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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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quarta-feira, dezembro 20, 2006

RELATÓRIO: EEB DOM PIO DE FREITAS

Projetos desenvolvidos em 2006
tendo como eixo norteador
o Programa O Caráter Conta e Nepre

EEB DOM PIO DE FREITAS


1) Projeto Escola Referência
Desenvolvendo o Zelo, Responsabilidade, Cidadania, Solidariedade.

Ver a escola de uma outra maneira e ajudar na sua preservação, partindo num segundo momento do projeto, para o ambiente externo a ela.

Público: toda a escola e comunidade
As atividades foram interdisciplinares: criação do mascote do projeto, slogan, logotipo, frases, cartazes.

Aprender sobre a natureza, mantendo um contato próximo com seus elementos, pode ser a única maneira de despertar nos indivíduos a necessidade de valorizar e buscar equilíbrio dinâmico entre os homens e o meio ambiente. Para que ocorram mudanças de atitudes, o indivíduo precisa estar consciente e, principalmente, sensibilizado de seu papel enquanto espécie integrante de um ambiente equilibrado.

O projeto “escola referência”, tem como meta transformar a UE em um ambiente social e ecologicamente correto, com o aproveitamento das áreas até então inutilizadas, pretendendo assim, implantar e fortalecer a Educação Ambiental através de um conjunto criativo de ações, melhorando o ambiente escolar, resgatando o paisagismo natural do bairro, contribuindo para o desenvolvimento humano, cultural, social da escola. Fazer com que as crianças entendam a educação ambiental, para contribuir com a preservação e defesa do meio ambiente como cidadãos responsáveis, partindo do seu ambiente escolar.
Educar na escola para sair da escola, mais crítico.

A principal linha de ação deste projeto consiste em desenvolver trabalhos em parceria com a empresas, através de uma ação educativa eficaz para a conscientização da sociedade em relação a preservação e conservação do patrimônio. (Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável)

A defesa e preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental da escola, é uma tarefa extremamente importante em todos os setores da sociedade que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que temos a possibilidade de realizar um processo de conscientização da sociedade em relação a preservação e conservação do patrimônio escolar, que cerca as comunidades.
A escola deve ser o ponto de partida para um processo de conscientização da sociedade no sentido da construção de um mundo equilibrado e voltado para a defesa da cidadania.

2)Projeto O VERDE-AMARELO NA COPA DO MUNDO

Valores abordados: cidadania, responsabilidade, respeito.

Através deste projeto procurou-se dar ênfase aos valores da cultura ao esporte, como instrumento de cidadania, valorizando o conhecimento coletivo, destacando os países participantes na área: social, política, econômica, cultural, geográfica, histórica e artística. Estudando as atividades e a importância no cenário mundial.

Fortalecer o valor dessa instituição escolar para o desenvolvimento do cidadão, construindo com as ações e propostas da escola, juntamente com os alunos, professores, comunidade a uma prática de integração e socialização, para que a aprendizagem, não fique só limitada à sala de aula. Bem como todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem possam ser exploradas e desenvolvidas como troca de experiências entre todos os envolvidos.

Oportunizou-se ao educando, a integração em diferentes grupos, criando, pesquisando, buscando idéias de construir uma nova função social, através de práticas reais, fundamentadas no coletivo. A escola deve promover uma educação universal, que provoque nos estudantes de todos os níveis e de todas as idades, bem como, ativar a participação coletiva, possibilitando acertos e experimentando situações de entusiasmo e confiança, de realização, de valorização para consolidação de sua identidade pessoal e social.

PÚBLICO: Todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, com participação da Educação Infantil.
Atividades desenvolvidas pelos professores de Ed. Física, português, geografia e história.

METODOLOGIA: Os professores das diversas áreas de estudo farão uso da estratégia que melhor se adapte á sua disciplina. Poderão ser feitos cartazes, mural, coleta de dados históricos ou geográficos sobre os países participantes da copa, etc.

3)Projeto “Eu respeito a água”
Valores: respeito, cidadania, zelo.
Este projeto surge como tema transversal, incluso na disciplina Meio Ambiente e que segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina, é uma possibilidade e meio para o desenvolvimento de ações institucionais e pedagógicas, que permite o envolvimento da equipe escolar, pais e comunidade, na exploração de novas diretrizes de ensino. Será enfatizado os 4 Rs: racionalizar, reusar, reciclar e recuperar, tendo como motivo a utilização dos recursos hídricos.
“Se eu respeito, eu gosto se gosto eu cuido, porque a água é essencial para a vida”.
Sua importância
O aluno, desde as séries iniciais deve compreender as mudanças em seu meio ambiente, devendo participar na conservação e manutenção deste e de sua saúde. A unidade escolar, apresenta vários problemas relacionados com a água, como falta desta nos bebedouros e banheiros, desperdício por parte de alunos, enchente em dias de muita chuva.
Público: o projeto será implantado em toda a escola, procurando envolver o Bairro Floresta, próximo à unidade escolar.
Os educandos serão os monitores – monitores da água, cuidando e conscientizando para seu uso e importância, que atuarão como multiplicadores dos conhecimentos e passarão a utilizá-los em suas famílias. Os conteúdos abordarão noções de cuidados, desperdício, importância para a saúde e vida no planeta, e ação multiplicadora.

· Sensibilizar para a importância da água na vida, alimentação, cuidados com o meio ambiente, lixo, poluição, desperdício.
· Desenvolver a percepção crítica do ambiente da comunidade escolar sobre os problemas, principalmente o desperdício, poluição, descaso com seu uso.
· Realizar atividades de conscientização com a comunidade escolar.


Projeto: Amigo Secreto

Desenvolvido com as 5ºª série na disciplina do Ensino Religioso.
Fazer um amigo secreto trocado a cada quinzena.
Ao invés de trocar presentes, cada aluno secretamente escreve dicas e mensagens expostas no mural da escola para seu amigo secreto, cuidando de suas ações, elogiando suas boas atitudes. Todo mês faz-se a revelação do amigo secreto, dando bombons e revendo as atitudes de cada um.

4)Projeto Corrente do Bem




Desenvolvido com os alunos de 6ª, 7ª na disciplina de ensino Religioso.
Após ver o filme “A corrente do bem”, fazer uma corrente de ações exercendo a cidadania, amizade, respeito, zelo, justiça. Cada aluno escolhe um amigo de toda a escola e faz uma boa ação ( ensina a não jogar lixo no chão, por exemplo) que envolva os valores, como cuidar da escola. E assim por diante, até todos estarem envolvidos em alguma boa ação dentro da escola.
Público: toda a escola, iniciando com os alunos multiplicadores.

5)Projeto: Mural Informativo

Publico: toda a escola

Buscamos no Posto de Saúde Floresta folders sobre doenças sexualmente transmissíveis, fumo, campanha e montamos um mural na escola para informações para todos os alunos.


6) Recreio monitorado e brinquedos cantados

Este projeto busca a redução da violência durante o intervalo, diminuindo agressões e correrias que acabam em empurrões e machucados.
Desenvolvido com o Ensino Fundamental através de cantigas de rodas, ensinando valores como respeito, paciência, justiça ( esperar sua vez ).
Os alunos do Ensino Médio se responsabilizaram por turmas dos alunos menores.
Através deste resgate procurou-se minimizar o problema durante os intervalos, com aceitação das crianças.

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