Projeto A Educação fiscal na escola a partir dos Pilares do Programa “O Caráter conta”
As atividades foram realizadas de acordo com o Projeto de “Educação Fiscal na Escola”, com o objetivo de promover a sensibilização da escola e comunidade sobre a importância da arrecadação e da fiscalização dos recursos recolhidos pelo Poder Público, o que deve gerar benefícios para a população. Incentivando o exercício da cidadania e estimular a mobilização da escola e comunidade para o acompanhamento e a fiscalização da aplicação dos recursos arrecadados com os tributos. Foram realizadas várias atividades que envolveram toda a escola e comunidade, durante o ano de 2007.
Objetivo geral
Sensibilizar e informar a comunidade escolar para a Educação Fiscal sobre direitos e obrigações, controle democrático, função socioeconômica do tributo, superioridade do homem sobre o Estado, liberdade, igualdade, e justiça social.
Atividades:
Estudo das constituições brasileiras
Objetivo: conhecer a história política do país da antiguidade até os dias atuais.
Turmas envolvidas: 4ª série 01e 02
Período: agosto/ setembro 2008
Atividade:Pesquisa na internet, exposição do trabalho pesquisado para os alunos da sala, debate sobre o assunto, confecção de cartazes, teatro baseado no livro do autor joinvillense Wilson Gelbck: “Estes duendes tão miúpes”.
Políticas públicas
Objetivo:Conhecer as políticas públicas e onde são aplicados os tributos.
Turmas envolvidas: 8ª série 01e 02
Período: 1º semestre 2008
Disciplina: português, história, estudo religioso, geografia.
Atividade: entorno do bairro, pesquisa na internet, confecção de cartazes, exposição na escola. Com mobilização para concerto de pontilhão quebrado próximo da escola. Problemas enfrentados pelo bairro: lixo, falta de infra-estrutura, áreas de lazer mantidas por órgãos públicos. Ajardinamento e limpeza da Praça Tiradentes.
Conhecendo os tributos
Objetivo: Informar sobre a importância de pedir notas e pagar os impostos que revertem em benefício para toda a comunidade.
Turmas envolvidas: 1ª séries 01,02,03,04
Período: agosto à outubro 2007
Saída de campo: (visita a mercados no bairro Floresta), comparar preços, saber de onde vem as mercadorias, o que é venda de varejo e atacado.
Atividade desenvolvida: trazer etiquetas e embalagens de casa, montar mural na sala, pesquisar nos mercados preços, descontos.
Informando a escola
Objetivos: sensibilizar para a responsabilidade de exercer a cidadania.
Atividades desenvolvidas: pesquisa em jornais, revistas para fazer a Clipagem de jornais com notícias de economia, obras públicas, confecção de murais na escola.
Turmas envolvidas: (Ensino Médio)
Disciplina: geografia, história, filosofia
Período: abril 2007
Forum
Objetivo: conscientizar alunos, levando conhecimento para a família sobre a importância da arrecadação, aplicação e fiscalização dos tributos nas suas instâncias municipal, estadual e federal.
Turmas envolvidas: Ensino Médio e 7ª e 8ª séries.
Período: maio/junho 2007
Disciplina de Filosofia e Ensino Religioso (cidadania, direitos e deveres, o papel do cidadão)
Palestra consulado da Mulher sobre Economia solidária
Turmas:envolvidas:(5ªséries)
Objetivo:
Comprometimento com a construção da cidadania, solidariedade, ética, transparência na administração pública, responsabilidade fiscal e social.
construção de maquetes, disciplina de história a elaboração e construção de jogos disciplina de educação física: Séries iniciais jogo Banco Imobiliário, trilhas, bingos e jogos de memória.
Produção de slogans e textos disciplina de português 6ª, 7ª, 8ª séries sobre a importância dos impostos e como podem ser aplicados na comunidade.
Contação de histórias sobre os temas envolvidos no projeto. Séries iniciais. , através do pagamento de tributos, para a melhoria da condição de vida de todos.
Período: abril a outubro com o dia do Mercado solidário (encerramento do projeto)
Teatro: baseado no livro “Estes duendes tão míupes” do autor joinvillense Wilson Gelbke na disciplina de português com alunos de 8ª série 01 e Ensino Médio 1º ano 01.
Orçamento Familiar e o Orçamento Público.(4ª série, 5ª séries)
Questionário levado para os pais responderem
1.Você declara Imposto de Renda?
2.Como o imposto pode melhorar sua cidade?
3. O que você faria para melhorar sua cidade com o dinheiro arrecadado?
Filme para séries iniciais: Vida de Inseto.
Disciplina de artes: 6ª série: história em quadrinhos: “Conhecendo os impostos”.
Trazer de casa: notas ou cupons fiscais. Campanha com os alunos para pedirem as notas e cupons fiscais na hora de compra. Período: agosto e setembro.
Projeto Economia Solidária na Escola:
Turmas envolvidas: toda escola.
Atividade: feira de produtos produzidos pelos alunos ou comunidade com venda e troca. Toda renda arrecadada será investida na construção de um Ateliê de Arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário