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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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quinta-feira, dezembro 21, 2006

RELATÓRIO: EEB NEREU RAMOS


EEB NEREU RAMOS

Relatório das ações desenvolvidas no Programa:
“O Caráter Conta”

Pilares: Respeito à Cidadania

No decorrer da execução do Programa “O Caráter Conta” na escola, observamos a necessidade de realizar algumas mudanças na forma de implantação dos Pilares a partir do “Senso de Justiça”.
Uma delas foi a construção de um mural com informações sobre o programa específico aos alunos, com lembretes, fotos das apresentações das turmas, cronograma dos Pilares, dias de atividades diferenciadas na escola, etc. Neste mesmo mural, os professores puderam expor textos dos alunos e/ou reportagens, que tivessem relação com o Pilar do mês. Outra forma de envolver os alunos e professores foi a criação de um caderno de relatório sobre o Programa para cada turma, onde cada Professor (a) Regente escolheu na sua turma, dois alunos representantes que fossem responsáveis em relatar cada aula ou momento em que os Pilares fossem trabalhados pelos professores em sala de aula. Assim, os alunos puderam relatar à sua maneira, o modo como se sentiram atingidos com os trabalhos realizados pelo professor com cada pilar, bem como a reação e envolvimento da turma para com o mesmo.
De acordo com esta metodologia, segue abaixo como exemplo, a descrição das atividades realizadas, relatadas pelas alunas Taynara Gonçalves Pinheiro e Jaciara Saidel, do 1º 2 do Ensino Médio, sobre o Pilar do Respeito.

“O projeto foi iniciado duas semanas antes das férias em julho, onde discutimos sobre o tema que nos foi passado pela Professora Regente Terezinha de Fátima Sousa de Castro”. Logo após, passamos à turma o objetivo do trabalho, dividimos a turma em grupos com várias funções, como teatro, confecção de cartazes, organização de palestra e auditório, local onde foi realizada a apresentação.
Ao retornamos das férias no dia 1º de agosto, retomamos os preparativos para a apresentação do Pilar do Respeito.
Começamos então os ensaios das peças teatrais, a confecção dos cartazes e também durante essa mesma semana, a Professora Jacira nos passou algumas questões sobre o tema Respeito, que foram formuladas pelos alunos do Ensino Fundamental.
No dia 14 de agosto, concluímos o projeto com a apresentação final, que foi realizada após o intervalo das aulas no período matutino, no auditório da escola, estiveram presentes professores e os alunos do Ensino Médio.
Iniciamos com uma palestra realizada pela Professora Sonia Aparecida Alves, que durou aproximadamente 45 minutos, onde falava sobre o Respeito e o modo como atualmente a sociedade o abrange, ressaltando a conscientização das pessoas para que possam auto-avaliar-se com o intuito de colocarem em prática na sua vida social este tema que ao decorrer dos tempos vem sendo esquecido por nós.
Após o término da palestra, iniciaram-se as apresentações dos quatro teatros produzidos, cada um com aproximadamente cinco minutos de duração. Finalizamos o pilar do Respeito com uma pequena atividade proposta pela nossa turma, onde os alunos presentes responderam como principal questão, o que eles acreditam ser o Respeito, como e onde ele deve ser exercido, e uma pequena pesquisa para saber dos alunos, quais pessoas, entre idosos, pais, professores, etc, são mais respeitados na sociedade em que vivemos.
Com a conclusão do trabalho, obtivemos como resultado o interesse de grande parte da turma durante o projeto, o que nos proporcionou uma boa apresentação final. Enfim, “nossos objetivos foram alcançados e o trabalho concluído”.

Ressaltamos que outras turmas também realizaram atividades sobre este pilar, como por exemplo, o 1º 6 do Ensino Médio noturno, que abordou o Respeito através do enfoque musical, principalmente à discriminação e/ou influência do RAP na sociedade em que vivemos. Outros direcionamentos também foram dados pelo restante das turmas: respeito aos amigos, aos nossos familiares, à individualidade de cada um, à vida, etc.
Com relação ao Pilar da Responsabilidade, podemos destacar a atividade realizada pelo Professor Marcio Ney, da disciplina de Biologia, à respeito da responsabilidade social. Os alunos prepararam uma atividade, baseada no filme “Ilha das Flores”.

FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

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