EEB NEREU RAMOS
Relatório das ações desenvolvidas no Programa:
“O Caráter Conta”
Pilares: Respeito à Cidadania
No decorrer da execução do Programa “O Caráter Conta” na escola, observamos a necessidade de realizar algumas mudanças na forma de implantação dos Pilares a partir do “Senso de Justiça”.
Uma delas foi a construção de um mural com informações sobre o programa específico aos alunos, com lembretes, fotos das apresentações das turmas, cronograma dos Pilares, dias de atividades diferenciadas na escola, etc. Neste mesmo mural, os professores puderam expor textos dos alunos e/ou reportagens, que tivessem relação com o Pilar do mês. Outra forma de envolver os alunos e professores foi a criação de um caderno de relatório sobre o Programa para cada turma, onde cada Professor (a) Regente escolheu na sua turma, dois alunos representantes que fossem responsáveis em relatar cada aula ou momento em que os Pilares fossem trabalhados pelos professores em sala de aula. Assim, os alunos puderam relatar à sua maneira, o modo como se sentiram atingidos com os trabalhos realizados pelo professor com cada pilar, bem como a reação e envolvimento da turma para com o mesmo.
De acordo com esta metodologia, segue abaixo como exemplo, a descrição das atividades realizadas, relatadas pelas alunas Taynara Gonçalves Pinheiro e Jaciara Saidel, do 1º 2 do Ensino Médio, sobre o Pilar do Respeito.
“O projeto foi iniciado duas semanas antes das férias em julho, onde discutimos sobre o tema que nos foi passado pela Professora Regente Terezinha de Fátima Sousa de Castro”. Logo após, passamos à turma o objetivo do trabalho, dividimos a turma em grupos com várias funções, como teatro, confecção de cartazes, organização de palestra e auditório, local onde foi realizada a apresentação.
Ao retornamos das férias no dia 1º de agosto, retomamos os preparativos para a apresentação do Pilar do Respeito.
Começamos então os ensaios das peças teatrais, a confecção dos cartazes e também durante essa mesma semana, a Professora Jacira nos passou algumas questões sobre o tema Respeito, que foram formuladas pelos alunos do Ensino Fundamental.
No dia 14 de agosto, concluímos o projeto com a apresentação final, que foi realizada após o intervalo das aulas no período matutino, no auditório da escola, estiveram presentes professores e os alunos do Ensino Médio.
Iniciamos com uma palestra realizada pela Professora Sonia Aparecida Alves, que durou aproximadamente 45 minutos, onde falava sobre o Respeito e o modo como atualmente a sociedade o abrange, ressaltando a conscientização das pessoas para que possam auto-avaliar-se com o intuito de colocarem em prática na sua vida social este tema que ao decorrer dos tempos vem sendo esquecido por nós.
Após o término da palestra, iniciaram-se as apresentações dos quatro teatros produzidos, cada um com aproximadamente cinco minutos de duração. Finalizamos o pilar do Respeito com uma pequena atividade proposta pela nossa turma, onde os alunos presentes responderam como principal questão, o que eles acreditam ser o Respeito, como e onde ele deve ser exercido, e uma pequena pesquisa para saber dos alunos, quais pessoas, entre idosos, pais, professores, etc, são mais respeitados na sociedade em que vivemos.
Com a conclusão do trabalho, obtivemos como resultado o interesse de grande parte da turma durante o projeto, o que nos proporcionou uma boa apresentação final. Enfim, “nossos objetivos foram alcançados e o trabalho concluído”.
Ressaltamos que outras turmas também realizaram atividades sobre este pilar, como por exemplo, o 1º 6 do Ensino Médio noturno, que abordou o Respeito através do enfoque musical, principalmente à discriminação e/ou influência do RAP na sociedade em que vivemos. Outros direcionamentos também foram dados pelo restante das turmas: respeito aos amigos, aos nossos familiares, à individualidade de cada um, à vida, etc.
Com relação ao Pilar da Responsabilidade, podemos destacar a atividade realizada pelo Professor Marcio Ney, da disciplina de Biologia, à respeito da responsabilidade social. Os alunos prepararam uma atividade, baseada no filme “Ilha das Flores”.
FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário