ATA DA REUNIÃO DE 06 DE ABRIL DE 2006


SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GEECT – JOINVILLE – SC


ATA DA REUNIÃO DO PROGRAMA “O CARÁTER CONTA”

DATA: 06/04/2006 – HORÁRIO: 15:00 h. – LOCAL: GEECT

Escolas e instituições presentes:

1. EEB João Rocha.
2. EEB Gertrudes Benta Costa.
3. EEB Maria Amim Ghanen.
4. EEB Rudolfo Meyer.
5. EEB Rui Barbosa.
6. EEB Jorge Lacerda.
7. EEB Tufi Dippe.
8. EEB João Martins Veras.
9. EEB Almirante Boiteux.
10. EEB Elpídio Barbosa.
11. EEB Elvira Faria Passos.
12. EEB Lea Maria Aguiar Lepper.
13. EEB Claurinice Vieira Caldeira.
14. EEB Engenheiro Annes Gualberto.
15. EEB Dr. Ruben R. Schmidlin.
16. EEB Victor Konder.
17. EEF Senador Rodrigo Lobo.
18. EEB Albano Schmidt.
19. EEB Nicola Baptista.
20. EEB Felipe Schimidt.
21. EEB Gustavo Augusto Gonzaga.
22. EEB Georg Keller.
23. EEB Dom Pio de Freitas.
24. EEB Vereador Guilherme Zuege.
25. EEM Nagib Zattar.
26. EEB Juracy Maria Brosig.
27. EEF Tancredo de A. Neves.
28. EEB Giovani P. Faraco.
29. EEF Monsenhor S. Scarzello.
30. EEB Conselheiro Astrogildo O. Aguiar.
31. EEB Vereadora Ruth Nóbrega Martinez.
32. EEB Arnaldo Moreira Douat.
33. EEB João Colin.
34. EEB Nair da Silva Pinheiro.
35. EEB Conselheiro Mafra.
36. EEB Carmem Seara Leite.
37. EEB Titolívio Venâncio Rosa.
38. EEF Marli Maria de Souza.
39. EEB Nereu Ramos.
40. EEB Prefeito Higino Aguiar.
41. EEB Dom Gregório Warmeling.
42. EEB David Pedro Espíndola.
43. EEB Rudolfo Meyer.
44. EEB Germano Timm.
45. EEB Santa Catarina.
46. EEB Plácido O. Oliveira.
47. EEB Engenheiro Annes Gualberto.
48. EEB Maestro F. M. da Silva.
49. EEB Presidente Médice.
50. EEB Alícia B. Ferreira.
51. EEB Antônia A. C. Santos.
52. EEB Plácido Xavier Vieira.
53. EEB Jandira D’Ávila.
54. EEB Osvaldo Aranha.
55. Gerência da Educação, Ciência e Tecnologia (GEECT).
56. Arautos do Evangelho de Joinville.

Escolas ausentes sem justificativa:

1. EEB Carlos da Costa Pereira.
2. EEM Governador Celso Ramos.
3. EEM Eladir Skibinski.
4. EEB Francisco Eberhardt.
5. EEF João Alfredo Moreira.
6. EEB Olavo Bilac.
7. EEB Paulo Medeiros.

A abertura da reunião foi feita por Jorge Schemes da GEECT, o qual distribui a todos os presentes, brindes cedidos pela Universidade da Virgínia (USA) e também um CD da apostila do Programa “O Caráter Conta” em português, e deu as boas vindas a todos e agradeceu a presença. Em seguida fez uma leitura do texto “O Rosto” para reflexão:

