quinta-feira, dezembro 21, 2006

RELATÓRIO: EEB CONSELHEIRO MAFRA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CONSELHEIRO MAFRA

ORIENTADORA: ZAIDA M. BARBOSA

PROFESSORA: ANA SALETE

PROGRAMA O CARÁTER CONTA

Durante o mês de maio repassamos o programa aos demais professores e funcionários desta unidade escolar durante reunião pedagógica, na semana seguinte solicitamos aos colegas que efetuassem em sua turma de regência a avaliação inicial que logo após foi enviada a GEECT.
Sentimos dificuldades em implantar de fato o programa devido a muitos projetos que a escola esta implantando tais como projeto Água Nossa, Prêmio Embraco de Ecologia, Palestras Educativas sobre o trânsito em todas as turmas, também enfrentamos o período de greve, onde alguns professores se posicionaram contrários a trabalhar temas como sinceridade e respeito.
Estamos conseguindo aos poucos uma maior adesão e temos certeza que em breve será uma unanimidade todo projeto na escola, pois devemos dar prioridade ao ensino aprendizagem e a formação do ser humano como um todo.
Em uma reunião pedagógica, conclamamos aos colegas para que sensibilizados com a importância dos temas a serem trabalhados dentro do programa Caráter Conta realizassem trabalhos com seus alunos a fim de motivá-los e ao mesmo tempo internalizar uma boa conduta, contribuindo na formação de futuros cidadãos.
A professora Gleci de Português trabalhou o tema sinceridade através de redações conforme anexo.
Aproveitando a arquitetura da Escola que contém colunas ou pilares de sustentação, achamos importante e viável, pintar os pilares do projeto Caráter Conta, aproveitando os pilares da construção conforme foto anexa.

Aluno: Vitor Augusto Joenk
Série: 5ª 02


Poema sobre Sinceridade


O mundo era sincero
Tão bom como o amarelo
Tinha tão doce sabor
E era belo como a cor

Mas aí veio a mentira
Estragar a nossa vida
E tomou conta do mundo
E deixou-o moribundo

A cura demora à vir
E o mundo começa a sumir
Engolido pelas trevas
O mundo é amargurado com as trevas

Se ser sincero é tão bonito
Por que o deixamos para o cabrito
Do mundo não cuidado
E agora comem ensopado

Por que será essa tirinha
Se essa culpa não foi cuidado
Não cuidamos da verdade
Só mentem nas cidades

Na esperança ainda dizemos
Que vai liderar o Supremo
E banir a mentira do terreno
E trazer a sinceridade do Nazareno


Aluno: Julia Rezende
Sandyele
Steffani Moura
Lucas Pereira

Série: 5ª 02


Poesia: Morte do Amor

Faleceu hoje neste coração um jovem chamado amor, filho do Senhor Ilusão e da Senhora Paixão. Deixou dois irmãos: Carinho e Sinceridade, o enterro saíra do bairro da Ingratidão para o cemitério da Solidão.
Ass. Tristeza


Poesia: Amigo não é aquele

Amigo não é aquele que te alegra com mentiras, mas sim, aquele que te fere com sinceridade.


Poesia: Meu endereço
Rua: da Sinceridade
Esquina: do Respeito
Travessia: da Responsabilidade
Cidade: do Zelo
Estado: da Justiça

Pilares do Caráter Pintados no Pátio Interno da Escola

Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: