ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EEF RUI BARBOSA
Rua: São Paulo, 555 – Bairro Bucarein – Fone-Fax: (47) 422-5018
e-mail : eefrb@sed.sc.gov.br
Joinville – Santa Catarina
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EEF RUI BARBOSA
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Joinville – Santa Catarina
Joinville, 10 de maio de 2006.
Ofº nº 17/06
Prezado Senhor
Vimos pelo presente apresentar a forma de repasse do Programa “O Caráter Conta” aos professores, alunos e corpo administrativo escolar.
Como se sabe, dia 16 de março iniciou a Capacitação do Programa através da competente equipe americana. Desta Capacitação participaram: a Assistente Técnica Pedagógica ANA PAULA PACHECO, a professora da disciplina Língua Inglesa DENISE REGINA GESSER e a professora de ensino fundamental de alunos com necessidades especiais SILVANA FÁTIMA VEIGA, da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa. As três profissionais formaram a Equipe do Programa “O Caráter Conta” e ficaram responsáveis pelo repasse do conhecimento ao corpo administrativo e aos professores e esses de trabalharem com os alunos em sala de aula.
Na primeira Reunião Pedagógica que aconteceu dia 30 de março à noite, já que a Escola não tem aulas no período noturno, a Equipe do Programa iniciou a apresentação com uma dinâmica e aproveitou para explanar de forma ampla o que é, e como será trabalhado o Projeto “O Caráter Conta” na Escola. Também foi definido, em consenso, o cronograma dos encontros com os professores sobre cada pilar, as datas que todas as turmas desenvolverão atividades e ainda as datas de socialização em forma de apresentação para toda a Escola. Houve críticas de alguns professores que responsabilizam os pais e não a Escola pela educação dos alunos quanto a moral e os valores éticos. A diretora, LAMIS MOUSSE, declarou que a função da escola é trabalhar com o conhecimento, porém, não é possível desconsiderar a história de cada aluno, pois ele aprende através das interações e os valores éticos permeiam essas relações. Sendo assim os professores que não desejarem participar do Projeto são livres para desenvolver outras atividades correspondentes.
O 1º Encontro com os professores realizou-se dia 05 de abril nos períodos matutino e vespertino com todos os professores e corpo administrativo presentes na Escola, inclusive com a presença de estagiárias. O pilar RESPONSABILIDADE foi apresentado pela Equipe do Projeto com o auxílio do professor da disciplina Ensino Religioso, OSNILDO VOLTOLINI, que também participou da Capacitação do Programa com o incentivo da outra Escola em que leciona. A Equipe do Programa apresentou atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, teóricas e dinâmicas. A receptividade do grupo foi muito proveitosa e a Equipe conseguiu alcançar o objetivo de incentivar os professores a trabalhar o pilar “Responsabilidade” de forma prazerosa.
Assim sendo, dia 12 de abril, todos os professores desenvolveram atividades sobre o pilar citado acima, nas classes. A socialização ocorreu dia 03 de maio, na última aula dos períodos matutino e vespertino com a presença de toda a Escola no pátio. No período matutino os alunos da 2ª série apresentaram cartazes confeccionados durante as aulas de Artes, a 3ª série também apresentou cartazes confeccionados durante um debate sobre as responsabilidades do professor e dos alunos em forma de círculo na sala, a 5ª série apresentou os deveres e os direitos dos alunos em casa e na escola e a 7ª série apresentou um Termo de Responsabilidade desenvolvido pelos alunos em sala. Já no período vespertino a 2ª série de alunos com deficiência auditiva juntamente com a 2ª série de ouvintes apresentaram um acróstico da palavra “responsabilidade” e a 6ª série apresentou os Mandamentos da Responsabilidade desenvolvido pela classe.
Sendo que o pilar da Responsabilidade encerrou com muitos benefícios à escola e apesar de um novo pilar iniciar, o da Responsabilidade será sempre abordado e lembrado.
