisão e Caixas Acústicas
Pranchas com Imagens da Obra de Jane Brüggemann e cópia do folheto da 31ª Coletiva de Joinville
Artigo sobre a lei da clonagem e reportagens.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela produção textual e pelo resultado dos debates em sala de aula, assim como a observação da mudança comportamental, sendo que se espera mais sinceridade dos alunos envolvidos e que eles possam servir de modelo aos demais.

PROFESSOR (ES)
Soneli Maria Silva Suzuki
Maria da Consolação
Pablo Ferreira

SÉRIE
6ª 1, 2, 3,4,5 e 6

FAIXA ETÁRIA
11 à 14 anos

PILAR
Sinceridade

ASSUNTO
Sentimentos e Sinceridade

CONTEÚDO
Lendas e Mitos
Animação Stop-motion
Barroco

OBJETIVO
Fazer com que o aluno reflita sobre as questões éticas e morais que permeiam as lendas e mitos e compreender a sua estrutura e significado e importância dentro das sociedades.
Permitir ao aluno discernir e reconhecer atitudes corretas, e compreender a sua importância e valor.

CRONOGRAMA
02 à 31 de maio de 2006

METODOLOGIA
O tema proposto será trabalhado inicialmente através da conceituação teórica do que vem a ser mitos e lendas e a sua importância dentro da sociedade e da formação do caráter que elas motivaram em certos tempos. Depois será apresentado aos alunos o filme em animação stop-motion (massinha).
“A noiva Cadáver” do diretor Tim Burton. Inspirado numa antiga lenda russa, a lenda da noiva cadáver e do noivo infeliz, que os espíritos levam para o mundo subterrâneo na véspera do casamento.
A história é delicada, doce e pura, e nos faz refletir sobre a importância dos bons sentimentos e como é perigoso mentir e tomar atitudes precipitadas.
Todos esses pontos mostrados no filme serão trabalhados com os alunos tanto nas aulas de história, como em artes. Além de refletir em forma de texto em história, os alunos criaram uma maquete nas aulas de artes com massinha de modelar, representando os dois mundos apresentados no filme.
O projeto culminará com a exposição dos textos e maquetes, em dia que os pais serão convidados a vir a escola ver a produção de seus filhos e refletir junto com eles em uma palestra sobre o tema.

RECURSOS
DVD , Televisão e Caixas Acústicas
Artigo sobre o filme e reportagens

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela produção textual e pelo resultado dos debates em sala de aula, assim como a observação da mudança comportamental, sendo que se espera mais sinceridade dos alunos envolvidos e que eles possam servir de modelo aos demais.

REPASSE: EEB TANCREDO NEVES

EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
RUA: JOÃO FRANCISCO DE ARAÚJO,149
BAIRRO: JARDIM GARUVA – FONE 34453014
JOINVILLE – SANTA CATARINA

RELATÓRIO DE REPASSE
O CARÁTER CONTA

Responsáveis pelo repasse: Professora Michelini Micaeles Lobo, Professora Sônia Maria Prado de Bona e Sueli de Aguida (assistente técnico pedagógico)

Período de repasse: Dia 13 de abril de 2006

Pessoal envolvido: Professores e Funcionários da Escola

Objetivo: Repassar as informações sobre o programa O Caráter Conta visando a implantação e o desenvolvimento do programa na unidade escolar

Desenvolvimento: O repasse foi realizado na tarde do dia 13 de maio. Inicialmente fez-se uma breve explicação sobre o programa, sua idealização e relevância.Seguiu-se a esse momento inicial o desenvolvimento de várias estratégias relativas a cada pilar do caráter.
Segue abaixo as estratégias utilizadas para o repasse e o roteiro seguido pelas professoras.

Estratégias

v SINCERIDADE-MATERIAIS: 2 LENÇOS E 6 POTES COM ÁGUA
v RESPEITO- MATERIAIS: 2 PASTAS DE DENTE, 2 FOLHAS SULFITE COM RISCOS
v RESPONSABILIDADE-MATERIAIS: 100 BALÕES
v SENSO DE JUSTIÇA-BOLO
v ZELO-DINÂMICA DO CORREDOR E BONECO
v CIDADANIA- MATERIAIS ESTRELAS,MÃOS E PÉS

ROTEIRO

1º MENSAGEM COM MÚSICA

2º EXPLICAÇÃO O QUE É O PROGRAMA

3º QUESTIONÁRIO

4º FALAR DOS SEIS PILARES

5º APLICAR AS DINÂNICAS

6º ABRIR PARA SUGESTÕES

7º ENCERRAR COM UMA MÚSICA OU COM A RESOLUÇAÕ DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA

As impressões sobre a reunião foram boas, os professores e funcionários demonstraram boa vontade em relação ao desenvolvimento do programa na escola.

Joinville, 15 de maio de 2006.

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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