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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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quinta-feira, dezembro 21, 2006

PROJETO 1: EEB GERTRUDES BENTA COSTA

PROGRAMA
O CARÁTER CONTA

PROJETO PARA 2007

EEB PROFESSORA GERTRUDES BENTA COSTA


PROGRAMA O CARÁTER CONTA
PROJETO PARA 2007

01 – IDENTIFICAÇÃO:
Projeto para 2007 “O Caráter Conta”

Local de realização:
Escola de Educação Básica Professora Gertrudes Benta Costa.
Av.: Paulo Schroeder, 50 Bairro Petrópolis – Joinville SC.
Fone/Fax: 3436.1575
Email: eebgertrudesbenta@sed.sc.gov.br

Coordenadora do projeto:
Áurea Beckhauser – Supervisora escolar
Eliane Gonçalves Lopes Tomelin – Assistente Técnico Pedagógico.

02 – JUSTIFICATIVA:
Neste ano de 2006, nossos trabalhos com o PROGRAMA O CARÁTER CONTA, não foi dos mais satisfatórios, portanto, queremos no ano de 2007, iniciar um Projeto para que a aplicação deste PROGRAMA, faça realmente o diferencial.

3 - OBJETIVOS:
3.1 – OBJETIVO GERAL:
· Fazer com que os alunos compreendam os conceitos sobre o CARÁTER e possam pô-lo em prática no seu dia a dia.
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Diminuir as agressões entre os alunos de primário e 5ªs e 6ªs séries;
· Criar conceitos sobre o Caráter nos alunos acima de 15 anos, para que eles possam ver valores em si próprio e também nos colegas;
· Destacar os alunos que consigam desenvolver valores dentro do Programa e seja refletido entre os colegas da Unidade Escolar.
· Incentivar o aluno a ser mediador de conflitos.

4 – METODOLOGIA:

· Supervisora Escolar – Áurea Beckhauser, trabalhará com os 1ºs anos do Ensino Médio;
· Assistente Técnico Pedagógico – Eliane Tomelin, irá trabalhar com as 5ªs séries;
· Orientadoras - Na ausência de algum professor, as orientadoras escolares trabalharão em sala de aula, com toda escola;
· Registros - Só será feito registro das 5ªs séries e dos 1ºs anos do ensino Médio, pois a escola é muito grande, e vejo que neste ano ficamos sem condições de avaliarmos todo o trabalho de forma concreta;

5 – METAS:
5.1 - Contamos com 01 estagiária do art. 170, cuja trabalhará com um número aproximado de 10 crianças de nossa comunidade;
5.2 - Local determinado para a Contação de história é o Pátio Escolar.

ESTAGIÁRIA: JAQUELINE GONZAGA
N.º DE ALUNOS: 10
Visto que, este projeto deve ter uma continuidade em seus ensinamentos, o tempo previsto para que atinjamos nossos objetivos, se estendam ao restante do ano letivo de 2006.

6 – RECURSOS:
6.1 - Recursos materiais:
· Trajes especiais;
· Livros;
· Sucatas;
· Fantoches.

6.2 - Recursos financeiros:
· Unidade escolar;
· Recursos humanos: 01 estagiários.
0 1 Coordenadora do projeto.
6.3 - Espaço físico: Biblioteca.
Pátio escolar.

7 – CRONOGRAMA:

· Planejamento e execução: Todos os sábados os(as) estagiários(as) estarão no período das 7:30hrs às 11:30hrs, onde no período das 10:00hrs às 11:00hrs estará acontecendo a Contação de História propriamente dita, nos demais horários ao estagiárias estarão se programando para o próximo sábado.

Divulgação:

· Foi enviado bilhete para os pais das crianças que estudam na EEB Prof. Gertrudes Benta Costa.
· Também foi divulgado na própria Escola Aberta entre os participantes.


7 – AVALIAÇÃO:


7.1 – A avaliação dar-se-á em 2 momentos diferenciados;
· Avaliação do rendimento do estagiário;
· Auto-avaliação feita pelo estagiário.


7.2 – Caso o estagiário não corresponda aos ítens solicitados, seu estágio poderá ser prorrogado.


AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO (A)
PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

ESTAGIÁRIO (a) AVALIADO (A):
PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Avaliar o trabalho do Projeto: AULAS DE REFORÇO, usando as siglas:

( E ) = Excelente ( O ) = Ótimo ( B ) = Bom ( R ) = Regular ( P ) = Péssimo

( ) Responsabilidade;

( ) Organização ( preparo antecipado dos conteúdos, distribuição dos trabalhos entre os colegas) ;

( ) Pontualidade ( cumprimento assíduo quanto aos horários estipulados)

( ) Ética Profissional ( Domínio de classe, relacionamento com alunos e colegas,etc.);

Observações sobre o Projeto:

AUTO- AVALIAÇÃO
PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Estagiário avaliado/avaliador:

Avaliar o seu próprio desempenho no Projeto: AULAS DE REFORÇO, usando as siglas:

( E ) = Excelente ( O ) = Ótimo ( B ) = Bom ( R ) = Regular ( P ) = Péssimo

( ) Responsabilidade;

( ) Organização ( preparo antecipado dos conteúdos, distribuição dos trabalhos entre os colegas) ;

( ) Pontualidade (Cumprimento assíduo quanto aos horários estipulados)

( ) Ética Profissional (Domínio de classe, relacionamento com alunos e colegas, etc.);

Observações sobre seu desempenho:


PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:

NILDA SILVA
ROSETI DE OLIVEIRA
ELIANE GONÇALVES LOPES TOMELIN

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