Joinville, 14 de junho de 2006.
Ofº nº 29/06
Prezado Senhor
Vimos pelo presente apresentar a forma de repasse do Pilar SINCERIDADE do Programa “O Caráter Conta” aos professores, alunos e corpo administrativo da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa.
O pilar foi apresentado aos professores no início da Reunião Pedagógica que aconteceu dia 23 de maio à noite, pela equipe: a Assistente Técnica Pedagógica ANA PAULA PACHECO e a professora de ensino fundamental de alunos com necessidades especiais SILVANA FÁTIMA VEIGA.
Primeiramente foi solicitado que os professores respondessem a Avaliação Inicial (Antes da Implantação) do Programa “O Caráter Conta” encaminhada pela GEECT. Depois se seguiu com explicações e esclarecimentos sobre o pilar SINCERIDADE. Duas perguntas foram lançadas para o grupo: “O que você faria se encontrasse o marido de sua melhor amiga com outra?” e “Seu filho tem uma doença terminável e poucos dias de vida, pergunta-lhe se vai morrer, o que você responde?”, essas perguntas geraram muita discussão sobre ser sincero em todas as situações e muitos professores expuseram exemplos de vida. Em seguida foi feita uma dinâmica para ser usada nas séries iniciais: foi confeccionado um grande móbile de águias de papel que representam pessoas que voam alto, acima das pressões para fazerem coisas erradas e várias cobras de dobraduras de papel que representam pessoas que se arrastam no chão, são falsas e enganam. Ainda foi feita a dinâmica das ratoeiras, a mesma que foi apresentada na Capacitação dos americanos, com ótimos resultados quanto à confiança e segurança que as pessoas transmitem às outras. Após as dinâmicas foram sugeridas outras maneiras de ajudar crianças e adolescentes a serem mais sinceros e maneiras para se trabalhar em sala de aula.
Na semana seguinte os professores trabalharam em sala de aula o pilar SINCERIDADE de várias maneiras. E no dia 06 de junho, toda a Escola reuniu-se no pátio para assistir as apresentações descritas abaixo, que as turmas prepararam.
No período matutino, um grupo da 4ª série cantou o seguinte rap, de autoria deles próprios, incentivando a agir somente de forma correta: “Não engane, não fraude, não roube, seja honesto, seja confiável, faça o que deve, tenha coragem, faça o que é certo, só o que é certo”. Outro grupo da mesma turma confeccionou um cartaz em quadrinhos comparando sinceridade a uma águia e mentira a uma cobra, enfatizando agir com sinceridade. A 6ª série apresentou duas peças teatrais, na primeira demonstraram uma garota que tinha o hábito de mentir e na segunda peça apresentaram uma adolescente que perdeu a confiança dos pais, nas duas peças as garotas sofreram as conseqüências e mudaram de comportamento. A 7ª série também apresentou uma peça teatral, representaram uma classe tendo aula sobre sinceridade e aplicando a aprendizagem no recreio.
Alunos da 5ª série aproveitaram o momento para pedir desculpas à 3ª e 4ª série de alunos com necessidades especiais, por terem vaiado e demonstrado preconceito na semana que passou durante a escolha das turmas para a Gincana da Copa do Mundo. Dessa forma, demonstraram evolução mediante as apresentações dos pilares.
Já no período vespertino a 6ª série apresentou um texto sobre relacionamentos e principalmente sobre amizade, deixando claro que a fórmula para o bom relacionamento pessoal é a sinceridade. E alunos da 8ª série representaram uma família que fez acusações injustas, mas redimiu-se no final, na forma de uma peça teatral.
Assim, foi trabalhado mais um pilar, o da SINCERIADADE, contribuindo para a aquisição de valores de alunos e docentes. Adquiriram também mais confiança uns nos outros e perceberam o quanto a mentira pode ser prejudicial.
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