Projetos desenvolvidos em 2006
tendo como eixo norteador
o Programa O Caráter Conta e Nepre
EEB DOM PIO DE FREITAS
1) Projeto Escola Referência
Desenvolvendo o Zelo, Responsabilidade, Cidadania, Solidariedade.
Ver a escola de uma outra maneira e ajudar na sua preservação, partindo num segundo momento do projeto, para o ambiente externo a ela.
Público: toda a escola e comunidade
As atividades foram interdisciplinares: criação do mascote do projeto, slogan, logotipo, frases, cartazes.
Aprender sobre a natureza, mantendo um contato próximo com seus elementos, pode ser a única maneira de despertar nos indivíduos a necessidade de valorizar e buscar equilíbrio dinâmico entre os homens e o meio ambiente. Para que ocorram mudanças de atitudes, o indivíduo precisa estar consciente e, principalmente, sensibilizado de seu papel enquanto espécie integrante de um ambiente equilibrado.
O projeto “escola referência”, tem como meta transformar a UE em um ambiente social e ecologicamente correto, com o aproveitamento das áreas até então inutilizadas, pretendendo assim, implantar e fortalecer a Educação Ambiental através de um conjunto criativo de ações, melhorando o ambiente escolar, resgatando o paisagismo natural do bairro, contribuindo para o desenvolvimento humano, cultural, social da escola. Fazer com que as crianças entendam a educação ambiental, para contribuir com a preservação e defesa do meio ambiente como cidadãos responsáveis, partindo do seu ambiente escolar.
Educar na escola para sair da escola, mais crítico.
A principal linha de ação deste projeto consiste em desenvolver trabalhos em parceria com a empresas, através de uma ação educativa eficaz para a conscientização da sociedade em relação a preservação e conservação do patrimônio. (Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável)
A defesa e preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental da escola, é uma tarefa extremamente importante em todos os setores da sociedade que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que temos a possibilidade de realizar um processo de conscientização da sociedade em relação a preservação e conservação do patrimônio escolar, que cerca as comunidades.
A escola deve ser o ponto de partida para um processo de conscientização da sociedade no sentido da construção de um mundo equilibrado e voltado para a defesa da cidadania.
2)Projeto O VERDE-AMARELO NA COPA DO MUNDO
Valores abordados: cidadania, responsabilidade, respeito.
Através deste projeto procurou-se dar ênfase aos valores da cultura ao esporte, como instrumento de cidadania, valorizando o conhecimento coletivo, destacando os países participantes na área: social, política, econômica, cultural, geográfica, histórica e artística. Estudando as atividades e a importância no cenário mundial.
Fortalecer o valor dessa instituição escolar para o desenvolvimento do cidadão, construindo com as ações e propostas da escola, juntamente com os alunos, professores, comunidade a uma prática de integração e socialização, para que a aprendizagem, não fique só limitada à sala de aula. Bem como todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem possam ser exploradas e desenvolvidas como troca de experiências entre todos os envolvidos.
Oportunizou-se ao educando, a integração em diferentes grupos, criando, pesquisando, buscando idéias de construir uma nova função social, através de práticas reais, fundamentadas no coletivo. A escola deve promover uma educação universal, que provoque nos estudantes de todos os níveis e de todas as idades, bem como, ativar a participação coletiva, possibilitando acertos e experimentando situações de entusiasmo e confiança, de realização, de valorização para consolidação de sua identidade pessoal e social.
PÚBLICO: Todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, com participação da Educação Infantil.
Atividades desenvolvidas pelos professores de Ed. Física, português, geografia e história.
METODOLOGIA: Os professores das diversas áreas de estudo farão uso da estratégia que melhor se adapte á sua disciplina. Poderão ser feitos cartazes, mural, coleta de dados históricos ou geográficos sobre os países participantes da copa, etc.
3)Projeto “Eu respeito a água”
Valores: respeito, cidadania, zelo.
Este projeto surge como tema transversal, incluso na disciplina Meio Ambiente e que segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina, é uma possibilidade e meio para o desenvolvimento de ações institucionais e pedagógicas, que permite o envolvimento da equipe escolar, pais e comunidade, na exploração de novas diretrizes de ensino. Será enfatizado os 4 Rs: racionalizar, reusar, reciclar e recuperar, tendo como motivo a utilização dos recursos hídricos.
“Se eu respeito, eu gosto se gosto eu cuido, porque a água é essencial para a vida”.
Sua importância
O aluno, desde as séries iniciais deve compreender as mudanças em seu meio ambiente, devendo participar na conservação e manutenção deste e de sua saúde. A unidade escolar, apresenta vários problemas relacionados com a água, como falta desta nos bebedouros e banheiros, desperdício por parte de alunos, enchente em dias de muita chuva.
Público: o projeto será implantado em toda a escola, procurando envolver o Bairro Floresta, próximo à unidade escolar.
Os educandos serão os monitores – monitores da água, cuidando e conscientizando para seu uso e importância, que atuarão como multiplicadores dos conhecimentos e passarão a utilizá-los em suas famílias. Os conteúdos abordarão noções de cuidados, desperdício, importância para a saúde e vida no planeta, e ação multiplicadora.
· Sensibilizar para a importância da água na vida, alimentação, cuidados com o meio ambiente, lixo, poluição, desperdício.
· Desenvolver a percepção crítica do ambiente da comunidade escolar sobre os problemas, principalmente o desperdício, poluição, descaso com seu uso.
· Realizar atividades de conscientização com a comunidade escolar.
Projeto: Amigo Secreto
Desenvolvido com as 5ºª série na disciplina do Ensino Religioso.
Fazer um amigo secreto trocado a cada quinzena.
Ao invés de trocar presentes, cada aluno secretamente escreve dicas e mensagens expostas no mural da escola para seu amigo secreto, cuidando de suas ações, elogiando suas boas atitudes. Todo mês faz-se a revelação do amigo secreto, dando bombons e revendo as atitudes de cada um.
4)Projeto Corrente do Bem
Após ver o filme “A corrente do bem”, fazer uma corrente de ações exercendo a cidadania, amizade, respeito, zelo, justiça. Cada aluno escolhe um amigo de toda a escola e faz uma boa ação ( ensina a não jogar lixo no chão, por exemplo) que envolva os valores, como cuidar da escola. E assim por diante, até todos estarem envolvidos em alguma boa ação dentro da escola.
Público: toda a escola, iniciando com os alunos multiplicadores.
5)Projeto: Mural Informativo
Publico: toda a escola
Buscamos no Posto de Saúde Floresta folders sobre doenças sexualmente transmissíveis, fumo, campanha e montamos um mural na escola para informações para todos os alunos.
6) Recreio monitorado e brinquedos cantados
Este projeto busca a redução da violência durante o intervalo, diminuindo agressões e correrias que acabam em empurrões e machucados.
Desenvolvido com o Ensino Fundamental através de cantigas de rodas, ensinando valores como respeito, paciência, justiça ( esperar sua vez ).
Os alunos do Ensino Médio se responsabilizaram por turmas dos alunos menores.
Através deste resgate procurou-se minimizar o problema durante os intervalos, com aceitação das crianças.
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