O ROSTO
Por: Jorge Schemes*

O rosto, como manifestação do humano é paradoxal, pois é ao mesmo tempo objetividade e subjetividade, tristeza e alegria, angústia e paz, “totalidade e infinito” (para mencionar uma das expressões de Emmanuel Lévinas). O rosto é manifestação e mistério; é concretude e idealismo, mas é no rosto e por ele que percebemos e somos percebidos enquanto seres humanos; o rosto nos aproxima e nos remete a uma necessidade ética universal. É pelo rosto que o outro nos impõe a necessidade de uma “alterconsciência” que de maneira nenhuma subjuga ou anula a autoconsciência. Essa “alterconsciência” (Consciência do outro) impõe a ética da alteridade como filosofia primeira, o que pressupõe uma relação ou inter-relação norteada pelo princípio do diálogo e da reverência. A ética da alteridade condena a segregação, a exclusão, os pré-conceitos e pré-juízos, e contempla o acolhimento do outro, a solidariedade, a diversidade e a justiça, não apenas como um discurso retórico, mas como atitude moral de comprometimento com o diferente, incluindo nesta classificação a nós mesmos, e conseqüentemente com o totalmente outro.
O rosto é a manifestação universal do humano no ser, do totalmente outro, fragmentado pelo mundo pós-moderno da técnica. O rosto é o clamor que se expressa sem palavras e que exige uma resposta ética, pois é no rosto e por ele que a totalidade do alter (outro) se comunica com o ego (eu), e é no rosto e por ele que o infinito (o transcendente) se torna um mistério e ao mesmo tempo se deixa antever. O rosto do outro assim como o meu rosto para o outro são ao mesmo tempo independentes e interdependentes, no sentido ético e moral isso significa autonomia e heteronomia. A ética da alteridade tem seu pressuposto fundamentado na heteronomia sem a exclusão da autonomia. Assim, o que importa é a relação ética que fundamenta as ações e o comportamento diante do rosto de outrem e dele para o nosso.
O rosto é clamor e exigência ética, ignorá-lo é viver no vazio do egoísmo individualista da autoconsciência. Antes de uma ontologia, faz-se necessário e imperativo uma alterconsciência ética. Ignorar o rosto e sua manifestação caleidoscópica e concreta diante de nós, equivale a ignorar o transcendente. O rosto é o convite ético do infinito na forma finita. Esse convite exige uma resposta do ego (eu), e essa resposta só pode ser possível por meio da ética da alteridade como filosofia primeira. O rosto nos impõe responsabilidade moral, o rosto nos conclama à justiça social, o rosto do outro estabelece os limites éticos e morais de minhas ações. Olhar no rosto do outro estabelece o primeiro passo para o compromisso e para o comprometimento ético, pois não podemos viver apenas para o ego solitário (egocentrismo) sem considerar que o rosto do outro nos convoca à justiça social e à solidariedade. O outro e nós mesmos nos revelamos no rosto na categoria de humanos, na condição de igualdade, mas ao mesmo tempo nos ocultamos nele, pois como já refletimos o rosto é totalidade humana (finitude) e totalidade divina (infinito e transcendência). O rosto é a expressão do humano que se impõe ao anti-humanismo pós-moderno, o qual vem até nós embrulhado na forma do consumismo. O rosto do outro, do excluído, é grito e súplica, e é ao mesmo tempo manifestação ética e exigência ética. O rosto do outro nos convoca à alteridade na qualidade de filosofia primeira. E como filosofia primeira, a alteridade se manifesta na ética em sua mais pura essência e forma.
* Bacharel em Teologia Línguas Bíblicas (Grego e Hebraico). Licenciado em Pedagogia: Administração Escolar e Séries Iniciais. Licenciado em Ciências da Religião: Habilitação em Ensino Religioso. Pós-Graduado em Interdisciplinaridade na Educação com Metodologia do Ensino Superior. Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Técnico Pedagógico na GEECT – Gerência da Educação, Ciência e Tecnologia. Professor de Filosofia da Educação na ACE – Joinville, SC. Escritor e Palestrante.

Em seguida justificou a ausência de Susanna Bender do IEPES, a qual não pode estar presente por motivos pessoais. Passou o site do Programa O Caráter Conta para publicação de atas e relatórios das ações desenvolvidas nas escolas, bem como de textos e material produzido pelos participantes, ou seja: www.ocaraterconta.blogspot.com – solicitou aos presentes que imprimissem cópia do cronograma para 2006 para que todas as escolas estejam trabalhando os mesmos pilares concomitantemente. As escolas deverão enviar para o professor Jorge Schemes até o dia 27 de abril o relatório do repasse da capacitação, o qual deve envolver todos os professores e todo o corpo técnico-administrativo da escola. Este relatório deverá ser enviado à GEECT em disquete, CD ou via e-mail para: jorgeschemes@yahoo.com.br – não será aceito relatório impresso. O total da carga horária do repasse deverá somar um total de seis horas de atividade. A professora Deise da EEB tufi Dippe falou aos presentes da experiência que teve ao trabalhar o Programa O Caráter Conta na sua escola e o quanto isso foi positivo para os professores, os quais gostaram e elogiaram bastante o Programa. Jorge ainda lembrou que este Programa não é apenas um projeto para ser desenvolvido em determinado período, mas trata-se de um Programa que precisa ser implantado como filosofia ética e moral permanente na unidade escolar. O Caráter Conta precisa ser inserido no Plano Político Pedagógico (PPP) da escola para garantir a sua implementação e continuidade. Para tanto, cada escola foi desafiada a elaborar um projeto do Caráter Conta levando em consideração a sua realidade social. Falou também que alguns materiais cedidos pela Universidade da Virgínia (USA), como livros e cartazes, bem como fitas de vídeo ficarão na GEECT e no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) para que as escolas possam reproduzir. A professora Auricélia da escola Maria Amim Ghanen expôs para o grupo que a escola elaborou uma apostila sobre os valores que são enfatizados em cada um dos pilares do caráter. Disse que os professores podem estar trabalhando dentro da sua área de conhecimento cada um dos pilares. Auricélia contou em como os alunos trabalharam os pilares elaborando jogos. A professora ainda comentou da melhora que a escola obteve na educação e no comportamento dos alunos depois da adoção do Programa desde o ano de 2004 quando participaram da primeira capacitação. Jorge Schemes da GEECT disse que a apostila elaborada pela professora Auricélia já está disponível no site mencionado, basta acessá-lo para tirar uma cópia. Em seguida convidou o jovem Vinícius dos Arautos do Evangelho para ter a palavra. Vinícius falou do projeto desenvolvido pelos Arautos do Evangelho em Joinville no centro juvenil do bairro Saguaçú; também falou do projeto cultural desenvolvido nas escolas da rede pública de ensino, o qual envolve teatro, defesa pessoal, músicas clássicas, dentre outros. Para finalizar a reunião o professor Jorge Schemes fez sorteios de brindes cedidos pela Universidade da Virgínia (USA) e, após agradecer a presença de todos, entregou vários exemplares para cada escola dos cartazes do Programa “O Caráter Conta”.

Jorge Schemes
Coordenador do Programa O Caráter Conta na GEECT de Joinville, SC.
Ata da Reunião de 06/04/2006 – 15:00 horas.
Local: GEECT de Joinville, SC.

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Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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