Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quarta-feira, junho 24, 2009

EEB Dom Pio de Freitas - Atividades Desenvolvidas


Projeto "Resgatando valores"

Turmas: 1ª Série 01 e 02


Professoras: Marise Montibel, Marileni Rosário de Borba, Juçara Agostinho (Artes), Maria Clarisse Hack Machado e Antonhinha Bender Fernandes (Educação Física)


Justificativa:

As crianças aprendem muito desde cedo, sobre o mundo, fazendo perguntas, ouvindo fatos e histórias na escola e fora dela. Construindo sua visão de mundo diariamente junto com seus familiares, amigos, assistindo TV, vídeos, brincando na rua. Vivenciam muitas experiências e interagem contextualizando conceitos, gostos e costumes. Formam suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que as cercam.
Será trabalhado o tema "Os valores", na primeira série de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:
Através do resgate de valores, baseado no Pilares do Programa Caráter conta”, levar a criança a Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social através das regras de conduta, atitudes corretas, formulando perguntas, imaginando soluções para compreender o que se passa na escola e fora dela, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer a importância dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta” como essenciais para uma boa convivência em sociedade.

* Conhecer experiências positivas através de filmes, histórias, livros infantis que falam sobre os valores;

* Coletar dados com a família sobre situação do seu dia a dia: ações de responsabilidade, zelo, justiça, cidadania, sinceridade, respeito.

* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso ter valores na sua vida.

* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Estabelecer regras para os jogos e atividades na escola: como esperar a vez .

Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Filmes

Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* * Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;

Avaliação:
A avaliação será realizada a partir do interesse e cumprimento das atividades feita pelos alunos.

Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do que foi aprendido e do que é difícil entender

Cronograma: todo o ano.

Desenvolvimento das atividades:
O projeto O Caráter conta pode ser desenvolvidos em atividades como contação de histórias, questionário para as famílias, observações dentro da escola, comportamento dos alunos, cumprimento das metas

Observando o interesse das crianças pode-se propor ao grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem é socializado .Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Poderão confeccionar cartazes e murais.
Os murais ou cartazes valorizam a atividade do aluno, chamando a atenção dos pais e dos outros alunos e professores da escola.

Atividades rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; explorando a comunicação e expressão através de desenhos, poesias, jogos e recreação.





Projeto Sacola ecológica de leitura:

Desenvolvido pela professora Giuvana Wenk dos Santos, na disciplina de Português, com os alunos da 8ª série 02. Estendido a toda escola.

Objetivos: envolver os alunos e familiares no incentivo à leitura.

Pilar cidadania

Os alunos da professora Gislane das 5ª séries escreveram cartas para organizações de todo o Brasil e receberam material para iniciar a biblioteca ambiental na escola. Este material foi oportunizado para o projeto da sacola de leitura.

Alunos das 3ª séries atuam como apoio para cuidar da coleta seletiva durante o intervalo do lanche. Reduzindo o lixo no pátio da escola.

Pilar Zelo e Respeito



Estudo dos Pilares com o Ensino Médio na disciplina de Educação Física com as professoras Antoninha Bender Fernades e Maria Clarisse Hack Machado. Apoio acadêmica Viviane Nava.


Objetivos

Melhorar o comportamento dos alunos em relação aos seus colegas, professores e ao ambiente escolar (menos lixo no chão, respeito as normas da escola, reflexão sobre os direitos e deveres dos alunos)


Justificativa

A busca de uma convivência HARMONIOSA depende em grande parte do estabelecimento e aplicação de normas de conduta que contribuam para a formação íntegra do ser humano.

Dando o inicio das atividades na escola, após aula observacional, a acadêmica Viviane Nava com o apoio das professoras de Educação Física, envolvendo as turmas de 7ª e 8ª séries e Ensino Médio nesta reflexão sobre os Pilares do Programa “O Caráter Conta” e as normas e regras na nossa vida.

Através de dinâmicas (roda de conversas, apresentação individual, anseios dos alunos) os alunos no Auditório da escola se apresentaram aos colegas e conversaram sobre as normas e critérios de avaliação comportamental no ambiente escolar. Os educandos foram orientados sobre a importância das regras e normas não apenas para o ambiente escolar, mas para a vida.A MUDANÇA DE ATITUDES; Após sensibilização, torna o ambiente escolar muito melhor.




Projeto Caixa de tesouros

Os alunos das 1ª séries com a professor Marileni Rosário de Borba, estão realizando o estudo dos Pilares do Caráter Conta construindo a caixa dos tesouros. Após colagem e recorte, uma caixa de sapatos se transformou em uma caixa de tesouros. Foi enviado para os pais um pedido de material para ser guardado nesta caixa: tudo o que for importante para cada família, lembranças, recortes de revista se jornais, objetos, fotos, que simbolizem algo bom de ser lembrado. Como estamos em março e comemoramos o aniversário de Joinville, foi pedido algum objeto, foto, recorte de jornal ou revista que lembrem nossa cidade. No final da semana é aberta a caixa do tesouro e cada aluno conta a história do que trouxe para colocar nela. O aluno desenvolve a oralidade, aprende sobre a importância de se ter uma memória e a família participa da atividade. Eles aprendem a construir sua caixa de tesouros. Assim a cada quinze dias é formada uma nova caixa de tesouros.




Projeto Recreio divertido

As professoras de Educação Física Maria Clarisse Hack Machado, Antoninha Bender Fernades e Marlina Boneli Lima, realizam durante o intervalo do lanche, diariamente, uma atividade de 15 minutos com as Séries Iniciais, para diminuir acidentes na hora do lanche.

Durante este tempo os alunos podem fazer seu lanche tranqüilos, assistindo a filmes, cantando no Karaoquê,.vendo desenhos e escutando músicas.

A aceitação foi ótima. È uma atividade diferenciada para o intervalo do lanche.

Notamos que o lixo no chão e mesas dimiuiu muito, pois eles cuidam mais do seu espaço. Respeitam o amigo, escutam e participam ativamente da atividade.




Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada